Home & Design

Jan 1, 2018

O ADEUS AO GÉNIO

O designer gráfico Ivan Chermayeff, criador de alguns dos mais reconhecidos logótipos do mundo, faleceu no passado dia 2 de Dezembro, aos 85 anos, deixando um legado de peças gráficas e industriais únicas.

Por SARA LOUP

Nascido em Londres, em 1932, Ivan Chermayeff foi um prestigiado designer, ilustrador e um artista prolífico. O seu nome é indissociável a icónicos logótipos como o da estação de televisão norte-americana NBC, do National Geographic Channel, da companhia aérea americana PanAm, do Museum of Modern Art (MoMA) e da XEROX. A sua vasta coleção de marcas assinadas conferiu-lhe o título de "Génio dos Logótipos".

A educação e a criatividade de Chermayeff tiveram a influência de seu pai, Serge Chermayeff (1900-1996), célere arquiteto modernista, académico e autor de diversas obras sobre Design e Comunicação e, também, co-criador de De La Warr (Bexhill, UK) onde, anos mais tarde, Ivan, viria a expor as suas coleções.

Aos oito anos, mudou-se para a América juntamente com a família, onde fez a sua vida e carreira profissional. Estudou em diversas instituições de ensino passando por Harvard, pelo Instituto de Design em Chicago, acabando por formar-se na Escola de Arte e Arquitetura, da Universidade de Yale.

Chermayeff iniciou a sua carreira profissional com Alvin Lustig, mudando-se, posteriormente, para a CBS. Após estas experiências, fundou a Chermayeff & Geismar, com Tom Geismar, colega e amigo de faculdade, e Robert Brownjohn. A agência foi pioneira no movimento moderno de design gráfico concebendo novas ideias de marca, exposições, gráficos de impressões, 'motion graphics' e arte na arquitetura. Michael Bierut, (1957), criador do logotipo da campanha de Hillary Clinton, em 2016, sustenta que a C&G's "definiu o design gráfico americano".

Os primeiros clientes foram amigos, fotógrafos e profissionais de pequenas empresas, que gradualmente foram aumentando até começarem a trabalhar marcas como a Craft Horizons Magazine ou o Randall's Island Jazz Festival. Este seria o início da longa carreira de Chermayeff e Geismar que, em 1960, devido à saída de Brownjohn, fundaram a Chermayeff & Geismar Associates. Em 2006, juntou-se à empresa Sagi Haviv, passando a chamar-se Chermayeff & Geismar & Haviv.

"Durante mais de 60 anos, Ivan e eu desfrutámos de uma parceria, à qual cada um trouxe talentos complementares, numa aliança cimentada por valores compartilhados e respeito mútuo. A contribuição de Ivan para o campo de design permanecerá insuperável", declarou Tom Geismar após a morte do sócio. E acrescentou "o Ivan foi um brilhante designer e ilustrador, com um estilo pessoal vibrante que refletiu alegria, inteligência e destreza".

O vasto portfólio da empresa conta com clientes mundialmente conhecidos como: Mobil, Dictaphone, The Chase Manhattan Bank, Owens-Illinois, New York University, Harvard University Press, U.S. Environmental Protection Agency e a American Revolution Bicentennial.

O design da C&G's estende-se a peças de arte industrial, como é o caso da escultura 9 na Rua 57, Oeste de Nova Iorque; outras que estão no Jardim Zoológico de St. Louis; no Aquário de Osaka, no Japão; e no Oceanário de Lisboa, em Portugal.

Mais recentemente trabalharam no Projeto da Campanha de Barack Obama, para o Southern Poverty Law e para o US Capitol Visitor Centre.

O sucesso da C&G's deveu-se não só ao trabalho desenvolvido por Chermayeff, mas também, ao modo como, à época, o design foi concebido: inspirado em desenhos abstratos e em logótipos simples, nítidos e instantaneamente compreensíveis. Para Ivan, o "design está diretamente ligado aos seres humanos. Fazer design é resolver problemas humanos através da identificação dos mesmos e executando as melhores soluções.". Assim, o foco da empresa esteve sempre direcionado para a perceção da história dos clientes, dos seus problemas e como solucioná-los, através da criação de uma identidade representativa com o qual, os clientes, pudessem viver no futuro.

Chermayeff foi galardoado com um vasto número de prémios, entre eles, as medalhas de Artes de Yale, do Instituto Americano de Artes Gráficas, da Sociedade de Ilustradores e de Arte Industrial do Instituto Americano de Arquitetos. Fruto do seu tralhado, Ivan recebeu o Honoris Causa pelo Corcoran Museum of Art de Whashington DC.

O seu trabalho influenciou as gerações dos novos designers e despoletou as novas tendências de logótipos e do próprio processo criativo de identidade corporativa, mudando a história do design mundial.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • LG-rollable-OLED-display-flexible-rollable

    Technology

    Jun 1, 2017

    O SUPERMATERIAL

    Pode parecer incrível e surreal, mas os primeiros estudos deste novo material datam de 1947. O termo para definir o material é descrito pela primeira vez em 1962. A teoria de que esta substância poderia ser um condutor eléctrico...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Out 29, 2018

    AUBERGE CAFÉ DU SUD

    "Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras."

    ...

  • 1

    Business & Industry

    Dez 18, 2018

    AZERBAIJÃO

    O antigo, o novo e o futuro

    " O Azerbaijão é um país que impressiona em vários aspectos e é relativamente desconhecido nos países ocidentais. Partindo desde logo pelo facto de – ao contrário que muitos pensam...


  • campeõeseuropa

    Sport

    Mai 11, 2018

    O PAÍS DO FUTEBOL

    Todos sabemos que o futebol é um fenómeno social, de paixão, quase tão irracional como ela, já que a paixão não se contabiliza, não se mede, não se avalia, nem se controla

  • 6120ee_380c3a7c8b5b4d3db31ca50125ff7f7b~mv2_d_4657_3264_s_4_2.jpg_srz_1081_758_85_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

    Sport

    Mar 1, 2017

    RUGBY EM CADEIRA-DE-RODAS - NUNCA DESISTIR

    Poderíamos imaginar que o rugby é um jogo demasiado físico, para ser praticado por pessoas com deficiência. Bem, com crianças seria o mesmo, mas elas adoram. As pessoas com deficiência não são flores e, com a postura correcta...

  • 310

    Technology

    Ago 1, 2017

    O REI DA SEGURANÇA DOMÉSTICA

    O mundo não é, de forma alguma, um lugar seguro. Quer viva num apartamento no 12º piso ou numa grande vivenda na zona rural, vai sentir-se muito mais seguro depois de instalar um destes.


  • 1

    Culture & Art

    Ago 1, 2015

    Top education

    As Asian powers rise, the University of Tokyo is trying to strengthen its reputation as a globally relevant institute of higher learning. Internationalization is nothing new for the University of Tokyo (UTokyo), although it remains a...

  • Technology

    Abr 1, 2015

    No More Flat Tires

    A punctured tire is the definition of a bad day, but Michelin is taking some of the sting out as it announces the opening of its newest North American plant, which the...

  • Technology

    Abr 1, 2015

    British Heavy Machinery

    1945. Britain is just coming out of six years of world war and times are tough. Joseph Cyril Bamford begins business in a rented lock-up garage in Uttoxeter, Staffordshire, using a second-hand welding set and some surplus military equipment...