Science & Nature

Abr 1, 2017

CERVEJEIRA DB - DA AREIA AO VIDRO À AREIA

As cervejeiras DB da Nova Zelândia, que em 2015 já se tinham tornado conhecidas graças ao reaproveitamento que faziam das leveduras que sobravam após a fermentação da cerveja para criar biodiesel, voltam à carga com uma inovação ecológica com a intenção de salvar as praias do mundo, com destaque para as praias da sua terra natal.

<

A utilização industrial da areia tem muitas aplicações e, embora seja fácil produzi-la a partir de pedra em bruto, o modo mais fácil e barato é o de a retirar onde ela existe em maior abundância, as praias.

A DB engarrafa ainda as suas cervejas em vidro, criado a partir de areia e decidiu criar uma máquina que permite aos seus consumidores reciclar essas garrafas de cerveja, transformando-as novamente em areia.

Apostando numa campanha de sensibilização marcada pelo bom humor, graças ao slogan "salve o mundo, beba mais cerveja", criou uma frota de máquinas de reciclagem de garrafas de cerveja distribuídas gratuitamente aos bares e restaurantes da Nova Zelândia incentivando os clientes destes a reciclar as garrafas. Ao contrário do que sucede com as campanhas e os caixotes convencionais para reciclagem de vidro (que têm que ser recolhidos, levados para uma fábrica e transformados), as máquinas de reciclagem da DB reciclam as garrafas ao vivo, mal o cliente as insere na máquina!

As estatísticas demonstram que dois terços das praias do mundo estão a desaparecer graças à utilização intensiva da sua areia para criar betão, janelas e, claro está, garrafas de cerveja. As cervejeiras DB anunciaram que o seu objectivo é entregar a areia criada pelas suas máquinas de reciclagem às empresas de construção e outros parceiros comerciais de modo a reduzir a dependência da areia das pristinas praias do país.

As máquinas funcionam do seguinte modo: quando alguém insere uma garrafa, em meros cinco segundos, um laser activa um mecanismo composto de pequenos martelos de aço que rodam a 2.800 rotações por minuto; mal estes pulverizam a garrafa, um sistema de aspiração separa o pó de silício e a etiqueta de papel da garrafa, deixando para recolha 200 gramas de areia artificial.

Parte da máquina de reciclagem é transparente, pelo que os clientes podem mesmo ver a garrafa que inserirem transformar-se em areia à frente dos seus olhos!

A cervejeira já conseguiu assegurar um contrato de dois anos com a DryMix, o maior produtor de cimento seco da nação, além de ter conseguido acordos para que a areia artificial criada com as garrafas das suas cervejas seja também utilizada para pavimentar estradas, campos de golfe e construção residencial.

A empresa estima que irá conseguir criar aproximadamente 100 toneladas de areia artificial nos primeiros meses, o equivalente a 500.000 garrafas da marca DB Export.

Em declarações à imprensa Sean O'Donnell, director de marketing da DB Breweries, referiu que os neo-zelandeses "adoram as suas praias e adoram cerveja", acrescentando, "não seria formidável se pudéssemos beber uma cerveja e ao mesmo tempo estar a contribuir para salvar o ambiente?"

As marcas de cerveja da DB incluem agora uma etiqueta com os dizeres "Beba DB Export, salve as nossas praias" para incentivar os seus consumidores a reciclarem a garrafa. "Sozinhos não conseguimos resolver o problema", acrescentou ainda O'Donnell, "mas sabíamos que alguma coisa podíamos fazer para ajudar. Temos orgulho de lançar uma iniciativa que nos vai ajudar a proteger as praias para as próximas gerações."

A indústria cervejeira é uma das grandes consumidoras de areia, crucial para o fabrico das suas garrafas. A necessidade de se tornar numa indústria sustentável, num mundo global tornado cada vez mais bem informado graças às redes sociais e à Internet, começa a fazer com que as cervejeiras mais conscientes se destaquem pela inovação.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 355260_1_800

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    CONSTRUÇÕES ORIGAMI

    Como num truque de magia, desembrulha-se o pacote e... UAU! É a estrutura que você precisa para as suas férias, festival de música, pavilhão de exibição, o seu... o que você precisar temporariamente.

  • 1st-Sydney-TonerPave-Street-Sept14-3(1)

    Business & Industry

    Abr 28, 2018

    RECICLAR, REUTILIZAR, REPAVIMENTAR

    O e-lixo é um problema crónico e global de poluição. Relatórios da United Nations University demonstram que apenas 20 por cento do e-lixo gerado, é depois colocado em programas oficiais de reciclagem

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens_café

    Food & Beverage

    Jan 14, 2019

    Your VIP Partner Coffee - Sobre nós

    A marca Your VIP Partner está associada a várias áreas de negócios em todo o mundo.



  • enko-running-shoes-7

    Sport

    Ago 1, 2017

    EM FORMA SEM LESÕES

    Praticar vários desportos, com a intenção de estar em forma e saudável, é quase obrigatório, por estes dias. As pessoas parecem ter muitos cuidados e preocupam-se bastante com a sua qualidade diária de vida e também a do futuro.

    ...

  • A3JUNIOR-BE05-A

    Mecanica e Locomoção

    Abr 1, 2017

    INVACARE ACTION 3 JUNIOR - A CADEIRA DE RODAS QUE CRESCE COM AS CRIANÇAS

    Quando pensamos em crianças e jovens, surge-nos imediatamente uma imagem de liberdade, diversão e energia. Retirar isso a uma criança é triste, sobretudo, quando razões diversas a levam a usar cadeira de rodas. A pensar nisso,...

  • DAK1xK3VoAEzFAG

    Helthcare & Wellness

    Ago 1, 2017

    CONTROLE O SEU SONO

    É de puro bom senso, que um bom e repousante sono é fundamental para o bem-estar da mente e do corpo. Monitorizar o sono, portanto, é fundamental para evitar disrupções negativas.


  • Bugatti Veyron

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2014

    Only eight left for sale

    Combining unique and amazing techniques, the Bugatti Veyron is one of the most exclusive car models around the world, as the production reaches it's final, ten years after it's launch.

  • 01

    Mecanica e Locomoção

    Fev 1, 2017

    APLAUDIDO INTERNACIONALMENTE

    É, sem dúvida, luxuoso. Até irreverente. O Rolls-Royce Dawn foi eleito o "Melhor Carro de Luxo" no Reino Unido. Chegou para deslumbrar.

  • 04

    Business & Industry

    Set 1, 2016

    15 ANOS DE BANCA PARA DESENVOLVER ANGOLA

    Após 15 de existência, o Banco SOL atingiu uma dimensão que o torna uma referência entre os 27 bancos que operam em Angola. Porém, não é ser o maior que o motiva, mas estar entre os melhores que lhe abre caminho para a expansão...