Home & Design

Jan 1, 2018

O ADEUS AO GÉNIO

O designer gráfico Ivan Chermayeff, criador de alguns dos mais reconhecidos logótipos do mundo, faleceu no passado dia 2 de Dezembro, aos 85 anos, deixando um legado de peças gráficas e industriais únicas.

<

Por SARA LOUP

Nascido em Londres, em 1932, Ivan Chermayeff foi um prestigiado designer, ilustrador e um artista prolífico. O seu nome é indissociável a icónicos logótipos como o da estação de televisão norte-americana NBC, do National Geographic Channel, da companhia aérea americana PanAm, do Museum of Modern Art (MoMA) e da XEROX. A sua vasta coleção de marcas assinadas conferiu-lhe o título de "Génio dos Logótipos".

A educação e a criatividade de Chermayeff tiveram a influência de seu pai, Serge Chermayeff (1900-1996), célere arquiteto modernista, académico e autor de diversas obras sobre Design e Comunicação e, também, co-criador de De La Warr (Bexhill, UK) onde, anos mais tarde, Ivan, viria a expor as suas coleções.

Aos oito anos, mudou-se para a América juntamente com a família, onde fez a sua vida e carreira profissional. Estudou em diversas instituições de ensino passando por Harvard, pelo Instituto de Design em Chicago, acabando por formar-se na Escola de Arte e Arquitetura, da Universidade de Yale.

Chermayeff iniciou a sua carreira profissional com Alvin Lustig, mudando-se, posteriormente, para a CBS. Após estas experiências, fundou a Chermayeff & Geismar, com Tom Geismar, colega e amigo de faculdade, e Robert Brownjohn. A agência foi pioneira no movimento moderno de design gráfico concebendo novas ideias de marca, exposições, gráficos de impressões, 'motion graphics' e arte na arquitetura. Michael Bierut, (1957), criador do logotipo da campanha de Hillary Clinton, em 2016, sustenta que a C&G's "definiu o design gráfico americano".

Os primeiros clientes foram amigos, fotógrafos e profissionais de pequenas empresas, que gradualmente foram aumentando até começarem a trabalhar marcas como a Craft Horizons Magazine ou o Randall's Island Jazz Festival. Este seria o início da longa carreira de Chermayeff e Geismar que, em 1960, devido à saída de Brownjohn, fundaram a Chermayeff & Geismar Associates. Em 2006, juntou-se à empresa Sagi Haviv, passando a chamar-se Chermayeff & Geismar & Haviv.

"Durante mais de 60 anos, Ivan e eu desfrutámos de uma parceria, à qual cada um trouxe talentos complementares, numa aliança cimentada por valores compartilhados e respeito mútuo. A contribuição de Ivan para o campo de design permanecerá insuperável", declarou Tom Geismar após a morte do sócio. E acrescentou "o Ivan foi um brilhante designer e ilustrador, com um estilo pessoal vibrante que refletiu alegria, inteligência e destreza".

O vasto portfólio da empresa conta com clientes mundialmente conhecidos como: Mobil, Dictaphone, The Chase Manhattan Bank, Owens-Illinois, New York University, Harvard University Press, U.S. Environmental Protection Agency e a American Revolution Bicentennial.

O design da C&G's estende-se a peças de arte industrial, como é o caso da escultura 9 na Rua 57, Oeste de Nova Iorque; outras que estão no Jardim Zoológico de St. Louis; no Aquário de Osaka, no Japão; e no Oceanário de Lisboa, em Portugal.

Mais recentemente trabalharam no Projeto da Campanha de Barack Obama, para o Southern Poverty Law e para o US Capitol Visitor Centre.

O sucesso da C&G's deveu-se não só ao trabalho desenvolvido por Chermayeff, mas também, ao modo como, à época, o design foi concebido: inspirado em desenhos abstratos e em logótipos simples, nítidos e instantaneamente compreensíveis. Para Ivan, o "design está diretamente ligado aos seres humanos. Fazer design é resolver problemas humanos através da identificação dos mesmos e executando as melhores soluções.". Assim, o foco da empresa esteve sempre direcionado para a perceção da história dos clientes, dos seus problemas e como solucioná-los, através da criação de uma identidade representativa com o qual, os clientes, pudessem viver no futuro.

Chermayeff foi galardoado com um vasto número de prémios, entre eles, as medalhas de Artes de Yale, do Instituto Americano de Artes Gráficas, da Sociedade de Ilustradores e de Arte Industrial do Instituto Americano de Arquitetos. Fruto do seu tralhado, Ivan recebeu o Honoris Causa pelo Corcoran Museum of Art de Whashington DC.

O seu trabalho influenciou as gerações dos novos designers e despoletou as novas tendências de logótipos e do próprio processo criativo de identidade corporativa, mudando a história do design mundial.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Prokudin-Gorskii-02

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    SERGEI MIKHAILOVICH PROKUDIN-GORSKY - UM HOMEM ESPECIAL

    A entrada de um novo século traz sempre motivações adicionais para experimentar e explorar novos mundos e novas técnicas. Algumas acabam por se mostrar vãs e até fúteis. Outras, contudo, provocam verdadeiras revoluções na...

  • 1

    Culture & Art

    Out 12, 2018

    OS MARRETAS

    Não importa a idade ou a geração, o que é facto é que todos nós conhecemos as marionetas de peluche que ganharam vida e encheram o imaginário de muitos fãs. Divertidos, diferentes e até um pouco inconvenientes, estes bonecos...

  • 00202943

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    O «EL DORADO» DOS INVESTIDORES

    Terra de Pablo Neruda, Gabriela Mistral (a primeira mulher americana a receber um Prémio Nobel de Literatura, em 1945) e de Isabel Allende, a República do Chile está apostada em captar investimentos internacionais, como forma de...


  • quinoa

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    QUINOA - O OURO DOS INCAS

    O Império Inca foi o mais amplo e mais longo da América do Sul da era pré-hispânica, estendendo-se pela costa do Oceano Pacífico desde o sudoeste da Colômbia, Equador, Perú, Bolívia, Chile e Argentina, entre o ano 1438 e até...

  • TransCanadaTrail002

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    TRANS-CANADIANO - O GRANDE TRILHO QUE UNE O CANADÁ

    Iniciado em 1992, o Trilha Trans-Canadiano tem como propósito unir os extremos do Canadá desde o oceano Atlântico ao Pacífico e ao Ártico, e estás prestes a ser concluído este Outono, precisamente no ano do 150º aniversário...

  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 


  • Melancholy under the rain

    Luxury & Fashion

    Nov 30, 2015

    Melancolia sob a Chuva

    A visão da Stutterheim é a de trazer bons acessórios e roupas para a chuva, recheados de habilidade, paixão e autenticidade, levados até si de uma forma verdadeira. A marca está sediada em Estocolmo e tem vendedores por todo o...

  • Sherpa1

    Technology

    Dez 1, 2016

    CARREGANDO O FUTURO AGORA

    Apresentamos-lhe o Sherpa 100 da Goal Zero, um carregador portátil para os que viajam pela Natureza, e também para os amantes da tecnologia, para os ocupados e para aqueles que se preocupam com o ambiente.

  • Sweet Cuba

    Food & Beverage

    Jan 31, 2016

    Doce Cuba

    Em 2011, o Governo de Cuba criou uma empresa estatal para gerir todos os activos ligados à produção açucareira. Hoje, a AZCUBA produz, refina, embala e exporta o açúcar de alta qualidade da ilha caribenha.