Technology

Dez 31, 2015

Navegação Global

Em 18 de Setembro de 2012, a Resolução N.º1732-r, do Governo Russo, designou a parceria não-comercial GLONASS – Fornecedor Nacional de Seviços de Navegação, como único adjudicatário para a implementação do Projecto ERA-GLONASS. O Sistema Governamental de Resposta a Emergências ERA-GLONASS foi comissionado para exploração industrial em Janeiro de 2015.

<

Inicialmente a navegação por satélite foi desenvolvida para utilização militar. Hoje, 3,5 mil milhões de aparelhos, em todo o mundo, usam tecnologias de navegação para diferentes propósitos.

As primeiras tecnologias civis a usarem sinais de navegação global por satélite chegaram ao mercado a meio da década de 1980. Eram soluções para aviação e marinha. Nos anos 1990, a navegação por satélite foi aplicada à geodésia, cartografia, registo predial e construção. No início do século XXI o mercado da navegação já se tinha tornado global, mas mantinha-se num nicho: altamente especializado e com volume insignificante.

Quando, em 2 de Maio de 2000, os EUA desactivaram o sistema de degradação de sinal GPS (Selective Availability). A partir desta data a precisão dos sistemas de navegação aumentou para um intervalo de erro de 10 metros. Este salto foi valioso para o consumidor e foi suportado por um aumento do investimento provado no desenvolvimento de novas aplicações de navegação, micro-processadores, equipamento e serviços, bem como nos segmentos de tecnologia relacionados, e antes de mais – cartografia digital.

Com o desenvolvimento de novas tecnologias e o crescimento do mercado, o custo dos equipamentos de navegação desceu, o que os tornou acessíveis a novas categorias de consumidores – começou o crescimento exponencial do mercado e a sua segmentação: cvhips de navegação, equopamentos, sistemas, soluções e serviços.

No presente, dois sistemas de navegação via satélite – GLONASS (Rússia) e GPS (EUA) – garantem uma cobertura global do sinal.

GLONASS tornou-se uma tecnologia-padrão e mais de 50% dos dispositivos de navegação recebem sinais deste sistema.

O principal motor do mercado da navegação russo assenta na comercialização da infraestrutura ERA-GLONASS, em termos de equipamentos e serviços. Esta é uma plataforma de navegação 100% nacional e segura, que serve os propósitos dos sistemas federal, departamental e regional russos, bem como negócios externos que serão uniformizados com base no ERA-GLONASS.

Outra direcção a seguir é o desenvolvimento de soluções de exportação das teconologias ERA-GLONASS e GLONASS, principalmente para países da União Económica Eurasiática.

A ideia de usar as capacidades do sistema de navegação por satélite GLONASS como forma de aumentar a segurança nas estradas russas tomou forma em 2009. O projecto ERA-GLONASS não foi apenas lançado em tempo recorde – passou menos de um ano enhtre a concepção e o primeiro contrato governamental -, a proposta também incluía a sua realização num período de 5 anos – até Janeiro de 2015!

O sistema ERA-GLONASS foi criado para salvar vidas e atenuar ferimentos em vitimas de acidentes de viação ou baixas em outras emergências nas estradas russas. Este objectivo é conseguido ao reduzir, em média, 30% ao tempo de chegada das equipas (polícia, bombeiros e assistência médica de emergência) ao teatro de operações, através da utilização de modernas tecnologias de navegação, telecomunicações e informação.

O ERA-GLONASS cobre todas as estradas do país. Na eventualidade de um acidente de viação, o terminal colecciona informação sobre a sua localização, hora e gravidade do acidente, transmitindo estes dados em modo de urgência para um operador. Uma vez verificada, esta informação é passada aos serviços de emergência (sistema 112 ou esquadra de polícia da área). Condutores e passageiros dos veículos podem ainda contactar um operador ERA-GLONASS através do modo manual – ao premir um botão específico.

O serviço governamental ERA-GLONASS será disponibilizado gratuitamente durante o tempo de vida do veículo equipado com um terminal deste sistema.

De modo a formar um espaço de segurança rodoviária entre União Europeia e Federação Russa, o ERA-GLONASS está harmonizado com o futuro sistema eCall, que está a ser desenvolvido na UE e tem funções similares.

Proven ERA-GLONASS solutions and terminals can be used as the basis for building national accident emergency response systems in other countries.

As soluções e terminais certificados ERA-GLONASS podem ser usados como base na construção de um sistema nacional de resposta de emergência a acidentes em outros países.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • lilium-jet-flying

    Mecanica e Locomoção

    Jun 1, 2017

    O LANÇAMENTO DO FUTURO

    Conheça os Jetsons. Eles voltaram dos anos 1960 para o futuro recente. De repente, o mundo imaginário de William Hannah e Joseph Barbera tornou-se bastante realista. Parece demasiado fantástico? Provavelmente, é porque é mesmo!

    ...

  • Easy-Quorn-Stir-Fry-4-with-text

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    CARNE SEM CARNE

    Alguma vez questionou como vai o mundo fazer face ao expectável crescimento da população, o qual levará à escassez de alimentos e à fome generalizada? Bom, e alguma vez se questionou como é que os vegetarianos obtêm a sua...

  • Camarao02

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    IGUALAR A CARNE

    O mundo já está familiarizado com a carne argentina. É um dos principais produtos de exportação dessa nação sul-americana que sobressai pela sua excelência servida nos populares rodízios e churrasqueiras argentinas e brasileiras...


  • Biclas09

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    Kross expande para a Holanda

    Em Novembro de 2016 o mundo dos entusiastas do ciclismo ficou abalado com a falência da Multicycle, a maior empresa de fabrico de bicicletas da Holanda e internacionalmente reconhecida pelos avanços tecnológicos que a levaram a...

  • 1

    Helthcare & Wellness

    Nov 5, 2018

    PRÓTESES BIÓNICAS

    "Tal como as dos filmes de "Star Wars", as próteses biónicas têm um aspeto robótico que, com capas de silicone idênticas à realidade, passam quase despercebidas. Através dos sensores de leitura dos movimentos, estas próteses...

  • null-stern-hotel-switzerland-alps_dezeen_1568_4

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    DORMIR COM AS ESTRELAS

    Sem paredes nem telhados, os quartos de hotel, que lhe mostramos na presente edição da Your VIP Partner, têm uma vista privilegiada para o céu, mais propriamente o céu dos Alpes suíços – chama-se Null Stern e é mais do que...


  • Sweet Cuba

    Food & Beverage

    Jan 31, 2016

    Doce Cuba

    Em 2011, o Governo de Cuba criou uma empresa estatal para gerir todos os activos ligados à produção açucareira. Hoje, a AZCUBA produz, refina, embala e exporta o açúcar de alta qualidade da ilha caribenha.

  • Food & Beverage

    Mar 1, 2015

    Quality First

    Headquartered in heart of Holland, Holland Milk is a global specialised producer, developer and supplier of infant formula powders and related products.

  • Technology

    Abr 1, 2015

    Three decades of .COM

    It's been 30 years since the first .COM domain was registered, marking the birth of commercial internet, wich exploded into more than 116 million addresses registered until the end of March 2015. Looking back, it's been a wonderful journey.

    ...