Business & Industry

Nov 1, 2017

POTENCIAL DE EXPORTAÇÃO

A Índia é já responsável por 48% do mercado de especiarias a nível mundial, contudo várias inovações já em curso tentam aumentar ainda mais o potencial de capitalização das especiarias produzidas no país.

<

Por PABLO HERNANDEZ

Actualmente a Índia já não exporta apenas especiarias em bruto. Graças às novas tecnologias há uma exportação cada vez maior de produtos de valor acrescentado como chocolates com especiarias, óleos de banho e de cosmética, cremes, velas, etc.

O mercado indiano exporta já para 150 destinos diferentes e desde 2016 até 2017, incluindo aqui os dados até à data do fecho da revista, já tinham saído do país quase um milhão de toneladas de especiarias, sendo que as malaguetas lideram estas exportações, como seria de esperar, seguindo-se a hortelã, os cominhos, os óleos aromáticos e só por fim os produtos de valor acrescentado, como chocolates e cremes hidratantes ou de banho.

Uma vez que o mercado interno consumiu 6,13 mil milhões de especiarias, o país tenta agora impulsionar o comércio externo e com esse propósito foi criada uma plataforma virtual, o e-Spice Bazaar, que tenta aproveitar as acções de formação que têm sido efectuadas junto dos produtores indianos para catapultar uma autêntica revolução digital, revitalizando aquela que sempre foi a espinha dorsal da economia indiana já desde a era dos Descobrimentos (recordam que já Colombo encontrou a América ao tentar encontrar uma nova via de navegação para este apelativo mercado?).

Esta revolução digital tem passado por uma aposta na disseminação das redes de telecomunicações no interior do país, permitindo a utilização da Internet e de telemóveis nas zonas rurais, aumentando a capacidade de interacção e de obtenção de informação dos agricultores indianos.

O ponto mais alto deste investimento foi a criação do e-Spice Bazaar, que une numa única plataforma os agricultores, os compradores, os comerciantes e os exportadores, garantindo um maior alcance do mercado e preços mais competitivos.

A plataforma já conta com a inscrição de mais de 40.000 produtores de malagueta e 11.000 de açafrão, existindo no país 47 associações de produtores e 10 agências governamentais dedicadas ao desenvolvimento da produção de especiarias. Neste exacto momento já se conseguiram centralizar em seis estaleiros de especiarias o grosso da produção nacional com infraestruturas para o respectivo processamento e empacotamento.

O principal objectivo sendo, claro está, que as especiarias em bruto sejam transformadas em produtos de valor acrescentado que possam ser exportados a um preço superior.

O e-Spice Bazaar foi criado numa parceria com o Departamento de Electrónica e tecnologia da Informação do governo indiano e além de permitir um maior contacto entre produtores e compradores, permite também o rastreio das especiarias numa espécie de Denominação de Origem Controlada que permitirá determinar as flutuações de sabor, odor e cor entre regiões produtoras.

A plataforma, além de tentar levar os produtores e comerciantes a integrar a mesma, está também a criar uma Especiariapedia, a inclusão de quaisquer produtos que possam ter sido utilizados na plantação para fazer frente às exigências de importação de vários países, uma análise comparativa de preços, a inclusão de uma plataforma comercial electrónica, consultoria especializada, controlo de qualidade, previsão atmosférica, apoio logístico, armazenagem, boas práticas agrícolas, conselhos pré e pós colheita, apoio em caso de algum incidente com perca da colheita, a disseminação de materiais didáticos, apoio móvel e um sistema de monitorização da actividade da quinta.

Ou seja, esta plataforma inclusiva não está a deixar nada ao acaso e promete tornar-se numa ferramenta crucial para os importadores estrangeiros, os exportadores sedeados na Índia e uma mais valia para os agricultores.

Contactos * support@espicebazaar.com * www.espicebazaar.com * Tel: 0863 2220750 * Spices Board Chuttugunta Center, Opp SBI Bank, Old Market Yard, G.T.Road, Guntur 522004, India

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Chipre1

    Lifestyle & Travel

    Abr 30, 2018

    SONHAR COM O VERÃO

    E se, em 2018, viajasse pelos cinco cantos do mundo? É difícil eleger os locais mais bonitos, mas preparámos uma lista com cinco destinos ricos em história, cultura e paisagens únicas que não vai querer perder!

  • 17916763_10154923732760860_1525008882_o

    Business & Industry

    Jun 1, 2017

    EXPORTAR O MELHOR

    Actualmente, quando falamos sobre o melhor que existe no mundo, não é possível evitar falar em Portugal. É agora, o país mais conhecido do mundo pelas suas maravilhas, segredos, história e gastronomia. Destaca-se como o melhor...

  • jaeger-lecoultre-janek-deskiewicz

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    O DESIGNER POR DETRÁS DO REVERSO

    A historia do polaco Janek Deleskiewicz é, actualmente, indissociável da história de um ícone internacional entre marcas de relógios: a Jaeger-LeCoultre; e, sobretudo do seu modelo de maior sucesso: o Reverso.


  • p130511

    Home & Design

    Set 10, 2018

    PRECIOSA LIGHTING

    A região da Boémia representa um terço da actual República Checa, na Europa Central. Conhecida pelas suas paisagens românticas e pelos cristais com alto teor de chumbo, muitas outras razões existem para se conhecer o que melhor...

  • Bradley001

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    FUME-O VOCÊ MESMO

    É um facto incontornável que em pleno século XXI os chefs de gastronomia se tornaram nas novas estrelas rock, não há canal que não tenha os seus próprios programas de culinária e/ou promova concursos de culinário aos quais...

  • AR-170519548

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    CRESCER DE NOVO

    E outra vez, e de novo para dentro to mar. O Dubai não para de espantar o mundo com os seus hotéis e estilo de vida luxuosos. Mas também com os investimentos milionários para fazer o país crescer.


  • A Love for Gowns

    Luxury & Fashion

    Jan 31, 2016

    Amor por Vestidos

    A 24 de Março de 2002, Elie Saab acordou, literalmente, famoso. A sua noite importante foi de entrega de Oscars em Los Angeles. Para aparecer na passadeira vermelha, a actriz Halle Berry escolheu o vestido de um designer libanês desconhecido....

  • UPS

    Business & Industry

    Dez 1, 2014

    Anytime, anywhere

    United Parcel Service, Inc. is a package delivery company, which provides global package delivery and supply chain management services. It offers logistics services to the global market, which include transportation, distribution,...

  • Luxury & Fashion

    Mar 1, 2015

    Go For the Extremes

    Vostok Europe is a Lithuanian brand of watches which was established in 2003, and debuted its first line of timepieces in 2004. Aimed at the Western European market, these watches are assembled by the KoLiz-Vostok company of Vilnius.

    ...