Research & Education

Nov 2, 2018

SISTEMA EDUCATIVO FINLANDÊS

"Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar da ideia e nunca conseguirá um emprego estável."

Claro, o mundo precisa de matemáticos para várias tarefas em vários sectores de actividades económicas e tecnológicas. Mas até trabalhos de matemática exigem fortes bases em disciplinas como gramática, história e arte.

Há quase 50 anos, a Finlândia, decidiu tomar um rumo diferente no seu sistema educativo e, a julgar pelos resultados, os finlandeses tomaram o rumo certo: o seu sistema educativo de nível primário foi considerado #1 no mundo em 2016, de acordo com o Fórum Económico Mundial.

Actualmente, as primeiras gerações a receber estas inovações, estão agora a mostrar resultados quase diariamente. Porque a Finlândia é actualmente o mais dinâmico país na criação de projectos start-up que, em curto espaço, se tornam sucessos. Considere só estes números: quatro mil start-ups criadas todos os anos; o sistema educativo representa 6,3 mil milhões de euros no país (a seguir ao sector alimentar); e cada nova escola não custa ao estado central menos de 10 milhões de euros.

Adicionalmente: a educação é totalmente gratuita desde o pré-escolar até à universidade; quase não são necessários livros (as crianças trabalham diariamente a partir de tablets); apenas tem um exame até chegar à universidade; não existem trabalhos de casa; não se chumba em nenhuma no; e as turmas são compostas por crianças de diferentes idades e estratos sociais.

Uma escola finlandesa actual, é bastante despida de paredes. Uma escola regular tem apenas uma sala de aula clássica fechada, com mesas e cadeiras; todas as outras têm sofás ou cabines onde as crianças trabalham com os seus tablets. A ideia é fazê-los aprender através da tecnologia com os métodos que os livros não são capazes de ensinar.

Aplicações como a Lightneer e a Mightifier são as mais comuns nos tablets. Peter Vesterbacka, co-fundador da Lightneer, explica a visão da empresa em relação à educação: "quando apresentámos o jogo (Big Bang Legends, uma espécie de 'Pokémon da Física') aos miúdos, deixámo-los sozinhos durante uma hora. Quando voltámos, disseram que gostaram muito. Quando perguntámos o que tinham aprendido com o jogo, disseram 'nada'. Mas quando lhes perguntei quantos protões e neutrões tinha um dos personagens todos acertaram". "Professores ligavam-me a meio da noite a dizer que nunca tinham visto as crianças a aprender tanto e tão depressa".

Quando questionada quanto à relação entre o sistema educativo e o sistema empresarial, Kirsi Haapamäki, representante da Mightifier, sorri orgulhosamente: "este modelo oferece aos miúdos a liberdade e as ferramentas para que eles pensam por si próprios. O sistema encoraja-os a descobrir as próprias soluções, respostas e métodos de trabalho. No fundo, estamos a prepará-los para darem as respostas a perguntas que ainda nem fizemos".

Entre as start-up nascidos à volta do sistema educativo, está a Helsinki International Schools (Hei Schools) que exporta o modelo educativo finlandês, dando formação a professores, aconselhando sobre produtos e conceitos recreativos (aplicações, livros e brinquedos) e no design do interior das escolas, também.

A palavra chave para este sucesso mundial é flexibilidade.

De facto, nas escolas finlandesas que seguem o princípio do "plano aberto", não há diferenças entre salas ou corredores. Todas as salas de aula "tradicionais" são espaços multimodais, apenas separados com paredes de vidro e divisórias móveis. Todo o mobiliário é adaptável, e inclui puffs e sofás.

Desta forma, os professores e estudantes, podem escolher facilmente o espaço mais apropriado para desenvolver qualquer tipo de trabalho ou projecto, dependendo dos requisitos das equipas: "a melhor forma de levar as crianças a definir os seus próprios objectivos, resolver os problemas e concluir a aprendizagem baseadas nos objectivos", diz Raila Oksanen, consultora da empresa finlandesa FCG (um empresa multifacetada que fornece serviços em infraestruturas, ambiente e design urbano, formação multidisciplinar e desenvolvimento de serviços públicos).

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_11561359_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Set 14, 2018

    Helsínquia

    A capital do país mais feliz do mundo, a Finlândia, é uma agradável surpresa que não quererá perder. Localizada na terra dos mil lagos, ilhas e da aurora boreal, Helsínquia é, actualmente, uma das cidades mais inovadoras e...

  • langostino-gambon-austral-alta

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    DE CAMARÃO A PLÁSTICO

    Por algum tempo, durante o século XX, o plástico foi considerado uma das maiores invenções da Humanidade. Senhoras e senhores por todo o mundo, usavam como prémio, quando iam às compras. Depois tornou-se numa dor de cabeça, ainda...

  • iReviews-gravity-blanket_4

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    MAIS PESO, MENOS STRESS

    E se o peso pudesse reduzir os seus níveis de stress e ansiedade? Não, não é nenhuma espécie de cultura japonesa antiga. Antes pelo contrário. Já é uma técnica terapêutica utilizada em hospitais para o tratamento de distúrbio...


  • 978x0

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    O ETERNO CAPITÃO

    Os franceses consideram-no uma das mais importantes figuras da sua história. Se tal não fosse redutor, até poderia ser verdade. A verdade, porém, é que este senhor, cuja imagem associamos de imediato ao gorro vermelho, foi uma...

  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 

  • lilium-jet-flying

    Mecanica e Locomoção

    Jun 1, 2017

    O LANÇAMENTO DO FUTURO

    Conheça os Jetsons. Eles voltaram dos anos 1960 para o futuro recente. De repente, o mundo imaginário de William Hannah e Joseph Barbera tornou-se bastante realista. Parece demasiado fantástico? Provavelmente, é porque é mesmo!

    ...


  • 20-Of-The-Best-Pictures-From-2017-1

    Culture & Art

    Jan 1, 2018

    PARA QUE A MEMÓRIA NÃO SE ESQUEÇA

    Não é habitual, nas páginas desta revista, apresentarmos um tema como este. Nós temos, contudo, o compromisso de informar e enviar alertas vindos de todo o mundo. Portanto, quando nos deparámos com as 100 melhores fotografias...

  • 01 cafe

    Food & Beverage

    Set 1, 2016

    CAFÉ DE BERÇO PRIVILEGIADO

    Poucas pessoas conseguem imaginar a vida sem café. Ao pequeno almoço, ou depois do almoço, seja um expresso ou um café duplo – sem açúcar –, o café ganhou um lugar de destaque no dia a dia de grande parte da população...

  • 13

    Food & Beverage

    Ago 1, 2015

    Sweet Switzerland

    Lindt & Sprüngli is a Swiss chocolate manufacturer and recognized as leader in the market for premium chocolate, offering a large selection of products in more than 120 countries around the world. During the 170 years...