Luxury & Fashion

Nov 1, 2016

FEMINILIDADE FELINA - PANTHÈRE DE CARTIER

Há algo na Pantera que extravasa luxo e elegância. Seja pela agilidade felina com que se move ou pelo desenho invulgar da sua pelagem, a verdade é que sempre foi um animal que exalta os sentidos, passando ao mesmo tempo a sensação de confiança e desejabilidade.

O interesse e inspiração dos criadores de moda no desenho exótico da pelagem deste felino, surge no século XVIII, na ostensiva corte francesa de Luís XVI. Já no século XIX, durante o período de Napoleão Bonaparte, tornou-se muito frequente a utilização de peles deste animal na cobertura de sofás e banquetas dos salões das famílias mais nobres e abastadas. E, na viragem do século XX, a Pantera tornou-se também musa inspiradora para artistas plásticos e escultores de renome mundial.

Não é de admirar, portanto, que se tenha também tornado num dos maiores ícones de uma das mais prestigiadas marcas de joalharia: a Cartier.

Esta relação artística teve início em 1914, quando a montra da loja situada na "Rue de la Paix, 13", em Paris, exibia as primeiras peças em diamantes e ónix inspiradas no padrão da pelagem deste ocelote. Nesse mesmo ano, Louis Cartier encomendou a George Barbier, um conhecido ilustrador da época, um quadro que retratasse uma mulher com jóias e uma Pantera. Este, viria a servir de poster para uma exposição de pérolas e jóias subordinada ao tema "Mulher e Pantera". Estava selada assim a relação entre criador e animal que perdura há mais de 100 anos.

História da colecção

A primeira peça da casa francesa, inspirada no padrão da Pantera, surge ainda em 1914, num relógio de pulso cravado com diamantes e ónix. E, logo no ano seguinte, é apresentada a segunda peça - um relógio pendente, de senhora.

Em 1917, surge uma das peças mais icónicas desta relação entre animal e criador de moda: a cigarreira que ostenta a Pantera entre dois ciprestes, representados em esmeralda. Esta peça foi oferecida por Louis Cartier à sua amiga de longa data, Jeanne Toussaint e, pela primeira vez, representa a figura da Pantera por inteiro e não apenas o padrão da pelagem.

Jeanne Toussaint tinha um apreço especial por peles naturais, e a sua casa em Paris estava decorada com imensas peles naturais em vez de tapetes. Em 1933, Jeanne Toussaint tornar-se-ia directora de arte para todas as criações da casa Cartier.

Entre 1922 e 1927, a decoração de peças a partir do padrão da Pantera tornou-se natural em muitas das peças desenhadas pela casa francesa, mas ainda viria a passar muito tempo até que voltasse a haver uma representação integral deste animal exótico. Esse memorável momento acontece apenas em 1948, com a encomenda, feita pelo Duque de Windsor, de um broche para presentear a Duquesa Wallis Simpson.

A jóia apresentada, embora simples, é muito vistosa. Uma Pantera em ouro, salpicada com esmalte preto, sentada sobre uma esmeralda de 116 quilates. Um ano mais tarde, a Duquesa de Windsor acrescentaria outra jóia Cartier com a representação da Pantera: desta vez em forma de uma almofada de safira de 152 quilates, com a Pantera a surgir em diamantes e safiras.

A terceira peça encomendada pela Duquesa é ainda mais excepcional e foi encomendada ao joalheiro francês em 1952. Trata-se de uma bracelete articulada representando a Pantera deitada, construída com diamantes e ónix, onde sobressaem os olhos em esmeralda.

Durante as décadas de 1950 e 1960, a Pantera marcou definitivamente o portfolio da Cartier. O belo felino surgia representado tanto de forma gentil, brincalhona ou lânguida, como de forma temível, protectora ou ameaçadora.

Desengane-se, contudo, se julga que o joalheiro se ficou pelos relógios e braceletes. Até ao final do século XX, a marca desenvolveu uma extensa gama de peças de joalharia com representação da Pantera, tanto para homem como para senhora, que vai desde os relógios, brincos, broches, cigarreiras, anéis e colares. E até, em 1987, um perfume - "La Panthère de Cartier", com uma fragrância à base de gardénia.

No século XXI, o felino passa a ter um toque mais estilizado com linhas geométricas e um design contemporâneo.


Contacts - Contactos:

www.cartier.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • CyberSport1

    Culture & Art

    Nov 1, 2016

    JOGOS ONLINE COM A CYBER SPORTS LEAGUE

    Independentemente do sítio em que se reside, jogadores de várias nacionalidades podem encontrar-se na plataforma da Cyber Sports League e disputar, por exemplo, um jogo de futebol.

  • Tais_weaving_in_Lospalos,_East_Timor

    Culture & Art

    Ago 1, 2016

    UMA HISTÓRIA TECIDA POR MULHERES

    A tecelagem sobreviveu a milhares de anos, mantendo-se a base da sua manufactura intacta: a trama e a teia, e o contar de linhas para criar motivos. Em Timor Leste, há uma variação de tecelagem que está muito enraizada e é parte...

  • Confael1

    Food & Beverage

    Nov 1, 2016

    A "DOLCE VITA" RUSSA DA CONFAEL

    Não é por falta de opções que hoje em dia é tão difícil escolher um presente. Pelo contrário, com a abundância de coisas giras acessíveis a todos nas lojas, tornou-se muito difícil surpreender alguém com um presente.

    ...


  • Gold-mines

    Business & Industry

    Set 1, 2016

    MINAS DE OURO ENFRENTAM NOVOS DESAFIOS

    Apesar da joalharia ser uma das principais indústrias consumidoras do minério de ouro, o consumo deste cresceu significativamente nas últimas décadas graças ao aumento do número de aparelhos electrónicos e das novas tecnologias...

  • Oil Dependence

    Business & Industry

    Nov 1, 2016

    REDUZIR A DEPENDÊNCIA DO PETRÓLEO

    A forte e repentina quebra do preço do petróleo no final de 2014, e prolongada em 2015 e 2016, colocou inúmeros países em situação económica e social difícil. Em todo o mundo, cerca de 100 países produzem petróleo, a maioria...

  • big-03_w

    Business & Industry

    Jun 1, 2016

    WONDER CEILING

    Nowadays the interior design industry has experienced a tremendous breakthrough in terms of technology, materials and aesthetics evolution. Your VIP Partner found out about a technique which can transform your living-room, or bedroom...


  • Living Longer and Healthier

    Science & Nature

    Jan 31, 2016

    Viver Mais e Melhor

    A Elanco é uma empresa animal global, melhorando a saúde e o desempenho dos animais, e ajudando a assegurar uma fonte crescente de comida segura, acessível e abundante, para hoje e para o futuro. A Elanco trabalha para desenvolver...

  • Metal solutions

    Business & Industry

    Dez 31, 2015

    Soluções de metal

    Jansa Metal foi fundada em 1982 por Don Josep Juanola Malirach, produzindo vigas, vigas soldadas, estruturas para construção e vigas personalizadas com formas especiais, bem com o outras estruturas de aço destinados a edifícios que...

  • 2_10_17acapulco3

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    WALK THIS WAY

    Quem se lembra de Run DMC? E de Stan Smith? E quem não conhece a Adidas? O que têm em comum a famosa marca das três faixas e os nomes acima mencionados? Os gloriosos anos 80.