Sport

Mai 1, 2016

VOAR SOBRE ÁGUA

O kitesurf, como todos os desportos quando levados ao extremo, pode tornar-se perigoso. Considerado uma combinação de muitos desportos, o kitesurf transformou-se num novo desporto radical. Vamos examinar que equipamento existe para a prática segura do kitesurf.

<

Desporto de superfície aquática que reúne aspectos de wakeboard, snowboard, windsurf, surf, parapente, skate e até de ginástica, o kitesurf é uma espécie de kiteboarding, específico para ondas de mar, que utiliza pranchas de surf ou placas em formato específico para o efeito.

Em 1800, George Pocock usou kites - papagaios - para propulsionar carrinhos em terra e pequenos barcos na água, usando um sistema de controlo de quatro linhas, o mesmo que é usado actualmente. Ambos conseguiam virar e navegar contra o vento. Os kites podiam ser pilotados durante breves períodos, com a intenção de criar "kitepower" (a capacidade do kite de transformar vento em energia cinética) em alternativa ao "horsepower" (força gerada por motores).

Os irmãos Bruno e Dominique Legaignoux, da costa Atlântica de França, desenvolveram papagaios para kitesurf no final dos anos 1970 e início de 1980, e patentearam um projecto de kite insuflável em 1984, o qual tem sido usado por várias empresas, desde então, para criarem os seus produtos.

Equipamento Fundamental de Kitesurf

Os kites estão disponíveis em duas formas: insufláveis frontais e kite-folha. Os insufláveis frontais são normalmente feitos de poliéster com uma bolsa de plástico, insuflável, que abrange a borda dianteira da asa, com bolsas menores, perpendiculares à bolsa principal para formar o acorde ou folha da asa. As bolsas insufladas dão forma ao papagaio, e também o mantêm a flutuar em caso de queda na água. Por sua vez, os kites-folha são feitos, principalmente, de nylon, com bolsas que fornecem o ar como elevador, e um freio fixo para manter o arco de ar, semelhante a um parapente. Os kites-folha têm a vantagem de não precisarem de ter bolsas insufladas manualmente (o processo pode levar mais de dez minutos).

Os kites vêm em tamanhos que variam entre 0,7 e 21 metros quadrados. Quanto maior a área de superfície, maior o poder do papagaio, um aspecto que está directamente ligado à velocidade. Vejamos, um kitesurfer experiente, provavelmente terá três ou mais tamanhos de kites, para assim acomodar diferentes níveis de vento. Kites menores são usados por surfistas leves, ou em condições de vento forte; os maiores são usados por surfistas mais pesados, ou em ventos fracos.

Quanto aos cabos de suspensão, estes são feitos de um material muito resistente - polietileno de alta propensão molecular - a fim de lidar com a carga dinâmica em vento imprevisível, mantendo um perfil transversal do piloto e minimizar o arrastamento.

A barra de controlo é uma barra sólida de metal ou compósita que prende as asas através dos cabos. O praticante agarra-se a uma barra e controla o papagaio puxando as extremidades, fazendo o kite girar no sentido pretendido, tal como se faz com uma bicicleta.

Já o arnês, tem três tipos principais: tipo assento (com perneiras), cintura ou colete. O arnês une o surfista através de um cabo anexo à barra de controlo. Desta forma, o arnês leva a maior parte da força dos braços do piloto e divide-a pelo resto do corpo.

Entre os materiais indispensáveis a esta práctica desportiva encontramos, o "wetsuit" (roupa de mergulho) frequentemente usada pelos praticantes, excepto em condições atmosféricas quentes e vento fraco. Ao praticar kitesurf em ventos fortes, se vestir uma roupa de mergulho, a perda de calor corporal do surfista é menor. A faca de gancho, o capacete para proteger a cabeça de ferimentos, um dispositivo de flutuação pessoal, para quando é praticado a partir de um barco ou com pessoal de apoio, ou até para surfar em águas profundas, são considerados equipamentos necessários para a modalidade.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_100938160_xl-2015

    Culture & Art

    Jun 23, 2018

    PRAZER CARIBENHO E DIVERTIDO

    Em todo o mundo existem duas formas de expressão que são transversais a todas as camadas da sociedade: música e dança popular. Curiosamente (ou não), ambas ambas resultam de um cruzamento de culturas. Não admira, por isso, encontrar...

  • prototipo-de-drone-ambulancia_488971

    Technology

    Ago 1, 2017

    É um pássaro?... É um avião?... É um drone!

    Capazes de captar imagens dos locais e ângulos mais inacessíveis e inesperados, os drones estão cada vez mais acessíveis aos adeptos de novas tecnologias com gosto por vídeo e fotografia. 

  • architectureimg.com-medieval-neuschwanstein-castle-germany-photography-architecture-scenery-bavaria-landscape-wide-screen-image-gallery

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    OS CONTOS DE FADAS E O PAPEL ESTRATÉGICO

    Para além da construção e beleza intemporais, os castelos são cenários de histórias românticas e encerram em si inúmeros mistérios e períodos da História. Modernos ou medievais, são monumentos de visita obrigatória e...


  • Yara Birkeland 2

    Technology

    Jul 1, 2017

    AUTOMATIZAR, AUTONOMIZAR

    Está planeado que inicie actividade no final de 2018. A ideia é cumprir pequenos trajectos, ligando três portos, por entre os fiordes a Sul de Oslo, na Noruega.

  • Camarao02

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    IGUALAR A CARNE

    O mundo já está familiarizado com a carne argentina. É um dos principais produtos de exportação dessa nação sul-americana que sobressai pela sua excelência servida nos populares rodízios e churrasqueiras argentinas e brasileiras...

  • A3JUNIOR-BE05-A

    Mecanica e Locomoção

    Abr 1, 2017

    INVACARE ACTION 3 JUNIOR - A CADEIRA DE RODAS QUE CRESCE COM AS CRIANÇAS

    Quando pensamos em crianças e jovens, surge-nos imediatamente uma imagem de liberdade, diversão e energia. Retirar isso a uma criança é triste, sobretudo, quando razões diversas a levam a usar cadeira de rodas. A pensar nisso,...


  • 1

    Food & Beverage

    Jul 1, 2015

    Body Warmer

    Cacti are a very important piece of culture and history in Mexico. In the pre-Hispanic era, a cactus named maguey was considered a representation of Mayahuel, goddess of inebriation, and was associated with the moon and the feminine,...

  • 01

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2017

    UM RETIRO SERENO EM XANGAI

    Em Xangai¸ China, existe um espaço que promove o contacto com a Natureza, a "The Tea House", e tem a assinatura do conceituado Atelier Deshaus. Um retiro ímpar, onde convivem harmoniosamente o passado e a modernidade.

  • Business & Industry

    Ago 1, 2015

    Real Estate Investments in Turkey

    Turkey is the best link between Europe Asia and Africa, meaning 1,5 billion people and a GDP of USD25 trillion are within reach.