Business & Industry

Ago 1, 2016

EXPORTAR O MELHOR DE PORTUGAL

Moscovo, a capital da Rússia, recebe em meados de Setembro, um evento dedicado exclusivamente a produtos alimentares tradicionais portugueses, como vinhos, queijos, compotas e charcutaria, organizado pela Competir Internacional, uma empresa portuguesa que funciona como palataforma entre pequenos produtores portugueses e distribuidores internacionais.

<

Fundada há apenas quatro anos, a Competir Internacional resolveu apostar no desenvolvimento da exportação de produtos tradicionais portugueses, fruto de uma lacuna no mercado de exportação para as pequenas e médias empresas. 

A empresa, cuja "casa-mãe" se situa em Lisboa, Portugal, faz parte de um Grupo de empresas nacionais e internacionais que actua na área da prestação de serviços, no mercado em português e internacional, sendo um dos líderes na área da Formação.

A vasta experiência do Grupo resulta de um conhecimento preciso do mercado nacional, no âmbito das empresas industriais e de serviços, bem como dos mercados externos em que estas desejam actuar. Deste modo, conseguiu criar uma rede de parceiros nas mais variadas áreas de actividade, nos mercados onde já está presente, e também naqueles onde se propõe actuar. A experiência adquirida e a sinergia existente permitem-lhe actuar como catapulta de produtos portugueses para mercados exteriores, aproximando pequenos produtores nacionais e distribuidores internacionais.

Esse objectivo já foi concretizado através da realização e participação em Feiras, Degustações e Visitas de Prospeção aos mercados nacional e internacional. Cabo Verde, mais concretamente na cidade da Praia, Hungria, Sirha em Budapest, "WorldFood Warsaw" na Polónia, e mais recentemente o Cazaquistão, foram alguns dos locais para onde a Competir Internacional levou produtos alimentares portugueses como o vinho, os queijos e a charcutaria.

Os mercados do Leste fazem igualmente parte da estratégia de crescimento da empresa, que aposta agora, nada mais nada menos, do que no principal centro decisor da região – Moscovo, na Rússia, já no próximo mês de Setembro. Normalmente, a aposta é feita em produtos inovadores e diferenciadores para cada mercado, pelo que a abordagem que se avizinha na Rússia, passa por dar a conhecer várias categorias de produtos: vinhos, como o vinho do Porto, Moscatel do Douro e o vinho Madeira; gins e rum, azeites, azeitonas, compotas, café, arroz, ervas aromáticas e muitos outros produtos de origem vegetal.

Entre as apostas mais recentes e inovadoras da empresa, o destaque vai para as "bisnagas" (tubos) de compotas variadas. Inspiradas no mundo da pintura, nomeadamente, nos tubos de tinta de óleo, estão disponíveis numa paleta de cores com tons de frutas diversas e sazonais.

Estas compotas são confeccionadas à mão, contêm 55% de fruta e são embaladas em tubos, cuidadosamente rotulados e colocados dentro de uma caixa manualmente. Todas as compotas são preparadas com frutas e matérias-primas portuguesas DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida). Os mirtilos, groselhas, framboesas, figos, laranjas, cerejas, melancia, ameixas, abóbora, maracujá, kivi, são alguns dos frutos biológicos utilizados na preparação das compotas, às quais são adicionadas ervas aromáticas como canela, hortelã e tomilho, e vinhos como Moscatel do Douro, vinho do Porto, vinho da Madeira e Brandy. Assim, na "Feira" que terá lugar em Moscovo, pode provar algo absolutamente único como "Doce Extra de Cereja do Fundão com Brandy", ou "Doce Extra de Mirtilo e Baunilha, com Vinho do Porto", "Creme de Chocolate Negro com Maracujá", "Mel de Flor de Laranjeira com Malagueta" ou "Mel Multifloral Biológico", entre muitos outros sabores. Uma experiência que vai seguramente surpreender apreciadores de sabores sofisticados.

Para além da área alimentar, a Competir Internacional apoia o sector da "Indústria e Serviços", mais concretamente em produtos como o calçado, a cortiça e os azulejos.

De salientar que, quer durante a degustação, no que se refere aos produtos alimentares quer na mostra da "Indústria e Serviços", os visitantes terão oportunidade não só de experimentar os produtos, mas também de conhecer a sua história.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • the-cicret-bracelet-a-bracelet-t

    Technology

    Mai 1, 2017

    UM SMARTPHONE À FLOR DA PELE

    Ver emails ou assistir a um filme são gestos cada vez mais fáceis de executar. Que dependam de um simples toque na pele é que custa a acreditar. Tal é possível com a "Cicret", uma pulseira inteligente que transmite o visor do...

  • Zinco03

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    Gronelândia: A Derradeira Jazida de Zinco

    A Ironbark está actualmente a desenvolver três projectos na Gronelândia, destacando-se de longe a prospecção da mina de zinco e chumbo em Citronen. A multinacional australiana começou a aprofundar o projecto para a exploração...

  • dubrovnik_croatia-1_inpixbay

    Lifestyle & Travel

    Jun 28, 2018

    UM TESOURO BEM ESCONDIDO

    A Croácia é um país secular com uma rica história arquitetónica preservada até aos dias de hoje. Com paisagens de cortar a respiração, encanta pelo verde da natureza e o azul marinho que contrastam com os velhos monumentos. Vamos...


  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...

  • vegetacion_del_mundo_212903380_1200x803

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    A ÁRVORE DA VIDA

    O Baobá personifica o espírito africano. Árvore da vida, da fertilidade e solução medicinal para muitas maleitas, o Baobá tem uma importância única para comunidades inteiras. Há uma lenda no Senegal (a imagem desta árvore...

  • Vector001

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    INTELIGÊNCIA (POUCO) ARTIFICIAL

    Oficialmente inaugurado em Toronto, Canadá, no passado dia 30 de Março, o Instituto Vector conta já com um investimento de 150 milhões de dólares por parte de empresas como o Facebook e o Google, multinacionais de tecnologia...


  • Lido

    Culture & Art

    Fev 1, 2015

    Lights, Sound, Glamour

    The Lido is a cabaret and burlesque show located on the Champs-Élysées in Paris, France. It opened in 1946, famous for its exotic shows including dance, singing and other perofromers.

  • adult-19033

    Technology

    Ago 1, 2016

    TECNOLOGIA SENSÍVEL AO ODOR

    Ao sentirmos um cheiro, geralmente este remete-nos para algo, seja uma pessoa, uma situação, um local ou um objecto. De facto, pesquisas demonstram que o olfacto é um dos mais activos estimuladores de memórias, em comparação...

  • Dubai

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2014

    Around the world for New Year's Eve

    It's the end of the winter holidays and the beggining of a new calendar. But it's also one of the great opportunities, every year, to join together with friends and family for a unique celebration.