Science & Nature

Abr 1, 2017

CERVEJEIRA DB - DA AREIA AO VIDRO À AREIA

As cervejeiras DB da Nova Zelândia, que em 2015 já se tinham tornado conhecidas graças ao reaproveitamento que faziam das leveduras que sobravam após a fermentação da cerveja para criar biodiesel, voltam à carga com uma inovação ecológica com a intenção de salvar as praias do mundo, com destaque para as praias da sua terra natal.

A utilização industrial da areia tem muitas aplicações e, embora seja fácil produzi-la a partir de pedra em bruto, o modo mais fácil e barato é o de a retirar onde ela existe em maior abundância, as praias.

A DB engarrafa ainda as suas cervejas em vidro, criado a partir de areia e decidiu criar uma máquina que permite aos seus consumidores reciclar essas garrafas de cerveja, transformando-as novamente em areia.

Apostando numa campanha de sensibilização marcada pelo bom humor, graças ao slogan "salve o mundo, beba mais cerveja", criou uma frota de máquinas de reciclagem de garrafas de cerveja distribuídas gratuitamente aos bares e restaurantes da Nova Zelândia incentivando os clientes destes a reciclar as garrafas. Ao contrário do que sucede com as campanhas e os caixotes convencionais para reciclagem de vidro (que têm que ser recolhidos, levados para uma fábrica e transformados), as máquinas de reciclagem da DB reciclam as garrafas ao vivo, mal o cliente as insere na máquina!

As estatísticas demonstram que dois terços das praias do mundo estão a desaparecer graças à utilização intensiva da sua areia para criar betão, janelas e, claro está, garrafas de cerveja. As cervejeiras DB anunciaram que o seu objectivo é entregar a areia criada pelas suas máquinas de reciclagem às empresas de construção e outros parceiros comerciais de modo a reduzir a dependência da areia das pristinas praias do país.

As máquinas funcionam do seguinte modo: quando alguém insere uma garrafa, em meros cinco segundos, um laser activa um mecanismo composto de pequenos martelos de aço que rodam a 2.800 rotações por minuto; mal estes pulverizam a garrafa, um sistema de aspiração separa o pó de silício e a etiqueta de papel da garrafa, deixando para recolha 200 gramas de areia artificial.

Parte da máquina de reciclagem é transparente, pelo que os clientes podem mesmo ver a garrafa que inserirem transformar-se em areia à frente dos seus olhos!

A cervejeira já conseguiu assegurar um contrato de dois anos com a DryMix, o maior produtor de cimento seco da nação, além de ter conseguido acordos para que a areia artificial criada com as garrafas das suas cervejas seja também utilizada para pavimentar estradas, campos de golfe e construção residencial.

A empresa estima que irá conseguir criar aproximadamente 100 toneladas de areia artificial nos primeiros meses, o equivalente a 500.000 garrafas da marca DB Export.

Em declarações à imprensa Sean O'Donnell, director de marketing da DB Breweries, referiu que os neo-zelandeses "adoram as suas praias e adoram cerveja", acrescentando, "não seria formidável se pudéssemos beber uma cerveja e ao mesmo tempo estar a contribuir para salvar o ambiente?"

As marcas de cerveja da DB incluem agora uma etiqueta com os dizeres "Beba DB Export, salve as nossas praias" para incentivar os seus consumidores a reciclarem a garrafa. "Sozinhos não conseguimos resolver o problema", acrescentou ainda O'Donnell, "mas sabíamos que alguma coisa podíamos fazer para ajudar. Temos orgulho de lançar uma iniciativa que nos vai ajudar a proteger as praias para as próximas gerações."

A indústria cervejeira é uma das grandes consumidoras de areia, crucial para o fabrico das suas garrafas. A necessidade de se tornar numa indústria sustentável, num mundo global tornado cada vez mais bem informado graças às redes sociais e à Internet, começa a fazer com que as cervejeiras mais conscientes se destaquem pela inovação.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 912d9143bd63a2b40a0d28f3929fe883

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    ESCULPINDO A MÃE NATUREZA

    Apaixonado pela história natural, fauna e flora dos lugares que lhe são mais queridos, África e Oceânia, Gordon Pembridge, é um mestre na arte de esculpir a Mãe Natureza. De troncos de madeira nascem verdadeiras obras de arte,...

  • Depositphotos_39732177_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    ILHA DE PÁSCOA - O MISTÉRIO PERMANECE

    É talvez um dos segredos mais bem guardados da Humanidade, as "Moais", também conhecidas como as "Cabeças da Ilha de Páscoa", estátuas esculpidas a partir das pedras do vulcão "Rano Raraku", que podem pesar 88...

  • 00202943

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    O «EL DORADO» DOS INVESTIDORES

    Terra de Pablo Neruda, Gabriela Mistral (a primeira mulher americana a receber um Prémio Nobel de Literatura, em 1945) e de Isabel Allende, a República do Chile está apostada em captar investimentos internacionais, como forma de...


  • birk_pillow_1024x1024

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    O baloiço que ajuda a manter o equilíbrio

    O equilíbrio do corpo humano é conseguido através da comunicação entre diferentes partes do corpo, os olhos, o sistema vestibular do ouvido e as articulações e músculos, quando cada parte funciona correctamente o sistema de...

  • Easy-Quorn-Stir-Fry-4-with-text

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    CARNE SEM CARNE

    Alguma vez questionou como vai o mundo fazer face ao expectável crescimento da população, o qual levará à escassez de alimentos e à fome generalizada? Bom, e alguma vez se questionou como é que os vegetarianos obtêm a sua...

  • 1. Lloyds-Bank-Bank-With-a-Bar

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    BANCO COM BAR

    Numa altura em que o normal tem sido o encerramento sucessivo de sucursais de bancos, estimando-se que actualmente existam cerca de 8.000 sucursais bancárias abertas no Reino Unido quando em 1989 existiam quase 18.000 (dados divulgados...


  • Luxury & Fashion

    Mar 1, 2015

    Walk Over the Clouds

    Founded in 1879 in Northampton, at the heart of England's most famous shoemaking town, Crockett & Jones specialise in the manufacture of high quality Goodyear-welted footwear.

  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    Complete ship management

    Managing a cruise ship is a complex task. After all, it's a floating city with immense logistic requirements. From food to passengers' accounts, everything needs to be monitored by a reliable centralized system that can be customized...

  • Technology

    Abr 1, 2015

    No More Flat Tires

    A punctured tire is the definition of a bad day, but Michelin is taking some of the sting out as it announces the opening of its newest North American plant, which the...