Mecanica e Locomoção

Fev 1, 2018

"FOOD BIKE" E DERIVADOS

Na última década a indústria das food trucks tornou-se numa presença vibrante em praticamente todas as capitais do mundo. Há uma tentativa de inovação cada vez maior no formato das carrinhas e caravanas normalmente utilizadas para este tipo de restauração itinerante.

Por PABLO HERNANDEZ

A Kleuster viu nisto uma oportunidade para promover as suas bicicletas eléctricas tendo como alvo as cidades e zonas históricas, onde existem várias limitações para a utilização de veículos motorizados.

Mas as bicicletas eléctricas da Kleuster não se ficam pelos comes e bebes, a empresa criou uma variedade de oferta que irá certamente atrair toda uma série de empresários inovadores e entidades governamentais preocupadas com o bem-estar dos seus cidadãos e a sustentabilidade das suas cidades.

Estas bicicletas eléctricas cumprem lindamente as funções de qualquer veículo motorizado de pequenas dimensões e como tal existem versões adaptadas à manutenção de espaços verdes urbanos ou para jardinagem, outras para serviços de entregas e, a aposta mais ousada e funcional a nosso ver, recolha de lixo urbano.

As bicicletas destinadas à recolha de lixo foram criadas a pensar tanto para poupar as zonas históricas das cidades dos gases libertados pelas opções motorizadas actualmente existentes bem como nas ruas tipicamente estreitas dessas mesmas zonas, as bicicletas eléctricas cumprem perfeitamente essas funções e têm a mais-valia de serem mais esguias podendo circular mais livremente em ruas estreitas com curvas apertadas. 

As bicicletas foram concebidas para seres humanos com uma altura entre 1,50m e 1,90 e com uma classificação que permite a sua utilização nas faixas destinadas a veículos públicos, ciclovias e zonas pedestres onde não é permitida a circulação de veículos motorizados – o que na prática tem contado sempre com a excepção da utilização de veículos motorizados para a recolha do lixo (acopláveis aos camiões de resíduos urbanos para descarga) e manutenção de espaços verdes com os riscos que tal acarreta para os pedestres que circulam nessas áreas, normalmente uma grande densidade de turistas. Há que destacar que, uma vez que se trata de uma bicicleta – pese embora o seu motor auxiliar eléctrico – a utilização da mesma não requer uma carta de condução nem sequer o registo do veículo.

Uma vez que os veículos foram pensados para as zonas nobres das cidades, seja para atrair clientes nas opções de vendas de bens alimentares ou para causar o menor impacto possível nas zonas turísticas, houve um cuidado especial com o seu design, os traços modernos e elegantes com um toque retro ajustam-se perfeitamente a qualquer ambiente urbano. Dependendo das condições geográficas uma carga de bateria tem capacidade para um dia de trabalho e a recarga demora menos de três horas.

Estas bicicletas incluem características de segurança suplementares, como a inclusão de travões hidráulicos traseiros e dianteiros normalmente utilizados em motos de alta competição, um sensor que detecta quando o operador se encontra no seu lugar, sensor esse que activa o travão automático quando o veículo se encontra estacionado, funcionalidade extremamente útil nas opções de venda ambulante de comes e bebes. Inclui ainda um botão para paragens de emergência, suspensão hidráulica, uma plataforma que lhe confere uma estabilidade muito superior à de mera bicicleta com atrelado, e toda a iluminação é constituída por lâmpadas LED, para uma poupança e inovação adicionais.

A Kleuster desenvolve, concebe e produz veículos extremamente atractivos, munidos de tecnologia de ponta e que funcionam indo de encontro às vigentes preocupações ambientais. Seja como opção de primeiro negócio para a venda ambulante de hambúrgueres, gelados, cachorros ou outros produtos gourmet, para uma frota urbana de serviços de entrega, recolha de resíduos ou jardinagem, estamos certos da sua popularidade a curto ou médio prazo.

Contactos * www.kleuster.com * Tel: + 33 4 74 70 19 80 * Kleuster, 11 A rue des Aulnes, Immeuble Le Carré d'Argent, 69410 Champagne-au-Mont-d'Or, France

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 2-crowdfunding

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    Para lá das Garrafas

    Os laboratórios Skipping Rock, sedeados no Reino Unido, assumiram como missão erradicar o desperdício causado pelas garrafas e copos de água criando a Ooho!, o primeiro de muitos produtos que, prometem, irão revolucionar as coisas...

  • GallerySlide1

    Technology

    Jul 1, 2017

    NÃO É GRANDE, É ENORME

    Imagine um avião que parecem dois aviões colados entre si pela asa. Depois adicione seis reactores Pratt & Whitney, tal como os utilizados no Boeing 747. O resultado são 580 toneladas de peso a levantar voo.

  • Depositphotos_7554000_xl-2015

    Research & Education

    Abr 25, 2018

    CIENTISTAS PORTUGUESES NA VANGUARDA

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo


  • Muji-humidifier-kazushige-miyake-1

    Helthcare & Wellness

    Jul 1, 2017

    MELHORAR A QUALIDADE DO AR

    Em 1876, Willis Haviland Carrier, foi contratado por uma indústria gráfica para resolver os problemas de mudança de temperatura da fábrica. O engenheiro e inventor americano desenvolveu um projecto que viria a dar origem ao primeiro...

  • Depositphotos_28058841_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    O CAMINHO DO SUCESSO

    Em pleno século XXI e com todos os avanços científicos e tecnológicos a ocorrer quase a ritmo diário, torna-se imperiosa uma actualização regular de conhecimentos, procedimentos e técnicas envolvidas na função essencial...

  • epo15_Jonkers-0322_9F0C9396E8DC4F75A713C3D05913F5AB

    Science & Nature

    Jun 1, 2017

    Um salto tecnológico

    Edifícios e estruturas que podem, por magia, regenerar por completo as rachas causadas pela pressão, mudanças de temperatura ou humidade? O que era um cenário de ficção científica apenas há alguns anos é já uma realidade...


  • Sweet Cuba

    Food & Beverage

    Jan 31, 2016

    Doce Cuba

    Em 2011, o Governo de Cuba criou uma empresa estatal para gerir todos os activos ligados à produção açucareira. Hoje, a AZCUBA produz, refina, embala e exporta o açúcar de alta qualidade da ilha caribenha.

  • Technology

    Mar 1, 2015

    Longer range electric cars

    In recent years the automotive industry has set their controls for the heart of electric engines and batteries, leaping forward very fast, developing technologies that were only a dream just ten years ago.

  • No More Hidden Gluten

    Food & Beverage

    Dez 31, 2015

    Glúten escondido nunca mais

    Nima é um laboratório alimentar portátil, concebido para testar pequenas amostras de alimentos quanto à presença de ingredientes específicos (por agora, apenas glúten). Quando testa a comida com Nima dá-se um complexo processo...