Business & Industry

Nov 1, 2017

POTENCIAL DE EXPORTAÇÃO

A Índia é já responsável por 48% do mercado de especiarias a nível mundial, contudo várias inovações já em curso tentam aumentar ainda mais o potencial de capitalização das especiarias produzidas no país.

<

Por PABLO HERNANDEZ

Actualmente a Índia já não exporta apenas especiarias em bruto. Graças às novas tecnologias há uma exportação cada vez maior de produtos de valor acrescentado como chocolates com especiarias, óleos de banho e de cosmética, cremes, velas, etc.

O mercado indiano exporta já para 150 destinos diferentes e desde 2016 até 2017, incluindo aqui os dados até à data do fecho da revista, já tinham saído do país quase um milhão de toneladas de especiarias, sendo que as malaguetas lideram estas exportações, como seria de esperar, seguindo-se a hortelã, os cominhos, os óleos aromáticos e só por fim os produtos de valor acrescentado, como chocolates e cremes hidratantes ou de banho.

Uma vez que o mercado interno consumiu 6,13 mil milhões de especiarias, o país tenta agora impulsionar o comércio externo e com esse propósito foi criada uma plataforma virtual, o e-Spice Bazaar, que tenta aproveitar as acções de formação que têm sido efectuadas junto dos produtores indianos para catapultar uma autêntica revolução digital, revitalizando aquela que sempre foi a espinha dorsal da economia indiana já desde a era dos Descobrimentos (recordam que já Colombo encontrou a América ao tentar encontrar uma nova via de navegação para este apelativo mercado?).

Esta revolução digital tem passado por uma aposta na disseminação das redes de telecomunicações no interior do país, permitindo a utilização da Internet e de telemóveis nas zonas rurais, aumentando a capacidade de interacção e de obtenção de informação dos agricultores indianos.

O ponto mais alto deste investimento foi a criação do e-Spice Bazaar, que une numa única plataforma os agricultores, os compradores, os comerciantes e os exportadores, garantindo um maior alcance do mercado e preços mais competitivos.

A plataforma já conta com a inscrição de mais de 40.000 produtores de malagueta e 11.000 de açafrão, existindo no país 47 associações de produtores e 10 agências governamentais dedicadas ao desenvolvimento da produção de especiarias. Neste exacto momento já se conseguiram centralizar em seis estaleiros de especiarias o grosso da produção nacional com infraestruturas para o respectivo processamento e empacotamento.

O principal objectivo sendo, claro está, que as especiarias em bruto sejam transformadas em produtos de valor acrescentado que possam ser exportados a um preço superior.

O e-Spice Bazaar foi criado numa parceria com o Departamento de Electrónica e tecnologia da Informação do governo indiano e além de permitir um maior contacto entre produtores e compradores, permite também o rastreio das especiarias numa espécie de Denominação de Origem Controlada que permitirá determinar as flutuações de sabor, odor e cor entre regiões produtoras.

A plataforma, além de tentar levar os produtores e comerciantes a integrar a mesma, está também a criar uma Especiariapedia, a inclusão de quaisquer produtos que possam ter sido utilizados na plantação para fazer frente às exigências de importação de vários países, uma análise comparativa de preços, a inclusão de uma plataforma comercial electrónica, consultoria especializada, controlo de qualidade, previsão atmosférica, apoio logístico, armazenagem, boas práticas agrícolas, conselhos pré e pós colheita, apoio em caso de algum incidente com perca da colheita, a disseminação de materiais didáticos, apoio móvel e um sistema de monitorização da actividade da quinta.

Ou seja, esta plataforma inclusiva não está a deixar nada ao acaso e promete tornar-se numa ferramenta crucial para os importadores estrangeiros, os exportadores sedeados na Índia e uma mais valia para os agricultores.

Contactos * support@espicebazaar.com * www.espicebazaar.com * Tel: 0863 2220750 * Spices Board Chuttugunta Center, Opp SBI Bank, Old Market Yard, G.T.Road, Guntur 522004, India

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Easy-Quorn-Stir-Fry-4-with-text

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    CARNE SEM CARNE

    Alguma vez questionou como vai o mundo fazer face ao expectável crescimento da população, o qual levará à escassez de alimentos e à fome generalizada? Bom, e alguma vez se questionou como é que os vegetarianos obtêm a sua...

  • birk_pillow_1024x1024

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    O baloiço que ajuda a manter o equilíbrio

    O equilíbrio do corpo humano é conseguido através da comunicação entre diferentes partes do corpo, os olhos, o sistema vestibular do ouvido e as articulações e músculos, quando cada parte funciona correctamente o sistema de...

  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...


  • Depositphotos_28058841_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    O CAMINHO DO SUCESSO

    Em pleno século XXI e com todos os avanços científicos e tecnológicos a ocorrer quase a ritmo diário, torna-se imperiosa uma actualização regular de conhecimentos, procedimentos e técnicas envolvidas na função essencial...

  • TransCanadaTrail002

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    TRANS-CANADIANO - O GRANDE TRILHO QUE UNE O CANADÁ

    Iniciado em 1992, o Trilha Trans-Canadiano tem como propósito unir os extremos do Canadá desde o oceano Atlântico ao Pacífico e ao Ártico, e estás prestes a ser concluído este Outono, precisamente no ano do 150º aniversário...

  • 1

    Helthcare & Wellness

    Nov 5, 2018

    PRÓTESES BIÓNICAS

    "Tal como as dos filmes de "Star Wars", as próteses biónicas têm um aspeto robótico que, com capas de silicone idênticas à realidade, passam quase despercebidas. Através dos sensores de leitura dos movimentos, estas próteses...


  • Apteka.de

    Science & Nature

    Dez 1, 2014

    Medicine at hand

    The pharmacy is the leader in delivering medications throughout the world and the goal is to provide medications at discount rates to everyone who is affected by expensive local prices and taxes.

  • The Fibers of Life

    Business & Industry

    Jan 31, 2016

    As Fibras da Vida

    Megatendências globais, como a mobilidade, digitalização, eficiência energética e a urbanização apontam o caminho, o carbono está a tornar-se cada vez mais importante em  muitas utilizações. O Grupo SGL, líder global...

  • nano-technology-1480553

    Technology

    Jul 1, 2016

    O FUTURO DOS NANOROBOTS

    Os nanorobots parecem algum tipo de criaturas fantásticas descritas nas páginas dos livros de ficção científica, no entanto, estão "na moda" nos laboratórios de nanotecnologia em todo o mundo.