Luxury & Fashion

Nov 1, 2017

SEM FALHAS!

Sob vários aspectos, é a representação de uma vida dedicada à beleza e à perfeição. Estamos a falar sobre o magnífico trabalho executado por Fawaz Gruosi no maior diamante transparente e sem falhas alguma vez encontrado e que é presentemente propriedade do joalheiro De Grisogono.

<

Por PIOTR PETROVICH

Foi baptizado com o nome do dia em que foi encontrado, na mina de Lulo, em Angola, em 2016: "4 de Fevereiro". E é "meramente" o 27º maior diamante bruto branco alguma vez encontrados em terras de Angola.

Fawaz Gruosi, fundador da De Grisogono, adquiriu o diamante e mandou analisá-lo em Antuérpia. Depois disso, uma equipa de dez especialistas em lapidação de diamantes foi envolvida no seu mapeamento, plotagem, clivagem, corte a laser e polimento da gema em bruto – só o processo de corte demorou 11 meses.

A arte de Fawaz Gruosi fez o resto e agora é a peça central de um colar assimétrico com uma esteira no lado esquerdo de 18 esmeraldas verdes e à direita, duas fileiras de esmeraldas-pêra brancas, oferecendo uma aparência contrastante (Gruosi acredita que verde é sinônimo a boa sorte).

As gemas encaixam perfeitamente e o ouro usado para montar o colar é escurecido, afim de criar o efeito de claro-escuro que é o rosto das jóias de De Grisogono e que também o tornam quase invisível.

Os pinos que suportam no lugar o diamante de 163,41 carats desaparecem sob quatro diamantes baguette cortados, criando um efeito de brilho deslumbrante. O lado reverso da cesta em ouro é gravado com o peso do diamante e cravejado com mais diamantes.

Ao todo a criação do colar envolveu 14 artesãos e mais de 1700 horas.

A peça acabada, chamada A Arte de De Grisogono foi apresentada numa série de exibições públicas em todo o mundo e o colar vai ser leiloado na Christie, em Genebra, no próximo dia 14 de Novembro.

Um esteta

Fawaz Gruosi nasceu a 8 de Agosto de 1952 e passou sua infância com sua mãe italiana em Florença, Itália, cidade de cultura, bom gosto e estética que iria influenciá-lo e inspirá-lo permanentemente.

Essa influência levou-o a adquirir a formação necessária e muito cedo ele já trabalhava o seu caminho para os escalões de topo do mundo da joalharia.

Em 1993, juntamente com dois sócios, com base na Rue de Rhône, em Genebra, fundou a De Grisogono. O nome veio de um dos associados que mencionou que a sua mãe tinha sido originalmente a Marquesa de Grisogono. O nome soava poderoso, misterioso e aristocrata o suficiente, perfeito para o luxo e a exclusividade que planeavam.

Dois anos mais tarde, Gruosi tomou as rédeas e adquiriu o controlo exclusivo da De Grisogono, para seguir suas próprias ideias, a sua visão pessoal para uma nova geração de jóias preciosas. Assumiu enormes riscos durante sua carreira, mas sempre colocou na sua obra a sua paixão por jóias e pedras preciosas, bem como o seu design perfeito e uma total dedicação à inovação.

O seu sucesso quase imediato deu-lhe força e confiança. Desde a fundação da De Grisogono, Gruosi mostrou a sua abordagem única para o mundo da joalharia fina, desenvolvendo um estilo pessoal, muito apreciado e admirado por todos os grandes "connaisseurs".

Fawaz é o tipo de mente criativa, que não deixa qualquer parte do seu trabalho em outras mãos do que as suas próprias. No processo criativo, ele exige estar sempre presente e suas criações mostram uma atitude distintamente anticomercial, mesmo que ele admita que é um homem muito impaciente.

Actualmente, ainda exibe uma personalidade vivaça, uma verdadeira paixão pela beleza e um espírito inquieto de aventura através da sua arte.

Contactos * www.degrisogono.com * Chemin Du Champ-Des-Filles, 39 E * Plan-les-Ouates, 1228 * Switzerland *

Tel: 41 22 817 81 00 * Fax: 41 22 817 81 88

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1

    Science & Nature

    Out 3, 2018

    SPROUT PENCIL

    O que acontece com um lápis de madeira depois de ser usado? Normalmente, é deitado ao lixo. Mas, e se fosse possível aumentar o seu tempo de vida, mesmo após já não restar nada que permita ser utilizado?

  • Brikawood-interlocking-wooden-bricks-help-build-house-without-nails-or-screws_9

    Business & Industry

    Ago 31, 2018

    Brikawood

    Existe um fascínio crescente em relação à construção 3D de casas. De facto, é um negócio florescente e, encarando os desafios habitacionais por todo o mundo, actualmente, pode bem vir a provar-se como uma solução de baixo...

  • background facebook

    Technology

    Out 1, 2018

    YVP MAGAZINE APP

    Our new APP with the digital edition of the magazine it's already in the Digital Stores.


  • _slc114_33093997

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PREPPER - REFEIÇÕES PARA O FIM DO MUNDO

    Graças ao popular programa do National Geographic Channel, "Preparados Para o Fim do Mundo", o fenómeno dos sobrevivencialistas passou de um mercado de nicho norte-americano centrado quase exclusivamente nos Estados Unidos da América...

  • 01-Galop-DHermes.nocrop.w710.h2147483647.2x

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    ESTRIBO ELEGANTE

    A nova garrafa de perfume de senhora do icónico Galop d'Hermès é inspirada na original, de 1930, da abertura da primeira loja da Hermès em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Voltemos quase um século atrás.

  • Depositphotos_4906403_xl-2015

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    UM NOVO PASSO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO

    Angola é o 3º país do mundo que maior apoio financeiro tem recebido da China. A reconstrução e desenvolvimento de Angola a partir de 2003 beneficiou desse apoio, especialmente para a construção de novas infraestruturas e novas...


  • Culture & Art

    Mar 1, 2015

    Free knowledge for everyone

    Presently, Wikipedia is a normal internet companion, your go-to source when you need questions answered quickly, technical data on any subject or random trivia about virtually any celebrity in the world. 

  • overall-intro-slide-04

    Technology

    Out 1, 2015

    Tecnologia acessível

    A Xiaomi foi fundada em 2010 pelo empreendedor Lei Jun, que acredita que a tecnologia de alta qualidade não precisa de ser cara.

  • Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2015

    Closer to the Center of the Earth

    Krubera Cave or Voronya Cave, is the deepest known cave on Earth. It is located in the Arabika Massif of the Gagra Range of the Western Caucasus, in the Gagra district of Abkhazia, a breakaway region of Georgia.