Technology

Abr 1, 2017

DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

<

Pois, pois! Só que isso não é assim tão simples para toda a gente. Imagine agora uma pessoa invisual a tentar fazer o mesmo exercício. Pois, já está a ver...? Acho que não.

Eric Gallegos, CEO da Dotincorp, da Coreia do Sul, também não via bem como é que uma colega da Universidade de Washington, Estados Unidos, invisual, ainda tinha de suportar o peso de imensos livros, enquanto os restantes colegas de turma passeavam um simples tablet, contendo toda a informação necessária aos seus cursos.

Eric estava consciente de que as tecnologias adaptadas para utilização de tablets por invisuais eram demasiado caras, pouco fiáveis e não apresentavam grande inovação, sobretudo no que dizia respeito à aplicação de Braille.

Surgiu assim a ideia de desenvolver produtos tecnológicos, a preços acessíveis, destinados a invisuais.

E, em 2016, foi apresentado o smart Braille watch "Dot". É uma peça de design único, capaz de colocar no visor de 43 mm, não apenas as horas, mas também mensagens em Braille em vez de texto ou gráficos. Para o conseguir, utiliza um visor inteiramente em Braille, alimentado por células electro-dinâmicas para disponibilizar as mensagens.

O mostrador, com apenas quatro pins (caracteres) funciona com sensores de toque. O que significa que, quando o dedo do utilizador atinge o quarto pin, o primeiro já está a ser actualizado para que possa ser feita uma leitura rápida, sem necessidade de recarregar informação.

Não se trata de um aparelho para ler livros, tal como outros smart watches também não são. Mas é um aparelho que, como outros, disponibiliza mensagens de texto, notificações de redes sociais e outras informações úteis em Braille.

Apesar de ser o primeiro relógio que indica as horas, em Braille, até ao segundo, a empresa sul-coreana está a desenvolver software que lhe vai permitir emparelhar outras aplicações úteis para a utilização regular diária.

Para já, o software está disponível em Inglês e Sul-Coreano. Contudo, estão já previstas versões em Espanhol, Árabe, Francês, Alemão e Italiano.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • DSC00353

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    DELICADA DOÇURA

    Apesar das suas vastas potencialidades terapêuticas, a fruta pinha ou fruta-do-conde, do Lobito, Angola, continua a ser subestimada e "tratada" como um produto de terceira qualidade. 

  • 978x0

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    O ETERNO CAPITÃO

    Os franceses consideram-no uma das mais importantes figuras da sua história. Se tal não fosse redutor, até poderia ser verdade. A verdade, porém, é que este senhor, cuja imagem associamos de imediato ao gorro vermelho, foi uma...

  • blank-sofa-by-hyung-suk-cho-o

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    CASAS MODERNAS COM INSPIRAÇÃO TRADICIONAL

    Embora minimalista, consegue transmitir uma diversidade de sentimentos, dependendo de onde e como é usado. Assim é o mobiliário do jovem designer sul-coreano, Hyung Suk Cho que, inspirado pela pintura Sul-Coreana, combina o clássico...


  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...

  • transferir (1)

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    Outra face da aquicultura

    Em 2016 o comércio de algas marinhas obteve um rendimento que ultrapassa, a título de exemplo, toda a produção mundial de limas e limões. A captura de algas duplicou na última década e actualmente já existem autênticas quintas...

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.


  • 01 cafe

    Food & Beverage

    Set 1, 2016

    CAFÉ DE BERÇO PRIVILEGIADO

    Poucas pessoas conseguem imaginar a vida sem café. Ao pequeno almoço, ou depois do almoço, seja um expresso ou um café duplo – sem açúcar –, o café ganhou um lugar de destaque no dia a dia de grande parte da população...

  • FAIRY-TALESJ_1_030_WYBF136_back

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2016

    BEHIND THE CURTAIN OF THE JEWELLERY THEATRE

    Today, "Your VIP Partner" invites you to peep behind the curtain of an unusual theatre, whose actors are of overwhelming beauty - unique pieces of jewellery. The furniture, sound, colour, smells, light, movement, all is of great importance...

  • 04

    Business & Industry

    Set 1, 2016

    15 ANOS DE BANCA PARA DESENVOLVER ANGOLA

    Após 15 de existência, o Banco SOL atingiu uma dimensão que o torna uma referência entre os 27 bancos que operam em Angola. Porém, não é ser o maior que o motiva, mas estar entre os melhores que lhe abre caminho para a expansão...