Science & Nature

Nov 1, 2016

CIDADES FLUTUANTES: UM MUNDO NOVO

O Instituto de Seasteading (The Seasteading Institute – TSI, em inglês), criado em 2008 pelo engenheiro de software da Google, Patri Friedman (neto do economista Milton Friedman), e Wayne Gramlich, presidente da Homebrew Robotics Club de Silicon Valley, com o apoio de Peter Thiel, bilionário capitalista de risco e co-fundador da PayPal, estão a desenvolver uma cidade flutuante que poderá ser um povoado permanente e politicamente autónomo.

Seasteading é um conceito de habitações permanentes no mar, chamadas seasteads, fora dos territórios reivindicados pelos governos, e que podem ser paquetes modificados, plataformas antiaéreas desativadas ou ilhas flutuantes personalizadas. O objectivo é facilitar o estabelecimento de comunidades móveis autónomas, maximizando a liberdade de empreendedorismo, e criando assim as primeiras nações que, para além de não atacarem outras comunidades, recebem todos os povos num espaço que pode designar-se como o "Próximo Novo Mundo" – uma espécie de primeiro estado autónomo no qual se pode testar a construção de novos tipos de sociedade.

O desenvolvimento deste projecto é ainda sensível do ponto de vista governamental, na medida em que mexe com a eventual perda do monopólio dos tradicionais governos dos países, cujos sistemas são, por vezes, referidos como obsoletos, e não têm capacidade para responder aos desafios, criatividade e inovação do século XXI.

A filosofia do grupo pode ser descrita em poucas frases: "Enriquecer os pobres. Curar os doentes. Alimentar os Famintos. Limpar a Atmosfera. Restaurar os oceanos. Viver em equilíbrio com a Natureza. Usar energia sustentável. Acabar com as guerras". Para Randolph Hencken, director executivo do TSI, «Todas as terras têm dono, o oceano é o nosso último lugar na Terra».

A equipa composta por biólogos marinhos, engenheiros náuticos, agricultores aquáticos, advogados marítimos, investidores, ambientalistas e representantes de outras profissões, planeia construir seasteads para albergar quintas de aquacultura, centros de saúde flutuantes, ilhas de investigação médica e centrais eléctricas sustentáveis. As principais áreas de investigação são: engenharia, negócio, jurídica & política.

São já mais de mil, as pessoas que enviaram donativos para o Instituto, e centenas voluntariaram-se para a fazer parte da experiência. Para além do apoio financeiro de Thiel, que investiu perto de 1,7 milhões de dólares no projecto, o Instituto espera angariar dinheiro de alguns investidores, futuros residentes e grupos interessados na indústria marítima. O custo inicial da construção é de aproximadamente 30 milhões de dólares, e cada plataforma adicional custará cerca de 15 milhões de dólares. Em 2013, a organização angariou mais de 27 000 dólares através de uma campanha de crowdfunding, apoiada por 291 pessoas, e este dinheiro reverteu imediatamente para o "Projecto da Cidade Flutuante", da empresa de design norueguesa DeltaSync.

No entanto, o projecto foi considerado utópico, e fortemente criticado em Silicon Valley, onde estas ambições foram consideradas demasiado loucas, elitistas e extravagantes a nível financeiro para gerarem resultados reais, fora a complexidade das questões legais e de impostos. No meio empresarial de Silicon Valley, seria muito mais fácil comprar uma porção de terra ou mesmo uma ilha do que concretizar o projecto.

A equipa tem, contudo, uma nova inspiração – trata-se de uma cadeia de 130 ilhas, situado na Polinésia Francesa, com ligação aérea a Los Angeles, em apenas oito horas.

Segundo as pesquisas efectuadas pelos especialistas envolvidos no projecto, a Polinésia tem um cabo de fibra óptica subaquático com capacidade para albergar uma nova comunidade de residentes e trabalhadores.

