Culture & Art

Abr 1, 2017

LI HONGBO - BUSTOS FLEXÍVEIS

Maleável como um dançarino de breakdance é assim que surge o busto de Michelangelo no trabalho intitulado "Tools of study", do artista chinês Li Hongbo, feito apenas com papel e cola. Tratam-se de esculturas de papel, mas com a particularidade de serem móveis, dando a ilusão de que se modificam com efeitos especiais. Fique a saber como é criada esta arte recente.

Uma técnica tão curiosa, quanto artística. Imagine um papel que ganha a aparência de algo rígido, que não rasga e não quebra. Confuso?! Pois é, a arte de Li Hongbo inspira-se no ditado popular chinês: "a vida é frágil como o papel".

Este artista, obcecado por ornamentos chineses modelados em papel colado, desde infância, foi estudando e fazendo os seus próprios brinquedos com papel. Já adulto, dedicou-se à pintura, formou-se em design gráfico e trabalhou como editor. Ao longo dos anos, coleccionou uma enorme quantidade e variedade de papel, acabando por criar uma técnica surpreendente de fazer esculturas, que aprimorou durante 12 anos.

«Gostava de usar papel para fazer brinquedos e, às vezes, até comprava brinquedos de papel, pois o preço era muito acessível. Isso deixava-me muito feliz», recorda o artista. «Em 2006, fui estudar na Central Academy of Fine Arts e, durante esse tempo, recordei-me dos brinquedos de papel da minha infância e fiz desse material, a base do meu trabalho, precisamente por ser económico, abundante, maleável e fácil de encontrar», explica Li Hongbo. 

Foi desta forma que este artista nascido em 1974, na pequena província chinesa de Ji Lin e que mora actualmente em Pequim, China, recomeçou a construir os seus brinquedos, mas desta vez, em formato gigante e que resultaram nas mais famosas criações artísticas do momento.

Moldadas com serrote eléctrico, as esculturas não passam de papel (cerca de 30 mil folhas, em alguns casos) e cola. Nada mais. Para o acabamento, o artista usa uma ferramenta chamada rebarbadora (também conhecida como retificadora) e lixa. Antes de serem manipuladas e estendidas como sanfonas, a singularidade das esculturas de Hongbo deve-se também ao facto de aparentarem um material concreto, imutável: porcelana, cerâmica e madeira. 

Após serem esticadas, as peças ganham um aspecto completamente novo, mas voltam exactamente à forma original, o que é outro aspecto inovador e surpreendente destas criações artísticas.

Um dos seus trabalhos mais reconhecidos chama-se "Tools of study", onde um busto de Michelangelo surge maleável como um dançarino de breakdance. Já no vídeo "Statues in motion", a impressão que se tem é a de que as esculturas são modificadas com efeitos especiais. 

A interacção do público com as obras é parte fundamental para entender o processo elaborado por Hongbo. Isso ficou claro quando expôs na galeria de arte contemporânea chinesa "Klein Sun", em Nova Iorque, Estados Unidos, onde apresentou "Tools of study". Tratam-se de reproduções em papel de bustos clássicos, como "David" de Michelangelo, figuras habituais na educação dos estudantes de arte.

«Quando comecei a dedicar-me ao estudo da pintura a um nível mais sério, formal, e académico, gostava de trabalhar com modelos de gesso. Ao longo dos estudos e também na universidade, continuei a fazer esses esboços. Gostava da ideia de eles ficarem num local sem se mexer e de poder manipulá-los como bem quisesse. Às vezes, pintava-os lindamente. Outras, ficavam medonhos e até quebrados, mas o facto é que nunca reclamavam! Até hoje são os meus amigos mais leais», afirma o artista, ao recordar o seu percurso na arte.

Contrariamente a estes modelos estáticos, imutáveis e sem emoção, que fazia no passado, os seus modelos recentes movem-se, permitem interacção com o público, dando origem a uma nova forma de arte. Com papel, cola e corte, Li Hongbo, fez esculturas que têm a mesma aparência, perfil e a mesma cor que modelos de gesso. No entanto, este podem ser esticados, revertidos e transformados nas mãos de pessoas. «É como se aqueles modelos do passado se movessem com a minha memória. É como se fossem meus amigos, um reencontro, apesar de terem passado muitos anos».


Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 14279036_127247534397015_777594915_n

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    UMA LUVA QUE DEVOLVE A FORÇA À MÃO

    Depois de ter chegado à final do "Microsoft Imagine Cup", com o protótipo de uma luva que devolve a força à mão e que permite levantar objectos até 40 quilos, a NUADA, é uma das startups do momento.

  • 1

    Helthcare & Wellness

    Nov 5, 2018

    PRÓTESES BIÓNICAS

    "Tal como as dos filmes de "Star Wars", as próteses biónicas têm um aspeto robótico que, com capas de silicone idênticas à realidade, passam quase despercebidas. Através dos sensores de leitura dos movimentos, estas próteses...

  • 7ca7cf5fff31dbb91763cd309e05c8a6

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    ROLHAS QUE FAZEM BONS VINHOS

    Um bom vinho cai bem em qualquer ocasião. Porém, os cuidados necessários para que o gosto seja perfeito, como a escolha de uma boa rolha de cortiça, são detalhes tidos em conta apenas pelos consumidores mais exigentes. Em Itália...


  • 8a646f742c77951a59ebabda7e074782

    Home & Design

    Jul 1, 2017

    PISCINAS ESCONDIDAS

    Você é o bem-sucedido proprietário de uma pequena, simpática e agradável casa, e o seu sonho é ter uma piscina para aqueles dias quentes, mas não tem o espaço que precisa no seu pátio?

  • prototipo-de-drone-ambulancia_488971

    Technology

    Ago 1, 2017

    É um pássaro?... É um avião?... É um drone!

    Capazes de captar imagens dos locais e ângulos mais inacessíveis e inesperados, os drones estão cada vez mais acessíveis aos adeptos de novas tecnologias com gosto por vídeo e fotografia. 

  • Sony005

    Technology

    Abr 1, 2017

    LENTES DE CONTACTO SONY - GRAVAR NUM PISCAR DE OLHOS

    Ainda se recorda de quando os óculos que gravam e transmitem imagens ao vivo eram uma novidade? Já pode esquecer essa tecnologia obsoleta. A Sony patenteou uma lente de contacto capaz de gravar vídeos que pode ser controlada por...


  • Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio

    Luxury & Fashion

    Jan 31, 2016

    Conduza o Luxo

    Todos os anos, o mercado automóvel de luxo recebe novos modelos. Alguns dos maiores nomes da indústria têm sido o motor dos mercados, ao introduzir modelos que se tornaram icónicos e respeitados em todo o mundo. Mas aproxima-se nova...

  • ~1474296846~12973438_1066159806777023_1064623569076422198_o

    Science & Nature

    Ago 1, 2016

    PLANTAS QUE FLUTUAM

    Valorizar a Terra através da arte é o objectivo da Hoshinchu Air Bonsai Garden, uma empresa japonesa que desenvolveu um kit que permite plantar e ver um bonsai flutuar.

  • 2

    Business & Industry

    Out 1, 2015

    A casa de banho reinventada

    O Grupo Armatura é a companhia líder no ramo sanitário e de aquecimento na Polónia. As várias empresas do Grupo são especializadas na construção de torneiras para casas de banho e cozinhas, radiadores de alumínio e uma vasta...