Food & Beverage

Out 1, 2015

Das Pampas para a mesa

Argentina, América do Sul, onde a Natureza gerou maravilhosas paisagens, tangos perfeitos, vinho saboroso. Onde a comida tem um papel na história do país, especialmente a carne.

<

Aqui há uma grande tradição de carne de vaca. Quando se diz "carne" na Argentina geralmente assume-se que se está a falar de carne de vaca, e há uma panóplia de cortes. A forma mais típica de cozinhá-la é o asado, ou grelhado, sendo os bifes e as costeletas os cortes mais usados.

A qualidade da carne na Argentina é dita vir de vacas felizes. Elas precisam de exercício e na Argentina a maioria das vacas vive no exterior, ao sol, a pastar!

No século XIX não havia um grande mercado nacional deste tipo de carne, uma vez que havia grande produção por todo o país. Com a chegada dos caminhos-de-ferro e a invenção das carruagens refrigeradas e navios frigoríficos no final do século, a Argentina finalmente podia exportar este produto tão apreciado. Junta-se as estações trocadas nos hemisférios Sul e Norte – quando é Inverno de um lado, é Verão no outro – e temos uma combinação perfeita! Quando a Argentina está no apogeu da produção, é então que a metade Norte da Terra mais precisa do que o país tem para oferecer.

Hoje, o maior importador de carne Argentina congelada é a China, com as vendas ao país oriental nos 248% desde 2014. Nos primeiros 6 meses de 2015, foram exportadas 22.135 toneladas de carne fresca para a China, o que resultou numa descida para o segundo lugar do Chile, até então o maior importador de carne da Argentina.

O Corte em questão

Na Argentina a carne é consumida com muita dedicação. A parrilla é uma grelha, e o nome também se aplica aos restaurantes especializados em carne grelhada, e têm sempre uma variedade de cortes por onde escolher. Um asado é como um churrasco, mas com uma técnica diferente.

É mais lento, e apenas se cozinha a carne ligeiramente, ao invés de selar, e só se usam briquetes para atear o fogo. Madeira é a corrente para o continuar, e para um verdadeiro asado é precisa uma verdadeira parrilla, que é feita de chapas de cerâmica, ou pedras vulcânicas. Isto porque a carne leva muito tempo a cozinhar, e os grelhadores de metal comuns não aguentam tanto tempo a temperaturas tão altas, e chegam até a desfazer-se, mesmo depois de um pequeno asado.

Há vários tipos de corte da carne, mas alguns são mais apreciados que outros. Aqui apresentamos-lhe alguns dos muitos que existem:

Bife de lomo

Este é o corte que a maioria pede na sua primeira vez numa parrilla. É o corte mais caro, e é tenro e suculento. No entanto, por vezes o gosto não é assim tão especial. Dentro da carne, um bife deve ter marmoreio de gordura - gordura intramuscular – que se vai dissolver durante a sua confecção e que lhe irá conferir mais sabor. Esta carne não tem muito marmoreio, e pode não satisfazer o palato de alguns.

Entraña

Um favorito entre os argentinos, é um corte fino, mas que tem muito sabor. Não é tão tenro como outros cortes, por isso convém estar preparado para exercitar o maxilar.

Asado de tira

Na Argentina têm uma forma própria de servir as costeletas: são cortadas muito curtas. Têm muito sabor, são normalmente muito deliciosas e estaladiças, para além de bastante baratas. Por vezes, podem não ter muita carne agarrada, mas o seu gosto merece o esforço.

Vacío

Não é comum ver este corte servido fora da Argentina. É um fino corte de carne, do flanco do animal, caracterizado por uma camada de gordura no exterior, e nenhuma no interior. Quando cozinhada devidamente, esta gordura exterior fica estaladiça, e o interior fica tenro e sumarento.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • lilium-jet-flying

    Mecanica e Locomoção

    Jun 1, 2017

    O LANÇAMENTO DO FUTURO

    Conheça os Jetsons. Eles voltaram dos anos 1960 para o futuro recente. De repente, o mundo imaginário de William Hannah e Joseph Barbera tornou-se bastante realista. Parece demasiado fantástico? Provavelmente, é porque é mesmo!

    ...

  • slide-1

    Food & Beverage

    Mai 28, 2018

    A ARTE DOS DOCES

    Girassol, amendoim ou sésamo de halva, com aditivos ou sem eles, amêndoa, nozes e outros frutos secos, o aromatizante de creme mais delicado, a mais deliciosa pasta turca – em qualquer um dos doces da marca irá encontrar uma...

  • Depositphotos_8751638_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DE 2016 - UM UNIVERSO MAIS CLARO

    O passado ano foi fértil em descobertas e avanços científicos que, ainda há pouco tempo, pareciam miragens. Graças a algumas delas, detalhes sobre o passado, o presente e o futuro da Humanidade podem agora ser vistos de forma...


  • Chipre1

    Lifestyle & Travel

    Abr 30, 2018

    SONHAR COM O VERÃO

    E se, em 2018, viajasse pelos cinco cantos do mundo? É difícil eleger os locais mais bonitos, mas preparámos uma lista com cinco destinos ricos em história, cultura e paisagens únicas que não vai querer perder!

  • AdobeStock_54112868

    Home & Design

    Mar 1, 2017

    BIOMIMÉTICA - CIÊNCIA DA IMITAÇÃO

    Muitos exemplos podem servir para ilustrar a aplicação da Biomimética, não só em tecnologia de vanguarda, mas também em objectos quotidianos. Hoje em dia a Biomimética é parte do design, da física, química, engenharias várias...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Dez 4, 2018

    Sardenha

    "Situada no meio do Mar Mediterrâneo, a Sardenha é uma região predominantemente montanhosa, marcada pela ausência de altos picos, inserida num ambiente natural vasto e charmoso, porém agridoce. De facto, a presença do homem...


  • 1

    Science & Nature

    Jul 1, 2015

    In the heart of Medicine

    After producing the first electrocardiograph in Japan's history, Fukuda Denshi established itself as a medical equipment pioneer, not only in its original market, but expanding successfully throughout the world.

  • 1

    Science & Nature

    Jun 1, 2015

    Tooth restauration made easy

    Tooth enamel is the hardest substance in the human body. It has to last a lifetime and it is responsible for the appearance of teeth. Its main role is protecting the soft, sensitive core from acid erosion. It owes its strength to its...

  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    Earth movers

    Liebherr trucks are some of the bigest available for mining operations. Years of expertise brought the swiss manufacturer to the top of the earthmoving market, making these gigantic machines a constant presence in mines across the world....