Home & Design

Jan 1, 2018

O ADEUS AO GÉNIO

O designer gráfico Ivan Chermayeff, criador de alguns dos mais reconhecidos logótipos do mundo, faleceu no passado dia 2 de Dezembro, aos 85 anos, deixando um legado de peças gráficas e industriais únicas.

<

Por SARA LOUP

Nascido em Londres, em 1932, Ivan Chermayeff foi um prestigiado designer, ilustrador e um artista prolífico. O seu nome é indissociável a icónicos logótipos como o da estação de televisão norte-americana NBC, do National Geographic Channel, da companhia aérea americana PanAm, do Museum of Modern Art (MoMA) e da XEROX. A sua vasta coleção de marcas assinadas conferiu-lhe o título de "Génio dos Logótipos".

A educação e a criatividade de Chermayeff tiveram a influência de seu pai, Serge Chermayeff (1900-1996), célere arquiteto modernista, académico e autor de diversas obras sobre Design e Comunicação e, também, co-criador de De La Warr (Bexhill, UK) onde, anos mais tarde, Ivan, viria a expor as suas coleções.

Aos oito anos, mudou-se para a América juntamente com a família, onde fez a sua vida e carreira profissional. Estudou em diversas instituições de ensino passando por Harvard, pelo Instituto de Design em Chicago, acabando por formar-se na Escola de Arte e Arquitetura, da Universidade de Yale.

Chermayeff iniciou a sua carreira profissional com Alvin Lustig, mudando-se, posteriormente, para a CBS. Após estas experiências, fundou a Chermayeff & Geismar, com Tom Geismar, colega e amigo de faculdade, e Robert Brownjohn. A agência foi pioneira no movimento moderno de design gráfico concebendo novas ideias de marca, exposições, gráficos de impressões, 'motion graphics' e arte na arquitetura. Michael Bierut, (1957), criador do logotipo da campanha de Hillary Clinton, em 2016, sustenta que a C&G's "definiu o design gráfico americano".

Os primeiros clientes foram amigos, fotógrafos e profissionais de pequenas empresas, que gradualmente foram aumentando até começarem a trabalhar marcas como a Craft Horizons Magazine ou o Randall's Island Jazz Festival. Este seria o início da longa carreira de Chermayeff e Geismar que, em 1960, devido à saída de Brownjohn, fundaram a Chermayeff & Geismar Associates. Em 2006, juntou-se à empresa Sagi Haviv, passando a chamar-se Chermayeff & Geismar & Haviv.

"Durante mais de 60 anos, Ivan e eu desfrutámos de uma parceria, à qual cada um trouxe talentos complementares, numa aliança cimentada por valores compartilhados e respeito mútuo. A contribuição de Ivan para o campo de design permanecerá insuperável", declarou Tom Geismar após a morte do sócio. E acrescentou "o Ivan foi um brilhante designer e ilustrador, com um estilo pessoal vibrante que refletiu alegria, inteligência e destreza".

O vasto portfólio da empresa conta com clientes mundialmente conhecidos como: Mobil, Dictaphone, The Chase Manhattan Bank, Owens-Illinois, New York University, Harvard University Press, U.S. Environmental Protection Agency e a American Revolution Bicentennial.

O design da C&G's estende-se a peças de arte industrial, como é o caso da escultura 9 na Rua 57, Oeste de Nova Iorque; outras que estão no Jardim Zoológico de St. Louis; no Aquário de Osaka, no Japão; e no Oceanário de Lisboa, em Portugal.

Mais recentemente trabalharam no Projeto da Campanha de Barack Obama, para o Southern Poverty Law e para o US Capitol Visitor Centre.

O sucesso da C&G's deveu-se não só ao trabalho desenvolvido por Chermayeff, mas também, ao modo como, à época, o design foi concebido: inspirado em desenhos abstratos e em logótipos simples, nítidos e instantaneamente compreensíveis. Para Ivan, o "design está diretamente ligado aos seres humanos. Fazer design é resolver problemas humanos através da identificação dos mesmos e executando as melhores soluções.". Assim, o foco da empresa esteve sempre direcionado para a perceção da história dos clientes, dos seus problemas e como solucioná-los, através da criação de uma identidade representativa com o qual, os clientes, pudessem viver no futuro.

Chermayeff foi galardoado com um vasto número de prémios, entre eles, as medalhas de Artes de Yale, do Instituto Americano de Artes Gráficas, da Sociedade de Ilustradores e de Arte Industrial do Instituto Americano de Arquitetos. Fruto do seu tralhado, Ivan recebeu o Honoris Causa pelo Corcoran Museum of Art de Whashington DC.

O seu trabalho influenciou as gerações dos novos designers e despoletou as novas tendências de logótipos e do próprio processo criativo de identidade corporativa, mudando a história do design mundial.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...

  • Sem-Título-1

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    ABAT TM - NOS BASTIDORES DA COZINHA

    Todos gostamos de ir a um restaurante para experimentar pratos difíceis ou impossíveis de cozinhar em casa. Mas haverá muita gente a questionar-se qual o segredo da sua confecção? Ingredientes frescos não são o problema, no...

  • 295bda17-c5e4-458f-995f-62c4ac1da40e

    Food & Beverage

    Jul 1, 2017

    Comer inteligentemente

    O foodpairing é um método científico moderno que tem servido para saber quais os sabores que combinam melhor uns com os outros. Este método tem por base o princípio de que os alimentos combinam melhor quando têm determinadas...


  • Depositphotos_50352095_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Abr 28, 2018

    OS NOVOS EMPREENDEDORES, LÍDERES E VISIONÁRIOS

    A geração que nasceu e cresceu entre os anos 80 e 90 viveu toda a revolução digital, tecnológica, social e económica que o nosso mundo sofreu

  • 4wr3BQJ

    Home & Design

    Abr 1, 2017

    YOSEGI-ZAIKU - A ARTE YOSEGI

    Descobrimos a arte Yosegi, linda e curiosa, esta técnica japonesa de "parquet" consiste em dispor a madeira no chão, formando padrões. Para o conseguir, colam-se pedaços de madeira de diferentes cores num bloco compacto, que é depois...

  • Cerveja006

    Science & Nature

    Abr 1, 2017

    CERVEJEIRA DB - DA AREIA AO VIDRO À AREIA

    As cervejeiras DB da Nova Zelândia, que em 2015 já se tinham tornado conhecidas graças ao reaproveitamento que faziam das leveduras que sobravam após a fermentação da cerveja para criar biodiesel, voltam à carga com uma inovação ecológica...


  • 10357669_665493166898173_3022144169135310113_o

    Culture & Art

    Jun 1, 2016

    MOULDING TRADITION

    Working with clay might be one of the oldest traditions Mankind has ever created, starting in the Neolithic Era. The first ceramic objects were found in the Czech Republic, and date back to 29,000–25,000 BC. After millennia of perfecting,...

  • Technology

    Mar 1, 2015

    Spraying for 91 years

    Well known in it's markets, TOMIX is a portuguese company dedicated to manufacture some of the best agricultural equipments available. From sprayers to electrical vehicles that can be used on the factory floor, the brand has a wide range...

  • Technology

    Set 1, 2015

    Landline phones go back to the future

    Orange designers looked into the past for inspiration to design the french operator's new landline phone, and together with european crowdfunding site Ulule, made it available to the world, thus marking a new era of product research...