Culture & Art

Abr 1, 2017

LI HONGBO - BUSTOS FLEXÍVEIS

Maleável como um dançarino de breakdance é assim que surge o busto de Michelangelo no trabalho intitulado "Tools of study", do artista chinês Li Hongbo, feito apenas com papel e cola. Tratam-se de esculturas de papel, mas com a particularidade de serem móveis, dando a ilusão de que se modificam com efeitos especiais. Fique a saber como é criada esta arte recente.

<

Uma técnica tão curiosa, quanto artística. Imagine um papel que ganha a aparência de algo rígido, que não rasga e não quebra. Confuso?! Pois é, a arte de Li Hongbo inspira-se no ditado popular chinês: "a vida é frágil como o papel".

Este artista, obcecado por ornamentos chineses modelados em papel colado, desde infância, foi estudando e fazendo os seus próprios brinquedos com papel. Já adulto, dedicou-se à pintura, formou-se em design gráfico e trabalhou como editor. Ao longo dos anos, coleccionou uma enorme quantidade e variedade de papel, acabando por criar uma técnica surpreendente de fazer esculturas, que aprimorou durante 12 anos.

«Gostava de usar papel para fazer brinquedos e, às vezes, até comprava brinquedos de papel, pois o preço era muito acessível. Isso deixava-me muito feliz», recorda o artista. «Em 2006, fui estudar na Central Academy of Fine Arts e, durante esse tempo, recordei-me dos brinquedos de papel da minha infância e fiz desse material, a base do meu trabalho, precisamente por ser económico, abundante, maleável e fácil de encontrar», explica Li Hongbo. 

Foi desta forma que este artista nascido em 1974, na pequena província chinesa de Ji Lin e que mora actualmente em Pequim, China, recomeçou a construir os seus brinquedos, mas desta vez, em formato gigante e que resultaram nas mais famosas criações artísticas do momento.

Moldadas com serrote eléctrico, as esculturas não passam de papel (cerca de 30 mil folhas, em alguns casos) e cola. Nada mais. Para o acabamento, o artista usa uma ferramenta chamada rebarbadora (também conhecida como retificadora) e lixa. Antes de serem manipuladas e estendidas como sanfonas, a singularidade das esculturas de Hongbo deve-se também ao facto de aparentarem um material concreto, imutável: porcelana, cerâmica e madeira. 

Após serem esticadas, as peças ganham um aspecto completamente novo, mas voltam exactamente à forma original, o que é outro aspecto inovador e surpreendente destas criações artísticas.

Um dos seus trabalhos mais reconhecidos chama-se "Tools of study", onde um busto de Michelangelo surge maleável como um dançarino de breakdance. Já no vídeo "Statues in motion", a impressão que se tem é a de que as esculturas são modificadas com efeitos especiais. 

A interacção do público com as obras é parte fundamental para entender o processo elaborado por Hongbo. Isso ficou claro quando expôs na galeria de arte contemporânea chinesa "Klein Sun", em Nova Iorque, Estados Unidos, onde apresentou "Tools of study". Tratam-se de reproduções em papel de bustos clássicos, como "David" de Michelangelo, figuras habituais na educação dos estudantes de arte.

«Quando comecei a dedicar-me ao estudo da pintura a um nível mais sério, formal, e académico, gostava de trabalhar com modelos de gesso. Ao longo dos estudos e também na universidade, continuei a fazer esses esboços. Gostava da ideia de eles ficarem num local sem se mexer e de poder manipulá-los como bem quisesse. Às vezes, pintava-os lindamente. Outras, ficavam medonhos e até quebrados, mas o facto é que nunca reclamavam! Até hoje são os meus amigos mais leais», afirma o artista, ao recordar o seu percurso na arte.

Contrariamente a estes modelos estáticos, imutáveis e sem emoção, que fazia no passado, os seus modelos recentes movem-se, permitem interacção com o público, dando origem a uma nova forma de arte. Com papel, cola e corte, Li Hongbo, fez esculturas que têm a mesma aparência, perfil e a mesma cor que modelos de gesso. No entanto, este podem ser esticados, revertidos e transformados nas mãos de pessoas. «É como se aqueles modelos do passado se movessem com a minha memória. É como se fossem meus amigos, um reencontro, apesar de terem passado muitos anos».


Mais artigos

DestaquesArtigos

  • cowrok

    Business & Industry

    Set 19, 2018

    Cowork

    Escritório onde e quando quiser


    Ao longo dos últimos 20 anos, o paradigma do trabalho tem vindo a sofrer imensas e radicais alterações, fruto de vários fenómenos estruturais, económicos, tecnológicos...

  • hq720

    Technology

    Abr 1, 2017

    A CURIOSIDADE CRIOU O ROBOT

    Até à data só exploramos cinco por cento dos oceanos da Terra. Tal significa, só para termos uma ideia, que actualmente sabemos muito mais acerca da geografia da Lua do que acerca dos oceanos do nosso próprio planeta. 

    ...

  • 1986661-eye_1024

    Helthcare & Wellness

    Jul 1, 2017

    SOLUÇÕES À VISTA

    Uma das maiores causas de cegueira no ser humano é a degeneração dos fotorreceptores da retina. Até agora, não existe um tratamento clínico eficaz para estes distúrbios na retina. Mas isto parece que vai mudar em breve.

    ...


  • 14279036_127247534397015_777594915_n

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    UMA LUVA QUE DEVOLVE A FORÇA À MÃO

    Depois de ter chegado à final do "Microsoft Imagine Cup", com o protótipo de uma luva que devolve a força à mão e que permite levantar objectos até 40 quilos, a NUADA, é uma das startups do momento.

  • GallerySlide1

    Technology

    Jul 1, 2017

    NÃO É GRANDE, É ENORME

    Imagine um avião que parecem dois aviões colados entre si pela asa. Depois adicione seis reactores Pratt & Whitney, tal como os utilizados no Boeing 747. O resultado são 580 toneladas de peso a levantar voo.

  • Sem-Título-1

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    ABAT TM - NOS BASTIDORES DA COZINHA

    Todos gostamos de ir a um restaurante para experimentar pratos difíceis ou impossíveis de cozinhar em casa. Mas haverá muita gente a questionar-se qual o segredo da sua confecção? Ingredientes frescos não são o problema, no...


  • ~1473762018~Charcutaria-na-Sirha-2016-2

    Business & Industry

    Ago 1, 2016

    EXPORTAR O MELHOR DE PORTUGAL

    Moscovo, a capital da Rússia, recebe em meados de Setembro, um evento dedicado exclusivamente a produtos alimentares tradicionais portugueses, como vinhos, queijos, compotas e charcutaria, organizado pela Competir Internacional,...

  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    Complete ship management

    Managing a cruise ship is a complex task. After all, it's a floating city with immense logistic requirements. From food to passengers' accounts, everything needs to be monitored by a reliable centralized system that can be customized...

  • Mobilka

    Technology

    Dez 1, 2014

    Go Mobile

    With mobilka.de you can make mobile international calls affordable, without submitting to any obligations or contracts.