Research & Education

Set 21, 2018

LUTA CONTRA O CANCRO

Cientistas portugueses na Vanguarda

São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo. 


<

A OMS, Organização Mundial para a Saúde, alerta que 14 milhões de novos casos de cancro são descobertos todos os anos. Ainda existe uma alta taxa de mortalidade associada a este problema e muitas são as pesquisas efectuadas a favor da cura contra o cancro. Investigadores de todo o mundo buscam o tratamento para os diversos tipos de câncer e, a cada trabalho realizado, um passo é dado para chegar mais próximo do tratamento para cada caso e cada pessoa, contudo, ainda não se conseguiu encontrar a fórmula mágica que mate este 'bicho'.

Em Portugal, são realizados diversos estudos na área oncológica e experimentados vários tratamentos em prol do bem-estar do doente. Muitas pesquisas importantes têm vindo a ser realizadas neste pequeno país, trazendo nova esperança e formas de olhar a doença em todo o mundo. 

Recentemente, um estudo realizado pela equipa de Bruno Silva Santos, do Instituto de Medicina Molecular (iMM) da Universidade de Lisboa, colocam estes cientistas na vanguarda do tratamento contra o cancro: a imunoterapia. Este é um tratamento que está "a entusiasmar a comunidade internacional" pela sua fórmula onde "as células passam a ter uma pistola que mata o cancro". O objectivo é retirar as células não cancerígenas do doente e reinjectá-las no organismo, ou seja, curando-se com o próprio sistema imunitário, criando tratamentos e terapias completamente novas para manipular as células e destruir aquelas que estão infectadas. 

Outra descoberta foi feita pela equipa liderada por Sérgio Daniel, também do iMM, que revela que o colesterol sistémico, coloquialmente chamado de "mau", trava o tratamento do cancro da mama, reduzindo a capacidade do sistema imunitário de combater contra as células cancerígenas. A equipa associou esta pesquisa à imunoterapia de Bruno Silva Santos, focando-se nos linfócitos T gama-delta, um tipo de glóbulos brancos que, de acordo com o investigador, "deixam de funcionar normalmente e (diminuindo a) sua capacidade de ativação e de reconhecimento". Este estudo foi aplicado ao cancro da mama, no entanto, poderá ser bastante relevante no estudo de outros tipos de cancro.

Ainda em Portugal, estuda-se a capacidade de identificar o tipo de tratamento oncológico mais eficaz para cada doente com base numa análise de urina. Os investigadores Bruno Costa silva, Joana Ribeiro e Rita Fior, estudam uma forma personalizada e rápida – num período de duas semanas – de encontrar um tratamento eficaz para acelerar os processos de cura do cancro. O mesmo grupo estuda também a forma como os tumores comunicam entre si através de exossomas, pequenas vesículas produzidas pelas células. 

Por todo o país são desenvolvidas pesquisas no sentido de desenvolver os tratamentos para os diversos cancros, bem como para entender o modo como estes se dissipam pelo corpo humano, quais os factores impulsionadores do cancro entre outras questões associadas a linfomas, cancro de pele, cancro da próstata, cancro dos pulmões, cancro da tiróide e até sobre a sua hereditariedade. No final de 2017, dados divulgados pela Global Portuguese Scientist, GPS, uma plataforma digital que junta cientistas na diáspora, incentivada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, revelaram que os cientistas portugueses estavam espalhados por 84 países do mundo, dos quais 20% se encontram no Reino Unido e 15% nos EUA. A maior parte destes cientistas, 59,4%, pertence à área das ciências naturais, seguindo-se as ciências médicas e a tecnologia. 

De um país pequeno para o mundo, os cientistas portugueses têm vindo a deter um papel importantíssimo nos novos tratamentos para o cancro, deixando uma marca significativa a nível mundial.  

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 19620901_739735632865157_1070968012579382532_o

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    ESTILO OCIDENTAL, SABEDORIA JAPONESA

    Não precisa ver o filme Kill Bill-Volume 2, ser uma grande chef ou um mestre de espada para saber que as melhores lâminas do mundo são japonesas. A sua tradição no fabrico de lâminas vem desde o século XIII.

  • 348262_1_800

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    ACAMPAR (REALMENTE) JUNTOS

    Acontece a todos os amantes de campismo. Quando finalmente acabam de montar a mesma tenda que têm há mais de dez anos, acham-na demasiado pequena para arrumar todas as inutilidades que se lembraram de levar.

  • langostino-gambon-austral-alta

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    DE CAMARÃO A PLÁSTICO

    Por algum tempo, durante o século XX, o plástico foi considerado uma das maiores invenções da Humanidade. Senhoras e senhores por todo o mundo, usavam como prémio, quando iam às compras. Depois tornou-se numa dor de cabeça, ainda...


  • Yara Birkeland 2

    Technology

    Jul 1, 2017

    AUTOMATIZAR, AUTONOMIZAR

    Está planeado que inicie actividade no final de 2018. A ideia é cumprir pequenos trajectos, ligando três portos, por entre os fiordes a Sul de Oslo, na Noruega.

  • Zinco03

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    Gronelândia: A Derradeira Jazida de Zinco

    A Ironbark está actualmente a desenvolver três projectos na Gronelândia, destacando-se de longe a prospecção da mina de zinco e chumbo em Citronen. A multinacional australiana começou a aprofundar o projecto para a exploração...

  • parrilla

    Food & Beverage

    Mar 1, 2017

    GASTRONOMIA DO URUGUAI - UMA DELICIOSA SURPRESA

    Tido muitas vezes como um continente de desequilíbrios, a América do Sul guarda ainda muitas pequenas maravilhas quase inexploradas. É o caso do segundo menor país deste continente, o Uruguai. É um dos países mais desenvolvidos...


  • GreengageJellycreditChrisTerryweb_1500_900_85

    Food & Beverage

    Abr 1, 2016

    A Rede Social por Excelência

    Imagine o aeroporto de Barajas feito, em grande escala, de gelatina. Agora imagine o que é possível fazer-se com gelatina usando centenas de moldes diferentes. É esse o trabalho que distingue Bompas & Parr, líderes em design...

  • The Perfect Silver

    Luxury & Fashion

    Dez 31, 2015

    A Prata Perfeita

    Karen Silver Design é uma empresa de fabrico, design e venda por atacado de joalharia de prata, sediada na Tailândia. Com especialização em vários tipos de prata, contam com grande variedade de colecções de joalharia de prata,...

  • 1. Culture-National Gallery-Accessible Art

    Culture & Art

    Fev 1, 2018

    ARTE ACESSÍVEL

    Não há nada mais elegante e atractivo que quadros originais de pintura a óleo sobre tela, quer seja nos corredores ou na sala lá de casa, ou para tornar mais aprazíveis os escritórios de qualquer empresa, tanto para os empregados...