Business & Industry

Set 1, 2016

MINAS DE OURO ENFRENTAM NOVOS DESAFIOS

Apesar da joalharia ser uma das principais indústrias consumidoras do minério de ouro, o consumo deste cresceu significativamente nas últimas décadas graças ao aumento do número de aparelhos electrónicos e das novas tecnologias que tornam o tempo ainda mais veloz. Sendo a produção de ouro morosa, responder às exigências do mercado actual pode tornar-se desafiante.

De acordo com o website "Statista.com", entre 2005 e 2015, a produção mundial de ouro aumentou de forma consistente, de cerca de 2,470 toneladas métricas em 2005, para aproximadamente 3.000 toneladas métricas em 2015. No entanto, factores como pressão de custos, falta de descobertas substanciais e a falta de realização de projectos podem inverter esta tendência.

Os projectos de minério de ouro levam muito tempo a desenvolver, bem como a iniciar a respectiva produção. Muitas vezes, este processo pode demorar dez ou mais anos, pelo que não é fácil para as empresas mineiras responderem a necessidades imediatas.

Recentemente, a indústria sofreu uma mudança que alterou o ciclo habitual. A África do Sul, o maior produtor mundial até 2007, foi perdendo a liderança, tendo acabado por cair para 7º lugar em 2015.

Durante muitos anos, o país fornecia cerca de dois terços da produção mundial de ouro, produzindo cerca de 1.000 toneladas anualmente. Este número baixou substancialmente, registando 168 toneladas em 2015. As razões para tal não incluem a falta de recursos, já que o país está logo abaixo da Austrália, líder em reservas, mas sim os elevados custos de produção, que na África do Sul são superiores aos praticados noutras áreas.

Sedeada em Joanesburgo, África do Sul, a Gold Fields Limited é a maior empresa de extração de ouro do país e está entre as dez maiores mundiais. Formada em 1998, possui e opera, actualmente, em oito minas de ouro na África do Sul, Gana, Austrália e Peru.  Cerca de 45% da produção provem das operações na Austrália, e 9% tem origem na África do Sul. A Gold Fields produz aproximadamente 60 toneladas de ouro por ano, isto é, aproximadamente um terço da produção total do país.

A empresa foi classificada como a melhor empresa mineira sul-africana no "The Sustainability Yearbook 2016", uma publicação que avalia o desempenho sustentável das 2100 maiores empresas do Mundo, mede as práticas de gestão nos âmbitos económico e ambiental, bem como as abordagens de envolvimento social.

Nesta publicação, lançada no "Fórum Económico Mundial" em Davos, Suíça, pela empresa de investimento RobecoSAM, no início de 2016, constavam sete empresas sul-africanas.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • MAJOITUS_Lasi-iglut_1

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    KAKSLAUTTANEN - UMAS FÉRIAS ROMÂNTICAS NUMA CASA DE GELO

    Se o convidássemos a passar umas férias num resort, o que imaginaria? Praia? Palmeiras? Sol? Não. Metros e metros de neve estaladiça, o misterioso crepúsculo azul e violeta da noite polar, gelo extremo, a visão da aurora lançando...

  • AllPhotos-RobinsonLesBains (2)

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2016

    ESCOLHA DE CAVALHEIRO

    O Verão finalmente chegou, e com ele os dias quentes, que pedem um mergulho refrescante. Mas trás também o desejo de ver o pôr-do-sol ao sabor de uma bebida fresca, enquanto se espera pela noite quente. A "Robinson les Bains"...

  • 1

    Home & Design

    Ago 1, 2015

    Cover your grounds

    Asuring a comfortable place to live or work is always a hard task. Different materials and technologies come together when choosing what to use, and specially how to use it, no matter what part of the world you're at. Proline Floors...


  • 1

    Culture & Art

    Mai 1, 2015

    Hollywood's favourites

    Ever wondered where all the horse tack seen in famous movies, such as Lord of the Rings, Prince of Persia and others where made? If you have, here's the answer: in Portugal. More precisely, a Portuguese family in Leiria, Portugal.

    ...

  • Furoshiki

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    EMBRULHE OS SEUS PÉS

    Furoshiki é o nome da arte tradicional japonesa de embrulhar objectos em pano. Agora, pela mão da marca italiana Vibram, esta arte é também aplicável aos pés.  

  • New real estate project in Malaysia

    Lifestyle & Travel

    Nov 30, 2015

    Novo projecto imobiliário na Malásia

    Nada melhor que um grande empreendimento residencial para potenciar a economia e cultura locais. Um novo projecto residencial e comercial está a nascer na Malásia e muitas das unidades já estão vendidas.


  • 170228111024-iran-abbasi-hotel-header-1400-1-2-super-169

    Lifestyle & Travel

    Mai 1, 2017

    O CONTO DE FADAS DA PÉRSIA

    A forma mais romântica de passar uns maravilhosos dias de primavera é visitando a florescente Pérsia. Os melhores meses de primavera no Irão são Abril e Maio. É a época mais agradável, quando as árvores estão cobertas de...

  • R6.4-apt-cam-A-12.07-HR1-1024x576

    Culture & Art

    Nov 1, 2017

    TORRE ROTHSCHILD ABRE EM TEL AVIV

    A Richard Meier & Partners completou o seu primeiro projecto arquitectónico em Israel no passado mês de Setembro. Trata-se de uma torre residencial construída na zona da Cidade Branca, em Tel Aviv, e já foi baptizada de Torre...

  • sonos-playbar11

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    UMA NOVA DIMENSÃO

    Quando pensamos que ter uma sound base na sala pode ser a resposta para os nossos sonhos, normalmente apercebemo-nos que isso pode ser antes um problema – a maioria das televisões de hoje, simplesmente não o permitem.