Para além disso, a subida do nível das águas ameaça a própria existência da Polinésia, o que torna a proposta muito apelativa para o governo local. Nesse sentido, estes visionários planeiam associar-se a uma "nação hospedeira", estimando que seriam precisos 225 milhões de dólares para a construção das ilhas, e oito milhões anuais para as manter em funcionamento. Se tudo correr como planeado, este projecto avança já em 2017, e tem data prevista de conclusão em 2020.

A planta desta nova cidade consiste em duas ou três plataformas, com uma área aproximada à de meio campo de futebol, e com capacidade para 30 pessoas. Se o programa piloto for bem-sucedido, serão acopladas mais plataformas. A ideia é de que as ilhas providenciem também espaço e recursos para construção, enquanto se desenvolve um memorando de compreensão para cimentar a intenção do governo de trabalhar com o Instituto de Seasteading, e dar início a legislação que autorize o desenvolvimento do seastead.

Contacts – Contactos:

http://www.seasteading.org/

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_50352095_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Abr 28, 2018

    OS NOVOS EMPREENDEDORES, LÍDERES E VISIONÁRIOS

    A geração que nasceu e cresceu entre os anos 80 e 90 viveu toda a revolução digital, tecnológica, social e económica que o nosso mundo sofreu

  • lilium-jet-flying

    Mecanica e Locomoção

    Jun 1, 2017

    O LANÇAMENTO DO FUTURO

    Conheça os Jetsons. Eles voltaram dos anos 1960 para o futuro recente. De repente, o mundo imaginário de William Hannah e Joseph Barbera tornou-se bastante realista. Parece demasiado fantástico? Provavelmente, é porque é mesmo!

    ...

  • tv2016-10-03-15-33-28hifile1400-1

    Technology

    Mar 1, 2017

    TELEVISÕES TRANSPARENTES - ESCONDIDAS À VISTA

    Assim mesmo! O novo conceito de ter uma televisão mesmo no meio da sala sem que seja vista chegou e até é muito superior ao que seria de esperar. Mais transparência, melhor definição de imagem, muito mais qualidade.


  • 226c441149909061a3a62986fcadd917

    Sport

    Abr 1, 2017

    NAGINATA - A ARTE QUE FAZ O CARÁCTER

    Se há herança que o Oriente vai dando à Humanidade, é inegavelmente, uma diversidade de disciplinas que procuram a evolução do Ser e que conduzem à elevação física, mental e espiritual. Artes Marciais como o Karaté, incluído...

  • ApisCor_febr_03

    Technology

    Mai 1, 2017

    Como se fosse magia

    Pare uma expressão figurativa: "casas crescem como cogumelos", mas em breve será literal. EM Fevereiro de 2017, na Rússia, surgiu a primeira casa com 38 m2 de área. A casa cresceu em 24 horas na cidade de Stupino, na região de...

  • comida1

    Food & Beverage

    Mai 14, 2018

    ELIMINATION OF TRANS FAT IN ALL FOODS

    "In South Asian countries, they have very, very high risk of heart disease and high intakes of trans fats", says specialist


  • 1

    Business & Industry

    Out 1, 2015

    Líder mundial em comboios

    Com 63 unidades de produção em 26 países e 18 centros de serviço à volta do mundo, a Bombardier Transportation é líder global na indústria ferroviária, cobrindo uma gama completa de soluções para ferrovia, que vão desde comboios...

  • Perfect shaves

    Luxury & Fashion

    Nov 30, 2015

    Barbeados perfeitos

    Edwin Jagger é hoje considerada a melhor fabricante europeia de acessórios para barbear. O negócio familiar em Sheffield, Inglaterra, é o coração da empresa que se orgulha dos desenhos e materiais tradicionais e contemporâneos,...

  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    TIJOLOS FEITOS DE BACTÉRIAS

    Na Carolina do Norte, Estados Unidos da América, nasceu uma startup cuja preocupação é contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a redução das emissões de CO2. A bioMASON, que produz tijolos através de recursos...