Technology

Jun 1, 2017

PARA OS NOSTÁLGICOS

Se existe um telefone que desperta nostalgia, esse telefone é o Nokia 3301. É um dos telefones mais populares de sempre, relembrado por sua quase indestrutibilidade, bateria de longa duração e o lendário jogo Snake (bom, Snake II para ser correcto).

<

Já foi líder de vendas no mercado dos telemóveis. E agora está de volta. O novo Nokia 3310 é uma homenagem adorável ao icónico aparelho, com a ajuda de actualizações dos dias modernos.

Quando olhamos para a frente do novo Nokia 3310, não existe a mínima dúvida sobre que aparelho ele presta homenagem. A exclusiva bordadura do ecrã e o layout das teclas numéricas garantem o regresso a outra época, mas maioritariamente a Nokia emagreceu e modernizou o design tornando o novo 3310 altamente embolsável.

Arrasa todas as escalas com apenas 79,6 gr, tornando-o confortavelmente mais leve que as 137 gr originais e, uma vez metido no bolso, vai esquecer que ele sequer lá está.

A construção em plástico é sólida e poderá adquirir o novo Nokia 3310 na tradicional cor azul escuro e cinzento do original, mas também no novo, num amarelo psicadélico e vermelho vivo. O desenho é muito agradável, mas é impossível deixar de pensar que a Nokia podia ter ido mais perto do aspecto e toque do 3310 original.

O visor parece um estouro do passado, mas é uma actualização significativa sobre o velho 3310. O novo Nokia 3310 tem um ecrã de 2.4 polegadas, 24 x 320 totalmente a cores, que é muito brilhante mas um pouco rude. Obiamente, está a pagar muito pouco pelo telefone porquanto isso não é importante, mas não vá tocar no ecrã com os dedos. Não é um Touchscreen.

Apesar disso os textos são perfeitamente legíveis, e a nova versão do Snake é muito jogável. Não são gráficos fantásticos mas, se fossem, arruinava o fascínio deste telefone.

O novo Nokia 3310 corre o sistema operativo Nokia Series 30+ o que oferece um número de opções de menu clássicas como Ligações de Chamadas, Contactos, Calculadora e Mensagens adicionando um Calendário, um browser básico, fotos, rádio, reprodutor de música, gravador de voz e uma camera. Mais, até existe uma loja de apps onde poderá descarregar jogos e apps.

Uma decepção é este novo Nokia 3310 ser apenas compatível com a geração 2.5G. Isto significa que não há velocidade de 3G ou 4G, resultando numa experiência de navegação bastante básica. E alguns mercados também poderão oferecer versões básicas de Twitter e Facebook.

Também lhe falta Wi-Fi, portanto não vai poder conectá-lo a redes domésticas ou profissionais para ligações mais rápidas. Existe Bluetooth apesar de tudo, em conjunto com um leitor de música e uma entrada de auscultadores de 3,5mm que permite ouvir quaisquer músicas que coloque num cartão microSD e instale no aparelho.

É um produto retro – o novo Nokia 3310 vem com apenas 16MB de capacidade de armazenamento. É suficiente para armazenar umas sete fotos da camera de 2MP. Por isso, vai quere instalar um cartão microSD na slot das traseiras do aparelho.

O Snake está de volta neste novo Nokia 3310, mas foi alvo de uma revisão completa em relação à versão que consagrou o 3310 original. Snake Xenzia, é a nova versão, obra da Gameloft e apresenta uma série de níveis com vários desenhos de mapas bem como o clássico modo de sobrevivência, com mapas ininterruptos.

O Snake é agora totalmente a cores para seu prazer visual. Contudo, os puristas do Snake não precisam temer, porque permite recorrer às definições do jogo e seleccionar quatro opções de controle diferentes – incluíndo o controle direccional clássico 2, 4, 6 e 8.

Também pode optar pelo pad de navegação de quatro vias do novo 3310 se não for amante da utilização das teclas, e fica um pouco mais fácil de controlar quando jogar com uma só mão. O pad de navegação é um pouco pequeno, contudo, e vai ter de ser muito rigoroso para obter os melhores resultados.

O Nokia 3310 original também era famoso pela durabilidade da sua bateria e, graças aos melhoramentos na eficência do telefone o novo Nokia 3310 resiste 22 horas de conversação e 31 dias em repouso.

Só vai ter direito a uma camera de 2MP na traseira do telefone. Não há flash, HDR, modo panorâmico ou algo mais recente do que a simples aplicação para apontar e disparar com um zoom digital. Não o vai fascinar, mas será uma coisa boa para ter num telefone secundário.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 2073dd46294295.584f22e2a1d29

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    REINVENTAR O DOMINÓ

    Todos os jogos têm, de alguma forma, a sua personalidade própria. Alguns jogos têm uma vida curta porque nascem numa certa época ou a partir de uma tecnologia. É o caso dos video-jogos, jogos de arcada ou de computador. Outros,...

  • 1

    Science & Nature

    Out 3, 2018

    SPROUT PENCIL

    O que acontece com um lápis de madeira depois de ser usado? Normalmente, é deitado ao lixo. Mas, e se fosse possível aumentar o seu tempo de vida, mesmo após já não restar nada que permita ser utilizado?

  • 1

    Helthcare & Wellness

    Nov 5, 2018

    PRÓTESES BIÓNICAS

    "Tal como as dos filmes de "Star Wars", as próteses biónicas têm um aspeto robótico que, com capas de silicone idênticas à realidade, passam quase despercebidas. Através dos sensores de leitura dos movimentos, estas próteses...


  • 1

    Technology

    Nov 27, 2018

    LG SUITBOT

    "LG has created a robotic exoskeleton designed to support and enhance its wearer's legs to improve lower limb strength. The suit, named LG CLOi SuitBot, features "naturally-rotating joints" and sandal-like shoes, which LG claimed...

  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...

  • A3JUNIOR-BE05-A

    Mecanica e Locomoção

    Abr 1, 2017

    INVACARE ACTION 3 JUNIOR - A CADEIRA DE RODAS QUE CRESCE COM AS CRIANÇAS

    Quando pensamos em crianças e jovens, surge-nos imediatamente uma imagem de liberdade, diversão e energia. Retirar isso a uma criança é triste, sobretudo, quando razões diversas a levam a usar cadeira de rodas. A pensar nisso,...


  • 3

    Food & Beverage

    Ago 1, 2016

    SABORES ÚNICOS

    Gelados artesanais, com texturas deliciosas e irresistíveis, são produzidos no Maine, Estados Unidos da América (EUA), e têm conquistado muitos adeptos, com ingredientes incomuns como o azeite ou a pimenta caiena.

    ...

  • Home & Design

    Set 1, 2015

    A small workshop destined to grow

    In 1965 Giorgio and Gilberto Martini started producing solid wood furniture in a small carpentry workshop in the lower regions of the province of Verona: an area with a long tradition of furniture-making. Right from the start, the firm...

  • Confael1

    Food & Beverage

    Nov 1, 2016

    A "DOLCE VITA" RUSSA DA CONFAEL

    Não é por falta de opções que hoje em dia é tão difícil escolher um presente. Pelo contrário, com a abundância de coisas giras acessíveis a todos nas lojas, tornou-se muito difícil surpreender alguém com um presente.

    ...