Technology

Dez 31, 2015

Estradas Que Produzem Energia

Estradas que produzem energia? Porque não? O conceito está provada, e os próximos anos irão testemunhar um aumento neste tipo de projectos urbanos. A Holanda construiu um protótipo de uma ciclovia de 70 metros, e os resultados, até agora, prometem.

<

No seu primeiro ano em funcionamento, a ciclovia instalada em Krommenie, uma cidade a Norte de Amsterdão, já produziu 3000kW/h, suficiente para alimentar uma casa durante um ano inteiro. Os painéis solares nesta via de teste nos Países Baixos provaram que o conceito funciona, e as estradas podem vir a tornar-se produtoras de energia, embora vários especialistas defendam que o facto de os painéis não poderem ser direccionados directamente para o sol leva a uma redução de 30% a nível de produção.

Os cientistas ainda estudam os números por trás desta primeira experiência, mas estão optimistas no que toca ao futuro das vias solares.

A tecnologia é acessível, mas os custos ainda são uma questão. A ciclovia holandesa de 70 metros veio com um custo de 3,7 m€. Quantas mais estradas houverem, mais o preço reduzirá, tornando-as menos dispendiosas. Depois de traduzidos os dados de produção de energia até agora, cada metro quadrado de via iria gerar 70kW/h, anualmente.

Melhor do que esperado

A via solar holandesa está a ser aclamada como um sucesso, isto porque está a produzir muito mais energia do que inicialmente se esperava, ainda que os painéis não estejam direccionados ao sol, e há sombras, lançadas pelos carros e pessoas que passam por cima da via.

O sistema usado na cidade de Krommenie isa tecnologia desenvolvida pela SolaRoad, uma companhia holandesa local, e os seus criadores tencionam construir uma estrada mais, mas melhor testarem o conceito.

Os páineis solares usados nesta ciclovia estão acamados entre vidros, borracha de silicone e betão, e são suficientemente fortes para suportarem camiões de 12 toneladas sem sofrer danos. Cada painel individual liga a medidores inteligentes, que optimizam o rendimento e levam a energia directamente para o sistema de iluminação urbana.

Até agora, o único problema encontrado na ciclovia SolaRoad foi o acabamento, que dá atrito à superfície. Alguns troços perderam esta cobertura. É uma questão que os engenheiros têm que resolver antes da empresa entrar em produção total para o próximo projecto.

Conceito

O projecto da SolaRoad é o primeiro de muitos projectos, mas muitas empresas procuram a fórmula perfeita pera o deafio.

A ideia por trás da SolaRoad é simples: a luz solar que cai na superfície da via é absorvida pelas células solares e convertida em energia – a superfície da via actua como um grande painel solar. A electricidade gerada desta forma irá ter aplicações práticas na iluminação de rua.

A SolaRoad está a ser fabricada como lajes préfabricadas. Consistem de módulos de betão, de 2,5 por 3,5 metros, com uma camada superior translucida de vidro temperado, de cerca de 1 cm de espessura. Por baixo deste vidro, estão as células solares de silicone cristalizado. Esta camada superior revela imediatamente uma importante diferenca da superfície da estrada tradicional. Tem que ser translúcido para a luz solar, e repelir a terra o mais possível. Ao mesmo tempo, a camada superior tem ainda que ser resistente à derrapagem, e forte o suficiente para a sua superfície ser segura para circulação. Este é um dos desafios técnicos encontrados no projecto.

A ciclovia em Krommenie é o piloto para o sistema. A estrada é construída às peças, com o sistema pré-construido, montadas no local, facilitando o processo e acelerando a construção. Ainda é necessário desenvolver a tecnologia que permita a circulação nesta via de veículos de peso superior a 12 toneladas. As superfícies podem ainda ser usadas para cobrir espaço abertos, como parques de estacionamento, permitindo às grandes áreas comerciais usarem estes espaços para gerar energia, reduzindo a conta da luz.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • _slc114_33093997

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PREPPER - REFEIÇÕES PARA O FIM DO MUNDO

    Graças ao popular programa do National Geographic Channel, "Preparados Para o Fim do Mundo", o fenómeno dos sobrevivencialistas passou de um mercado de nicho norte-americano centrado quase exclusivamente nos Estados Unidos da América...

  • 1

    Helthcare & Wellness

    Nov 5, 2018

    PRÓTESES BIÓNICAS

    "Tal como as dos filmes de "Star Wars", as próteses biónicas têm um aspeto robótico que, com capas de silicone idênticas à realidade, passam quase despercebidas. Através dos sensores de leitura dos movimentos, estas próteses...

  • 1.-FIFAs-World-Cup-Opens-The-Door

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

    Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil...


  • sonos-playbar11

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    UMA NOVA DIMENSÃO

    Quando pensamos que ter uma sound base na sala pode ser a resposta para os nossos sonhos, normalmente apercebemo-nos que isso pode ser antes um problema – a maioria das televisões de hoje, simplesmente não o permitem.

  • campeõeseuropa

    Sport

    Mai 11, 2018

    O PAÍS DO FUTEBOL

    Todos sabemos que o futebol é um fenómeno social, de paixão, quase tão irracional como ela, já que a paixão não se contabiliza, não se mede, não se avalia, nem se controla

  • filigree - the art of working metals (gold, silver, bronze), one of the most traditional Portuguese arts.

    Luxury & Fashion

    Fev 29, 2016

    Um Dia Havemos de ir a Viana

    País de seculares tradições na arte da joalharia, Portugal tem uma valiosa herança de jóias e de metais preciosos de beleza intemporal provenientes da época dos Descobrimentos, particularmente do Oriente, no séc. XV e do Brasil,...


  • 01

    Home & Design

    Fev 1, 2017

    RELAXE, APENAS RELAXE

    Existe um debate antigo sobre a melhor forma de relaxar após um dia de trabalho: será mergulhar numa banheira ou preguiçar numa cama de rede? Bem, não é preciso debater mais, pode fazer ambos ao mesmo tempo.

  • 1

    Sport

    Ago 1, 2015

    Total fitness

    Anima Sana in Corpore Sano. Staying true to the philosophy by which it was founded, every ASICS innovation, every concept, every idea is intended to create the best product. The japanese brand is always striving to build upon technological...

  • Born From the Stars

    Luxury & Fashion

    Jan 31, 2016

    Nascido das Estrelas

    A Moissanite tem sido objecto de elevado interesse desde a sua descoberta, há um século. Também conhecida como carboneto de silício, a moissanite dança com faíscas de luz que parecem exceder qualquer explicação racional. A sua...