Lifestyle & Travel

Mai 1, 2016

O MAIOR GLACIAR DA EUROPA

No frio Norte, na península da Escandinávia, a Noruega. Unificada em 872, é até hoje, a guardiã da Europa do Norte, exibindo os Fiordes, braços de mar que penetram a terra, orlados por montanhas e falésias com enormes cascatas que caem de rios e de glaciares no interior. Ao longo das margens, surgem pequenas comunidades a partir das quais se podem fazer caminhadas até às montanhas, glaciares em trilhos dedicados, e navegar nos profundos e deslumbrantes fjords.

<

Fiorde ou fjord, do nórdico "fjörðr", significa der man ferder over (em português, "onde se atravessa"), ou å sette over på den andre siden – ("colocar do outro lado", em português). Os Fiordes formam-se em costas, e ao longo destas, onde a glaciação se estendeu abaixo do nível do mar. Quando o glaciar se descola e se movimenta em direcção ao mar, deixa um vale em forma de "U". O mar penetra na terra, preenchendo os vales glaciais, formando canais esguios ligados ao mar. A morena ou moreia, amontoado de pedras e de areia depositados debaixo do glaciar, no fundo do vale, fica retida na entrada do fiorde, sendo esta zona menos profunda. O resultado é um intricado labirinto interligado de canais, entre os quais é possível navegar.

Fiordes Famosos da Noruega

Dos mais de mil fiordes existentes na Noruega, iremos falar de alguns dos mais famosos: O Geirangerfjord, o Hardangerfjord, o Sognefjord com o ramal Nærøyfjord, e o Nordfjord. O Nærøyfjord e o Geirangerfjord foram classificados como Património Mundial da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O belo Geirangerfjord, é um ramal com 15 km de comprimento do Sunnylvsfjord, que por sua vez é um ramal do Storfjord (o "Grande Fjord"). Exibe cenários únicos, com montanhas altas, e é frequentemente apontado como um dos lugares do mundo mais estonteantes. Foi classificado como Património Mundial da UNESCO, em 2005.

O Hardangerfjor, é o segundo fiorde mais longo da Noruega, a seguir ao Sognefjord. Entra pela terra na zona Sul de Bergen. Postado na orla do continente, as partes exteriores consistem num arquipélago e na área de Sunnhordland. O Hardangerfjord apresenta espectáculos inacreditáveis nos canais, como o Sorfjord com 38 km de extensão, o pequeno Ulvikfjord e o Eidfjord.

O imponente Sognefjord, com majestosos canais, incluindo o estreito Nærøyfjord, património da UNESCO, estende-se por mais de 200 km para o interior do continente, a Norte de Bergen, na costa oeste. É o fiorde mais fundo de todos, sendo as zonas mais fundas no interior, atingindo a profundidade 1308 metros de profundidade abaixo do nível do mar. É ladeado por montanhas imponentes, que se erguem da água, e atingem mil metros de altura.

Igualmente património da UNESCO, o Nærøyfjord é o mais estreito, e é um ramal do Sognefjord, o mais longo da Noruega. Só é possível efectuar visitas de barco, pois não há estradas ao longo do fiorde. É estreito e longo, com 18 km de extensão, e apenas 500 metros de largura em determinadas zonas. O Nærøyfjord apresenta-nos montanhas espantosamente íngremes, onde se situam pequenas quintas dos habitantes locais ao longo das encostas.

Por fim, a Your VIP Partner destaca o Nordfjord, que nos presenteia com paisagens incríveis, montanhas bem altas e uma linha costeira hipnotizante. Aqui pode avistar o maior glaciar da Europa continental - o Jostedalsbreen. A zona mais larga situa-se a meio do fiorde, onde o clima é mais suave. Perto do mar, pode passear pelas costas rochosas ou pelos areais.

O cenário circundante é quase assustador. Consegue-se imaginar a enormidade dos glaciares que aqui jaziam em tempos. Os fiordes formaram-se devido a uma sucessão de glaciações, e a paisagem não sofreu grande alteração. Apresentam-se-nos quase como câmaras para o passado, quando os vikings saíam nos dracares para explorarem o mar e as terras longínquas.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Sem-Título-1

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    ABAT TM - NOS BASTIDORES DA COZINHA

    Todos gostamos de ir a um restaurante para experimentar pratos difíceis ou impossíveis de cozinhar em casa. Mas haverá muita gente a questionar-se qual o segredo da sua confecção? Ingredientes frescos não são o problema, no...

  • enko-running-shoes-7

    Sport

    Ago 1, 2017

    EM FORMA SEM LESÕES

    Praticar vários desportos, com a intenção de estar em forma e saudável, é quase obrigatório, por estes dias. As pessoas parecem ter muitos cuidados e preocupam-se bastante com a sua qualidade diária de vida e também a do futuro.

    ...

  • 827cef85aa6c3c07b431ec817ae90cf8

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    TRIGO DOURADO

    A geóloga Tshiamo Legoale, cientista sul-africana com meros 27 anos de idade, afirma que as estatísticas indicam que a África do Sul possui cerca de 17,7 milhões de toneladas de refugo de minério de ouro, ou seja, embora o ouro...


  • 1

    Technology

    Nov 27, 2018

    LG SUITBOT

    "LG has created a robotic exoskeleton designed to support and enhance its wearer's legs to improve lower limb strength. The suit, named LG CLOi SuitBot, features "naturally-rotating joints" and sandal-like shoes, which LG claimed...

  • 1. Technology-Remarkable-Your Paper, Digital

    Technology

    Fev 1, 2018

    O SEU PAPEL, DIGITAL

    Todos nós nos habituamos, desde os tempos da escola e da faculdade, a tomar notas em papel. Seja em conferências, reuniões de trabalho ou workshops, era quase omnipresente a utilização de blocos de notas em vários formatos e...

  • p130511

    Home & Design

    Set 10, 2018

    PRECIOSA LIGHTING

    A região da Boémia representa um terço da actual República Checa, na Europa Central. Conhecida pelas suas paisagens românticas e pelos cristais com alto teor de chumbo, muitas outras razões existem para se conhecer o que melhor...


  • Lifestyle & Travel

    Jan 1, 2015

    New Travel Level

    Arabian Gulf carriers are competing fiercely over creating new concepts of luxury travel, which includes flying bedrooms similar to those found in a yacht or a hotel.

  • 1. Cuba-Fix-Mistakes-of-The-Past

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    CORRIGIR ''ERROS'' DO PASSADO

    O governo cubano está a tomar várias medidas para tornar a economia cubana mais autónoma, estando a "corrigir erros" para atrair mais capital estrangeiro, principalmente no sector do turismo.

  • 1. Alibaba-New-Trade-Platform-in-Russia

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    Nova Plataforma De Comércio Na Rússia

    O serviço já se encontra a funcionar em fase de testes e espera-se que quando lançarmos esta edição já se encontre plenamente funcional, referimo-nos ao Tmall, um serviço cuja existência data já de 2010, mas que até à data...