Technology

Fev 1, 2018

DA QUINTA PARA O GARFO

Ao olhar para a máquina, vai sentir a necessidade de esfregar os olhos, uma vez que simplesmente não vai acreditar. No entanto, é "apenas" sonho de qualquer agricultor. Mas o fabricante Norueguês Tomra, não está apenas focado no setor dos alimentos.

Por ROBERT BROWN

A maioria dos custos do agricultor na produção e preparação dos vegetais colhidos, é a separação dos produtos 'premium' para posterior processamento. Isso acontece porque quase tudo é feito manualmente, por grandes equipas de funcionários.

Existem, no entanto, muitas opções no mercado dirigidas à execução e separação dos melhores produtos, reduzindo assim, o investimento em trabalho humano e aumentando a produtividade.

A empresa norueguesa Tomra, trabalha desde 1972, no desenvolvimento de equipamentos, que permitem que aos agricultores aumentar a produtividade e promover a qualidade superior da sua cadeia de abastecimento. E o modelo II Sentinel é um dos melhores exemplos do seu sucesso.

Ao ver o vídeo da Sentinel II a separar correctamente tomates (um vegetal muito perecível) após a colheita você pensará que entrou numa espécie de filme de ficção científica. Mas não.

a Sentinel II é um equipamento altamente eficiente, económico, de selecção que foi projetado tendo em mente processamentos sazonais. Oferece um alto grau de flexibilidade e pode ser configurado para atender às diferentes necessidades específicas ao longo da linha de produção. A Sentinel II oferece modos de transporte de baixa, média ou alta velocidade dependendo os requisitos do tipo de aplicação específica.

É adequada para o processamento de tomate, pêssego ou batatas, mas, com os ajustes corretos, pode actuar sobre muitos mais vegetais.

Quando se trata de separação de frutas e legumes, a Sentinel II supera seus concorrentes em termos de selecção com eficiência, alta capacidade, especificação técnica e durabilidade. Com três ofertas de tamanho diferente do separador, tem uma gama de capacidade processamento de 40-200 toneladas/hora, tornando-se uma solução ideal para o processamento sazonal procurando cores inadequadas, defeitos e controle de material estranho.

Os sensores de alta resolução e interface de utilizador simples da Sentinela II, permitem que o cliente defina no separador rejeitar uma ampla gama de defeitos tais como verdura, queimaduras, molde, podridão ou vermes daninhos e também remove materiais estranhos, tais como as hastes do algodão, espigas de milho, plástico, vidro, metal, madeira ou osso de animal. Um sistema de rejeição reforçada, patenteado, de alta velocidade remove eficientemente defeitos e materiais estranhos, operando em velocidades mais altas do que os modelos anteriores.

"O processo de classificação mais refinado e confiabilidade robusta entregue pela Sentinel II oferece aos nossos clientes uma paz de espírito em relação ao cumprimento das suas obrigações em termos de qualidade e segurança alimentar. Enquanto isso, a capacidade de processar volumes significativamente maiores em alta velocidade faz aumentar produtividade e eficiência na linha de produção", diz Jim Frost, Gerente da Unidade Comercial da Tomra.

A Tomra foi fundada a 1 de Abril de 1972, numa pequena oficina em Asker, na Noruega (a oeste de Oslo, a capital), por dois irmãos: Petter e Tore Planke. O primeiro problema que resolveram foi encomendado por uma mercearia local que pretendia uma máquina que conseguisse recolher garrafas vazias de forma rápida e simples.

O sucesso dessas 29 máquinas, instaladas até o fim de 1972, na Noruega, gerou imenso interesse no exterior e, em 1974, a empresa Sueca estatal de vinho Systembolaget encomendou 100 máquinas, especialmente adaptadas para o equipamento de transporte já instalado em seus pontos de venda.

Hoje, a Tomra produz uma vasta gama de equipamentos, destinados a muitos sectores industriais; da indústria de alimentos, para reverter máquinas de vending, recuperação e reutilização de vários tipos de materiais e a indústria de mineração.

Esta poderosa combinação de tecnologias classifica a TOMRA como um dos mais avançados provedores de soluções de classificação baseado em sensor do mundo, com mais de 11.500 dos seus sistemas instalados globalmente.

Contactos * www.tomra.com * Drengsrudhagen 2, 1372 Asker, Noruega * Tel.: +47 66 79 91 00 * Fax: +47 66 79 91 11

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    UMA REGIÃO DE EXCELÊNCIA

    O "Alentejo 2020" – Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014-2020 (programa de financiamento europeu para o desenvolvimento regional, neste caso, a região alentejana, em Portugal), é o resultado do trabalho...

  • 170228111024-iran-abbasi-hotel-header-1400-1-2-super-169

    Lifestyle & Travel

    Mai 1, 2017

    O CONTO DE FADAS DA PÉRSIA

    A forma mais romântica de passar uns maravilhosos dias de primavera é visitando a florescente Pérsia. Os melhores meses de primavera no Irão são Abril e Maio. É a época mais agradável, quando as árvores estão cobertas de...

  • Hotel-deserto-Marrocos

    Lifestyle & Travel

    Jun 26, 2018

    UM CHÁ NO DESERTO, QUERIDA?

    Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras

    ...


  • A3JUNIOR-BE05-A

    Mecanica e Locomoção

    Abr 1, 2017

    INVACARE ACTION 3 JUNIOR - A CADEIRA DE RODAS QUE CRESCE COM AS CRIANÇAS

    Quando pensamos em crianças e jovens, surge-nos imediatamente uma imagem de liberdade, diversão e energia. Retirar isso a uma criança é triste, sobretudo, quando razões diversas a levam a usar cadeira de rodas. A pensar nisso,...

  • 19620901_739735632865157_1070968012579382532_o

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    ESTILO OCIDENTAL, SABEDORIA JAPONESA

    Não precisa ver o filme Kill Bill-Volume 2, ser uma grande chef ou um mestre de espada para saber que as melhores lâminas do mundo são japonesas. A sua tradição no fabrico de lâminas vem desde o século XIII.

  • 14279036_127247534397015_777594915_n

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    UMA LUVA QUE DEVOLVE A FORÇA À MÃO

    Depois de ter chegado à final do "Microsoft Imagine Cup", com o protótipo de uma luva que devolve a força à mão e que permite levantar objectos até 40 quilos, a NUADA, é uma das startups do momento.


  • Venice - The art and tradition

    Lifestyle & Travel

    Jan 31, 2016

    Veneza – A arte e a tradição

    Ícone do Carnaval de Veneza, a máscara veneziana explora o glamour da festa que é um dos principais símbolos e atracção turística de Itália. Com uma história secular, o Carnaval de Veneza atrai, anualmente, milhares de turistas...

  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    Leader in Copper business

    The demand for copper is growing. Copper is one of the key metals of modern economic development, found in nearly every new apartment or office block, vehicle and electrical appliance. It is one of the best heat and electricity conductors,...

  • 1

    Food & Beverage

    Jun 1, 2015

    Softy, tasty, creamy

    Ben Cohen and Jerry Greenfield grew up in Long Island. They became friends in high school. After high school, Ben attended several colleges, but he would always end up being expelled.Jerry graduated from college, but could not go to...