Business & Industry

Set 1, 2016

MINAS DE OURO ENFRENTAM NOVOS DESAFIOS

Apesar da joalharia ser uma das principais indústrias consumidoras do minério de ouro, o consumo deste cresceu significativamente nas últimas décadas graças ao aumento do número de aparelhos electrónicos e das novas tecnologias que tornam o tempo ainda mais veloz. Sendo a produção de ouro morosa, responder às exigências do mercado actual pode tornar-se desafiante.

<

De acordo com o website "Statista.com", entre 2005 e 2015, a produção mundial de ouro aumentou de forma consistente, de cerca de 2,470 toneladas métricas em 2005, para aproximadamente 3.000 toneladas métricas em 2015. No entanto, factores como pressão de custos, falta de descobertas substanciais e a falta de realização de projectos podem inverter esta tendência.

Os projectos de minério de ouro levam muito tempo a desenvolver, bem como a iniciar a respectiva produção. Muitas vezes, este processo pode demorar dez ou mais anos, pelo que não é fácil para as empresas mineiras responderem a necessidades imediatas.

Recentemente, a indústria sofreu uma mudança que alterou o ciclo habitual. A África do Sul, o maior produtor mundial até 2007, foi perdendo a liderança, tendo acabado por cair para 7º lugar em 2015.

Durante muitos anos, o país fornecia cerca de dois terços da produção mundial de ouro, produzindo cerca de 1.000 toneladas anualmente. Este número baixou substancialmente, registando 168 toneladas em 2015. As razões para tal não incluem a falta de recursos, já que o país está logo abaixo da Austrália, líder em reservas, mas sim os elevados custos de produção, que na África do Sul são superiores aos praticados noutras áreas.

Sedeada em Joanesburgo, África do Sul, a Gold Fields Limited é a maior empresa de extração de ouro do país e está entre as dez maiores mundiais. Formada em 1998, possui e opera, actualmente, em oito minas de ouro na África do Sul, Gana, Austrália e Peru.  Cerca de 45% da produção provem das operações na Austrália, e 9% tem origem na África do Sul. A Gold Fields produz aproximadamente 60 toneladas de ouro por ano, isto é, aproximadamente um terço da produção total do país.

A empresa foi classificada como a melhor empresa mineira sul-africana no "The Sustainability Yearbook 2016", uma publicação que avalia o desempenho sustentável das 2100 maiores empresas do Mundo, mede as práticas de gestão nos âmbitos económico e ambiental, bem como as abordagens de envolvimento social.

Nesta publicação, lançada no "Fórum Económico Mundial" em Davos, Suíça, pela empresa de investimento RobecoSAM, no início de 2016, constavam sete empresas sul-africanas.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • campeõeseuropa

    Sport

    Mai 11, 2018

    O PAÍS DO FUTEBOL

    Todos sabemos que o futebol é um fenómeno social, de paixão, quase tão irracional como ela, já que a paixão não se contabiliza, não se mede, não se avalia, nem se controla

  • 91mRraW8AAL._SL1500_

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    ALÍVIO DAS ALERGIAS

    Abril significa Primavera, tempo bom, belos passeios pela praia ou pelo campo, flores e alergias. Para os que sofrem deste problema todos os anos, Primavera significa nariz congestionado, espirros, olhos vermelhos e até febres.

    ...

  • dynamiq-gtt-115-porsche-inspired-yacht-1

    Mecanica e Locomoção

    Jul 1, 2017

    ULTRA LUXUOSO

    Tem design da Porsche, mas não se destina às estradas. Tem o conhecimento dos holandeses, mas não serve para cultivar tulipas. Está a ser construído em Itália, mas é uma criação monegasca. Confuso? Em vez disso, deslumbre-se.

    ...


  • #1

    Luxury & Fashion

    Out 19, 2018

    HORNSKOV KØBENHAVN

    "Todos conhecemos a importância que uma aparência impecável tem no mundo dos negócios. Cada vez mais, vemos espantosos cortes de cabelo e barba, combinados com belas gravatas e fatos e camisas e sapatos."

  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...

  • 42-160319-AFRIC-ESIA-070-credit-Deakin-University

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    OUÇA COM ATENÇÃO

    Técnicas revolucionárias estão a moldar o mundo em todas as áreas e todas as temáticas. Quando olhamos em volta, vemos todo o tipo de propostas e aparelhos para preencher necessidades que nem sabíamos que eram necessárias.

    ...


  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    TIJOLOS FEITOS DE BACTÉRIAS

    Na Carolina do Norte, Estados Unidos da América, nasceu uma startup cuja preocupação é contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a redução das emissões de CO2. A bioMASON, que produz tijolos através de recursos...

  • Reef of Colours

    Lifestyle & Travel

    Jan 31, 2016

    O Recife das Cores

    A Grande Barreira de Coral é uma das sete maravilhas do Mundo Natural e ao observarmos de longe compreende-se porquê. É mais extensa que a Grande Muralha da China e o único organismo vivo visível do espaço.

  • Technology

    Mar 1, 2015

    Electric solar bike

    After the introduction of top-of-the-line bikes by other brands, German high-tech bicycle manufacturer LEAOS wants to change the game on this developing new industry.