Food & Beverage

Fev 1, 2017

DA ÍNDIA COM PICANTE

A cozinha indiana é bastante conhecida pelas especiarias que utiliza. Na edição deste mês, a Your Vip Partner aborda alguns dos benefícios do picante e, particularmente, da malagueta.

<

É caso para dizer que até se pode estranhar, mas facilmente se aprende a gostar, sobretudo quando se percebe quais os benefícios associados à utilização de malagueta na comida. Existe quem defenda que consumir picante ajuda a prevenir doenças graves e, até, a ter uma pele bonita.

A Universidade de Vermont, nos Estados Unidos da América (EUA), publicou recentemente um estudo que indica que o consumo de malagueta pode estar associado a uma vida mais longa. Entre 1988 e 1999, participaram neste estudo cerca de 16 000 norte-americanos. Em 19 anos, morreram cerca de 34% dos participantes. Contudo, a percentagem desce para 22% quando os dados se referem apenas a quem consumia malaguetas com regularidade. De acordo com os resultados obtidos, o menor risco de morte pode ter que ver com o consumo do composto activo da malagueta, a "capsaicina". Segundo afirmou Benjamin Litternberg, um dos autores do estudo, este composto pode reduzir inflamações. Apesar de se associar cada vez mais o benefício do consumo de picante a uma maior longevidade, o segredo pode estar numa dieta equilibrada e, sobretudo, saudável.

Sabores ricos

A gastronomia indiana é muito conhecida pelos sabores ricos e, sobretudo, picantes. Na Índia são produzidos diversos tipos de malaguetas, com várias cores e sabores. Trata-se de uma especiaria indispensável em grande parte das cozinhas domésticas ou profissionais. É fácil encontrá-la disponível em vários tamanhos ou intensidades, existindo cerca de 400 variedades pelo mundo. A malagueta foi introduzida na Índia após a chegada do navegador e explorador português Vasco da Gama, no período dos "Descobrimentos". O clima favorável fez com que se produzisse com facilidade em vários locais como Andhra Pradesh, Tamil Nadu, Gujarat ou Caxemira.

Hoje é praticamente impossível cozinhar sem recorrer a qualquer especiaria, pois tornou-se numa importante fonte de cor e sabor. A malagueta propriamente dita dá um toque quente aos tão conhecidos pratos de caril, e é muito utilizada em molhos. É uma importante fonte de vitamina C, magnésio, fibra, vitamina B6, ferro ou potássio, e tem antioxidantes que ajudam a controlar, por exemplo, o colesterol.

Para além do espaço que as especiarias conquistaram nas cozinhas, também podem ser utilizadas para fins medicinais ou em cuidados de beleza. Uma pomada com pimenta moída pode ajudar a estimular o fluxo sanguíneo numa zona afectada pela dor. A medicina ayurvédica, por sua vez, recorre a propriedades da malagueta para promover a digestão ou aliviar dores de garganta. Se combinada com sementes de coentros e gengibre, esta especiaria pode ajudar ainda a aliviar dores abdominais ou náuseas.

AB Mauri

A malagueta é uma das especiarias comercializadas pela AB Mauri, que integra a Associated British Foods plc. Esta empresa exporta diversas especiarias para vários países. Têm instalações de processamento em Cochin, Índia, as quais se encontram certificadas por normas internacionais de segurança alimentar e de qualidade. Foi-lhe, até, atribuída a classificação de "Excelente" pelo American Institute of Bakers. A AB Mauri dedica-se ao processamento de especiarias de acordo com as exigências e necessidades de cada cliente, desenvolvendo misturas e temperos únicos.

República da Índia

A República da Índia é um país asiático com capital em Nova Deli. É o segundo país mais populoso do mundo, cuja primazia é ocupada pela República Popular da China, destacando-se pela diversidade cultural no que diz respeito à língua, cultura e religião. O itinerário mais comum para visitar este país é conhecido como "triângulo dourado", constituído pelas cidades de Deli, Agra e Jaipur. A comida é marcadamente picante e internacionalmente conhecida por essa mesma característica. Grande parte da população é vegetariana, sendo que os pratos são, sobretudo, à base vegetais marinados e, claro, picantes. 


Contactos * www.cochinspices.com * spices@abmauri.com * Tel. +91 484 2413068 *

AB Mauri India Pvt. Ltd., Plot No.24, Cochin Special Economic Zone (CSEZ), Kakkanad, Cochin – 682 037, Índia

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...

  • 2_10_17acapulco3

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    ADIDAS ACAPULCO - WALK THIS WAY

    Quem se lembra de Run DMC? E de Stan Smith? E quem não conhece a Adidas? O que têm em comum a famosa marca das três faixas e os nomes acima mencionados? Os gloriosos anos 80.

  • sonos-playbar11

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    UMA NOVA DIMENSÃO

    Quando pensamos que ter uma sound base na sala pode ser a resposta para os nossos sonhos, normalmente apercebemo-nos que isso pode ser antes um problema – a maioria das televisões de hoje, simplesmente não o permitem.


  • Vector001

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    INTELIGÊNCIA (POUCO) ARTIFICIAL

    Oficialmente inaugurado em Toronto, Canadá, no passado dia 30 de Março, o Instituto Vector conta já com um investimento de 150 milhões de dólares por parte de empresas como o Facebook e o Google, multinacionais de tecnologia...

  • 0-1352400373-expo_spon_01

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    DEBATER O FUTURO DA ENERGIA

    É um dos maiores eventos do mundo e não acontece todos os anos. Essa é uma das razões porque são tão importantes. Mas há outra: os vastos debates que cada uma destas feiras mundiais (conhecidas como "Expos") trazem à luz e...

  • Biclas09

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    Kross expande para a Holanda

    Em Novembro de 2016 o mundo dos entusiastas do ciclismo ficou abalado com a falência da Multicycle, a maior empresa de fabrico de bicicletas da Holanda e internacionalmente reconhecida pelos avanços tecnológicos que a levaram a...


  • Technology

    Mar 1, 2015

    Longer range electric cars

    In recent years the automotive industry has set their controls for the heart of electric engines and batteries, leaping forward very fast, developing technologies that were only a dream just ten years ago.

  • Le-Morne--1024x679

    Lifestyle & Travel

    Abr 1, 2016

    Uma História Que Se Sente

    Maurícias é um país que compreende a Ilha Maurícia, a Ilha Rodrigues, e as ilhas periféricas Agaléga, St. Brandon e dois territórios disputados. Focando a atenção na Ilha Maurícia, esta deixa qualquer um boquiaberto ao ver...

  • Business & Industry

    Out 1, 2015

    Marcas Globais para Necessidades Globais

    Henkel é um nome conhecido em todo o mundo. A companhia tornou-se reconhecida pelos seus produtos de limpeza para a casa e indústria, mas cresceu durante mais de um século até se tornar um fornecedor global e líder de marcas e tecnologias.

    ...