Luxury & Fashion

Nov 1, 2016

FEMINILIDADE FELINA - PANTHÈRE DE CARTIER

Há algo na Pantera que extravasa luxo e elegância. Seja pela agilidade felina com que se move ou pelo desenho invulgar da sua pelagem, a verdade é que sempre foi um animal que exalta os sentidos, passando ao mesmo tempo a sensação de confiança e desejabilidade.

O interesse e inspiração dos criadores de moda no desenho exótico da pelagem deste felino, surge no século XVIII, na ostensiva corte francesa de Luís XVI. Já no século XIX, durante o período de Napoleão Bonaparte, tornou-se muito frequente a utilização de peles deste animal na cobertura de sofás e banquetas dos salões das famílias mais nobres e abastadas. E, na viragem do século XX, a Pantera tornou-se também musa inspiradora para artistas plásticos e escultores de renome mundial.

Não é de admirar, portanto, que se tenha também tornado num dos maiores ícones de uma das mais prestigiadas marcas de joalharia: a Cartier.

Esta relação artística teve início em 1914, quando a montra da loja situada na "Rue de la Paix, 13", em Paris, exibia as primeiras peças em diamantes e ónix inspiradas no padrão da pelagem deste ocelote. Nesse mesmo ano, Louis Cartier encomendou a George Barbier, um conhecido ilustrador da época, um quadro que retratasse uma mulher com jóias e uma Pantera. Este, viria a servir de poster para uma exposição de pérolas e jóias subordinada ao tema "Mulher e Pantera". Estava selada assim a relação entre criador e animal que perdura há mais de 100 anos.

História da colecção

A primeira peça da casa francesa, inspirada no padrão da Pantera, surge ainda em 1914, num relógio de pulso cravado com diamantes e ónix. E, logo no ano seguinte, é apresentada a segunda peça - um relógio pendente, de senhora.

Em 1917, surge uma das peças mais icónicas desta relação entre animal e criador de moda: a cigarreira que ostenta a Pantera entre dois ciprestes, representados em esmeralda. Esta peça foi oferecida por Louis Cartier à sua amiga de longa data, Jeanne Toussaint e, pela primeira vez, representa a figura da Pantera por inteiro e não apenas o padrão da pelagem.

Jeanne Toussaint tinha um apreço especial por peles naturais, e a sua casa em Paris estava decorada com imensas peles naturais em vez de tapetes. Em 1933, Jeanne Toussaint tornar-se-ia directora de arte para todas as criações da casa Cartier.

Entre 1922 e 1927, a decoração de peças a partir do padrão da Pantera tornou-se natural em muitas das peças desenhadas pela casa francesa, mas ainda viria a passar muito tempo até que voltasse a haver uma representação integral deste animal exótico. Esse memorável momento acontece apenas em 1948, com a encomenda, feita pelo Duque de Windsor, de um broche para presentear a Duquesa Wallis Simpson.

A jóia apresentada, embora simples, é muito vistosa. Uma Pantera em ouro, salpicada com esmalte preto, sentada sobre uma esmeralda de 116 quilates. Um ano mais tarde, a Duquesa de Windsor acrescentaria outra jóia Cartier com a representação da Pantera: desta vez em forma de uma almofada de safira de 152 quilates, com a Pantera a surgir em diamantes e safiras.

A terceira peça encomendada pela Duquesa é ainda mais excepcional e foi encomendada ao joalheiro francês em 1952. Trata-se de uma bracelete articulada representando a Pantera deitada, construída com diamantes e ónix, onde sobressaem os olhos em esmeralda.

Durante as décadas de 1950 e 1960, a Pantera marcou definitivamente o portfolio da Cartier. O belo felino surgia representado tanto de forma gentil, brincalhona ou lânguida, como de forma temível, protectora ou ameaçadora.

Desengane-se, contudo, se julga que o joalheiro se ficou pelos relógios e braceletes. Até ao final do século XX, a marca desenvolveu uma extensa gama de peças de joalharia com representação da Pantera, tanto para homem como para senhora, que vai desde os relógios, brincos, broches, cigarreiras, anéis e colares. E até, em 1987, um perfume - "La Panthère de Cartier", com uma fragrância à base de gardénia.

No século XXI, o felino passa a ter um toque mais estilizado com linhas geométricas e um design contemporâneo.


Contacts - Contactos:

www.cartier.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_19090019_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 30, 2018

    STEVIA

    This is already the century to take care of the body balance and healthcare. From the trip to gym three times a week, jogging in a park or by a river side or even on the beach, vegan food or even the external visual care, it will...

  • Asus1

    Technology

    Out 1, 2018

    ASUS ZENBOOK PRO SCREENPAD

    "Lançado na Computex 2018, o Asus ZenBook Pro é o novo topo da gama de computadores portáteis 'premium' da Asus e vem com uma nova e apelativa funcionalidade: um ecrã táctil do tamanho de um 'smartphone' no lugar do 'touchpad'...

  • 17916763_10154923732760860_1525008882_o

    Business & Industry

    Jun 1, 2017

    EXPORTAR O MELHOR

    Actualmente, quando falamos sobre o melhor que existe no mundo, não é possível evitar falar em Portugal. É agora, o país mais conhecido do mundo pelas suas maravilhas, segredos, história e gastronomia. Destaca-se como o melhor...


  • 1.-FIFAs-World-Cup-Opens-The-Door

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

    Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil...

  • Reading-Between-the-Lines-church-by-Gijs-Van-Vaerenbergh-2

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ESCULPIR NO AR

    Uma igreja pode ser o cerne da vida de cada um, ou simplesmente uma estrutura física que se combina com o ambiente envolvente. É isto que está no fundo de "Reading between the lines", uma instalação artística que emerge da paisagem,...

  • Allan-Baudoin_Josh_Fray_Photography-10

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2017

    ESTILO AOS SEUS PÉS

    Sempre que falamos de estilo referente a calçado, sabemos que certamente iremos falar sobre Ingleses. A tradição inglesa na sapataria feita à mão é bastante conhecida e o país alberga alguns dos melhores fabricantes de sapatos.

    ...


  • Business & Industry

    Ago 1, 2015

    Real Estate Investments in Turkey

    Turkey is the best link between Europe Asia and Africa, meaning 1,5 billion people and a GDP of USD25 trillion are within reach. 

  • 1

    Sport

    Ago 1, 2015

    Total fitness

    Anima Sana in Corpore Sano. Staying true to the philosophy by which it was founded, every ASICS innovation, every concept, every idea is intended to create the best product. The japanese brand is always striving to build upon technological...

  • Depositphotos_56439687_xl-2015

    Sport

    Jan 1, 2018

    QUE COMECEM OS JOGOS

    Após o êxito dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2014 e da Taça das Confederações de Futebol realizada em 4 cidades da Rússia no Verão de 2017, envolvendo 8 selecções e que teve a Alemanha, o Chile e Portugal nos primeiros...