Business & Industry

Fev 1, 2018

MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil em 2014 e a Rússia em 2018.

<

Por ALEKSANDR SAVCHENKO

É um sinal evidente que o interesse pelo futebol como desporto e espectáculo cresce em novas latitudes e que outros países importantes aparecem hoje com poder e capacidade económica para ombrear com países europeus e americanos que tradicionalmente dominavam a realização destes grandes eventos de interesse mundial. Os BRICS – o conjunto composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – são o melhor exemplo.

Mas se a afirmação dos BRICS no desporto e no entretenimento é já referência mundial, o poderio destes países é mais relevante no domínio da economia e negócios, pois o seu PIB acumulado, que já atinge 20 triliões de dólares, representa cerca de 25 % do PIB mundial e excede quer o dos Estados Unidos da América, quer o da União Europeia.

No caso da Rússia, onde este ano se realiza o Campeonato do Mundo de Futebol, a reorganização da economia que tem vindo a ser realizada nos últimos anos – apesar dos efeitos negativos resultantes da quebra do valor da exportação de petróleo e gás desde 2014 – tem vindo a provocar a modernização de empresas antigas e o desenvolvimento de novas indústrias ligadas a novas tecnologias avançadas, especialmente ligadas à aviação, ao espaço, às telecomunicações, construção naval, petroquímica, produção de softwares e outros sectores em que a capacidade produtiva e de exportação tem aumentado e contribuído para alguma recuperação e estabilização.

Assim, os esforços de diversificação da produção estão a provocar efeitos positivos no crescimento e maior satisfação da procura com maior proporção de produtos e serviços nacionais e com menor recurso às importações, o que conduz a que haja hoje um superavit comercial anual da ordem de 100 biliões de dólares.

Cada vez é maior o leque de produtos de fabrico russo como aviões, camiões, satélites espaciais, navios, têxteis, bens agroalimentares e outros, especialmente produtos com elevada incorporação de alta tecnologia. Neste capítulo, não é indiferente o investimento do Estado, na modernização das infraestruturas.

Não causa por isso surpresa ver cada vez maior número de grupos económicos internacionais de diversas origens a investirem no mercado russo ou a procurar parcerias com empresas privadas russas – e esta tendência alarga-se cada vez mais para fora do sector tradicional do petróleo e gás, onde a Rússia é um dos maiores produtores mundiais.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 14279036_127247534397015_777594915_n

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    UMA LUVA QUE DEVOLVE A FORÇA À MÃO

    Depois de ter chegado à final do "Microsoft Imagine Cup", com o protótipo de uma luva que devolve a força à mão e que permite levantar objectos até 40 quilos, a NUADA, é uma das startups do momento.

  • slide-1

    Food & Beverage

    Mai 28, 2018

    A ARTE DOS DOCES

    Girassol, amendoim ou sésamo de halva, com aditivos ou sem eles, amêndoa, nozes e outros frutos secos, o aromatizante de creme mais delicado, a mais deliciosa pasta turca – em qualquer um dos doces da marca irá encontrar uma...

  • cientista2

    Research & Education

    Set 21, 2018

    LUTA CONTRA O CANCRO

    Cientistas portugueses na Vanguarda

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo. 


    ...


  • Vector001

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    INTELIGÊNCIA (POUCO) ARTIFICIAL

    Oficialmente inaugurado em Toronto, Canadá, no passado dia 30 de Março, o Instituto Vector conta já com um investimento de 150 milhões de dólares por parte de empresas como o Facebook e o Google, multinacionais de tecnologia...

  • LG-rollable-OLED-display-flexible-rollable

    Technology

    Jun 1, 2017

    O SUPERMATERIAL

    Pode parecer incrível e surreal, mas os primeiros estudos deste novo material datam de 1947. O termo para definir o material é descrito pela primeira vez em 1962. A teoria de que esta substância poderia ser um condutor eléctrico...

  • 1.-FIFAs-World-Cup-Opens-The-Door

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

    Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil...


  • Food & Beverage

    Set 1, 2015

    Versatile Sunflower

    Sunflower seeds are the gift of the beautiful sunflower that has rays of petals emanating from its bright yellow, seed-studded center.

  • The price of Romance

    Lifestyle & Travel

    Jan 31, 2016

    O Preço do Romance

    Amor, Love, Любовь,愛, é a palavra que expressa um sentimento único e transversal ao ser humano independentemente da nacionalidade ou ponto do globo onde se encontre. Com o dia de S. Valentim a aproximar-se, a 14 de Fevereiro,...

  • _DSC7717_dictionary

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2016

    Caminhe com Estilo e Elegância

    Usadas ancestralmente pelos caçadores, as bengalas são indispensáveis para quem precisa de um apoio diário ou numa caminhada, mas são igualmente úteis para autores, poetas, escritores ou simplesmente para completar o guarda roupa...