Technology

Abr 1, 2017

DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

<

Pois, pois! Só que isso não é assim tão simples para toda a gente. Imagine agora uma pessoa invisual a tentar fazer o mesmo exercício. Pois, já está a ver...? Acho que não.

Eric Gallegos, CEO da Dotincorp, da Coreia do Sul, também não via bem como é que uma colega da Universidade de Washington, Estados Unidos, invisual, ainda tinha de suportar o peso de imensos livros, enquanto os restantes colegas de turma passeavam um simples tablet, contendo toda a informação necessária aos seus cursos.

Eric estava consciente de que as tecnologias adaptadas para utilização de tablets por invisuais eram demasiado caras, pouco fiáveis e não apresentavam grande inovação, sobretudo no que dizia respeito à aplicação de Braille.

Surgiu assim a ideia de desenvolver produtos tecnológicos, a preços acessíveis, destinados a invisuais.

E, em 2016, foi apresentado o smart Braille watch "Dot". É uma peça de design único, capaz de colocar no visor de 43 mm, não apenas as horas, mas também mensagens em Braille em vez de texto ou gráficos. Para o conseguir, utiliza um visor inteiramente em Braille, alimentado por células electro-dinâmicas para disponibilizar as mensagens.

O mostrador, com apenas quatro pins (caracteres) funciona com sensores de toque. O que significa que, quando o dedo do utilizador atinge o quarto pin, o primeiro já está a ser actualizado para que possa ser feita uma leitura rápida, sem necessidade de recarregar informação.

Não se trata de um aparelho para ler livros, tal como outros smart watches também não são. Mas é um aparelho que, como outros, disponibiliza mensagens de texto, notificações de redes sociais e outras informações úteis em Braille.

Apesar de ser o primeiro relógio que indica as horas, em Braille, até ao segundo, a empresa sul-coreana está a desenvolver software que lhe vai permitir emparelhar outras aplicações úteis para a utilização regular diária.

Para já, o software está disponível em Inglês e Sul-Coreano. Contudo, estão já previstas versões em Espanhol, Árabe, Francês, Alemão e Italiano.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 2073dd46294295.584f22e2a1d29

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    REINVENTAR O DOMINÓ

    Todos os jogos têm, de alguma forma, a sua personalidade própria. Alguns jogos têm uma vida curta porque nascem numa certa época ou a partir de uma tecnologia. É o caso dos video-jogos, jogos de arcada ou de computador. Outros,...

  • Depositphotos_7554000_xl-2015

    Research & Education

    Abr 25, 2018

    CIENTISTAS PORTUGUESES NA VANGUARDA

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo

  • IMG_3345

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    PERSONALIZANDO A TECNOLOGIA COM ARTE

    Roldanas, rodas dentadas, Zepelins, lentes e latão dourado. O SteamPunk propõe uma história alternativa onde a tecnologia se mistura com arte para ser mais humana. O movimento Arts and Crafts acabou finalmente por se fundir com...


  • IMG_6941

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    A CIDADE DAS CAVERNAS

    Quase se pode dizer que é uma cidade "bipolar". É "apenas" um dos locais habitados pelo Homem mais antigos do mundo, tendo a sua origem ainda na pré-história. E é também um dos locais mais preservados.

  • Depositphotos_19090019_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 30, 2018

    STEVIA

    This is already the century to take care of the body balance and healthcare. From the trip to gym three times a week, jogging in a park or by a river side or even on the beach, vegan food or even the external visual care, it will...

  • 2

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    O FUTURO INTELIGENTE

    A era das coisas "smart" ameaça transformar muitas coisas em "smart"-qualquer-coisa. E, um dos aspectos importantes destas transformações, é que o tamanho das "smart"-coisas já não é uma limitação. 


  • 01

    Technology

    Jan 1, 2017

    SUAVIDADE RIMA COM DUREZA

    É conhecida a dificuldade em executar certas tarefas enquanto se utilizam umas luvas pesadas e grossas. Destreza, sensibilidade e maneabilidade, são conceitos que estas luvas não conhecem. Mas a Ansell está a mudar este cenário.

    ...

  • 1

    Business & Industry

    Jun 1, 2015

    The finest optics

    The history of BelOMA starts back in in 1957 with the establishment of Minsk Mechanical Works. In view of expansion of production volume and nomenclature of the products being manufactured, in 1971 the Belarusian Optical and Mechanical...

  • 2

    Sport

    Out 1, 2015

    O luxuoso carro de golfe

    Garia é um fabricante de carros de golfe e entretenimento, que cria os seus veículos usando inovação e processos de desenvolvimento visionários e que usa apenas os melhores materiais disponíveis na indústria automóvel.