Luxury & Fashion

Abr 1, 2017

LÃ DE CAMELO - DE QUENTE PARA MAIS QUENTE

Se já sentiu arrepios ao ver o preço de um casaco de lã de camelo, pense só no conforto que tal investimento lhe poderia trazer em noites mais frias. A lã de camelo é um tecido macio, fofo, confortável, quente e respirável.

Este é um tecido utilizado com frequência na confecção de roupas de luxo, dado o seu valor. Este, reflete bem os custos do processo de transformação, bastante complexo e especial.

A lã de camelo é feita exclusivamente a partir do pêlo do camelo bactriano (o camelo de duas bossas). Ao contrário do dromedário (o camelo de uma bossa), que habita os climas quentes dos desertos africanos, o bactriano habita regiões mais frias e de grande altitude como são os desertos da Mongólia e da China.

Os pêlos do camelo bactriano são, por isso, mais compridos, mais macios e mais quentes. É um pêlo espesso e grosso e pode atingir até 45 cm de comprimento.

Ao contrário das ovelhas e das cabras, que são tosquiadas regularmente para recolher as pelagens para posterior tecelagem, os camelos bactrianos mudam de pêlo no final da primavera e início do verão, num processo que pode levar entre seis a oito semanas.

A lã recolhida pode variar de um bronzeado dourado, a castanho escuro e avermelhado, ou mesmo um tom ainda mais escuro, quase preto. Normalmente é composta por dois tipos de fibra: os pêlos de protecção, mais compridos; e os pêlos de base, mais curtos.

Os pêlos de base (5 a 12 cm) são utilizados com mais frequência na produção de têxteis, como tapetes ou cobertores.

Os pêlos de cobertura são os que são direccionados para produção em maior escala. Nesse processo, os pêlos são cardados para alinhar as fibras e, de seguida, são trançados em fio ou em tecidos, utilizando também uma mistura com pêlos de ovelha ou de cabra, como acontece com a pelagem da cabra cashmere, na Mongólia. Este processo, contudo, não lhe retira a macieza e textura, nem sequer o tom original do pêlo natural do camelo.

Roupas feitas com lã de camelo são extremamente finas, macias, de aparência brilhante e, também, leves e fortes.

São tecidos que retêm bem o calor (uma vez que o pêlo é oco) e que mantêm uma boa respiração. São quase impossíveis de manchar e têm um efeito anti-estático, o que significa que não acumulam poeiras ou bactérias, nem provocam alergias. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • AR-170519548

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    CRESCER DE NOVO

    E outra vez, e de novo para dentro to mar. O Dubai não para de espantar o mundo com os seus hotéis e estilo de vida luxuosos. Mas também com os investimentos milionários para fazer o país crescer.

  • 1

    Science & Nature

    Out 4, 2018

    CITY TREE

    "A poluição urbana é um enorme problema em muitas cidades do mundo, e a fraca qualidade do ar pode significar um aumento em condições de doença crónica como a asma, ao mesmo tempo que dificulta as pessoas a andar, andar de...

  • IMG_6941

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    A CIDADE DAS CAVERNAS

    Quase se pode dizer que é uma cidade "bipolar". É "apenas" um dos locais habitados pelo Homem mais antigos do mundo, tendo a sua origem ainda na pré-história. E é também um dos locais mais preservados.


  • Li-HongBo-Klein-Sun-AM-41

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    LI HONGBO - BUSTOS FLEXÍVEIS

    Maleável como um dançarino de breakdance é assim que surge o busto de Michelangelo no trabalho intitulado "Tools of study", do artista chinês Li Hongbo, feito apenas com papel e cola. Tratam-se de esculturas de papel, mas...

  • Diane-Van-Furstenberg-10099DVFSVABB_A1

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    O MUNDO EM COLLANTS

    Lisos, com laços, bolas ou em renda, rasgados, de rede, brilhantes, opacos ou transparentes, com ou sem ligas, de descanso, push up ou especiais para grávidas, os collants são hoje uma peça de vestuário indispensável, que...

  • jak_3

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    Três em um para o ar livre

    Passar alguns dias ao ar livre é um desafio pela quantidade de material que é necessário transportar: a tenda, o saco de cama, roupa adequada à temperatura, utensílios de higiene diária, calçado extra e, se pretender cozinhar...


  • 01 Glass

    Business & Industry

    Set 1, 2016

    PARA ALÉM DO VIDRO

    Actualmente, existe mais na indústria do vidro do que os olhos conseguem ver. Altamente versátil, o vidro pode ser utilizado em inúmeras necessidades diárias, combinando estética, limpeza fácil, conservação de energia ou soluções...

  • 1968

    Culture & Art

    Jun 28, 2015

    Toys are fun

    Famosa Toys is one of the biggest toymakers in the world, manufacturing 14 brands with different product lines. From classical dolls to modern motorized toys, the spanish group wants to evolve constantly and innovate everyday.

  • Vertu

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2015

    Exclusive Luxury

    Vertu started life in the late 1990s as an indulgence for Nokia's designers. Led by Frank Nuovo, the group set out to explore what a phone could look and feel like if its design was unconstrained by budgetary concerns.