Luxury & Fashion

Abr 1, 2017

LÃ DE CAMELO - DE QUENTE PARA MAIS QUENTE

Se já sentiu arrepios ao ver o preço de um casaco de lã de camelo, pense só no conforto que tal investimento lhe poderia trazer em noites mais frias. A lã de camelo é um tecido macio, fofo, confortável, quente e respirável.

Este é um tecido utilizado com frequência na confecção de roupas de luxo, dado o seu valor. Este, reflete bem os custos do processo de transformação, bastante complexo e especial.

A lã de camelo é feita exclusivamente a partir do pêlo do camelo bactriano (o camelo de duas bossas). Ao contrário do dromedário (o camelo de uma bossa), que habita os climas quentes dos desertos africanos, o bactriano habita regiões mais frias e de grande altitude como são os desertos da Mongólia e da China.

Os pêlos do camelo bactriano são, por isso, mais compridos, mais macios e mais quentes. É um pêlo espesso e grosso e pode atingir até 45 cm de comprimento.

Ao contrário das ovelhas e das cabras, que são tosquiadas regularmente para recolher as pelagens para posterior tecelagem, os camelos bactrianos mudam de pêlo no final da primavera e início do verão, num processo que pode levar entre seis a oito semanas.

A lã recolhida pode variar de um bronzeado dourado, a castanho escuro e avermelhado, ou mesmo um tom ainda mais escuro, quase preto. Normalmente é composta por dois tipos de fibra: os pêlos de protecção, mais compridos; e os pêlos de base, mais curtos.

Os pêlos de base (5 a 12 cm) são utilizados com mais frequência na produção de têxteis, como tapetes ou cobertores.

Os pêlos de cobertura são os que são direccionados para produção em maior escala. Nesse processo, os pêlos são cardados para alinhar as fibras e, de seguida, são trançados em fio ou em tecidos, utilizando também uma mistura com pêlos de ovelha ou de cabra, como acontece com a pelagem da cabra cashmere, na Mongólia. Este processo, contudo, não lhe retira a macieza e textura, nem sequer o tom original do pêlo natural do camelo.

Roupas feitas com lã de camelo são extremamente finas, macias, de aparência brilhante e, também, leves e fortes.

São tecidos que retêm bem o calor (uma vez que o pêlo é oco) e que mantêm uma boa respiração. São quase impossíveis de manchar e têm um efeito anti-estático, o que significa que não acumulam poeiras ou bactérias, nem provocam alergias. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 

  • architectureimg.com-medieval-neuschwanstein-castle-germany-photography-architecture-scenery-bavaria-landscape-wide-screen-image-gallery

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    OS CONTOS DE FADAS E O PAPEL ESTRATÉGICO

    Para além da construção e beleza intemporais, os castelos são cenários de histórias românticas e encerram em si inúmeros mistérios e períodos da História. Modernos ou medievais, são monumentos de visita obrigatória e...

  • AdobeStock_89316902_Preview

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    SOBRE OS OMBROS DE GIGANTES

    O mundo vive hoje tempos conturbados e a história da humanidade tem mostrado que as crises económicas reflectem crises civilizacionais mais profundas, de valores. Processos e conhecimentos que já tínhamos dado por adquiridos são...


  • aula3

    Research & Education

    Mar 22, 2018

    NO TOPO DO MUNDO

    Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...

  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...

  • 2014-10-20 14.14.49

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    JARDINS DO FUTURO

    Se gosta de verde, prepare o coração, pois os jardins do futuro são de tirar o fôlego e vão estar por toda a parte. Do cantinho na varanda, à cozinha, sala de estar, área de serviço, quintal e, sobretudo, nas cidades e nos...


  • 01

    Food & Beverage

    Jan 1, 2017

    AMIGO PARA TODAS AS OCASIÕES

    É um dos ingredientes mais queridos da culinária portuguesa e, contudo, é pescado nos mares do Atlântico Norte. O pequeno país da Península Ibérica, é um dos maiores consumidores mundiais deste peixe, apesar de o seu volume...

  • Vertu

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2015

    Exclusive Luxury

    Vertu started life in the late 1990s as an indulgence for Nokia's designers. Led by Frank Nuovo, the group set out to explore what a phone could look and feel like if its design was unconstrained by budgetary concerns.

  • 01

    Technology

    Jan 1, 2017

    SUAVIDADE RIMA COM DUREZA

    É conhecida a dificuldade em executar certas tarefas enquanto se utilizam umas luvas pesadas e grossas. Destreza, sensibilidade e maneabilidade, são conceitos que estas luvas não conhecem. Mas a Ansell está a mudar este cenário.

    ...