Business & Industry

Nov 1, 2017

POTENCIAL DE EXPORTAÇÃO

A Índia é já responsável por 48% do mercado de especiarias a nível mundial, contudo várias inovações já em curso tentam aumentar ainda mais o potencial de capitalização das especiarias produzidas no país.

Por PABLO HERNANDEZ

Actualmente a Índia já não exporta apenas especiarias em bruto. Graças às novas tecnologias há uma exportação cada vez maior de produtos de valor acrescentado como chocolates com especiarias, óleos de banho e de cosmética, cremes, velas, etc.

O mercado indiano exporta já para 150 destinos diferentes e desde 2016 até 2017, incluindo aqui os dados até à data do fecho da revista, já tinham saído do país quase um milhão de toneladas de especiarias, sendo que as malaguetas lideram estas exportações, como seria de esperar, seguindo-se a hortelã, os cominhos, os óleos aromáticos e só por fim os produtos de valor acrescentado, como chocolates e cremes hidratantes ou de banho.

Uma vez que o mercado interno consumiu 6,13 mil milhões de especiarias, o país tenta agora impulsionar o comércio externo e com esse propósito foi criada uma plataforma virtual, o e-Spice Bazaar, que tenta aproveitar as acções de formação que têm sido efectuadas junto dos produtores indianos para catapultar uma autêntica revolução digital, revitalizando aquela que sempre foi a espinha dorsal da economia indiana já desde a era dos Descobrimentos (recordam que já Colombo encontrou a América ao tentar encontrar uma nova via de navegação para este apelativo mercado?).

Esta revolução digital tem passado por uma aposta na disseminação das redes de telecomunicações no interior do país, permitindo a utilização da Internet e de telemóveis nas zonas rurais, aumentando a capacidade de interacção e de obtenção de informação dos agricultores indianos.

O ponto mais alto deste investimento foi a criação do e-Spice Bazaar, que une numa única plataforma os agricultores, os compradores, os comerciantes e os exportadores, garantindo um maior alcance do mercado e preços mais competitivos.

A plataforma já conta com a inscrição de mais de 40.000 produtores de malagueta e 11.000 de açafrão, existindo no país 47 associações de produtores e 10 agências governamentais dedicadas ao desenvolvimento da produção de especiarias. Neste exacto momento já se conseguiram centralizar em seis estaleiros de especiarias o grosso da produção nacional com infraestruturas para o respectivo processamento e empacotamento.

O principal objectivo sendo, claro está, que as especiarias em bruto sejam transformadas em produtos de valor acrescentado que possam ser exportados a um preço superior.

O e-Spice Bazaar foi criado numa parceria com o Departamento de Electrónica e tecnologia da Informação do governo indiano e além de permitir um maior contacto entre produtores e compradores, permite também o rastreio das especiarias numa espécie de Denominação de Origem Controlada que permitirá determinar as flutuações de sabor, odor e cor entre regiões produtoras.

A plataforma, além de tentar levar os produtores e comerciantes a integrar a mesma, está também a criar uma Especiariapedia, a inclusão de quaisquer produtos que possam ter sido utilizados na plantação para fazer frente às exigências de importação de vários países, uma análise comparativa de preços, a inclusão de uma plataforma comercial electrónica, consultoria especializada, controlo de qualidade, previsão atmosférica, apoio logístico, armazenagem, boas práticas agrícolas, conselhos pré e pós colheita, apoio em caso de algum incidente com perca da colheita, a disseminação de materiais didáticos, apoio móvel e um sistema de monitorização da actividade da quinta.

Ou seja, esta plataforma inclusiva não está a deixar nada ao acaso e promete tornar-se numa ferramenta crucial para os importadores estrangeiros, os exportadores sedeados na Índia e uma mais valia para os agricultores.

Contactos * support@espicebazaar.com * www.espicebazaar.com * Tel: 0863 2220750 * Spices Board Chuttugunta Center, Opp SBI Bank, Old Market Yard, G.T.Road, Guntur 522004, India

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 4897642457_ef0740e0eb_b

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    NATURALMENTE INDUSTRIAL

    A vida não é fácil para os arquitectos e designers de interiores que gostam de usar materiais naturais na cobertura de grandes superfícies. Muitas vezes, a escolha certa, é o pior pesadelo quando procuram um fornecedor fiável...

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.

  • enko-running-shoes-7

    Sport

    Ago 1, 2017

    EM FORMA SEM LESÕES

    Praticar vários desportos, com a intenção de estar em forma e saudável, é quase obrigatório, por estes dias. As pessoas parecem ter muitos cuidados e preocupam-se bastante com a sua qualidade diária de vida e também a do futuro.

    ...


  • Li-HongBo-Klein-Sun-AM-41

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    LI HONGBO - BUSTOS FLEXÍVEIS

    Maleável como um dançarino de breakdance é assim que surge o busto de Michelangelo no trabalho intitulado "Tools of study", do artista chinês Li Hongbo, feito apenas com papel e cola. Tratam-se de esculturas de papel, mas...

  • gal_01

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    VISTA PACÍFICA

    San José del Cabo, na ponta sul da Baja California, no México, é a anfitrião do mais recente trabalho do arquitecto mexicano Miguel Angel Aragonés. A região fica separada do continente pelo Mar de Cortez, uma faixa de mar que...

  • Chipre1

    Lifestyle & Travel

    Abr 30, 2018

    SONHAR COM O VERÃO

    E se, em 2018, viajasse pelos cinco cantos do mundo? É difícil eleger os locais mais bonitos, mas preparámos uma lista com cinco destinos ricos em história, cultura e paisagens únicas que não vai querer perder!


  • Royal Caribbean International

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2015

    New Residents at Sea

    The growing community of seagoers couldn't be happier. Until 2020 they will witness an increase in 76.818 berths onboard the twenty six new ships so far announced by major cruise lines and new players. Today we give you a taste of the...

  • 1.-Competir-Formacao-Form-to-Grow

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    FORMAR PARA CRESCER

    A empresa líder de mercado, mostra a qualidade que a distingue há 24 anos. Os recursos humanos qualificados e a excelência nos serviços prestados colocam a Competir mais uma vez em Nº1 no mercado da formação.

  • CRW_6401 - Copy-min

    Science & Nature

    Mai 1, 2016

    A PARALISIA CEREBRAL NÃO É UMA DOENÇA RARA NEM EM EXTINÇÃO

    Nos últimos anos, muito se tem falado nas doenças raras, ou seja aquelas que têm uma prevalência inferior a um em 2000 cidadãos. Esta chamada de atenção à sociedade sobre a vulnerabilidade e as especificidades duma minoria de...