Business & Industry

Fev 1, 2018

ALIMENTAR O MUNDO INTEIRO

A Mauritânia, um dos países mais pobres de África, tem um dos maiores parques marinhos do mundo. No Banco de Arguim, onde nidificam 30 por cento das aves migratórias, o povo Imaraguen vive da riqueza da pesca, mantém técnicas encontradas pelos portugueses no século XV e vive numa região que é Património da Humanidade. 

Por NARUTO SHIZUKA

Da embocadura do rio Senegal até a ponta do Cabo Branco, o litoral Mauritano estende-se por uma faixa marítima de 720 km de comprimento que "entra" pelo Oceano Atlântico. A Republica Islâmica da Mauritânia dispõe de uma Zona Económica Exclusiva (ZEE) de 200 milhas náuticas, uma superfície de 234000m2 e uma plataforma continental de 39000 km, sendo conhecida pela abundância, diversidade e importância comercial dos seus recursos pesqueiros. São com efeito cerca de 600 espécies de peixes que foram inventariados, sendo mais de 200 que podem ser objeto de uma exploração comercial.

Esta riqueza marinha pode ser explicada pelas condições hidroclimáticas muito favoráveis, em particular, de uma grande subida de águas frias que está na origem de uma forte produção primária e de um desenvolvimento importante da cadeia marinha. Esta riqueza excecional explica-se também pelo seu papel de "berçário" que desempenha a grande profundidade da parte oriental do Banco de Arguin, onde as espécies marinhas encontram as condições privilegiadas de reprodução e de desenvolvimento numa zona praticamente despoluída e que alberga uma das maiores Áreas Marinhas Protegidas da Africa Ocidental (Parque Nacional do Banco de Arguin).

O setor da pesca continua a ser um dos sectores estratégicos da economia nacional sob diferentes aspetos. A balança comercial em produtos do mar é largamente excedentária na medida em que o sector se encontra orientado para a exportação e o valor das importações é quase nulo no período 2008-2011, e as exportações dos produtos da pesca apresentaram entre 20 a 27 % do valor das exportações (sem petróleo), contribuindo assim significativamente na contribuição em divisas para o país.

A avaliação da contribuição do setor das pescas no PIB limita-se, até a presente data, na criação de riquezas no processo de capturas. Isso exclui a parte das economias indirectas induzidas a montante (captura) e a jusante (pós-captura) para o sector da pesca por um lado, e certos rendimentos tirados dos acordos de pesca, por outro lado.

O setor das pescas emprega diretamente entre 42 000 e 43 000 pessoas, sendo 80 % dos empregos provenientes da pesca artesanal. Para esse número de marinheiros pescadores, importa acrescentar cerca de 13000 empregos indirectos gerados pelas actividades ligadas à pesca, nomeadamente no setor pós-captura. No total, o sector das pescas gera cerca de 55000 empregos, o que representa aproximadamente 3 % da população activa em Mauritânia.

O conjunto dos recursos haliêuticos das águas sob jurisdição da Mauritânia representa um potencial de capturas admissíveis compreendido entre 1,5 e 1,8 milhões de toneladas, tendo em conta a variabilidade das condições oceanográficas e ambientais do grande ecossistema marinho da corrente das Canarias.

Pesca artesanal

A frota nacional da pesca artesanal (que continua a privilegiar o polvo) está em contínuo crescimento há muitos anos. O número de barcos passou assim de 4000 em 2007 para mais de 7000 em 2013. Em 2010, sobre 5910 barcos matriculados, a taxa de inactividade aumentou para 26 % no conjunto do litoral.

A pesca costeira estrangeira que trabalha regularmente nas águas mauritanas é essencialmente composta por unidades de pesca de cerco (uma unidade composta por duas embarcações), privilegiando a pesca de pequenas espécies.

Pesca industrial

O efectivo da frota industrial que opera na Mauritânia oscilava entre 50 e 100 navios por ano no período entre 2006-2013, sendo cerca de 50 navios beneficiaram de uma licença de pesca.

Depois de ter atingido um pico de capturas correntes de 1,2 milhões de toneladas em 2010, as capturas de pequenas espécies, apesar de serem sempre consideráveis parecem, contudo, estar em diminuição constante depois da retirada de uma parte importante das frotas estrangeiras que pescam no quadro de licença livre. As capturas da pesca industrial foram da ordem de 600000 toneladas em 2013.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 8a646f742c77951a59ebabda7e074782

    Home & Design

    Jul 1, 2017

    PISCINAS ESCONDIDAS

    Você é o bem-sucedido proprietário de uma pequena, simpática e agradável casa, e o seu sonho é ter uma piscina para aqueles dias quentes, mas não tem o espaço que precisa no seu pátio?

  • 827cef85aa6c3c07b431ec817ae90cf8

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    TRIGO DOURADO

    A geóloga Tshiamo Legoale, cientista sul-africana com meros 27 anos de idade, afirma que as estatísticas indicam que a África do Sul possui cerca de 17,7 milhões de toneladas de refugo de minério de ouro, ou seja, embora o ouro...

  • Vinhas02

    Business & Industry

    Mar 31, 2018

    NÉCTARES DA "ILHA DAS MAÇÃS"

    O Estado australiano da Tasmânia tornou-se conhecido graças às suas maçãs, tanto que acabou por ser alcunhado de "ilha das maçãs" dada a predominância dos seus pomares


  • comida1

    Food & Beverage

    Mai 14, 2018

    ELIMINATION OF TRANS FAT IN ALL FOODS

    "In South Asian countries, they have very, very high risk of heart disease and high intakes of trans fats", says specialist

  • 2014-10-20 14.14.49

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    JARDINS DO FUTURO

    Se gosta de verde, prepare o coração, pois os jardins do futuro são de tirar o fôlego e vão estar por toda a parte. Do cantinho na varanda, à cozinha, sala de estar, área de serviço, quintal e, sobretudo, nas cidades e nos...

  • Asus1

    Technology

    Out 1, 2018

    ASUS ZENBOOK PRO SCREENPAD

    "Lançado na Computex 2018, o Asus ZenBook Pro é o novo topo da gama de computadores portáteis 'premium' da Asus e vem com uma nova e apelativa funcionalidade: um ecrã táctil do tamanho de um 'smartphone' no lugar do 'touchpad'...


  • 1

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    Printing for over 30 years

    Jotagrafe is capable of providing its clients with a wide range of paper and printing products, where handcraft work is the perfect ally to modern industrial printing, which results in products where all attention is given to quality.

    ...

  • CALLAWAY 2016 APEX IRONS

    Sport

    Fev 29, 2016

    Levando a Perfeição Mais Longe

    Ponta, ponto, vértice, topo ou pico são algumas das palavras que significam Apex. No golfe, este termo representa a excelência e o desempenho inigualáveis. Tendo isso em consideração, a Callaway Golf Company criou a linha Apex...

  • The Chocolate Victory

    Food & Beverage

    Dez 31, 2015

    Chocolate da Vitória

    A história da Ab Vilniaus Pergale começa com a confeitaria Pergale, fundada em 1952. Famosa pela qualidade dos produtos e receitas originais há mais de 60 anos, é hoje a fábrica líder nas Repúblicas Bálticas. Não é por acaso...