Business & Industry

Set 1, 2016

MINAS DE OURO ENFRENTAM NOVOS DESAFIOS

Apesar da joalharia ser uma das principais indústrias consumidoras do minério de ouro, o consumo deste cresceu significativamente nas últimas décadas graças ao aumento do número de aparelhos electrónicos e das novas tecnologias que tornam o tempo ainda mais veloz. Sendo a produção de ouro morosa, responder às exigências do mercado actual pode tornar-se desafiante.

<

De acordo com o website "Statista.com", entre 2005 e 2015, a produção mundial de ouro aumentou de forma consistente, de cerca de 2,470 toneladas métricas em 2005, para aproximadamente 3.000 toneladas métricas em 2015. No entanto, factores como pressão de custos, falta de descobertas substanciais e a falta de realização de projectos podem inverter esta tendência.

Os projectos de minério de ouro levam muito tempo a desenvolver, bem como a iniciar a respectiva produção. Muitas vezes, este processo pode demorar dez ou mais anos, pelo que não é fácil para as empresas mineiras responderem a necessidades imediatas.

Recentemente, a indústria sofreu uma mudança que alterou o ciclo habitual. A África do Sul, o maior produtor mundial até 2007, foi perdendo a liderança, tendo acabado por cair para 7º lugar em 2015.

Durante muitos anos, o país fornecia cerca de dois terços da produção mundial de ouro, produzindo cerca de 1.000 toneladas anualmente. Este número baixou substancialmente, registando 168 toneladas em 2015. As razões para tal não incluem a falta de recursos, já que o país está logo abaixo da Austrália, líder em reservas, mas sim os elevados custos de produção, que na África do Sul são superiores aos praticados noutras áreas.

Sedeada em Joanesburgo, África do Sul, a Gold Fields Limited é a maior empresa de extração de ouro do país e está entre as dez maiores mundiais. Formada em 1998, possui e opera, actualmente, em oito minas de ouro na África do Sul, Gana, Austrália e Peru.  Cerca de 45% da produção provem das operações na Austrália, e 9% tem origem na África do Sul. A Gold Fields produz aproximadamente 60 toneladas de ouro por ano, isto é, aproximadamente um terço da produção total do país.

A empresa foi classificada como a melhor empresa mineira sul-africana no "The Sustainability Yearbook 2016", uma publicação que avalia o desempenho sustentável das 2100 maiores empresas do Mundo, mede as práticas de gestão nos âmbitos económico e ambiental, bem como as abordagens de envolvimento social.

Nesta publicação, lançada no "Fórum Económico Mundial" em Davos, Suíça, pela empresa de investimento RobecoSAM, no início de 2016, constavam sete empresas sul-africanas.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 00202943

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    O «EL DORADO» DOS INVESTIDORES

    Terra de Pablo Neruda, Gabriela Mistral (a primeira mulher americana a receber um Prémio Nobel de Literatura, em 1945) e de Isabel Allende, a República do Chile está apostada em captar investimentos internacionais, como forma de...

  • Vector001

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    INTELIGÊNCIA (POUCO) ARTIFICIAL

    Oficialmente inaugurado em Toronto, Canadá, no passado dia 30 de Março, o Instituto Vector conta já com um investimento de 150 milhões de dólares por parte de empresas como o Facebook e o Google, multinacionais de tecnologia...

  • A3JUNIOR-BE05-A

    Mecanica e Locomoção

    Abr 1, 2017

    INVACARE ACTION 3 JUNIOR - A CADEIRA DE RODAS QUE CRESCE COM AS CRIANÇAS

    Quando pensamos em crianças e jovens, surge-nos imediatamente uma imagem de liberdade, diversão e energia. Retirar isso a uma criança é triste, sobretudo, quando razões diversas a levam a usar cadeira de rodas. A pensar nisso,...


  • 572e1220696469.5631227a8514a

    Mecanica e Locomoção

    Mar 1, 2017

    EXO - MAIS DO QUE UMA PRÓTESE COMUM

    Os Estados Unidos da América (EUA), país onde o número de pessoas que viu amputados algum dos seus membros ascende aos dois milhões, é o mesmo país que agora disponibiliza ao mercado uma tecnologia pioneira de próteses que...

  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Out 29, 2018

    AUBERGE CAFÉ DU SUD

    "Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras."

    ...


  • _1090495

    Culture & Art

    Mai 1, 2016

    Rock in Rio

    Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio

    Conheça em detalhe a maior indústria de música do Mundo – o Rock in Rio (RiR), que tem lugar entre 19 e 29 de Maio, em Lisboa, Portugal. "O RiR fomenta...

  • Science & Nature

    Abr 1, 2015

    Swiss Special

    In 1959, David Mosimann, an inventive precision mechanic with a very entrepreneurial mindset, decided to set up his own business by founding Bien-Air. The company expanded continually and in 2001 it created two spin-off companies, Bien-Air...

  • Bugatti Veyron

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2014

    Only eight left for sale

    Combining unique and amazing techniques, the Bugatti Veyron is one of the most exclusive car models around the world, as the production reaches it's final, ten years after it's launch.