Business & Industry

Ago 1, 2016

EXPORTAR O MELHOR DE PORTUGAL

Moscovo, a capital da Rússia, recebe em meados de Setembro, um evento dedicado exclusivamente a produtos alimentares tradicionais portugueses, como vinhos, queijos, compotas e charcutaria, organizado pela Competir Internacional, uma empresa portuguesa que funciona como palataforma entre pequenos produtores portugueses e distribuidores internacionais.

<

Fundada há apenas quatro anos, a Competir Internacional resolveu apostar no desenvolvimento da exportação de produtos tradicionais portugueses, fruto de uma lacuna no mercado de exportação para as pequenas e médias empresas. 

A empresa, cuja "casa-mãe" se situa em Lisboa, Portugal, faz parte de um Grupo de empresas nacionais e internacionais que actua na área da prestação de serviços, no mercado em português e internacional, sendo um dos líderes na área da Formação.

A vasta experiência do Grupo resulta de um conhecimento preciso do mercado nacional, no âmbito das empresas industriais e de serviços, bem como dos mercados externos em que estas desejam actuar. Deste modo, conseguiu criar uma rede de parceiros nas mais variadas áreas de actividade, nos mercados onde já está presente, e também naqueles onde se propõe actuar. A experiência adquirida e a sinergia existente permitem-lhe actuar como catapulta de produtos portugueses para mercados exteriores, aproximando pequenos produtores nacionais e distribuidores internacionais.

Esse objectivo já foi concretizado através da realização e participação em Feiras, Degustações e Visitas de Prospeção aos mercados nacional e internacional. Cabo Verde, mais concretamente na cidade da Praia, Hungria, Sirha em Budapest, "WorldFood Warsaw" na Polónia, e mais recentemente o Cazaquistão, foram alguns dos locais para onde a Competir Internacional levou produtos alimentares portugueses como o vinho, os queijos e a charcutaria.

Os mercados do Leste fazem igualmente parte da estratégia de crescimento da empresa, que aposta agora, nada mais nada menos, do que no principal centro decisor da região – Moscovo, na Rússia, já no próximo mês de Setembro. Normalmente, a aposta é feita em produtos inovadores e diferenciadores para cada mercado, pelo que a abordagem que se avizinha na Rússia, passa por dar a conhecer várias categorias de produtos: vinhos, como o vinho do Porto, Moscatel do Douro e o vinho Madeira; gins e rum, azeites, azeitonas, compotas, café, arroz, ervas aromáticas e muitos outros produtos de origem vegetal.

Entre as apostas mais recentes e inovadoras da empresa, o destaque vai para as "bisnagas" (tubos) de compotas variadas. Inspiradas no mundo da pintura, nomeadamente, nos tubos de tinta de óleo, estão disponíveis numa paleta de cores com tons de frutas diversas e sazonais.

Estas compotas são confeccionadas à mão, contêm 55% de fruta e são embaladas em tubos, cuidadosamente rotulados e colocados dentro de uma caixa manualmente. Todas as compotas são preparadas com frutas e matérias-primas portuguesas DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida). Os mirtilos, groselhas, framboesas, figos, laranjas, cerejas, melancia, ameixas, abóbora, maracujá, kivi, são alguns dos frutos biológicos utilizados na preparação das compotas, às quais são adicionadas ervas aromáticas como canela, hortelã e tomilho, e vinhos como Moscatel do Douro, vinho do Porto, vinho da Madeira e Brandy. Assim, na "Feira" que terá lugar em Moscovo, pode provar algo absolutamente único como "Doce Extra de Cereja do Fundão com Brandy", ou "Doce Extra de Mirtilo e Baunilha, com Vinho do Porto", "Creme de Chocolate Negro com Maracujá", "Mel de Flor de Laranjeira com Malagueta" ou "Mel Multifloral Biológico", entre muitos outros sabores. Uma experiência que vai seguramente surpreender apreciadores de sabores sofisticados.

Para além da área alimentar, a Competir Internacional apoia o sector da "Indústria e Serviços", mais concretamente em produtos como o calçado, a cortiça e os azulejos.

De salientar que, quer durante a degustação, no que se refere aos produtos alimentares quer na mostra da "Indústria e Serviços", os visitantes terão oportunidade não só de experimentar os produtos, mas também de conhecer a sua história.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Tim-Bengel-Schlossplatz-Stuttgart-2015

    Culture & Art

    Ago 1, 2017

    AREIAS DOURADAS

    Quando se atinge uma certa idade, começamos a pensar que já vimos de tudo na vida. Podemos até pensar que não existe mais nada para criar ou para realizar de forma diferente. E depois há estas súbitas surpresas. Belas surpresas.

    ...

  • Hotel-deserto-Marrocos

    Lifestyle & Travel

    Jun 26, 2018

    UM CHÁ NO DESERTO, QUERIDA?

    Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras

    ...

  • Allan-Baudoin_Josh_Fray_Photography-10

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2017

    ESTILO AOS SEUS PÉS

    Sempre que falamos de estilo referente a calçado, sabemos que certamente iremos falar sobre Ingleses. A tradição inglesa na sapataria feita à mão é bastante conhecida e o país alberga alguns dos melhores fabricantes de sapatos.

    ...


  • 1

    Helthcare & Wellness

    Nov 5, 2018

    PRÓTESES BIÓNICAS

    "Tal como as dos filmes de "Star Wars", as próteses biónicas têm um aspeto robótico que, com capas de silicone idênticas à realidade, passam quase despercebidas. Através dos sensores de leitura dos movimentos, estas próteses...

  • LG-rollable-OLED-display-flexible-rollable

    Technology

    Jun 1, 2017

    O SUPERMATERIAL

    Pode parecer incrível e surreal, mas os primeiros estudos deste novo material datam de 1947. O termo para definir o material é descrito pela primeira vez em 1962. A teoria de que esta substância poderia ser um condutor eléctrico...

  • the7virtues1

    Science & Nature

    Set 24, 2018

    The 7 Virtues

    Fragrâncias exóticas e humanitárias

    As palavras "sustentabilidade" e "comércio justo" são frequentemente discutidas nos últimos tempos, principalmente na área de alimentos e agricultura. Mas...


  • casas-(1)

    Home & Design

    Jul 1, 2015

    Warm houses from Finland

    The magic of Lapland and the call of the wilderness. The superiority of northern wood, having grown in an arctic environment, and utilizing it in log house building. With these ideas Artichouse was born in 1979. Strong northern wood...

  • Indonesia

    Business & Industry

    Out 1, 2016

    INDONÉSIA NO RANKING DO BANCO MUNDIAL "DOING BUSINESS"

    No Sudeste da Ásia, entre o Índico e o Pacífico e entre a Malásia e a Papua Nova Guiné, fica a Indonésia, um país que de grande dimensão, ocupando o 15º lugar a nível mundial, com 260 milhões de habitantes espalhados por...

  • 1. Culture-National Gallery-Accessible Art

    Culture & Art

    Fev 1, 2018

    ARTE ACESSÍVEL

    Não há nada mais elegante e atractivo que quadros originais de pintura a óleo sobre tela, quer seja nos corredores ou na sala lá de casa, ou para tornar mais aprazíveis os escritórios de qualquer empresa, tanto para os empregados...