Home & Design

Jan 1, 2018

O ADEUS AO GÉNIO

O designer gráfico Ivan Chermayeff, criador de alguns dos mais reconhecidos logótipos do mundo, faleceu no passado dia 2 de Dezembro, aos 85 anos, deixando um legado de peças gráficas e industriais únicas.

<

Por SARA LOUP

Nascido em Londres, em 1932, Ivan Chermayeff foi um prestigiado designer, ilustrador e um artista prolífico. O seu nome é indissociável a icónicos logótipos como o da estação de televisão norte-americana NBC, do National Geographic Channel, da companhia aérea americana PanAm, do Museum of Modern Art (MoMA) e da XEROX. A sua vasta coleção de marcas assinadas conferiu-lhe o título de "Génio dos Logótipos".

A educação e a criatividade de Chermayeff tiveram a influência de seu pai, Serge Chermayeff (1900-1996), célere arquiteto modernista, académico e autor de diversas obras sobre Design e Comunicação e, também, co-criador de De La Warr (Bexhill, UK) onde, anos mais tarde, Ivan, viria a expor as suas coleções.

Aos oito anos, mudou-se para a América juntamente com a família, onde fez a sua vida e carreira profissional. Estudou em diversas instituições de ensino passando por Harvard, pelo Instituto de Design em Chicago, acabando por formar-se na Escola de Arte e Arquitetura, da Universidade de Yale.

Chermayeff iniciou a sua carreira profissional com Alvin Lustig, mudando-se, posteriormente, para a CBS. Após estas experiências, fundou a Chermayeff & Geismar, com Tom Geismar, colega e amigo de faculdade, e Robert Brownjohn. A agência foi pioneira no movimento moderno de design gráfico concebendo novas ideias de marca, exposições, gráficos de impressões, 'motion graphics' e arte na arquitetura. Michael Bierut, (1957), criador do logotipo da campanha de Hillary Clinton, em 2016, sustenta que a C&G's "definiu o design gráfico americano".

Os primeiros clientes foram amigos, fotógrafos e profissionais de pequenas empresas, que gradualmente foram aumentando até começarem a trabalhar marcas como a Craft Horizons Magazine ou o Randall's Island Jazz Festival. Este seria o início da longa carreira de Chermayeff e Geismar que, em 1960, devido à saída de Brownjohn, fundaram a Chermayeff & Geismar Associates. Em 2006, juntou-se à empresa Sagi Haviv, passando a chamar-se Chermayeff & Geismar & Haviv.

"Durante mais de 60 anos, Ivan e eu desfrutámos de uma parceria, à qual cada um trouxe talentos complementares, numa aliança cimentada por valores compartilhados e respeito mútuo. A contribuição de Ivan para o campo de design permanecerá insuperável", declarou Tom Geismar após a morte do sócio. E acrescentou "o Ivan foi um brilhante designer e ilustrador, com um estilo pessoal vibrante que refletiu alegria, inteligência e destreza".

O vasto portfólio da empresa conta com clientes mundialmente conhecidos como: Mobil, Dictaphone, The Chase Manhattan Bank, Owens-Illinois, New York University, Harvard University Press, U.S. Environmental Protection Agency e a American Revolution Bicentennial.

O design da C&G's estende-se a peças de arte industrial, como é o caso da escultura 9 na Rua 57, Oeste de Nova Iorque; outras que estão no Jardim Zoológico de St. Louis; no Aquário de Osaka, no Japão; e no Oceanário de Lisboa, em Portugal.

Mais recentemente trabalharam no Projeto da Campanha de Barack Obama, para o Southern Poverty Law e para o US Capitol Visitor Centre.

O sucesso da C&G's deveu-se não só ao trabalho desenvolvido por Chermayeff, mas também, ao modo como, à época, o design foi concebido: inspirado em desenhos abstratos e em logótipos simples, nítidos e instantaneamente compreensíveis. Para Ivan, o "design está diretamente ligado aos seres humanos. Fazer design é resolver problemas humanos através da identificação dos mesmos e executando as melhores soluções.". Assim, o foco da empresa esteve sempre direcionado para a perceção da história dos clientes, dos seus problemas e como solucioná-los, através da criação de uma identidade representativa com o qual, os clientes, pudessem viver no futuro.

Chermayeff foi galardoado com um vasto número de prémios, entre eles, as medalhas de Artes de Yale, do Instituto Americano de Artes Gráficas, da Sociedade de Ilustradores e de Arte Industrial do Instituto Americano de Arquitetos. Fruto do seu tralhado, Ivan recebeu o Honoris Causa pelo Corcoran Museum of Art de Whashington DC.

O seu trabalho influenciou as gerações dos novos designers e despoletou as novas tendências de logótipos e do próprio processo criativo de identidade corporativa, mudando a história do design mundial.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • jak_3

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    Três em um para o ar livre

    Passar alguns dias ao ar livre é um desafio pela quantidade de material que é necessário transportar: a tenda, o saco de cama, roupa adequada à temperatura, utensílios de higiene diária, calçado extra e, se pretender cozinhar...

  • 348262_1_800

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    ACAMPAR (REALMENTE) JUNTOS

    Acontece a todos os amantes de campismo. Quando finalmente acabam de montar a mesma tenda que têm há mais de dez anos, acham-na demasiado pequena para arrumar todas as inutilidades que se lembraram de levar.

  • 827cef85aa6c3c07b431ec817ae90cf8

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    TRIGO DOURADO

    A geóloga Tshiamo Legoale, cientista sul-africana com meros 27 anos de idade, afirma que as estatísticas indicam que a África do Sul possui cerca de 17,7 milhões de toneladas de refugo de minério de ouro, ou seja, embora o ouro...


  • #1

    Luxury & Fashion

    Out 19, 2018

    HORNSKOV KØBENHAVN

    "Todos conhecemos a importância que uma aparência impecável tem no mundo dos negócios. Cada vez mais, vemos espantosos cortes de cabelo e barba, combinados com belas gravatas e fatos e camisas e sapatos."

  • Depositphotos_100938160_xl-2015

    Culture & Art

    Jun 23, 2018

    PRAZER CARIBENHO E DIVERTIDO

    Em todo o mundo existem duas formas de expressão que são transversais a todas as camadas da sociedade: música e dança popular. Curiosamente (ou não), ambas ambas resultam de um cruzamento de culturas. Não admira, por isso, encontrar...

  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...


  • Dubai

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2014

    Around the world for New Year's Eve

    It's the end of the winter holidays and the beggining of a new calendar. But it's also one of the great opportunities, every year, to join together with friends and family for a unique celebration.

  • CottonPlant

    Culture & Art

    Jul 1, 2015

    Weaves of cotton

    Pakistan is today one of the main producers of textiles in the world, accounting for about 9 % of the textile needs, producing several types of textile products: cotton spinning (yarn), cotton weaving (cloth), cotton fabric, home textiles,...

  • Photo: Barbara Schneider

    Lifestyle & Travel

    Dez 31, 2015

    Uma das Jóias de África

    A Tanzânia é uma das jóias escondidas da África. Reservas e Santuários da Vida Selvagem renomeadas mundialmente são grandes atracções turísticas desta nação Africana, mas há muito mais para fazer na Tanzânia do que possa...