Business & Industry

Out 1, 2015

Iluminadamente

Em casa, no trabalho, em espaços públicos, em lazer, viagem ou na educação – a vida moderna, urbana da actualidade é inconcebível sem luz eléctrica.

As lâmpadas e sistemas de iluminação da OSRAM criam o ponto de partida para uma melhor visão das coisas, garantindo conforto e segurança e permitindo um uso eficiente dos recursos. Há mais de 100 anos que a OSRAM é "apaixonada por luz inteligente". Como empresa global, a companhia tem encorajado, em todo o mundo, a utilização de políticas ambientais responsáveis – bem como patrocinado as artes e a cultura no seu país de origem e no estrangeiro.

A OSRAM é um dos dois mais importantes fabricantes de iluminação no mundo. O portfólio da empresa cobre uma vasta gama, desde componentes – incluindo lâmpadas, equipamento de controlo de iluminação e opto-semicondutores como luzes LED – até luminárias, sistemas de gestão de iluminação e soluções de iluminação. A companhia, que tem uma orientação internacional, tinha cerca de 34.000 funcionários no final de 2014 e gerou uma receita de mais de 5,1 mil milhões de euros. As áreas de negócio da companhia têm sido centradas na iluminação – e por isso na qualidade de vida – há mais de 100 anos.

Com os produtos de LED a equivaler a 36% da receita global, a empresa tem definido tendências significativas no que respeita às mudanças tecnológicas no mercado da iluminação. Mais de 60% dos gastos em investigação e desenvolvimento são na área de iluminação LED.

A grande fatia de vendas deve-se à divisão de Iluminação Geral. A OSRAM é o fornecedor número um  de lâmpadas para automóveis e LED para veículos a nível mundial, e um dos líderes globais em controladores electrónicos para lâmpadas. O negócio de semicondutores ópticos cresce rapidamente e já adquiriu uma grande importância estratégica.

Mais de 100 anos de OSRAM

A marca OSRAM foi registada em 1906 e é um dos nomes mais antigos na indústria ainda em actividade em todo o mundo. Em 1 de Julho de 1919 a AEG, Siemens & Halske AG and Deutsche Gasglühlicht AG, fundiram as suas produções de lâmpadas numa única empresa. Hoje, a Siemens AG mantém uma participação minoritária no capital da OSRAM, que foi cotada na bolsa de valores de Frankfurt e Munique em 8 de Julho de 2013.

Como fornecedor de produtos e sistemas, a OSRAM apoia as suas decisões estratégicas num conceito holístico e integrado, que toma em consideração os três pilares da sustentabilidade – economia, ambiente, sociedade – que balizam e guiam todas as ideias e acções.

A componente económica de sustentabilidade da OSRAM combina vários aspectos, como responsabilidade e gestão de concordância legal.

Estes têm o objectivo de, consistentemente, tirar o máximo partido das oportunidades de negócio que surgem enquanto se atingem os objectivos ambientais. Dado que a iluminação artificial consome cerca de 15% do total de electricidade produzida no mundo, segundo os últimos dados do programa Ambiental da ONU (iniciativa
"en.lighten" do UNEP), a indústria de iluminação representa um  papel de grande importância na resposta a desafios como o aquecimento global, escassez de recursos e mudanças demográficas, tendo nas suas mãos a chave para o desenvolvimento de iluminação eficiente.

A abordagem holística da OSRAM à sustentabilidade é completada pelo seu aspecto social. Primeiramente como empregador responsável, toma medidas para promover a saúde dos seus empregados e defender um ambiente de trabalho seguro. Estas medidas abrangem ainda as áreas de educação e formação, diversidade e equilíbrio entre vida profissional e familiar. Mesmo em épocas de reestruturação, a empresa tem consciência da responsabilidade que têm para com os funcionários em relação às medidas a tomar. Em segundo lugar, como companhia global, a OSRAM opera em diferentes culturas e sociedades e apoia inúmeros projectos a nível nacional e internacional que colocam o tema da iluminação num contexto social, como o fornecimento  de soluções eficientes para estabelecimentos de ensino.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Zinco03

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    Gronelândia: A Derradeira Jazida de Zinco

    A Ironbark está actualmente a desenvolver três projectos na Gronelândia, destacando-se de longe a prospecção da mina de zinco e chumbo em Citronen. A multinacional australiana começou a aprofundar o projecto para a exploração...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Dez 4, 2018

    Sardenha

    "Situada no meio do Mar Mediterrâneo, a Sardenha é uma região predominantemente montanhosa, marcada pela ausência de altos picos, inserida num ambiente natural vasto e charmoso, porém agridoce. De facto, a presença do homem...

  • LG-rollable-OLED-display-flexible-rollable

    Technology

    Jun 1, 2017

    O SUPERMATERIAL

    Pode parecer incrível e surreal, mas os primeiros estudos deste novo material datam de 1947. O termo para definir o material é descrito pela primeira vez em 1962. A teoria de que esta substância poderia ser um condutor eléctrico...


  • Depositphotos_96937952_xl-2015

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    LÃ DE CAMELO - DE QUENTE PARA MAIS QUENTE

    Se já sentiu arrepios ao ver o preço de um casaco de lã de camelo, pense só no conforto que tal investimento lhe poderia trazer em noites mais frias. A lã de camelo é um tecido macio, fofo, confortável, quente e respirável.

    ...

  • Depositphotos_11561359_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Set 14, 2018

    Helsínquia

    A capital do país mais feliz do mundo, a Finlândia, é uma agradável surpresa que não quererá perder. Localizada na terra dos mil lagos, ilhas e da aurora boreal, Helsínquia é, actualmente, uma das cidades mais inovadoras e...

  • 572e1220696469.5631227a8514a

    Mecanica e Locomoção

    Mar 1, 2017

    EXO - MAIS DO QUE UMA PRÓTESE COMUM

    Os Estados Unidos da América (EUA), país onde o número de pessoas que viu amputados algum dos seus membros ascende aos dois milhões, é o mesmo país que agora disponibiliza ao mercado uma tecnologia pioneira de próteses que...


  • 1

    Science & Nature

    Mai 1, 2015

    Helping patients recover

    The Orthopedic Frame Company, precursor of Stryker Corporation, was formed on February 20, 1941 by Dr. Homer Stryker, a Kalamazoo, Michigan based orthopedist. Stryker developed the Turning Frame - a mobile hospital bed that allowed for...

  • 1

    Home & Design

    Fev 1, 2015

    Luxury Real Estate Specialists

    Drawing upon their success as one of the world's oldest art auction houses, Christie's implemented an innovative real estate venture in 1995. Integrating centuries of experience with a hand-selected network of talented brokers, Christie's...

  • Luxury & Fashion

    Out 1, 2015

    Moda 360º

    Desde a pequena agência de modelos até à empresa de gestão de moda e eventos passaram 14 anos. Hoje, a Fashion Studio tem uma gama de serviços única e a capacidade para lidar com todo o tipo de eventos.