Luxury & Fashion

Abr 1, 2017

LÃ DE CAMELO - DE QUENTE PARA MAIS QUENTE

Se já sentiu arrepios ao ver o preço de um casaco de lã de camelo, pense só no conforto que tal investimento lhe poderia trazer em noites mais frias. A lã de camelo é um tecido macio, fofo, confortável, quente e respirável.

Este é um tecido utilizado com frequência na confecção de roupas de luxo, dado o seu valor. Este, reflete bem os custos do processo de transformação, bastante complexo e especial.

A lã de camelo é feita exclusivamente a partir do pêlo do camelo bactriano (o camelo de duas bossas). Ao contrário do dromedário (o camelo de uma bossa), que habita os climas quentes dos desertos africanos, o bactriano habita regiões mais frias e de grande altitude como são os desertos da Mongólia e da China.

Os pêlos do camelo bactriano são, por isso, mais compridos, mais macios e mais quentes. É um pêlo espesso e grosso e pode atingir até 45 cm de comprimento.

Ao contrário das ovelhas e das cabras, que são tosquiadas regularmente para recolher as pelagens para posterior tecelagem, os camelos bactrianos mudam de pêlo no final da primavera e início do verão, num processo que pode levar entre seis a oito semanas.

A lã recolhida pode variar de um bronzeado dourado, a castanho escuro e avermelhado, ou mesmo um tom ainda mais escuro, quase preto. Normalmente é composta por dois tipos de fibra: os pêlos de protecção, mais compridos; e os pêlos de base, mais curtos.

Os pêlos de base (5 a 12 cm) são utilizados com mais frequência na produção de têxteis, como tapetes ou cobertores.

Os pêlos de cobertura são os que são direccionados para produção em maior escala. Nesse processo, os pêlos são cardados para alinhar as fibras e, de seguida, são trançados em fio ou em tecidos, utilizando também uma mistura com pêlos de ovelha ou de cabra, como acontece com a pelagem da cabra cashmere, na Mongólia. Este processo, contudo, não lhe retira a macieza e textura, nem sequer o tom original do pêlo natural do camelo.

Roupas feitas com lã de camelo são extremamente finas, macias, de aparência brilhante e, também, leves e fortes.

São tecidos que retêm bem o calor (uma vez que o pêlo é oco) e que mantêm uma boa respiração. São quase impossíveis de manchar e têm um efeito anti-estático, o que significa que não acumulam poeiras ou bactérias, nem provocam alergias. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 01

    Science & Nature

    Jan 1, 2017

    LÃ DOS ALPES "É MUITO VALIOSA"

    A lã suíça é bastante conhecida pela sua potencialidade de isolamento térmico. A Orvotox aposta nesta fibra natural para desenvolver produtos de montanhismo. 

  • Technology

    Abr 1, 2015

    To fly over the water

    The Reptile is a compact water-craft that features a carbon fiber shell and reinforced hull, measuring 7.5 m (24.6 ft) long and 3.5 m (11.5 ft) wide. 

  • Photos: feelwimbledon.co.uk

    Technology

    Mai 1, 2016

    AVANÇOS BIOMÉTRICOS PODEM SALVAR VIDAS

    Obter a contagem correcta de uma multidão é agora mais simples. Foram desenvolvidos softwares capazes de efectuar as primeiras contagens automatizadas de multidões, através da análise de fotografias aéreas de alta definição...


  • 1

    Business & Industry

    Out 1, 2015

    Um Mar de Soluções

    A Oceaneering é uma empresa que providencia serviços de extracção de campos de petróleo, com especialidade em águas profundas. A empresa também trabalha para a defesa, entretenimento e indústria aeroespacial.

  • African Cement

    Business & Industry

    Dez 31, 2015

    Cimento Africano

    A AfriSam é o fornecedor líder de materiais de construção e soluções técnicas de alta qualidade. Os seus cimentos, betão pronto e argamassas têm vindo a fazer contribuições significativas ao desenvolvimento infraestrutural...

  • Chromosonic1

    Technology

    Mai 1, 2016

    TECIDOS QUE FAZEM

    Imagine um tecido que lhe diz se está doente, regula a temperatura corporal ou que ajuda a sua pele. Uma verdadeira revolução que já começou e que abre caminho a que design, imaginação e tecnologia trabalhem de mãos dadas...


  • TransCanadaTrail002

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    TRANS-CANADIANO - O GRANDE TRILHO QUE UNE O CANADÁ

    Iniciado em 1992, o Trilha Trans-Canadiano tem como propósito unir os extremos do Canadá desde o oceano Atlântico ao Pacífico e ao Ártico, e estás prestes a ser concluído este Outono, precisamente no ano do 150º aniversário...

  • jak_3

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    Três em um para o ar livre

    Passar alguns dias ao ar livre é um desafio pela quantidade de material que é necessário transportar: a tenda, o saco de cama, roupa adequada à temperatura, utensílios de higiene diária, calçado extra e, se pretender cozinhar...

  • 1. Leila-Menchari-Art-or-Magic

    Culture & Art

    Nov 1, 2017

    ARTE OU MAGIA?

    "Pintores, escultores, artesãos de couro, tecelões, fabricantes de mosaico, escultores de pedra, fabricantes de vidro: uma série de artesãos especialistas trabalharam com a designer para criar os objetos e decorações destaque...