Business & Industry

Fev 1, 2018

MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil em 2014 e a Rússia em 2018.

Por ALEKSANDR SAVCHENKO

É um sinal evidente que o interesse pelo futebol como desporto e espectáculo cresce em novas latitudes e que outros países importantes aparecem hoje com poder e capacidade económica para ombrear com países europeus e americanos que tradicionalmente dominavam a realização destes grandes eventos de interesse mundial. Os BRICS – o conjunto composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – são o melhor exemplo.

Mas se a afirmação dos BRICS no desporto e no entretenimento é já referência mundial, o poderio destes países é mais relevante no domínio da economia e negócios, pois o seu PIB acumulado, que já atinge 20 triliões de dólares, representa cerca de 25 % do PIB mundial e excede quer o dos Estados Unidos da América, quer o da União Europeia.

No caso da Rússia, onde este ano se realiza o Campeonato do Mundo de Futebol, a reorganização da economia que tem vindo a ser realizada nos últimos anos – apesar dos efeitos negativos resultantes da quebra do valor da exportação de petróleo e gás desde 2014 – tem vindo a provocar a modernização de empresas antigas e o desenvolvimento de novas indústrias ligadas a novas tecnologias avançadas, especialmente ligadas à aviação, ao espaço, às telecomunicações, construção naval, petroquímica, produção de softwares e outros sectores em que a capacidade produtiva e de exportação tem aumentado e contribuído para alguma recuperação e estabilização.

Assim, os esforços de diversificação da produção estão a provocar efeitos positivos no crescimento e maior satisfação da procura com maior proporção de produtos e serviços nacionais e com menor recurso às importações, o que conduz a que haja hoje um superavit comercial anual da ordem de 100 biliões de dólares.

Cada vez é maior o leque de produtos de fabrico russo como aviões, camiões, satélites espaciais, navios, têxteis, bens agroalimentares e outros, especialmente produtos com elevada incorporação de alta tecnologia. Neste capítulo, não é indiferente o investimento do Estado, na modernização das infraestruturas.

Não causa por isso surpresa ver cada vez maior número de grupos económicos internacionais de diversas origens a investirem no mercado russo ou a procurar parcerias com empresas privadas russas – e esta tendência alarga-se cada vez mais para fora do sector tradicional do petróleo e gás, onde a Rússia é um dos maiores produtores mundiais.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Hotel-deserto-Marrocos

    Lifestyle & Travel

    Jun 26, 2018

    UM CHÁ NO DESERTO, QUERIDA?

    Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras

    ...

  • 4wr3BQJ

    Home & Design

    Abr 1, 2017

    YOSEGI-ZAIKU - A ARTE YOSEGI

    Descobrimos a arte Yosegi, linda e curiosa, esta técnica japonesa de "parquet" consiste em dispor a madeira no chão, formando padrões. Para o conseguir, colam-se pedaços de madeira de diferentes cores num bloco compacto, que é depois...

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.


  • TransCanadaTrail002

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    TRANS-CANADIANO - O GRANDE TRILHO QUE UNE O CANADÁ

    Iniciado em 1992, o Trilha Trans-Canadiano tem como propósito unir os extremos do Canadá desde o oceano Atlântico ao Pacífico e ao Ártico, e estás prestes a ser concluído este Outono, precisamente no ano do 150º aniversário...

  • c0b3fe9d8db2be5ec1c3b228963b0131_original

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    LIVRE PARA ANDAR

    O Verão está de volta ao hemisfério norte e isso significa menos roupas, mais tempo de lazer ao ar livre em praias e campo, libertar-se do sufocante vestuário de Inverno e do calçado pesado.

  • 226c441149909061a3a62986fcadd917

    Sport

    Abr 1, 2017

    NAGINATA - A ARTE QUE FAZ O CARÁCTER

    Se há herança que o Oriente vai dando à Humanidade, é inegavelmente, uma diversidade de disciplinas que procuram a evolução do Ser e que conduzem à elevação física, mental e espiritual. Artes Marciais como o Karaté, incluído...


  • AllPhotos-RobinsonLesBains (2)

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2016

    ESCOLHA DE CAVALHEIRO

    O Verão finalmente chegou, e com ele os dias quentes, que pedem um mergulho refrescante. Mas trás também o desejo de ver o pôr-do-sol ao sabor de uma bebida fresca, enquanto se espera pela noite quente. A "Robinson les Bains"...

  • Luxury & Fashion

    Abr 1, 2015

    Brazilian Beauty

    "Boticário" (apothecary) is what pharmacists used to be called, and that was the name Miguel Krigsner chose for his new compounding pharmacy, which opened its doors on 22 March 1977 in the centre of the city of Curitiba, Paraná, Brazil. 

    ...

  • Mahabis-2

    Luxury & Fashion

    Out 1, 2016

    CHINELOS QUE PROMOVEM O BEM-ESTAR

    Comercializados pela mahabis, os chinelos do século XXI têm sola italiana, mas são produzidos em Portugal. Destacam-se no mercado pelo conforto, simplicidade e funcionalidade, e foram concebidos para ser um reflexo da herança global....