Business & Industry

Nov 1, 2017

POTENCIAL DE EXPORTAÇÃO

A Índia é já responsável por 48% do mercado de especiarias a nível mundial, contudo várias inovações já em curso tentam aumentar ainda mais o potencial de capitalização das especiarias produzidas no país.

<

Por PABLO HERNANDEZ

Actualmente a Índia já não exporta apenas especiarias em bruto. Graças às novas tecnologias há uma exportação cada vez maior de produtos de valor acrescentado como chocolates com especiarias, óleos de banho e de cosmética, cremes, velas, etc.

O mercado indiano exporta já para 150 destinos diferentes e desde 2016 até 2017, incluindo aqui os dados até à data do fecho da revista, já tinham saído do país quase um milhão de toneladas de especiarias, sendo que as malaguetas lideram estas exportações, como seria de esperar, seguindo-se a hortelã, os cominhos, os óleos aromáticos e só por fim os produtos de valor acrescentado, como chocolates e cremes hidratantes ou de banho.

Uma vez que o mercado interno consumiu 6,13 mil milhões de especiarias, o país tenta agora impulsionar o comércio externo e com esse propósito foi criada uma plataforma virtual, o e-Spice Bazaar, que tenta aproveitar as acções de formação que têm sido efectuadas junto dos produtores indianos para catapultar uma autêntica revolução digital, revitalizando aquela que sempre foi a espinha dorsal da economia indiana já desde a era dos Descobrimentos (recordam que já Colombo encontrou a América ao tentar encontrar uma nova via de navegação para este apelativo mercado?).

Esta revolução digital tem passado por uma aposta na disseminação das redes de telecomunicações no interior do país, permitindo a utilização da Internet e de telemóveis nas zonas rurais, aumentando a capacidade de interacção e de obtenção de informação dos agricultores indianos.

O ponto mais alto deste investimento foi a criação do e-Spice Bazaar, que une numa única plataforma os agricultores, os compradores, os comerciantes e os exportadores, garantindo um maior alcance do mercado e preços mais competitivos.

A plataforma já conta com a inscrição de mais de 40.000 produtores de malagueta e 11.000 de açafrão, existindo no país 47 associações de produtores e 10 agências governamentais dedicadas ao desenvolvimento da produção de especiarias. Neste exacto momento já se conseguiram centralizar em seis estaleiros de especiarias o grosso da produção nacional com infraestruturas para o respectivo processamento e empacotamento.

O principal objectivo sendo, claro está, que as especiarias em bruto sejam transformadas em produtos de valor acrescentado que possam ser exportados a um preço superior.

O e-Spice Bazaar foi criado numa parceria com o Departamento de Electrónica e tecnologia da Informação do governo indiano e além de permitir um maior contacto entre produtores e compradores, permite também o rastreio das especiarias numa espécie de Denominação de Origem Controlada que permitirá determinar as flutuações de sabor, odor e cor entre regiões produtoras.

A plataforma, além de tentar levar os produtores e comerciantes a integrar a mesma, está também a criar uma Especiariapedia, a inclusão de quaisquer produtos que possam ter sido utilizados na plantação para fazer frente às exigências de importação de vários países, uma análise comparativa de preços, a inclusão de uma plataforma comercial electrónica, consultoria especializada, controlo de qualidade, previsão atmosférica, apoio logístico, armazenagem, boas práticas agrícolas, conselhos pré e pós colheita, apoio em caso de algum incidente com perca da colheita, a disseminação de materiais didáticos, apoio móvel e um sistema de monitorização da actividade da quinta.

Ou seja, esta plataforma inclusiva não está a deixar nada ao acaso e promete tornar-se numa ferramenta crucial para os importadores estrangeiros, os exportadores sedeados na Índia e uma mais valia para os agricultores.

Contactos * support@espicebazaar.com * www.espicebazaar.com * Tel: 0863 2220750 * Spices Board Chuttugunta Center, Opp SBI Bank, Old Market Yard, G.T.Road, Guntur 522004, India

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Sem-Título-1

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    ABAT TM - NOS BASTIDORES DA COZINHA

    Todos gostamos de ir a um restaurante para experimentar pratos difíceis ou impossíveis de cozinhar em casa. Mas haverá muita gente a questionar-se qual o segredo da sua confecção? Ingredientes frescos não são o problema, no...

  • 310

    Technology

    Ago 1, 2017

    O REI DA SEGURANÇA DOMÉSTICA

    O mundo não é, de forma alguma, um lugar seguro. Quer viva num apartamento no 12º piso ou numa grande vivenda na zona rural, vai sentir-se muito mais seguro depois de instalar um destes.

  • RedClay003

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    RED CLAY - REINVENTAR O BARRO

    Em 2010 nascia a marca que, pouco a pouco, se tem tornado cada vez mais procurada por alguns dos melhores percussionistas a nível mundial e que tem a particularidade de ser produzida num produto considerado ultrapassado pelos tempos...


  • 1

    Culture & Art

    Out 8, 2018

    MILESTII MICI

    "Imagine uma adega com centenas de quilómetros de corredores cheios de vinho, alguns milhões de garrafas, milhares de hectolitros em barris, centenas de safras, dezenas de variedades, um subterrâneo tão grande que apenas pode...

  • 226c441149909061a3a62986fcadd917

    Sport

    Abr 1, 2017

    NAGINATA - A ARTE QUE FAZ O CARÁCTER

    Se há herança que o Oriente vai dando à Humanidade, é inegavelmente, uma diversidade de disciplinas que procuram a evolução do Ser e que conduzem à elevação física, mental e espiritual. Artes Marciais como o Karaté, incluído...

  • Depositphotos_8751638_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DE 2016 - UM UNIVERSO MAIS CLARO

    O passado ano foi fértil em descobertas e avanços científicos que, ainda há pouco tempo, pareciam miragens. Graças a algumas delas, detalhes sobre o passado, o presente e o futuro da Humanidade podem agora ser vistos de forma...


  • cocoa

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    O MELHOR DO MUNDO

    O arquipélago de S. Tomé e Príncipe tem das melhores condições do mundo para a produção de cacau. Após um longo período de fraca produção, começaram a surgir em São Tomé e Príncipe, há pouco mais de cinco anos, algumas...

  • 1

    Culture & Art

    Mai 1, 2015

    Hollywood's favourites

    Ever wondered where all the horse tack seen in famous movies, such as Lord of the Rings, Prince of Persia and others where made? If you have, here's the answer: in Portugal. More precisely, a Portuguese family in Leiria, Portugal.

    ...

  • Venice - The art and tradition

    Lifestyle & Travel

    Jan 31, 2016

    Veneza – A arte e a tradição

    Ícone do Carnaval de Veneza, a máscara veneziana explora o glamour da festa que é um dos principais símbolos e atracção turística de Itália. Com uma história secular, o Carnaval de Veneza atrai, anualmente, milhares de turistas...