Technology

Dez 31, 2015

Navegação Global

Em 18 de Setembro de 2012, a Resolução N.º1732-r, do Governo Russo, designou a parceria não-comercial GLONASS – Fornecedor Nacional de Seviços de Navegação, como único adjudicatário para a implementação do Projecto ERA-GLONASS. O Sistema Governamental de Resposta a Emergências ERA-GLONASS foi comissionado para exploração industrial em Janeiro de 2015.

<

Inicialmente a navegação por satélite foi desenvolvida para utilização militar. Hoje, 3,5 mil milhões de aparelhos, em todo o mundo, usam tecnologias de navegação para diferentes propósitos.

As primeiras tecnologias civis a usarem sinais de navegação global por satélite chegaram ao mercado a meio da década de 1980. Eram soluções para aviação e marinha. Nos anos 1990, a navegação por satélite foi aplicada à geodésia, cartografia, registo predial e construção. No início do século XXI o mercado da navegação já se tinha tornado global, mas mantinha-se num nicho: altamente especializado e com volume insignificante.

Quando, em 2 de Maio de 2000, os EUA desactivaram o sistema de degradação de sinal GPS (Selective Availability). A partir desta data a precisão dos sistemas de navegação aumentou para um intervalo de erro de 10 metros. Este salto foi valioso para o consumidor e foi suportado por um aumento do investimento provado no desenvolvimento de novas aplicações de navegação, micro-processadores, equipamento e serviços, bem como nos segmentos de tecnologia relacionados, e antes de mais – cartografia digital.

Com o desenvolvimento de novas tecnologias e o crescimento do mercado, o custo dos equipamentos de navegação desceu, o que os tornou acessíveis a novas categorias de consumidores – começou o crescimento exponencial do mercado e a sua segmentação: cvhips de navegação, equopamentos, sistemas, soluções e serviços.

No presente, dois sistemas de navegação via satélite – GLONASS (Rússia) e GPS (EUA) – garantem uma cobertura global do sinal.

GLONASS tornou-se uma tecnologia-padrão e mais de 50% dos dispositivos de navegação recebem sinais deste sistema.

O principal motor do mercado da navegação russo assenta na comercialização da infraestrutura ERA-GLONASS, em termos de equipamentos e serviços. Esta é uma plataforma de navegação 100% nacional e segura, que serve os propósitos dos sistemas federal, departamental e regional russos, bem como negócios externos que serão uniformizados com base no ERA-GLONASS.

Outra direcção a seguir é o desenvolvimento de soluções de exportação das teconologias ERA-GLONASS e GLONASS, principalmente para países da União Económica Eurasiática.

A ideia de usar as capacidades do sistema de navegação por satélite GLONASS como forma de aumentar a segurança nas estradas russas tomou forma em 2009. O projecto ERA-GLONASS não foi apenas lançado em tempo recorde – passou menos de um ano enhtre a concepção e o primeiro contrato governamental -, a proposta também incluía a sua realização num período de 5 anos – até Janeiro de 2015!

O sistema ERA-GLONASS foi criado para salvar vidas e atenuar ferimentos em vitimas de acidentes de viação ou baixas em outras emergências nas estradas russas. Este objectivo é conseguido ao reduzir, em média, 30% ao tempo de chegada das equipas (polícia, bombeiros e assistência médica de emergência) ao teatro de operações, através da utilização de modernas tecnologias de navegação, telecomunicações e informação.

O ERA-GLONASS cobre todas as estradas do país. Na eventualidade de um acidente de viação, o terminal colecciona informação sobre a sua localização, hora e gravidade do acidente, transmitindo estes dados em modo de urgência para um operador. Uma vez verificada, esta informação é passada aos serviços de emergência (sistema 112 ou esquadra de polícia da área). Condutores e passageiros dos veículos podem ainda contactar um operador ERA-GLONASS através do modo manual – ao premir um botão específico.

O serviço governamental ERA-GLONASS será disponibilizado gratuitamente durante o tempo de vida do veículo equipado com um terminal deste sistema.

De modo a formar um espaço de segurança rodoviária entre União Europeia e Federação Russa, o ERA-GLONASS está harmonizado com o futuro sistema eCall, que está a ser desenvolvido na UE e tem funções similares.

Proven ERA-GLONASS solutions and terminals can be used as the basis for building national accident emergency response systems in other countries.

As soluções e terminais certificados ERA-GLONASS podem ser usados como base na construção de um sistema nacional de resposta de emergência a acidentes em outros países.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • julesrimet_gi_2720

    Sport

    Mai 25, 2018

    O "SANTO GRAAL" DO FUTEBOL

    Dia 14 de Junho, na Rússia, trinta e duas equipas nacionais estarão envolvidas na maior competição futebolística do planeta, o FIFA Mundial de Futebol 2018, com o objetivo de levantar o mais cobiçado troféu, a Taça Jules Rimet

    ...

  • blank-sofa-by-hyung-suk-cho-o

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    CASAS MODERNAS COM INSPIRAÇÃO TRADICIONAL

    Embora minimalista, consegue transmitir uma diversidade de sentimentos, dependendo de onde e como é usado. Assim é o mobiliário do jovem designer sul-coreano, Hyung Suk Cho que, inspirado pela pintura Sul-Coreana, combina o clássico...

  • doTERRA001

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    RESPIRE NATURALMENTE

    Praticamente todos os rebuçados e gomas para a tosse que se encontram actualmente disponíveis em qualquer supermercado ou farmácia incluem vários químicos de laboratório, entre adoçantes, corantes artificiais e agentes activos. 

    ...


  • Depositphotos_50352095_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Abr 28, 2018

    OS NOVOS EMPREENDEDORES, LÍDERES E VISIONÁRIOS

    A geração que nasceu e cresceu entre os anos 80 e 90 viveu toda a revolução digital, tecnológica, social e económica que o nosso mundo sofreu

  • Asus1

    Technology

    Out 1, 2018

    ASUS ZENBOOK PRO SCREENPAD

    "Lançado na Computex 2018, o Asus ZenBook Pro é o novo topo da gama de computadores portáteis 'premium' da Asus e vem com uma nova e apelativa funcionalidade: um ecrã táctil do tamanho de um 'smartphone' no lugar do 'touchpad'...

  • 0-1352400373-expo_spon_01

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    DEBATER O FUTURO DA ENERGIA

    É um dos maiores eventos do mundo e não acontece todos os anos. Essa é uma das razões porque são tão importantes. Mas há outra: os vastos debates que cada uma destas feiras mundiais (conhecidas como "Expos") trazem à luz e...


  • Fertile Uzbekistan

    Food & Beverage

    Fev 29, 2016

    Uzbequistão Fértil

    O Uzbequistão é um país cheio de sol e boas terras. Mantém-se uma cultura onde vegetais, frutas e verduras são obrigatórias à mesa, ou "dastarkhan", o espaço de refeição. Nos rigorosos Invernos, estes frutos e vegetais são...

  • Food & Beverage

    Set 1, 2015

    Versatile Sunflower

    Sunflower seeds are the gift of the beautiful sunflower that has rays of petals emanating from its bright yellow, seed-studded center.

  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    Learning to fly

    Flight. Humankind's first dream, to soar up in the air like the birds, in a unique sensation of freedom. Unfortunately, humans don't have wings, but we can still fly. To do it, we must first learn with the best.