Food & Beverage

Mai 1, 2017

Do Mosto ao Gourmet

Alex Villeneuve, com apenas 21 anos e prestes a tornar-se mestre cervejeiro pela Olds College, ao aperceber-se da quantidade de mosto (o que sobra dos cereais após a fermentação da cerveja) cujo único destino era o lixo, achou que devia intervir.

<

E, o mais rapidamente possível, uma vez que após a fermentação, não só não lhe encontram qualquer utilidade, como o cheiro rapidamente se pode tornar incomodativo.

Como entusiasta da permacultura achou que podia arranjar uma solução eficaz para tamanho desperdício, uma vez que cada litro de cerveja resulta em cerca de 150 gramas de desperdício de cereais fermentados. No total, a cerveja absorve apenas 15 porcento dos cereais fermentados, os restantes 85 porcento vão para o lixo.

A experiência, iniciada no quarto do seu dormitório universitário, já se trasladou para um armazém e promete vir a crescer ainda mais, abastecendo os restaurantes e mercearias do Estado de Alberta, no Canadá.

Reciclando o mosto de cevada, enchouriçando-o em altura de modo a assemelhar-se o mais possível ao tronco de uma árvore, encontrou o habitat natural das variedades de cogumelos que cria: ostra (Pleurotus Ostreatus) e juba de leão (Hericium Erinaceus).

Primeiro, pasteuriza o mosto para eliminar todas as bactérias, seguidamente injecta-o com os fungos que darão origem aos cogumelos de alta qualidade. Como bónus, o sistema que utiliza não só dá origem a cogumelos gourmet que, secos, se vendem já a mais de 100€ o quilo, como o fungo altera a composição do mosto e lhe dá uma nova vida, tornando-o em ração com um alto valor proteico que pode ser utilizada para alimentar gado sem qualquer desperdício.

Alex Villeneuve conseguiu transformar um produto considerado inútil e incomodo num produto com duas finalidades distintas!

A sua inovação granjeou-lhe o Prémio de Inovação e Empreendedorismo Estudantil de Alberta, no valor de 20.000 dólares, o qual utilizou para investir em equipamento que lhe permite controlar e regular a temperatura, a humidade, a circulação do ar, a luz e a água necessárias para aumentar a produtividade e a qualidade dos cogumelos que produz, bem como para aprimorar o processo de secagem; o que lhe permitiu fundar também a sua própria empresa, a Ceres, em homenagem à Deusa romana da agricultura.

Estando prestes a concluir a sua especialização como mestre cervejeiro, Villeneuve irá em breve concluir os seus estudos como chef de cozinha, embora não tenha quaisquer planos para abrir nem uma cervejeira nem um restaurante.

Nesta altura já todas as cervejeiras da província de Alberta, oito no total, manifestaram querer associar-se à sua empresa para escoar o mosto de desperdício que produzem diariamente, o que o obrigará a expandir as instalações e a produção.

Trata-se de um processo inovador de aproveitamento de subprodutos criados pela indústria cervejeira que, até ver, não está a ser desenvolvido por mais nenhuma empresa a nível mundial, mas que irá certamente contribuir para transformar a produção de cerveja, tanto industrial como artesanal, tornando-a mais ecológica e passível de contribuir para reduzir a escassez de alimentos num futuro distante, pois além de da produção de cogumelos gourmet o mosto pode ser utilizado ainda uma terceira vez como ração para gado.

Estando nos seus primeiros passos e tendo já captado o interesse das indústrias da restauração e do comércio de produtos gourmet, além da indústria cervejeira, esta startup canadiana promete vir a dar que falar e poderá ficar conhecida pelo seu pioneirismo e pelo empreendedorismo do seu fundador que já provara as suas capacidades como cervejeiro (tendo inventado uma cerveja de gengibre e alecrim vencedora do Festival de Inverno de Edmonton) e como empresário (utilizando os seus fins-de-semana durante o curso de aprendiz de chef para criar restaurantes pop up de grande sucesso).

Contacto * www.ceres-ab.com * alex.villeneuve@ceres-ab.com * twitter.com/alexvilleneuve7

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1

    Culture & Art

    Out 8, 2018

    MILESTII MICI

    "Imagine uma adega com centenas de quilómetros de corredores cheios de vinho, alguns milhões de garrafas, milhares de hectolitros em barris, centenas de safras, dezenas de variedades, um subterrâneo tão grande que apenas pode...

  • allergie-alimentari-microbioma

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    EU, O SER COLECTIVO

    Alguma vez parou para pensar que você não é um, mas sim muitos? Não me refiro apenas ao legado histórico, aquilo que assimilou dos seus pais, genes, tiques, maneiras de falar etc. Refiro-me a quantidade de organismos que fazem de...

  • Vinhas02

    Business & Industry

    Mar 31, 2018

    NÉCTARES DA "ILHA DAS MAÇÃS"

    O Estado australiano da Tasmânia tornou-se conhecido graças às suas maçãs, tanto que acabou por ser alcunhado de "ilha das maçãs" dada a predominância dos seus pomares


  • 1

    Helthcare & Wellness

    Nov 5, 2018

    PRÓTESES BIÓNICAS

    "Tal como as dos filmes de "Star Wars", as próteses biónicas têm um aspeto robótico que, com capas de silicone idênticas à realidade, passam quase despercebidas. Através dos sensores de leitura dos movimentos, estas próteses...

  • 4897642457_ef0740e0eb_b

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    NATURALMENTE INDUSTRIAL

    A vida não é fácil para os arquitectos e designers de interiores que gostam de usar materiais naturais na cobertura de grandes superfícies. Muitas vezes, a escolha certa, é o pior pesadelo quando procuram um fornecedor fiável...

  • AR-170519548

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    CRESCER DE NOVO

    E outra vez, e de novo para dentro to mar. O Dubai não para de espantar o mundo com os seus hotéis e estilo de vida luxuosos. Mas também com os investimentos milionários para fazer o país crescer.


  • Gaming Lounge

    Lifestyle & Travel

    Jan 1, 2015

    Design and Nature

    As the first and most iconic element of the Troia Resort Master Plan, the Hotel and Casino sets the standard for design. Sustainable features, ecological sensitivity and a close relationship with the beautiful natural surroundings define...

  • Haircare1

    Helthcare & Wellness

    Out 1, 2016

    PRODUTOS QUE REVITALIZAM O CABELO

    Existem diversos produtos no mercado que foram desenvolvidos, precisamente, para revitalizar todos os fios do seu cabelo. A Your VIP Partner selecionou os melhores. Pode conhecê-los nesta edição.

  • 01-Enchroma

    Helthcare & Wellness

    Set 1, 2016

    VER O MUNDO COMO ELE É

    Imagine um pôr-do-sol cinzento, ou um nascer do sol, um arco-íris, um desenho do seu filho a preto e branco, um bouquet de rosas cinzento para o seu aniversário, imagine o mundo em cores mortas. Diz-se que mais de 300 milhões...