Business & Industry

Fev 1, 2018

MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil em 2014 e a Rússia em 2018.

Por ALEKSANDR SAVCHENKO

É um sinal evidente que o interesse pelo futebol como desporto e espectáculo cresce em novas latitudes e que outros países importantes aparecem hoje com poder e capacidade económica para ombrear com países europeus e americanos que tradicionalmente dominavam a realização destes grandes eventos de interesse mundial. Os BRICS – o conjunto composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – são o melhor exemplo.

Mas se a afirmação dos BRICS no desporto e no entretenimento é já referência mundial, o poderio destes países é mais relevante no domínio da economia e negócios, pois o seu PIB acumulado, que já atinge 20 triliões de dólares, representa cerca de 25 % do PIB mundial e excede quer o dos Estados Unidos da América, quer o da União Europeia.

No caso da Rússia, onde este ano se realiza o Campeonato do Mundo de Futebol, a reorganização da economia que tem vindo a ser realizada nos últimos anos – apesar dos efeitos negativos resultantes da quebra do valor da exportação de petróleo e gás desde 2014 – tem vindo a provocar a modernização de empresas antigas e o desenvolvimento de novas indústrias ligadas a novas tecnologias avançadas, especialmente ligadas à aviação, ao espaço, às telecomunicações, construção naval, petroquímica, produção de softwares e outros sectores em que a capacidade produtiva e de exportação tem aumentado e contribuído para alguma recuperação e estabilização.

Assim, os esforços de diversificação da produção estão a provocar efeitos positivos no crescimento e maior satisfação da procura com maior proporção de produtos e serviços nacionais e com menor recurso às importações, o que conduz a que haja hoje um superavit comercial anual da ordem de 100 biliões de dólares.

Cada vez é maior o leque de produtos de fabrico russo como aviões, camiões, satélites espaciais, navios, têxteis, bens agroalimentares e outros, especialmente produtos com elevada incorporação de alta tecnologia. Neste capítulo, não é indiferente o investimento do Estado, na modernização das infraestruturas.

Não causa por isso surpresa ver cada vez maior número de grupos económicos internacionais de diversas origens a investirem no mercado russo ou a procurar parcerias com empresas privadas russas – e esta tendência alarga-se cada vez mais para fora do sector tradicional do petróleo e gás, onde a Rússia é um dos maiores produtores mundiais.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 

  • 74578418-4108-11e8-ab09-36e8e67fb996_1320x770_081421

    Research & Education

    Mai 31, 2018

    A MULHER POR TRÁS DO HOMEM

    Mulher e mãe de dois presidentes dos Estados Unidos, Barbara Bush teve um papel fundamental na sua família, na América e no mundo

  • null-stern-hotel-switzerland-alps_dezeen_1568_4

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    DORMIR COM AS ESTRELAS

    Sem paredes nem telhados, os quartos de hotel, que lhe mostramos na presente edição da Your VIP Partner, têm uma vista privilegiada para o céu, mais propriamente o céu dos Alpes suíços – chama-se Null Stern e é mais do que...


  • hq720

    Technology

    Abr 1, 2017

    A CURIOSIDADE CRIOU O ROBOT

    Até à data só exploramos cinco por cento dos oceanos da Terra. Tal significa, só para termos uma ideia, que actualmente sabemos muito mais acerca da geografia da Lua do que acerca dos oceanos do nosso próprio planeta. 

    ...

  • 1986661-eye_1024

    Helthcare & Wellness

    Jul 1, 2017

    SOLUÇÕES À VISTA

    Uma das maiores causas de cegueira no ser humano é a degeneração dos fotorreceptores da retina. Até agora, não existe um tratamento clínico eficaz para estes distúrbios na retina. Mas isto parece que vai mudar em breve.

    ...

  • 1

    Technology

    Nov 27, 2018

    LG SUITBOT

    "LG has created a robotic exoskeleton designed to support and enhance its wearer's legs to improve lower limb strength. The suit, named LG CLOi SuitBot, features "naturally-rotating joints" and sandal-like shoes, which LG claimed...


  • 1.-Design-Kvadrat-Speaking-Of-Quality-And-Design

    Home & Design

    Fev 1, 2018

    FALANDO DE QUALIDADE E DESIGN

    A próxima afirmação pode parecer ter sido copiado de um anúncio da televisão britânica, e é bastante inspirado nesse caso particular de publicidade (também é uma grande verdade, já agora): "quando pensa em têxteis de alta...

  • Emirates

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2014

    Air Mobile

    Emirates offers the world's first inflight mobile phone service onboard an A380 aircraft, setting yet another record for inflight communications.

  • 4

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    You Can Invest in the Business of the Century

    Normally, fuels like gasoline, diesel and other refined products are produced in oil refineries where crude oil is processed and refined. It is unusual to speak about producing such products of other origins. But there are less known...