Lifestyle & Travel

Jan 1, 2017

EXÓTICO E TÃO PRÓXIMO

A poucas milhas da Europa, no extremo norte de África mas muito perto de Portugal ± o voo diário de Lisboa a Casablanca demora menos de uma hora ± fica Marrocos, um Reino com profundas raízes históricas e uma cultura milenar que continua a encantar os milhares de turistas que o visitam.

<

Cidades antigas, mas cheias de vida como Casablanca, Marraquexe, Rabat, Fez e Tanger atraem visitantes de todo o mundo que tranquilamente enchem as suas lojas onde vendedores que gostam de conversar apreciam regatear preços só pelo prazer de continuar uma conversa quase sem fim.

Hoje Marrocos, com grande tradição berbere no Norte de África, mas também com grande ligação com o sul da Europa, principalmente Portugal e Espanha, continua a servir como elo de ligação entre povos e culturas diferentes. De muitas capitais europeias há voos directos, especialmente para Marraquexe, a cidade ™vermelha∫, no sopé das montanhas do Atlas, o grande pólo de atracção turística de Marrocos.

Não é por isso de estranhar que Marrocos, e especialmente Marrakech, tenha um grande fascínio para turistas europeus que se sentem bem nos seus magníficos hotéis e resorts, e que gostam de passear pelo bairro Medina, e pela sua famosa praça Djemaa el Fna, sempre animada, especialmente à noite. Muitos milhares de turistas encontram muitos motivos para ir e voltar a Marrocos, pois o seu povo é amigável e acolhedor, o clima é ameno, as praias são boas, tem uma grande diversidade paisagística ± com deserto, montanhas, praias e cidades monumentais ± e tem uma saborosa gastronomia de qualidade.

Apesar das perturbações que nos últimos anos afectaram o turismo noutros países muçulmanos, Marrocos tem sabido encontrar uma estabilidade social e um ambiente pacífico que tem garantido que o acesso de turistas se tenha mantido e possa continuar sem perturbação.

Os melhores guias mundiais e as principais agências de viagens colocam Marrocos e Marraquexe entre os primeiros lugares que acolhem turistas de todo o mundo, pois em matéria de hotéis, monumentos, paisagens ± deserto, praias e montanhas ± há sempre referências nos principais guias, revistas e jornais. Marrocos tem nove referências de Património Mundial da Humanidade segundo a UNESCO, destacando-se as cidades imperiais de Rabat, Marraquexe, Fez, Essaouira, Tetuan e Mazagan.

Mas, Marrocos não desperta apenas interesse para a visita de turistas, pois os grandes investimentos feitos nos últimos 20 anos em educação e formação desenvolveram uma nova geração de jovens altamente dotados e formados nas novas tecnologias, sendo hoje também uma localização excelente para a instalação de indústrias voltadas para os mercados europeus, americanos, médio oriente e África.

Com mais de 33 milhões de habitantes, de que 60 % vivem em cidades, para além do forte sector do Turismo, Marrocos aposta na modernização das indústrias tradicionais e na crescente industrialização voltada para o futuro, mantendo uma estrutura agrícola e de serviços, baseadas em pequenas explorações, que constituem as principais actividades criadoras de emprego. Um factor dinamizador da economia, em modernização acelerada, é o regime especial de associação que tem com a União Europeia que lhe permite beneficiar da sua vizinhança. Não é de estranhar que o comércio externo marroquino esteve predominantemente voltado para a Europa, principalmente os mercados de Espanha, França e Itália, para além da Índia e os Estados Unidos, entre os mais distantes.

Marrocos tem sabido aproveitar bem esta proximidade com o mercado Europeu e o apoio das instituições financeiras multilaterais, como o Banco Mundial, o Banco Europeu de Investimento e o Banco Africano de Desenvolvimento, para passar a ter modernas infraestruturas de qualidade e para se lançar num ambicioso programa de produção de energia solar, que colocam Marrocos entre os países líderes nas energias renováveis, contribuindo para a redução das importações de petróleo, gás e electricidade.   

Entre as exportações destaca-se o fosfato, de que Marrocos é o maior produtor mundial, pois possui cerca de 75 % das reservas de todo o mundo. A velha cidade de Safim e o seu porto tornaram-se um importante polo industrial, especialmente em química, fertilizantes e produtos da pesca.

