Luxury & Fashion

Nov 1, 2016

FEMINILIDADE FELINA - PANTHÈRE DE CARTIER

Há algo na Pantera que extravasa luxo e elegância. Seja pela agilidade felina com que se move ou pelo desenho invulgar da sua pelagem, a verdade é que sempre foi um animal que exalta os sentidos, passando ao mesmo tempo a sensação de confiança e desejabilidade.

<

O interesse e inspiração dos criadores de moda no desenho exótico da pelagem deste felino, surge no século XVIII, na ostensiva corte francesa de Luís XVI. Já no século XIX, durante o período de Napoleão Bonaparte, tornou-se muito frequente a utilização de peles deste animal na cobertura de sofás e banquetas dos salões das famílias mais nobres e abastadas. E, na viragem do século XX, a Pantera tornou-se também musa inspiradora para artistas plásticos e escultores de renome mundial.

Não é de admirar, portanto, que se tenha também tornado num dos maiores ícones de uma das mais prestigiadas marcas de joalharia: a Cartier.

Esta relação artística teve início em 1914, quando a montra da loja situada na "Rue de la Paix, 13", em Paris, exibia as primeiras peças em diamantes e ónix inspiradas no padrão da pelagem deste ocelote. Nesse mesmo ano, Louis Cartier encomendou a George Barbier, um conhecido ilustrador da época, um quadro que retratasse uma mulher com jóias e uma Pantera. Este, viria a servir de poster para uma exposição de pérolas e jóias subordinada ao tema "Mulher e Pantera". Estava selada assim a relação entre criador e animal que perdura há mais de 100 anos.

História da colecção

A primeira peça da casa francesa, inspirada no padrão da Pantera, surge ainda em 1914, num relógio de pulso cravado com diamantes e ónix. E, logo no ano seguinte, é apresentada a segunda peça - um relógio pendente, de senhora.

Em 1917, surge uma das peças mais icónicas desta relação entre animal e criador de moda: a cigarreira que ostenta a Pantera entre dois ciprestes, representados em esmeralda. Esta peça foi oferecida por Louis Cartier à sua amiga de longa data, Jeanne Toussaint e, pela primeira vez, representa a figura da Pantera por inteiro e não apenas o padrão da pelagem.

Jeanne Toussaint tinha um apreço especial por peles naturais, e a sua casa em Paris estava decorada com imensas peles naturais em vez de tapetes. Em 1933, Jeanne Toussaint tornar-se-ia directora de arte para todas as criações da casa Cartier.

Entre 1922 e 1927, a decoração de peças a partir do padrão da Pantera tornou-se natural em muitas das peças desenhadas pela casa francesa, mas ainda viria a passar muito tempo até que voltasse a haver uma representação integral deste animal exótico. Esse memorável momento acontece apenas em 1948, com a encomenda, feita pelo Duque de Windsor, de um broche para presentear a Duquesa Wallis Simpson.

A jóia apresentada, embora simples, é muito vistosa. Uma Pantera em ouro, salpicada com esmalte preto, sentada sobre uma esmeralda de 116 quilates. Um ano mais tarde, a Duquesa de Windsor acrescentaria outra jóia Cartier com a representação da Pantera: desta vez em forma de uma almofada de safira de 152 quilates, com a Pantera a surgir em diamantes e safiras.

A terceira peça encomendada pela Duquesa é ainda mais excepcional e foi encomendada ao joalheiro francês em 1952. Trata-se de uma bracelete articulada representando a Pantera deitada, construída com diamantes e ónix, onde sobressaem os olhos em esmeralda.

Durante as décadas de 1950 e 1960, a Pantera marcou definitivamente o portfolio da Cartier. O belo felino surgia representado tanto de forma gentil, brincalhona ou lânguida, como de forma temível, protectora ou ameaçadora.

Desengane-se, contudo, se julga que o joalheiro se ficou pelos relógios e braceletes. Até ao final do século XX, a marca desenvolveu uma extensa gama de peças de joalharia com representação da Pantera, tanto para homem como para senhora, que vai desde os relógios, brincos, broches, cigarreiras, anéis e colares. E até, em 1987, um perfume - "La Panthère de Cartier", com uma fragrância à base de gardénia.

No século XXI, o felino passa a ter um toque mais estilizado com linhas geométricas e um design contemporâneo.


Contacts - Contactos:

www.cartier.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • #1

    Luxury & Fashion

    Out 19, 2018

    HORNSKOV KØBENHAVN

    "Todos conhecemos a importância que uma aparência impecável tem no mundo dos negócios. Cada vez mais, vemos espantosos cortes de cabelo e barba, combinados com belas gravatas e fatos e camisas e sapatos."

  • pele

    Helthcare & Wellness

    Mai 16, 2018

    Envelhecendo graciosamente: Aperte sua pele com segurança e eficácia

    A proteção solar é a coisa mais importante que você pode fazer em qualquer idade para manter a pele saudável

  • Depositphotos_87744168_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 26, 2018

    SOCIEDADE "CASHLESS"

    Embora sob formas e suportes diferentes, o dinheiro está na história do ser humano há mais de 3000 anos. Uma realidade incontornável para uma sociedade de consumo que vemos 'acelerar' a cada dia que passa


  • the7virtues1

    Science & Nature

    Set 24, 2018

    The 7 Virtues

    Fragrâncias exóticas e humanitárias

    As palavras "sustentabilidade" e "comércio justo" são frequentemente discutidas nos últimos tempos, principalmente na área de alimentos e agricultura. Mas...

  • DSC00353

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    DELICADA DOÇURA

    Apesar das suas vastas potencialidades terapêuticas, a fruta pinha ou fruta-do-conde, do Lobito, Angola, continua a ser subestimada e "tratada" como um produto de terceira qualidade. 

  • Vector001

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    INTELIGÊNCIA (POUCO) ARTIFICIAL

    Oficialmente inaugurado em Toronto, Canadá, no passado dia 30 de Março, o Instituto Vector conta já com um investimento de 150 milhões de dólares por parte de empresas como o Facebook e o Google, multinacionais de tecnologia...


  • Technology

    Out 1, 2015

    Energia solar acessível

    A Yingli Solar torna a energia solar acessível a comunidades em qualquer local, ao usar a sua rede global de fabrico e experiência logística para enfrentar desafios energéticos únicos. Sendo um dos maiores fabricantes mundiais de...

  • 01

    Technology

    Jan 1, 2017

    AS MUDANÇAS NO MUNDO E NA SUA VIDA

    Ainda se lembra de como era a sua vida há dez anos? Consegue identificar tudo o que mudou, entretanto? Consegue apontar as tarefas e deveres quotidianos com que se deixou de preocupar? Ainda sabe em que ano adquiriu "aquele robot...

  • Business Jet Innovators

    Business & Industry

    Jan 31, 2016

    Inovação nos Jactos Privados

    A Honda Aircraft Company recriou completamente o jacto particular com um novo design. Ao instalar os motores sobre a asa, desenhando o que designam de Natural Laminar Flow para asa e fuselagem e aplicando outras inovações, o HondaJet...