Luxury & Fashion

Nov 1, 2016

FEMINILIDADE FELINA - PANTHÈRE DE CARTIER

Há algo na Pantera que extravasa luxo e elegância. Seja pela agilidade felina com que se move ou pelo desenho invulgar da sua pelagem, a verdade é que sempre foi um animal que exalta os sentidos, passando ao mesmo tempo a sensação de confiança e desejabilidade.

<

O interesse e inspiração dos criadores de moda no desenho exótico da pelagem deste felino, surge no século XVIII, na ostensiva corte francesa de Luís XVI. Já no século XIX, durante o período de Napoleão Bonaparte, tornou-se muito frequente a utilização de peles deste animal na cobertura de sofás e banquetas dos salões das famílias mais nobres e abastadas. E, na viragem do século XX, a Pantera tornou-se também musa inspiradora para artistas plásticos e escultores de renome mundial.

Não é de admirar, portanto, que se tenha também tornado num dos maiores ícones de uma das mais prestigiadas marcas de joalharia: a Cartier.

Esta relação artística teve início em 1914, quando a montra da loja situada na "Rue de la Paix, 13", em Paris, exibia as primeiras peças em diamantes e ónix inspiradas no padrão da pelagem deste ocelote. Nesse mesmo ano, Louis Cartier encomendou a George Barbier, um conhecido ilustrador da época, um quadro que retratasse uma mulher com jóias e uma Pantera. Este, viria a servir de poster para uma exposição de pérolas e jóias subordinada ao tema "Mulher e Pantera". Estava selada assim a relação entre criador e animal que perdura há mais de 100 anos.

História da colecção

A primeira peça da casa francesa, inspirada no padrão da Pantera, surge ainda em 1914, num relógio de pulso cravado com diamantes e ónix. E, logo no ano seguinte, é apresentada a segunda peça - um relógio pendente, de senhora.

Em 1917, surge uma das peças mais icónicas desta relação entre animal e criador de moda: a cigarreira que ostenta a Pantera entre dois ciprestes, representados em esmeralda. Esta peça foi oferecida por Louis Cartier à sua amiga de longa data, Jeanne Toussaint e, pela primeira vez, representa a figura da Pantera por inteiro e não apenas o padrão da pelagem.

Jeanne Toussaint tinha um apreço especial por peles naturais, e a sua casa em Paris estava decorada com imensas peles naturais em vez de tapetes. Em 1933, Jeanne Toussaint tornar-se-ia directora de arte para todas as criações da casa Cartier.

Entre 1922 e 1927, a decoração de peças a partir do padrão da Pantera tornou-se natural em muitas das peças desenhadas pela casa francesa, mas ainda viria a passar muito tempo até que voltasse a haver uma representação integral deste animal exótico. Esse memorável momento acontece apenas em 1948, com a encomenda, feita pelo Duque de Windsor, de um broche para presentear a Duquesa Wallis Simpson.

A jóia apresentada, embora simples, é muito vistosa. Uma Pantera em ouro, salpicada com esmalte preto, sentada sobre uma esmeralda de 116 quilates. Um ano mais tarde, a Duquesa de Windsor acrescentaria outra jóia Cartier com a representação da Pantera: desta vez em forma de uma almofada de safira de 152 quilates, com a Pantera a surgir em diamantes e safiras.

A terceira peça encomendada pela Duquesa é ainda mais excepcional e foi encomendada ao joalheiro francês em 1952. Trata-se de uma bracelete articulada representando a Pantera deitada, construída com diamantes e ónix, onde sobressaem os olhos em esmeralda.

Durante as décadas de 1950 e 1960, a Pantera marcou definitivamente o portfolio da Cartier. O belo felino surgia representado tanto de forma gentil, brincalhona ou lânguida, como de forma temível, protectora ou ameaçadora.

Desengane-se, contudo, se julga que o joalheiro se ficou pelos relógios e braceletes. Até ao final do século XX, a marca desenvolveu uma extensa gama de peças de joalharia com representação da Pantera, tanto para homem como para senhora, que vai desde os relógios, brincos, broches, cigarreiras, anéis e colares. E até, em 1987, um perfume - "La Panthère de Cartier", com uma fragrância à base de gardénia.

No século XXI, o felino passa a ter um toque mais estilizado com linhas geométricas e um design contemporâneo.


Contacts - Contactos:

www.cartier.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • langostino-gambon-austral-alta

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    DE CAMARÃO A PLÁSTICO

    Por algum tempo, durante o século XX, o plástico foi considerado uma das maiores invenções da Humanidade. Senhoras e senhores por todo o mundo, usavam como prémio, quando iam às compras. Depois tornou-se numa dor de cabeça, ainda...

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens

    Lifestyle & Travel

    Out 15, 2018

    ANDORRA

    O Principado de Andorra é um dos países mais pequenos da Europa. É um território com apenas 468m2 revestidos por vales, montanhas, bosques, lagos e muita vida quer nos meses de verão quer nos de inverno, adaptando as ofertas...

  • 2-crowdfunding

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    Para lá das Garrafas

    Os laboratórios Skipping Rock, sedeados no Reino Unido, assumiram como missão erradicar o desperdício causado pelas garrafas e copos de água criando a Ooho!, o primeiro de muitos produtos que, prometem, irão revolucionar as coisas...


  • 1. Technology-Remarkable-Your Paper, Digital

    Technology

    Fev 1, 2018

    O SEU PAPEL, DIGITAL

    Todos nós nos habituamos, desde os tempos da escola e da faculdade, a tomar notas em papel. Seja em conferências, reuniões de trabalho ou workshops, era quase omnipresente a utilização de blocos de notas em vários formatos e...

  • IMG_6941

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    A CIDADE DAS CAVERNAS

    Quase se pode dizer que é uma cidade "bipolar". É "apenas" um dos locais habitados pelo Homem mais antigos do mundo, tendo a sua origem ainda na pré-história. E é também um dos locais mais preservados.

  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...


  • Automotive Soul

    Business & Industry

    Dez 31, 2015

    Alma Automóvel

    NPP ITELMA é um grupo científico financeiramente estável, com um sistema de gestão eficiente, engenharia significativa e recursos técnicos, sedeada em Moscovo, Rússia, e que integra empresas especializadas na produção de uma...

  • 01

    Luxury & Fashion

    Fev 1, 2017

    MAQUILHAGEM PERFEITA PARA TODOS

    A MAC Cosmetics nasceu em 1984 e afirmou-se cedo como líder no sector da maquilhagem profissional. Os seus produtos são um verdadeiro sucesso.

  • Kitesurf_jump_aerial-[┬®-wikipedia]

    Sport

    Mai 1, 2016

    VOAR SOBRE ÁGUA

    O kitesurf, como todos os desportos quando levados ao extremo, pode tornar-se perigoso. Considerado uma combinação de muitos desportos, o kitesurf transformou-se num novo desporto radical. Vamos examinar que equipamento...