Your VIP Partner procura estar atenta e chamar a atenção dos seus leitores para países onde surgem oportunidades comerciais e de investimento interessantes, não podendo ignorar Marrocos, país tão próximo da Europa que constitui uma plataforma ideal para aproveitar as inúmeras oportunidades de desenvolvimento que se abrem em África.

A revista Your VIP Partner está particularmente interessada em seguir as tendências do desenvolvimento de Marrocos, chamando a atenção de investidores dinâmicos de outras áreas do mundo para o grande potencial de crescimento da criação de uma presença activa no norte de África, às portas da Europa, para investimento e negócios.

É importante afirmar que os investidores que já estão activos neste país consideram que é um destino muito atractivo para novos investimentos. Para uma análise objectiva da situação actual e apreciar as novas oportunidades, a revista Your VIP Partner recomenda a potenciais investidores para recorrerem ao serviço de consultores especializados ou bancos de investimento com um conhecimento profundo de Marrocos e das suas conexões internacionais especializadas, sobretudo, com países do sul da Europa e no norte de África e Médio Oriente, pelo que fazer negócios neste país é um novo e grande desafio que importa aproveitar.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 00202943

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    O «EL DORADO» DOS INVESTIDORES

    Terra de Pablo Neruda, Gabriela Mistral (a primeira mulher americana a receber um Prémio Nobel de Literatura, em 1945) e de Isabel Allende, a República do Chile está apostada em captar investimentos internacionais, como forma de...

  • 4897642457_ef0740e0eb_b

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    NATURALMENTE INDUSTRIAL

    A vida não é fácil para os arquitectos e designers de interiores que gostam de usar materiais naturais na cobertura de grandes superfícies. Muitas vezes, a escolha certa, é o pior pesadelo quando procuram um fornecedor fiável...

  • 17916763_10154923732760860_1525008882_o

    Business & Industry

    Jun 1, 2017

    EXPORTAR O MELHOR

    Actualmente, quando falamos sobre o melhor que existe no mundo, não é possível evitar falar em Portugal. É agora, o país mais conhecido do mundo pelas suas maravilhas, segredos, história e gastronomia. Destaca-se como o melhor...


  • Tim-Bengel-Schlossplatz-Stuttgart-2015

    Culture & Art

    Ago 1, 2017

    AREIAS DOURADAS

    Quando se atinge uma certa idade, começamos a pensar que já vimos de tudo na vida. Podemos até pensar que não existe mais nada para criar ou para realizar de forma diferente. E depois há estas súbitas surpresas. Belas surpresas.

    ...

  • 355260_1_800

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    CONSTRUÇÕES ORIGAMI

    Como num truque de magia, desembrulha-se o pacote e... UAU! É a estrutura que você precisa para as suas férias, festival de música, pavilhão de exibição, o seu... o que você precisar temporariamente.

  • Depositphotos_39732177_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    ILHA DE PÁSCOA - O MISTÉRIO PERMANECE

    É talvez um dos segredos mais bem guardados da Humanidade, as "Moais", também conhecidas como as "Cabeças da Ilha de Páscoa", estátuas esculpidas a partir das pedras do vulcão "Rano Raraku", que podem pesar 88...


  • 2

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2015

    Leaders in gem beauty

    Though the global history of diamonds dates back around 3.3 billion years when these treasured stones were first formed by high pressure and heat deep within the earth's crust, the South African story of these gems only began in 1867...

  • income-996554

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2016

    A INDÚSTRIA DA ALTA COSTURA HI-TECH

    Seis pessoas, 600 horas, 30 baterias em miniatura e outras tantas luzes LED, foi a logística necessária para criar o vestido de alta costura que a actriz Claire Danes usou na "Met Gala", no passado dia 3 de Maio, em Nova Iorque,...

  • 1902 mannequin

    Luxury & Fashion

    Set 1, 2015

    Chantelle

    French lingerie – one of life's finest pleasures – is a definitive symbol of the feminine mystique. The idea that something so small could have such timeless appeal speaks volumes about French sensibility, and an allure that defies...