Science & Nature

Abr 1, 2017

CERVEJEIRA DB - DA AREIA AO VIDRO À AREIA

As cervejeiras DB da Nova Zelândia, que em 2015 já se tinham tornado conhecidas graças ao reaproveitamento que faziam das leveduras que sobravam após a fermentação da cerveja para criar biodiesel, voltam à carga com uma inovação ecológica com a intenção de salvar as praias do mundo, com destaque para as praias da sua terra natal.

A utilização industrial da areia tem muitas aplicações e, embora seja fácil produzi-la a partir de pedra em bruto, o modo mais fácil e barato é o de a retirar onde ela existe em maior abundância, as praias.

A DB engarrafa ainda as suas cervejas em vidro, criado a partir de areia e decidiu criar uma máquina que permite aos seus consumidores reciclar essas garrafas de cerveja, transformando-as novamente em areia.

Apostando numa campanha de sensibilização marcada pelo bom humor, graças ao slogan "salve o mundo, beba mais cerveja", criou uma frota de máquinas de reciclagem de garrafas de cerveja distribuídas gratuitamente aos bares e restaurantes da Nova Zelândia incentivando os clientes destes a reciclar as garrafas. Ao contrário do que sucede com as campanhas e os caixotes convencionais para reciclagem de vidro (que têm que ser recolhidos, levados para uma fábrica e transformados), as máquinas de reciclagem da DB reciclam as garrafas ao vivo, mal o cliente as insere na máquina!

As estatísticas demonstram que dois terços das praias do mundo estão a desaparecer graças à utilização intensiva da sua areia para criar betão, janelas e, claro está, garrafas de cerveja. As cervejeiras DB anunciaram que o seu objectivo é entregar a areia criada pelas suas máquinas de reciclagem às empresas de construção e outros parceiros comerciais de modo a reduzir a dependência da areia das pristinas praias do país.

As máquinas funcionam do seguinte modo: quando alguém insere uma garrafa, em meros cinco segundos, um laser activa um mecanismo composto de pequenos martelos de aço que rodam a 2.800 rotações por minuto; mal estes pulverizam a garrafa, um sistema de aspiração separa o pó de silício e a etiqueta de papel da garrafa, deixando para recolha 200 gramas de areia artificial.

Parte da máquina de reciclagem é transparente, pelo que os clientes podem mesmo ver a garrafa que inserirem transformar-se em areia à frente dos seus olhos!

A cervejeira já conseguiu assegurar um contrato de dois anos com a DryMix, o maior produtor de cimento seco da nação, além de ter conseguido acordos para que a areia artificial criada com as garrafas das suas cervejas seja também utilizada para pavimentar estradas, campos de golfe e construção residencial.

A empresa estima que irá conseguir criar aproximadamente 100 toneladas de areia artificial nos primeiros meses, o equivalente a 500.000 garrafas da marca DB Export.

Em declarações à imprensa Sean O'Donnell, director de marketing da DB Breweries, referiu que os neo-zelandeses "adoram as suas praias e adoram cerveja", acrescentando, "não seria formidável se pudéssemos beber uma cerveja e ao mesmo tempo estar a contribuir para salvar o ambiente?"

As marcas de cerveja da DB incluem agora uma etiqueta com os dizeres "Beba DB Export, salve as nossas praias" para incentivar os seus consumidores a reciclarem a garrafa. "Sozinhos não conseguimos resolver o problema", acrescentou ainda O'Donnell, "mas sabíamos que alguma coisa podíamos fazer para ajudar. Temos orgulho de lançar uma iniciativa que nos vai ajudar a proteger as praias para as próximas gerações."

A indústria cervejeira é uma das grandes consumidoras de areia, crucial para o fabrico das suas garrafas. A necessidade de se tornar numa indústria sustentável, num mundo global tornado cada vez mais bem informado graças às redes sociais e à Internet, começa a fazer com que as cervejeiras mais conscientes se destaquem pela inovação.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • A Fortune of Mine

    Business & Industry

    Jan 31, 2016

    Uma Mina Afortunada

    Hoje em dia, metais como a prata, ouro chumbo e zinco são matérias-primas vitais no dia-a-dia. Desde telemóveis a energias renováveis e equipamento médico, este materiais preciosos e de base formam as fundações da sociedade. A...

  • Culture & Art

    Abr 1, 2015

    The Forgotten Instrument

    Russian physicist and inventor Lev Termen created the Theremin, the first electronic musical instrument in history. Unknown to many people, its unique sound is embedded in the world's pop-culture.

  • cars1

    Mecanica e Locomoção

    Nov 1, 2016

    FICÇÃO NUM FUTURO PRÓXIMO - CONDUÇÃO AUTÓNOMA

    Este é um tema que entrou em definitivo na ordem do dia e que não deixa ninguém indiferente. Quer se goste ou não, quer se queira ou não, a condução de viaturas de transporte vai mesmo deixar de incluir o factor humano, com...


  • Still from the movie "Aiyyaa" (2012) by Shachin Kundalkar

    Culture & Art

    Jan 31, 2016

    A Maior Indústria Cinematográfica

    Existe aqui uma aura de mistério para o mundo ocidental. Um misto de emoção e estranheza para o espectador menos treinado que assiste a um filme de Bollywood pela primeira vez. A maior indústria cinematográfica do mundo tem origem...

  • Myanmar1

    Lifestyle & Travel

    Nov 1, 2016

    A PÉROLA DA ÁSIA

    Levamo-lo ao coração de um país extraordinário, cujo povo, afável e hospitaleiro, e liderado por milhares de monges, leva um estilo de vida simples e milenar. De Yangon a Kalaw, de Mandalay a Ngapali, ou de...

  • AdobeStock_70053652

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PEQUENO ALMOÇO - COMEÇAR O DIA A COMER

    Os benefícios do pequeno-almoço para a saúde, não têm sido consensuais ao longo da história e, ainda hoje se discute que tipo de alimentos se devem ingerir de manhã e se estes devem ou não estar dependentes da actividade física...


  • 6120ee_380c3a7c8b5b4d3db31ca50125ff7f7b~mv2_d_4657_3264_s_4_2.jpg_srz_1081_758_85_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

    Sport

    Mar 1, 2017

    RUGBY EM CADEIRA-DE-RODAS - NUNCA DESISTIR

    Poderíamos imaginar que o rugby é um jogo demasiado físico, para ser praticado por pessoas com deficiência. Bem, com crianças seria o mesmo, mas elas adoram. As pessoas com deficiência não são flores e, com a postura correcta...

  • vegetacion_del_mundo_212903380_1200x803

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    A ÁRVORE DA VIDA

    O Baobá personifica o espírito africano. Árvore da vida, da fertilidade e solução medicinal para muitas maleitas, o Baobá tem uma importância única para comunidades inteiras. Há uma lenda no Senegal (a imagem desta árvore...

  • 15026-americaandrsquos-cup-2017-the-journey-to-bermuda-begins-in-portsmouth

    Sport

    Jun 1, 2017

    OS IATES MAIS RÁPIDOS DE SEMPRE

    Passados 35 anos da primeira competição em 1851, em solo inglês, as Bermudas são palco da edição de 2017 da Taça América. Desde então, esta prova não mais deixou de conquistar prestígio e interesse mundiais. Destino obrigatório...