Technology

Jan 31, 2016

Desde o Centro da Terra

A Islândia é país pioneiro no uso de energia geotérmica para aquecimento. A geração de electricidade através desta fonte energética aumentou significativamente nos últimos anos. As unidades de produção geotérmica geram 29% da energia eléctrica total do país.

Durante o Século XX, a Islândia evoluiu de ser um dos países mais pobres da Europa, dependente de turfa e carvão importados para gerar energia, até se tornar uma das nações com mais altos níveis de vida onde praticamente toda a energia estacionária deriva de fontes renováveis. Recentemente cerca de 85% da energia consumida provinha de origens renováveis locais, sendo que 66% eram geotermais.

A Islândia é conhecida por se ter tornado líder mundial no uso de energia geotérmica para aquecimento. Logo após a II Guerra Mundial a Autoridade Energética Nacional levou a cabo pesquisas e desenvolvimentos que levaram ao uso de fontes geotérmicas para aquecimento de edifícios. Hoje, cerca de 9 em cada 10 construções são aquecidas por geotermia.

Como resultado da rápida expansão do mercado energético islandês, as necessidades energéticas aumentaram exponencialmente. A capacidade de geração energética de fontes geotermais instalada em 2013 totalizava 665 MWe e a produção era de 5.245 GWh, ou seja, 29% do total da produção de energia islandesa.

Pesquisa

O Iceland Deep Drilling Project (IDDP) é um estudo a longo prazo dos sistemas hidrotermais islandeses de temperaturas altas. O IDDP é um esforço colaborativo desenvolvido por um consórcio de empresas energéticas islandesas em conjunto com o governo, com o objectivo de determinar se a utilização de fluídos geotermais supercríticos melhorará a eficiência económica da produção de energia em locais de captação geotérmica.

Durante os próximos anos, o IDPP espera executar uma série de furos que penetrarão zonas supercríticas que se crê existirem debaixo de três campos termais actualmente em exploração na Islândia. Isto exigirá perfuração até uma profundidade de 5km, de maneira a atingir os fluídos hidrotermais a temperaturas que oscilam entre 450°C e cerca de 600°C.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • transferir (1)

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    Outra face da aquicultura

    Em 2016 o comércio de algas marinhas obteve um rendimento que ultrapassa, a título de exemplo, toda a produção mundial de limas e limões. A captura de algas duplicou na última década e actualmente já existem autênticas quintas...

  • 4

    Technology

    Out 31, 2018

    ECRÃS FLEXÍVEIS ROYOLE

    "Muitas vezes é o caso de avanços tecnológicos, que são de alguma forma interessantes, mas depois passam muito tempo na fase de protótipo. Os detalhes costumam ser complicados, mas a Royole mostrou algumas telas flexíveis...

  • Depositphotos_28058841_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    O CAMINHO DO SUCESSO

    Em pleno século XXI e com todos os avanços científicos e tecnológicos a ocorrer quase a ritmo diário, torna-se imperiosa uma actualização regular de conhecimentos, procedimentos e técnicas envolvidas na função essencial...


  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...

  • 0-1352400373-expo_spon_01

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    DEBATER O FUTURO DA ENERGIA

    É um dos maiores eventos do mundo e não acontece todos os anos. Essa é uma das razões porque são tão importantes. Mas há outra: os vastos debates que cada uma destas feiras mundiais (conhecidas como "Expos") trazem à luz e...

  • IMG_4878_1950x

    Helthcare & Wellness

    Abr 21, 2018

    MÁS VIBES, BOAS VIBES

    Claro! Andar de bicicleta em vez do carro e até mesmo um transporte público, é uma boa atitude para a sua saúde pessoal e comum. Certifique-se apenas que o faz da forma certa


  • 01

    Science & Nature

    Jan 1, 2017

    LÃ DOS ALPES "É MUITO VALIOSA"

    A lã suíça é bastante conhecida pela sua potencialidade de isolamento térmico. A Orvotox aposta nesta fibra natural para desenvolver produtos de montanhismo. 

  • nano-technology-1480553

    Technology

    Jul 1, 2016

    O FUTURO DOS NANOROBOTS

    Os nanorobots parecem algum tipo de criaturas fantásticas descritas nas páginas dos livros de ficção científica, no entanto, estão "na moda" nos laboratórios de nanotecnologia em todo o mundo.

  • Find everything, anywhere

    Technology

    Nov 30, 2015

    Encontre tudo, em todo o lado

    Estamos sempre a perder coisas. É um problema simples do dia-a-dia que merece uma solução igualmente simples, mas eficiente. Foi por isso que nasceu o Lapa.

    Lapa é um descobridor de coisas como nenhum outro. No entanto, nem...