Technology

Fev 1, 2018

DA QUINTA PARA O GARFO

Ao olhar para a máquina, vai sentir a necessidade de esfregar os olhos, uma vez que simplesmente não vai acreditar. No entanto, é "apenas" sonho de qualquer agricultor. Mas o fabricante Norueguês Tomra, não está apenas focado no setor dos alimentos.

<

Por ROBERT BROWN

A maioria dos custos do agricultor na produção e preparação dos vegetais colhidos, é a separação dos produtos 'premium' para posterior processamento. Isso acontece porque quase tudo é feito manualmente, por grandes equipas de funcionários.

Existem, no entanto, muitas opções no mercado dirigidas à execução e separação dos melhores produtos, reduzindo assim, o investimento em trabalho humano e aumentando a produtividade.

A empresa norueguesa Tomra, trabalha desde 1972, no desenvolvimento de equipamentos, que permitem que aos agricultores aumentar a produtividade e promover a qualidade superior da sua cadeia de abastecimento. E o modelo II Sentinel é um dos melhores exemplos do seu sucesso.

Ao ver o vídeo da Sentinel II a separar correctamente tomates (um vegetal muito perecível) após a colheita você pensará que entrou numa espécie de filme de ficção científica. Mas não.

a Sentinel II é um equipamento altamente eficiente, económico, de selecção que foi projetado tendo em mente processamentos sazonais. Oferece um alto grau de flexibilidade e pode ser configurado para atender às diferentes necessidades específicas ao longo da linha de produção. A Sentinel II oferece modos de transporte de baixa, média ou alta velocidade dependendo os requisitos do tipo de aplicação específica.

É adequada para o processamento de tomate, pêssego ou batatas, mas, com os ajustes corretos, pode actuar sobre muitos mais vegetais.

Quando se trata de separação de frutas e legumes, a Sentinel II supera seus concorrentes em termos de selecção com eficiência, alta capacidade, especificação técnica e durabilidade. Com três ofertas de tamanho diferente do separador, tem uma gama de capacidade processamento de 40-200 toneladas/hora, tornando-se uma solução ideal para o processamento sazonal procurando cores inadequadas, defeitos e controle de material estranho.

Os sensores de alta resolução e interface de utilizador simples da Sentinela II, permitem que o cliente defina no separador rejeitar uma ampla gama de defeitos tais como verdura, queimaduras, molde, podridão ou vermes daninhos e também remove materiais estranhos, tais como as hastes do algodão, espigas de milho, plástico, vidro, metal, madeira ou osso de animal. Um sistema de rejeição reforçada, patenteado, de alta velocidade remove eficientemente defeitos e materiais estranhos, operando em velocidades mais altas do que os modelos anteriores.

"O processo de classificação mais refinado e confiabilidade robusta entregue pela Sentinel II oferece aos nossos clientes uma paz de espírito em relação ao cumprimento das suas obrigações em termos de qualidade e segurança alimentar. Enquanto isso, a capacidade de processar volumes significativamente maiores em alta velocidade faz aumentar produtividade e eficiência na linha de produção", diz Jim Frost, Gerente da Unidade Comercial da Tomra.

A Tomra foi fundada a 1 de Abril de 1972, numa pequena oficina em Asker, na Noruega (a oeste de Oslo, a capital), por dois irmãos: Petter e Tore Planke. O primeiro problema que resolveram foi encomendado por uma mercearia local que pretendia uma máquina que conseguisse recolher garrafas vazias de forma rápida e simples.

O sucesso dessas 29 máquinas, instaladas até o fim de 1972, na Noruega, gerou imenso interesse no exterior e, em 1974, a empresa Sueca estatal de vinho Systembolaget encomendou 100 máquinas, especialmente adaptadas para o equipamento de transporte já instalado em seus pontos de venda.

Hoje, a Tomra produz uma vasta gama de equipamentos, destinados a muitos sectores industriais; da indústria de alimentos, para reverter máquinas de vending, recuperação e reutilização de vários tipos de materiais e a indústria de mineração.

Esta poderosa combinação de tecnologias classifica a TOMRA como um dos mais avançados provedores de soluções de classificação baseado em sensor do mundo, com mais de 11.500 dos seus sistemas instalados globalmente.

Contactos * www.tomra.com * Drengsrudhagen 2, 1372 Asker, Noruega * Tel.: +47 66 79 91 00 * Fax: +47 66 79 91 11

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Chipre1

    Lifestyle & Travel

    Abr 30, 2018

    SONHAR COM O VERÃO

    E se, em 2018, viajasse pelos cinco cantos do mundo? É difícil eleger os locais mais bonitos, mas preparámos uma lista com cinco destinos ricos em história, cultura e paisagens únicas que não vai querer perder!

  • Gourmet01

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    Cruzeiros Gourmet

    A família Bhende decidiu inovar e, no passado mês de Abril, estreou o primeiro navio, hotel e restaurante de Bombaim, apostando em cruzeiros gourmet de luxo a bordo do AB Celestial. 

  • Doha-Skyline-3

    Business & Industry

    Abr 13, 2018

    UMA NOVA ETAPA PARA O MÉDIO ORIENTE

    Infelizmente, falar de Médio Oriente traz muitas vezes associada a ideia de guerra e conflitos, pois esta região charneira entre o Ocidente e o Oriente ainda não encontrou uma situação completamente estável desde o fim do Império...


  • Camarao02

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    IGUALAR A CARNE

    O mundo já está familiarizado com a carne argentina. É um dos principais produtos de exportação dessa nação sul-americana que sobressai pela sua excelência servida nos populares rodízios e churrasqueiras argentinas e brasileiras...

  • 1. Technology-Remarkable-Your Paper, Digital

    Technology

    Fev 1, 2018

    O SEU PAPEL, DIGITAL

    Todos nós nos habituamos, desde os tempos da escola e da faculdade, a tomar notas em papel. Seja em conferências, reuniões de trabalho ou workshops, era quase omnipresente a utilização de blocos de notas em vários formatos e...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Dez 11, 2018

    Hotéis de sete estrelas

    " Você deve ter notado que qualquer hotel em que você já se tenha hospedado orgulhosamente anuncia sua "classificação por estrelas". A maioria dos hotéis nos Estados Unidos opera num sistema cinco...


  • 1. Africa-Expressions-Mister-Black

    Lifestyle & Travel

    Nov 1, 2017

    "MISTER BLACK"

    Vai realizar-se, durante o mês de Novembro, pela primeira vez em Portugal, a eleição do "Mister Black" de 2017 – um embaixador de Boa Vontade que ficará incumbido da tarefa de entregar, em 2018, a Angola, o resultado da campanha...

  • Business & Industry

    Abr 1, 2015

    A Leap in urban transit

    Natural gas-fueled buses from private transport company Leap started making their way through San Francisco along the company's first route, dubbed the Lombard Express.

  • cow-kashkaval60

    Food & Beverage

    Mai 1, 2016

    ORGÂNICO E CONVENCIONAL

    Os queijos são a especialidade da gastronomia dos Balcãs. A Bulgária tem uma longa tradição nos lacticínios. Aqui, o queijo é produzido por diversas empresas. A Your VIP Partner encontrou a Kondov Ecoproduction, Ltd., uma empresa...