Culture & Art

Abr 1, 2017

LI HONGBO - BUSTOS FLEXÍVEIS

Maleável como um dançarino de breakdance é assim que surge o busto de Michelangelo no trabalho intitulado "Tools of study", do artista chinês Li Hongbo, feito apenas com papel e cola. Tratam-se de esculturas de papel, mas com a particularidade de serem móveis, dando a ilusão de que se modificam com efeitos especiais. Fique a saber como é criada esta arte recente.

<

Uma técnica tão curiosa, quanto artística. Imagine um papel que ganha a aparência de algo rígido, que não rasga e não quebra. Confuso?! Pois é, a arte de Li Hongbo inspira-se no ditado popular chinês: "a vida é frágil como o papel".

Este artista, obcecado por ornamentos chineses modelados em papel colado, desde infância, foi estudando e fazendo os seus próprios brinquedos com papel. Já adulto, dedicou-se à pintura, formou-se em design gráfico e trabalhou como editor. Ao longo dos anos, coleccionou uma enorme quantidade e variedade de papel, acabando por criar uma técnica surpreendente de fazer esculturas, que aprimorou durante 12 anos.

«Gostava de usar papel para fazer brinquedos e, às vezes, até comprava brinquedos de papel, pois o preço era muito acessível. Isso deixava-me muito feliz», recorda o artista. «Em 2006, fui estudar na Central Academy of Fine Arts e, durante esse tempo, recordei-me dos brinquedos de papel da minha infância e fiz desse material, a base do meu trabalho, precisamente por ser económico, abundante, maleável e fácil de encontrar», explica Li Hongbo. 

Foi desta forma que este artista nascido em 1974, na pequena província chinesa de Ji Lin e que mora actualmente em Pequim, China, recomeçou a construir os seus brinquedos, mas desta vez, em formato gigante e que resultaram nas mais famosas criações artísticas do momento.

Moldadas com serrote eléctrico, as esculturas não passam de papel (cerca de 30 mil folhas, em alguns casos) e cola. Nada mais. Para o acabamento, o artista usa uma ferramenta chamada rebarbadora (também conhecida como retificadora) e lixa. Antes de serem manipuladas e estendidas como sanfonas, a singularidade das esculturas de Hongbo deve-se também ao facto de aparentarem um material concreto, imutável: porcelana, cerâmica e madeira. 

Após serem esticadas, as peças ganham um aspecto completamente novo, mas voltam exactamente à forma original, o que é outro aspecto inovador e surpreendente destas criações artísticas.

Um dos seus trabalhos mais reconhecidos chama-se "Tools of study", onde um busto de Michelangelo surge maleável como um dançarino de breakdance. Já no vídeo "Statues in motion", a impressão que se tem é a de que as esculturas são modificadas com efeitos especiais. 

A interacção do público com as obras é parte fundamental para entender o processo elaborado por Hongbo. Isso ficou claro quando expôs na galeria de arte contemporânea chinesa "Klein Sun", em Nova Iorque, Estados Unidos, onde apresentou "Tools of study". Tratam-se de reproduções em papel de bustos clássicos, como "David" de Michelangelo, figuras habituais na educação dos estudantes de arte.

«Quando comecei a dedicar-me ao estudo da pintura a um nível mais sério, formal, e académico, gostava de trabalhar com modelos de gesso. Ao longo dos estudos e também na universidade, continuei a fazer esses esboços. Gostava da ideia de eles ficarem num local sem se mexer e de poder manipulá-los como bem quisesse. Às vezes, pintava-os lindamente. Outras, ficavam medonhos e até quebrados, mas o facto é que nunca reclamavam! Até hoje são os meus amigos mais leais», afirma o artista, ao recordar o seu percurso na arte.

Contrariamente a estes modelos estáticos, imutáveis e sem emoção, que fazia no passado, os seus modelos recentes movem-se, permitem interacção com o público, dando origem a uma nova forma de arte. Com papel, cola e corte, Li Hongbo, fez esculturas que têm a mesma aparência, perfil e a mesma cor que modelos de gesso. No entanto, este podem ser esticados, revertidos e transformados nas mãos de pessoas. «É como se aqueles modelos do passado se movessem com a minha memória. É como se fossem meus amigos, um reencontro, apesar de terem passado muitos anos».


Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 74578418-4108-11e8-ab09-36e8e67fb996_1320x770_081421

    Research & Education

    Mai 31, 2018

    A MULHER POR TRÁS DO HOMEM

    Mulher e mãe de dois presidentes dos Estados Unidos, Barbara Bush teve um papel fundamental na sua família, na América e no mundo

  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...

  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    UMA REGIÃO DE EXCELÊNCIA

    O "Alentejo 2020" – Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014-2020 (programa de financiamento europeu para o desenvolvimento regional, neste caso, a região alentejana, em Portugal), é o resultado do trabalho...


  • jaeger-lecoultre-janek-deskiewicz

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    O DESIGNER POR DETRÁS DO REVERSO

    A historia do polaco Janek Deleskiewicz é, actualmente, indissociável da história de um ícone internacional entre marcas de relógios: a Jaeger-LeCoultre; e, sobretudo do seu modelo de maior sucesso: o Reverso.

  • prototipo-de-drone-ambulancia_488971

    Technology

    Ago 1, 2017

    É um pássaro?... É um avião?... É um drone!

    Capazes de captar imagens dos locais e ângulos mais inacessíveis e inesperados, os drones estão cada vez mais acessíveis aos adeptos de novas tecnologias com gosto por vídeo e fotografia. 

  • 1

    Science & Nature

    Out 4, 2018

    CITY TREE

    "A poluição urbana é um enorme problema em muitas cidades do mundo, e a fraca qualidade do ar pode significar um aumento em condições de doença crónica como a asma, ao mesmo tempo que dificulta as pessoas a andar, andar de...


  • AllPhotosBBS

    Business & Industry

    Jul 1, 2016

    RODAS DE SONHO

    A BBS, empresa fabricante de jantes, mantém este ano a sua posição de topo no mercado, tornando-se uma referência para outros fabricantes. Foi eleita 'Melhor Roda em 2016' pelos leitores das revistas auto alemãs, "Auto-Motor...

  • easytouse1

    Mecanica e Locomoção

    Dez 1, 2016

    FÁCIL DE USAR, FÁCIL DE LEVAR - TERN VEKTRON

    O vencedor de um Nobel, Bob Dylan, disse «os tempos estão a mudar», e estão a mudar rapidamente. O aumento constante do preço do petróleo, as preocupações com o aquecimento global, o stress das movimentações diárias ou...

  • gradiente02

    Business & Industry

    Mai 1, 2016

    TRADIÇÃO E REQUINTE NA PALMA DA MÃO

    A completar 100 anos de existência, a Fábrica Sant'Anna na Rua do Alecrim, em Lisboa, Portugal, pode ter os dias contados. Trata-se nada mais, nada menos, do que a última grande fábrica de cerâmica que ainda fabrica azulejos, painéis...