Research & Education

Set 21, 2018

LUTA CONTRA O CANCRO

Cientistas portugueses na Vanguarda

São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo. 


<

A OMS, Organização Mundial para a Saúde, alerta que 14 milhões de novos casos de cancro são descobertos todos os anos. Ainda existe uma alta taxa de mortalidade associada a este problema e muitas são as pesquisas efectuadas a favor da cura contra o cancro. Investigadores de todo o mundo buscam o tratamento para os diversos tipos de câncer e, a cada trabalho realizado, um passo é dado para chegar mais próximo do tratamento para cada caso e cada pessoa, contudo, ainda não se conseguiu encontrar a fórmula mágica que mate este 'bicho'.

Em Portugal, são realizados diversos estudos na área oncológica e experimentados vários tratamentos em prol do bem-estar do doente. Muitas pesquisas importantes têm vindo a ser realizadas neste pequeno país, trazendo nova esperança e formas de olhar a doença em todo o mundo. 

Recentemente, um estudo realizado pela equipa de Bruno Silva Santos, do Instituto de Medicina Molecular (iMM) da Universidade de Lisboa, colocam estes cientistas na vanguarda do tratamento contra o cancro: a imunoterapia. Este é um tratamento que está "a entusiasmar a comunidade internacional" pela sua fórmula onde "as células passam a ter uma pistola que mata o cancro". O objectivo é retirar as células não cancerígenas do doente e reinjectá-las no organismo, ou seja, curando-se com o próprio sistema imunitário, criando tratamentos e terapias completamente novas para manipular as células e destruir aquelas que estão infectadas. 

Outra descoberta foi feita pela equipa liderada por Sérgio Daniel, também do iMM, que revela que o colesterol sistémico, coloquialmente chamado de "mau", trava o tratamento do cancro da mama, reduzindo a capacidade do sistema imunitário de combater contra as células cancerígenas. A equipa associou esta pesquisa à imunoterapia de Bruno Silva Santos, focando-se nos linfócitos T gama-delta, um tipo de glóbulos brancos que, de acordo com o investigador, "deixam de funcionar normalmente e (diminuindo a) sua capacidade de ativação e de reconhecimento". Este estudo foi aplicado ao cancro da mama, no entanto, poderá ser bastante relevante no estudo de outros tipos de cancro.

Ainda em Portugal, estuda-se a capacidade de identificar o tipo de tratamento oncológico mais eficaz para cada doente com base numa análise de urina. Os investigadores Bruno Costa silva, Joana Ribeiro e Rita Fior, estudam uma forma personalizada e rápida – num período de duas semanas – de encontrar um tratamento eficaz para acelerar os processos de cura do cancro. O mesmo grupo estuda também a forma como os tumores comunicam entre si através de exossomas, pequenas vesículas produzidas pelas células. 

Por todo o país são desenvolvidas pesquisas no sentido de desenvolver os tratamentos para os diversos cancros, bem como para entender o modo como estes se dissipam pelo corpo humano, quais os factores impulsionadores do cancro entre outras questões associadas a linfomas, cancro de pele, cancro da próstata, cancro dos pulmões, cancro da tiróide e até sobre a sua hereditariedade. No final de 2017, dados divulgados pela Global Portuguese Scientist, GPS, uma plataforma digital que junta cientistas na diáspora, incentivada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, revelaram que os cientistas portugueses estavam espalhados por 84 países do mundo, dos quais 20% se encontram no Reino Unido e 15% nos EUA. A maior parte destes cientistas, 59,4%, pertence à área das ciências naturais, seguindo-se as ciências médicas e a tecnologia. 

De um país pequeno para o mundo, os cientistas portugueses têm vindo a deter um papel importantíssimo nos novos tratamentos para o cancro, deixando uma marca significativa a nível mundial.  

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Doha-Skyline-3

    Business & Industry

    Abr 13, 2018

    UMA NOVA ETAPA PARA O MÉDIO ORIENTE

    Infelizmente, falar de Médio Oriente traz muitas vezes associada a ideia de guerra e conflitos, pois esta região charneira entre o Ocidente e o Oriente ainda não encontrou uma situação completamente estável desde o fim do Império...

  • jaeger-lecoultre-janek-deskiewicz

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    O DESIGNER POR DETRÁS DO REVERSO

    A historia do polaco Janek Deleskiewicz é, actualmente, indissociável da história de um ícone internacional entre marcas de relógios: a Jaeger-LeCoultre; e, sobretudo do seu modelo de maior sucesso: o Reverso.

  • LesMills01

    Helthcare & Wellness

    Jun 1, 2017

    A mexer há 49 Anos

    Nascido em 1934, Leslie Roy "Les" Mills foi um atleta profissional de renome, chegando a representar a Nova Zelândia nos Jogos Olímpicos em quatro ocasiões e nos Jogos da Commonwealth do Império Britânico ao longo de duas décadas,...


  • 1

    Helthcare & Wellness

    Nov 5, 2018

    PRÓTESES BIÓNICAS

    "Tal como as dos filmes de "Star Wars", as próteses biónicas têm um aspeto robótico que, com capas de silicone idênticas à realidade, passam quase despercebidas. Através dos sensores de leitura dos movimentos, estas próteses...

  • Hotel-deserto-Marrocos

    Lifestyle & Travel

    Jun 26, 2018

    UM CHÁ NO DESERTO, QUERIDA?

    Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras

    ...

  • lilium-jet-flying

    Mecanica e Locomoção

    Jun 1, 2017

    O LANÇAMENTO DO FUTURO

    Conheça os Jetsons. Eles voltaram dos anos 1960 para o futuro recente. De repente, o mundo imaginário de William Hannah e Joseph Barbera tornou-se bastante realista. Parece demasiado fantástico? Provavelmente, é porque é mesmo!

    ...


  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    Leader in Copper business

    The demand for copper is growing. Copper is one of the key metals of modern economic development, found in nearly every new apartment or office block, vehicle and electrical appliance. It is one of the best heat and electricity conductors,...

  • 2

    Sport

    Out 1, 2015

    O luxuoso carro de golfe

    Garia é um fabricante de carros de golfe e entretenimento, que cria os seus veículos usando inovação e processos de desenvolvimento visionários e que usa apenas os melhores materiais disponíveis na indústria automóvel.

  • Technology

    Mar 1, 2015

    Heating Your Home

    SolTech Energy, a Swedish company selling solutions for clean solar power, has developed a unique home heating system contained within roofing tiles made out of transparent glass. The attractive house-warming tiles give roofs a beautiful,...