Business & Industry

Fev 29, 2016

Tecnologia Para Fabrico de Vidro

O fabrico de vidro é uma das mais antigas artes a ser dominada pelo Homem. Ao longo dos séculos, a técnica de derreter areia e outros ingredientes para produzir vidro manteve-se virtualmente inalterada, até à Revolução Industrial. No entanto, a fornalha continua a ser o ponto central no fabrico de vidro.

<

Embora actualmente seja um grupo de empresas, o nome SORG passou a fazer parte da indústria do vidro na Alemanha após a sua criação como Nikolaus Sorg GmbH & Co. KG, em 1872. Hoje o grupo engloba quatro empresas, todas dedicadas à indústria vidreira. A tecnologia do Grupo SORG abrange todo o processo de fusão e condicionamento, que começa com a chegada das matérias-primas e continua até o vidro fundido ser depositado nas formas. O grupo é detido e gerido pelas 4.ª e 5.ª gerações da família Sorg e as empresas empregam actualmente mais de 430 funcionários na Alemanha e na China.

Existem mais de 250 fornalhas de fusão de vidro SORG em operação à volta do globo. Muitas destas unidades fazem queima de gás ou óleo com reaproveitamento de calor tanto regenerativo como recuperativo. Um número crescente de fornalhas são alimentadas a oxicombustível e uma quantidade significativa são fornalhas eléctricas.

Fornalhas Regenerativas

A maior parte das fornalhas de vidro usam aquecimento convencional a óleo ou gás, com um sistema regenerativo de recuperação de gases. Estas fornalhas podem ser aquecidas apenas no fundo ou em conjunto com o topo.

Actualmente, a maior parte das fornalhas SORG deste tipo são aquecidas a prtir do fundo. O design básico é muito fléxivel e a empresa já construiu fornalhas deste género com áreas inforiores a 15m2, enquanto os grandes exemplos do género construidos até agora têm áreas superiores a 150m2 e produzem 450 toneladas por dia.

As fornalhas de aquecimento cruzado são usadas, normalmente, para tonelagens cujo alto valor não permite apenas uma fonte de aquecimento. É normalmente usado em fornalhas de vidro laminado, mas tanques maiores também usam este design.

Fornalhas Recuperativas

As fornalhas mais pequenas (que produzem menos de 35 toneladas por dia) são regularmente construídas utilizando um recuperador de dupla camada. Estas fornalhas são usadas, por exemplo, na produção em pequena escala de vidro de mesa ou fibras de vidro para isolamentos (C glass).

Fornalhas de maior dimenssão são por vezes construídas usando sistemas recuperativos de calor e com os queimadores colocados ao longo da parede interna. Normalmente são utilizados tubos para um pré-aquecimento do ar mais eficaz que nos recuperadores de dupla camada. Estas fornalhas são mais usadas para derreter vidro para vasilhame.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Real-Liga-Naval-Espanhola

    Culture & Art

    Mai 31, 2018

    HONRAR E PRESERVAR A HISTÓRIA

    Portugal e Espanha partilham uma das mais longas histórias do mundo no capítulo da tradição naval, sendo inclusivamente comum os casos de monarcas de ambos os países com formação académica nas escolas militares navais

    ...

  • 2073dd46294295.584f22e2a1d29

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    REINVENTAR O DOMINÓ

    Todos os jogos têm, de alguma forma, a sua personalidade própria. Alguns jogos têm uma vida curta porque nascem numa certa época ou a partir de uma tecnologia. É o caso dos video-jogos, jogos de arcada ou de computador. Outros,...

  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 


  • Depositphotos_59323415_xl-2015

    Research & Education

    Mar 1, 2017

    LIVROS ESCOLARES EM TABLETS - MENOS PESO, MENOS CONHECIMENTO?

    Um pouco por todo o mundo, os pais estão preocupados com o peso que as mochilas escolares dos seus filhos têm de comportar todos os dias. Isto prende-se com o volume e número de manuais escolares que os alunos carregam, muitas...

  • IMG_6941

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    A CIDADE DAS CAVERNAS

    Quase se pode dizer que é uma cidade "bipolar". É "apenas" um dos locais habitados pelo Homem mais antigos do mundo, tendo a sua origem ainda na pré-história. E é também um dos locais mais preservados.

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens_café

    Food & Beverage

    Jan 14, 2019

    Your VIP Partner Coffee - Sobre nós

    A marca Your VIP Partner está associada a várias áreas de negócios em todo o mundo.



  • Home & Design

    Set 1, 2015

    A small workshop destined to grow

    In 1965 Giorgio and Gilberto Martini started producing solid wood furniture in a small carpentry workshop in the lower regions of the province of Verona: an area with a long tradition of furniture-making. Right from the start, the firm...

  • capri-sandals-ivana

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2016

    SANDÁLIAS SÃO OBRAS DE ARTE

    Consideradas um must have, as "sandálias Capri" comemoram 70 anos. São manufacturadas na ilha italiana de Capri para o Mundo, e inspiradas em mulheres reais. O cuidado dedicado a cada par e aos produtos utilizados fazem de...

  • Home-Ines-Di-Santo

    Luxury & Fashion

    Out 1, 2015

    Um caso de Família

    Ines DiSanto abriu loja em 1984, em Toronto, no Canadá, quando a sua filha Veronica tinha apenas nove anos de idade. Veronica entrou para a empresa 14 anos depois. Os seus vestidos apareceram na passadeira vermelha, incluindo nos Globos...