Lifestyle & Travel

Mai 1, 2016

O MAIOR GLACIAR DA EUROPA

No frio Norte, na península da Escandinávia, a Noruega. Unificada em 872, é até hoje, a guardiã da Europa do Norte, exibindo os Fiordes, braços de mar que penetram a terra, orlados por montanhas e falésias com enormes cascatas que caem de rios e de glaciares no interior. Ao longo das margens, surgem pequenas comunidades a partir das quais se podem fazer caminhadas até às montanhas, glaciares em trilhos dedicados, e navegar nos profundos e deslumbrantes fjords.

Fiorde ou fjord, do nórdico "fjörðr", significa der man ferder over (em português, "onde se atravessa"), ou å sette over på den andre siden – ("colocar do outro lado", em português). Os Fiordes formam-se em costas, e ao longo destas, onde a glaciação se estendeu abaixo do nível do mar. Quando o glaciar se descola e se movimenta em direcção ao mar, deixa um vale em forma de "U". O mar penetra na terra, preenchendo os vales glaciais, formando canais esguios ligados ao mar. A morena ou moreia, amontoado de pedras e de areia depositados debaixo do glaciar, no fundo do vale, fica retida na entrada do fiorde, sendo esta zona menos profunda. O resultado é um intricado labirinto interligado de canais, entre os quais é possível navegar.

Fiordes Famosos da Noruega

Dos mais de mil fiordes existentes na Noruega, iremos falar de alguns dos mais famosos: O Geirangerfjord, o Hardangerfjord, o Sognefjord com o ramal Nærøyfjord, e o Nordfjord. O Nærøyfjord e o Geirangerfjord foram classificados como Património Mundial da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O belo Geirangerfjord, é um ramal com 15 km de comprimento do Sunnylvsfjord, que por sua vez é um ramal do Storfjord (o "Grande Fjord"). Exibe cenários únicos, com montanhas altas, e é frequentemente apontado como um dos lugares do mundo mais estonteantes. Foi classificado como Património Mundial da UNESCO, em 2005.

O Hardangerfjor, é o segundo fiorde mais longo da Noruega, a seguir ao Sognefjord. Entra pela terra na zona Sul de Bergen. Postado na orla do continente, as partes exteriores consistem num arquipélago e na área de Sunnhordland. O Hardangerfjord apresenta espectáculos inacreditáveis nos canais, como o Sorfjord com 38 km de extensão, o pequeno Ulvikfjord e o Eidfjord.

O imponente Sognefjord, com majestosos canais, incluindo o estreito Nærøyfjord, património da UNESCO, estende-se por mais de 200 km para o interior do continente, a Norte de Bergen, na costa oeste. É o fiorde mais fundo de todos, sendo as zonas mais fundas no interior, atingindo a profundidade 1308 metros de profundidade abaixo do nível do mar. É ladeado por montanhas imponentes, que se erguem da água, e atingem mil metros de altura.

Igualmente património da UNESCO, o Nærøyfjord é o mais estreito, e é um ramal do Sognefjord, o mais longo da Noruega. Só é possível efectuar visitas de barco, pois não há estradas ao longo do fiorde. É estreito e longo, com 18 km de extensão, e apenas 500 metros de largura em determinadas zonas. O Nærøyfjord apresenta-nos montanhas espantosamente íngremes, onde se situam pequenas quintas dos habitantes locais ao longo das encostas.

Por fim, a Your VIP Partner destaca o Nordfjord, que nos presenteia com paisagens incríveis, montanhas bem altas e uma linha costeira hipnotizante. Aqui pode avistar o maior glaciar da Europa continental - o Jostedalsbreen. A zona mais larga situa-se a meio do fiorde, onde o clima é mais suave. Perto do mar, pode passear pelas costas rochosas ou pelos areais.

O cenário circundante é quase assustador. Consegue-se imaginar a enormidade dos glaciares que aqui jaziam em tempos. Os fiordes formaram-se devido a uma sucessão de glaciações, e a paisagem não sofreu grande alteração. Apresentam-se-nos quase como câmaras para o passado, quando os vikings saíam nos dracares para explorarem o mar e as terras longínquas.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 2013_Tokyo_Motor_Show_Toyota_iRoad_002

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    ADN DIVERTIDO

    O que acontece quando um Prius se apaixona por uma Yamaha? Resulta num Toyota i-Road. Pode parecer uma piada, mas a sensação que este veículo provoca não é piada nenhuma.

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.

  • CN-INSTITUCIONAL-05

    Helthcare & Wellness

    Set 12, 2018

    Cirurgia Estética

    Várias áreas da medicina indicam claramente a grande importância de nos sentirmos bem dentro da nossa pele. E, ao contrário do que acontecia até meados do século XX, não é invulgar, hoje, encontrar pessoas do sexo masculino...


  • AdobeStock_112601508

    Research & Education

    Jun 1, 2017

    Ciclovias que brilham

    Até há relativamente pouco tempo os materiais que brilham no escuro não tinham funções que fossem muito além do prazer decorativo. Mas a luminescência foi conquistando aplicações mais utilitárias e hoje, literalmente, está...

  • NovaBateria01

    Technology

    Mai 1, 2017

    Chegaram as baterias do futuro

    Com 94 anos de idade seria de esperar que John Goodenough abrandasse o ritmo, contudo o inventor das baterias de lítio que têm permitido aumentar a longevidade da utilização dos telemóveis e o desenvolvimento de veículos eléctricos...

  • BauhausType

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    A HISTÓRIA DA BAUHAUS - UTOPIA, TEORIA, DESIGN

    Nascida das cinzas da Primeira Guerra Mundial, ainda hoje não se pode contornar a importância que os seus 14 anos de existência trouxeram ao mundo, sob um conceito radical para a época: re-imaginar todos os materiais do mundo...


  • 1

    Food & Beverage

    Ago 1, 2015

    Peruvian Purity

    The first vineyards of the New World were planted in Ica and "pisco" was developed as the first unique spirit distilled in the Americas. According to historical archives, "pisco" is first mentioned as a distilled spirit in 1613. Over...

  • Global Navigation

    Technology

    Dez 31, 2015

    Navegação Global

    Em 18 de Setembro de 2012, a Resolução N.º1732-r, do Governo Russo, designou a parceria não-comercial GLONASS – Fornecedor Nacional de Seviços de Navegação, como único adjudicatário para a implementação do Projecto ERA-GLONASS....

  • 01

    Home & Design

    Jan 1, 2017

    Berço embala bebé quando chora

    O Dr. Harvey Karp desenvolveu o SNOO, um berço inteligente que ajuda os pais e garante a segurança da criança.