Technology

Dez 31, 2015

Navegação Global

Em 18 de Setembro de 2012, a Resolução N.º1732-r, do Governo Russo, designou a parceria não-comercial GLONASS – Fornecedor Nacional de Seviços de Navegação, como único adjudicatário para a implementação do Projecto ERA-GLONASS. O Sistema Governamental de Resposta a Emergências ERA-GLONASS foi comissionado para exploração industrial em Janeiro de 2015.

Inicialmente a navegação por satélite foi desenvolvida para utilização militar. Hoje, 3,5 mil milhões de aparelhos, em todo o mundo, usam tecnologias de navegação para diferentes propósitos.

As primeiras tecnologias civis a usarem sinais de navegação global por satélite chegaram ao mercado a meio da década de 1980. Eram soluções para aviação e marinha. Nos anos 1990, a navegação por satélite foi aplicada à geodésia, cartografia, registo predial e construção. No início do século XXI o mercado da navegação já se tinha tornado global, mas mantinha-se num nicho: altamente especializado e com volume insignificante.

Quando, em 2 de Maio de 2000, os EUA desactivaram o sistema de degradação de sinal GPS (Selective Availability). A partir desta data a precisão dos sistemas de navegação aumentou para um intervalo de erro de 10 metros. Este salto foi valioso para o consumidor e foi suportado por um aumento do investimento provado no desenvolvimento de novas aplicações de navegação, micro-processadores, equipamento e serviços, bem como nos segmentos de tecnologia relacionados, e antes de mais – cartografia digital.

Com o desenvolvimento de novas tecnologias e o crescimento do mercado, o custo dos equipamentos de navegação desceu, o que os tornou acessíveis a novas categorias de consumidores – começou o crescimento exponencial do mercado e a sua segmentação: cvhips de navegação, equopamentos, sistemas, soluções e serviços.

No presente, dois sistemas de navegação via satélite – GLONASS (Rússia) e GPS (EUA) – garantem uma cobertura global do sinal.

GLONASS tornou-se uma tecnologia-padrão e mais de 50% dos dispositivos de navegação recebem sinais deste sistema.

O principal motor do mercado da navegação russo assenta na comercialização da infraestrutura ERA-GLONASS, em termos de equipamentos e serviços. Esta é uma plataforma de navegação 100% nacional e segura, que serve os propósitos dos sistemas federal, departamental e regional russos, bem como negócios externos que serão uniformizados com base no ERA-GLONASS.

Outra direcção a seguir é o desenvolvimento de soluções de exportação das teconologias ERA-GLONASS e GLONASS, principalmente para países da União Económica Eurasiática.

A ideia de usar as capacidades do sistema de navegação por satélite GLONASS como forma de aumentar a segurança nas estradas russas tomou forma em 2009. O projecto ERA-GLONASS não foi apenas lançado em tempo recorde – passou menos de um ano enhtre a concepção e o primeiro contrato governamental -, a proposta também incluía a sua realização num período de 5 anos – até Janeiro de 2015!

O sistema ERA-GLONASS foi criado para salvar vidas e atenuar ferimentos em vitimas de acidentes de viação ou baixas em outras emergências nas estradas russas. Este objectivo é conseguido ao reduzir, em média, 30% ao tempo de chegada das equipas (polícia, bombeiros e assistência médica de emergência) ao teatro de operações, através da utilização de modernas tecnologias de navegação, telecomunicações e informação.

O ERA-GLONASS cobre todas as estradas do país. Na eventualidade de um acidente de viação, o terminal colecciona informação sobre a sua localização, hora e gravidade do acidente, transmitindo estes dados em modo de urgência para um operador. Uma vez verificada, esta informação é passada aos serviços de emergência (sistema 112 ou esquadra de polícia da área). Condutores e passageiros dos veículos podem ainda contactar um operador ERA-GLONASS através do modo manual – ao premir um botão específico.

O serviço governamental ERA-GLONASS será disponibilizado gratuitamente durante o tempo de vida do veículo equipado com um terminal deste sistema.

De modo a formar um espaço de segurança rodoviária entre União Europeia e Federação Russa, o ERA-GLONASS está harmonizado com o futuro sistema eCall, que está a ser desenvolvido na UE e tem funções similares.

Proven ERA-GLONASS solutions and terminals can be used as the basis for building national accident emergency response systems in other countries.

As soluções e terminais certificados ERA-GLONASS podem ser usados como base na construção de um sistema nacional de resposta de emergência a acidentes em outros países.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_87744168_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 26, 2018

    SOCIEDADE "CASHLESS"

    Embora sob formas e suportes diferentes, o dinheiro está na história do ser humano há mais de 3000 anos. Uma realidade incontornável para uma sociedade de consumo que vemos 'acelerar' a cada dia que passa

  • Asus1

    Technology

    Out 1, 2018

    ASUS ZENBOOK PRO SCREENPAD

    "Lançado na Computex 2018, o Asus ZenBook Pro é o novo topo da gama de computadores portáteis 'premium' da Asus e vem com uma nova e apelativa funcionalidade: um ecrã táctil do tamanho de um 'smartphone' no lugar do 'touchpad'...

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.


  • Bradley001

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    FUME-O VOCÊ MESMO

    É um facto incontornável que em pleno século XXI os chefs de gastronomia se tornaram nas novas estrelas rock, não há canal que não tenha os seus próprios programas de culinária e/ou promova concursos de culinário aos quais...

  • Cb_z-_QUYAAQW51

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    ROTHY'S - ESTILO: RECICLÁVEL

    Está farta daqueles ténis de marca que são iguais aos ténis de todas as suas amigas?! Sim, aqueles que calça quando chega ao fim do dia de trabalho e precisa de dar algum descanso ao pé. Então este artigo é para si, descubra...

  • Depositphotos_50352095_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Abr 28, 2018

    OS NOVOS EMPREENDEDORES, LÍDERES E VISIONÁRIOS

    A geração que nasceu e cresceu entre os anos 80 e 90 viveu toda a revolução digital, tecnológica, social e económica que o nosso mundo sofreu


  • The Rituals That Never Change

    Lifestyle & Travel

    Dez 31, 2015

    Rituais Imutáveis

    Quer seja a esposa de um sultão ou um comum mortal, o seu corpo adora ser tratado com cudiado e carinho. Tal como há 500 anos atrás, as pessoas sentem a mesma necessidade. Existem boas notícias: no século XXI pode viver as mesmas...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Nov 1, 2017

    A CERVEJA QUE SE TORNOU BAIRRO

    Não é das coisas mais vulgares de acontecer, uma marca de qualquer espécie de bebida crescer ao ponto de se tornar num bairro inteiro, no centro de uma grande capital europeia: Copenhaga, na Dinamarca.

  • Biomass: zero carbon energy

    Business & Industry

    Fev 29, 2016

    Biomassa: Energia de Carbono Zero

    A Biomassa é um combustível não-fóssil de origem biológica que constitui uma fonte de energia renovável. As origens mais comuns deste combustível são madeira, desperdícios urbanos e combustíveis alcoólicos. Devido à sua disponibilidade...