Technology

Fev 1, 2018

DA QUINTA PARA O GARFO

Ao olhar para a máquina, vai sentir a necessidade de esfregar os olhos, uma vez que simplesmente não vai acreditar. No entanto, é "apenas" sonho de qualquer agricultor. Mas o fabricante Norueguês Tomra, não está apenas focado no setor dos alimentos.

<

Por ROBERT BROWN

A maioria dos custos do agricultor na produção e preparação dos vegetais colhidos, é a separação dos produtos 'premium' para posterior processamento. Isso acontece porque quase tudo é feito manualmente, por grandes equipas de funcionários.

Existem, no entanto, muitas opções no mercado dirigidas à execução e separação dos melhores produtos, reduzindo assim, o investimento em trabalho humano e aumentando a produtividade.

A empresa norueguesa Tomra, trabalha desde 1972, no desenvolvimento de equipamentos, que permitem que aos agricultores aumentar a produtividade e promover a qualidade superior da sua cadeia de abastecimento. E o modelo II Sentinel é um dos melhores exemplos do seu sucesso.

Ao ver o vídeo da Sentinel II a separar correctamente tomates (um vegetal muito perecível) após a colheita você pensará que entrou numa espécie de filme de ficção científica. Mas não.

a Sentinel II é um equipamento altamente eficiente, económico, de selecção que foi projetado tendo em mente processamentos sazonais. Oferece um alto grau de flexibilidade e pode ser configurado para atender às diferentes necessidades específicas ao longo da linha de produção. A Sentinel II oferece modos de transporte de baixa, média ou alta velocidade dependendo os requisitos do tipo de aplicação específica.

É adequada para o processamento de tomate, pêssego ou batatas, mas, com os ajustes corretos, pode actuar sobre muitos mais vegetais.

Quando se trata de separação de frutas e legumes, a Sentinel II supera seus concorrentes em termos de selecção com eficiência, alta capacidade, especificação técnica e durabilidade. Com três ofertas de tamanho diferente do separador, tem uma gama de capacidade processamento de 40-200 toneladas/hora, tornando-se uma solução ideal para o processamento sazonal procurando cores inadequadas, defeitos e controle de material estranho.

Os sensores de alta resolução e interface de utilizador simples da Sentinela II, permitem que o cliente defina no separador rejeitar uma ampla gama de defeitos tais como verdura, queimaduras, molde, podridão ou vermes daninhos e também remove materiais estranhos, tais como as hastes do algodão, espigas de milho, plástico, vidro, metal, madeira ou osso de animal. Um sistema de rejeição reforçada, patenteado, de alta velocidade remove eficientemente defeitos e materiais estranhos, operando em velocidades mais altas do que os modelos anteriores.

"O processo de classificação mais refinado e confiabilidade robusta entregue pela Sentinel II oferece aos nossos clientes uma paz de espírito em relação ao cumprimento das suas obrigações em termos de qualidade e segurança alimentar. Enquanto isso, a capacidade de processar volumes significativamente maiores em alta velocidade faz aumentar produtividade e eficiência na linha de produção", diz Jim Frost, Gerente da Unidade Comercial da Tomra.

A Tomra foi fundada a 1 de Abril de 1972, numa pequena oficina em Asker, na Noruega (a oeste de Oslo, a capital), por dois irmãos: Petter e Tore Planke. O primeiro problema que resolveram foi encomendado por uma mercearia local que pretendia uma máquina que conseguisse recolher garrafas vazias de forma rápida e simples.

O sucesso dessas 29 máquinas, instaladas até o fim de 1972, na Noruega, gerou imenso interesse no exterior e, em 1974, a empresa Sueca estatal de vinho Systembolaget encomendou 100 máquinas, especialmente adaptadas para o equipamento de transporte já instalado em seus pontos de venda.

Hoje, a Tomra produz uma vasta gama de equipamentos, destinados a muitos sectores industriais; da indústria de alimentos, para reverter máquinas de vending, recuperação e reutilização de vários tipos de materiais e a indústria de mineração.

Esta poderosa combinação de tecnologias classifica a TOMRA como um dos mais avançados provedores de soluções de classificação baseado em sensor do mundo, com mais de 11.500 dos seus sistemas instalados globalmente.

Contactos * www.tomra.com * Drengsrudhagen 2, 1372 Asker, Noruega * Tel.: +47 66 79 91 00 * Fax: +47 66 79 91 11

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • RedClay003

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    RED CLAY - REINVENTAR O BARRO

    Em 2010 nascia a marca que, pouco a pouco, se tem tornado cada vez mais procurada por alguns dos melhores percussionistas a nível mundial e que tem a particularidade de ser produzida num produto considerado ultrapassado pelos tempos...

  • epo15_Jonkers-0322_9F0C9396E8DC4F75A713C3D05913F5AB

    Science & Nature

    Jun 1, 2017

    Um salto tecnológico

    Edifícios e estruturas que podem, por magia, regenerar por completo as rachas causadas pela pressão, mudanças de temperatura ou humidade? O que era um cenário de ficção científica apenas há alguns anos é já uma realidade...

  • product-alt-benefits-3pp

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    REFEIÇÃO FÁCIL PARA DIAS APRESSADOS

    Todos temos aqueles dias em que o tempo parece curto demais. Saímos a correr de uma reunião de negócios, já atrasados para a próxima. E não há tempo para tomar uma refeição decente entre reuniões.


  • architectureimg.com-medieval-neuschwanstein-castle-germany-photography-architecture-scenery-bavaria-landscape-wide-screen-image-gallery

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    OS CONTOS DE FADAS E O PAPEL ESTRATÉGICO

    Para além da construção e beleza intemporais, os castelos são cenários de histórias românticas e encerram em si inúmeros mistérios e períodos da História. Modernos ou medievais, são monumentos de visita obrigatória e...

  • blank-sofa-by-hyung-suk-cho-o

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    CASAS MODERNAS COM INSPIRAÇÃO TRADICIONAL

    Embora minimalista, consegue transmitir uma diversidade de sentimentos, dependendo de onde e como é usado. Assim é o mobiliário do jovem designer sul-coreano, Hyung Suk Cho que, inspirado pela pintura Sul-Coreana, combina o clássico...

  • germans-ermics-salone-del-mobile-2017-milan-design-week-furniture-glass-chairs-_dezeen_hero-a

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    CORES TRIDIMENSIONAIS

    Para o designer letão Germans Ermičs, a importância da cor vai muito além do seu sentido decorativo. Um grande exemplo disso, são as suas peças de mobiliário translúcidas, formas perfeitas que se fundem no espaço.

    ...


  • Home & Design

    Mar 1, 2015

    Brilliant Ideas

    Since 1830, Christofle has mastered the art of working with silver, rendering that sublime and special material. Shiny without ostentation, intelligent without pretense, and versatile yet sincere. The silversmith's know-how concentrated...

  • Eesti_pass

    Technology

    Mai 1, 2016

    PASSAPORTES MAIS SEGUROS

    Os passaportes digitais estão em uso em mais de 70 países em todo o mundo. O uso que fazem de biométrica, electrónica e tecnologias de rádio permitem mais segurança, minimizando os riscos de falsificação ou uso abusivo.

    São...

  • Illusions of Reality

    Technology

    Dez 1, 2014

    Ilusões de Realidade

    A Realidade Virtual é algo acerca do qual nunca temos a certeza. Não temos a certeza como é que é, nem como imaginá-la. Curiosamente, a Realidade Virtual é muito difícil de visualizar. O conceito, embora não por este nome (ou...