Luxury & Fashion

Jul 1, 2017

ESTRIBO ELEGANTE

A nova garrafa de perfume de senhora do icónico Galop d'Hermès é inspirada na original, de 1930, da abertura da primeira loja da Hermès em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Voltemos quase um século atrás.

<

Imagine a cena: um final de tarde de Agosto, em 1930, perto de cem pessoas, entre alta sociedade, jornalistas e celebridades, reunidas no piso térreo de um prédio na 53rd street em Nova Iorque – apenas a uns passos da Quinta Avenida.

Todos juntos para descobrir a primeira loja Hermès verdadeiramente americana, recriada segundo a de Faubourg Saint-Honoré, em Paris, e totalmente construída com materiais genuínos trazidos de França. Todos em admiração das malas de cabedal, o relógio na fivela de um cinto... Surpresa, superioridade, luxo...

Menos de dezoito meses depois a loja viria a fechar.

"Não pode ser!", dirão todos. "E o que restou dessa inauguração entre guerras, em Nova Iorque?"

Não muito, na verdade. Uns quantos recortes de jornal e ainda menos fotografias a preto-e-branco do que uma vez foi aloja mais moderna e luxuosa em Nova Iorque.

Havia uma peça, contudo, que perdurou: uma garrafa de perfume, com o formato de um estribo. É de referir que era um estribo verdadeiro e, fim de história, até agora.

"Até agora", porque essa garrafa inspirou o novo perfume de mulher Galop d'Hermès, um perfume com fragrâncias de rosas e couro, elaborado pelo maravilhoso nariz de Christine Nagel. Retém a essência e estrutura de um arco ou um cofre, como um aceno ao modernismo da Arte Deco.

A própria garrafa original é a cristalização pura de um certo estado de espírito. A fragrância, criada por Lenthéric, era unissexo, tal como muitas das roupas e acessórios, e apenas duzentos exemplares foram produzidos. Alguns foram vendidos e outros foram oferecidos aos jornalistas e convidados.

Colocada em baixo na garrafa, a inscrição: Hermès No.1, indicando a primeira verdadeira aventura da marca no mundo dos perfumes. E bem como tudo o que era fabricado pela casa de Hermès na época, era guiado por um élan equestre.

A nova fragrância

Bloggers e analistas perfumistas, todos concordam: o Galop d'Hermès é um perfume fantástico, fino, muito sexy e atraente e ainda, concorre com o melhor dos melhores já produzidos pela 'maison" francesa.

Em primeiro lugar, a Hermès é uma marca especial no actual mundo das fragrâncias. A equipa de perfumistas é liderada por Jea-Claude Ellena, um dos poucos que tem a oportunidade de perseguir a sua própria visão. E os resultados têm sido bem claro, dado o sucesso da perfumaria Hermès.

Depois vem Christine Nagel. Criadora do Theorema da Fendi e Rose Absolut, para a Yves Rocher. Ambos se encaixam perfeitamente na filosofia do reconhecido perfumista Guy Robert, "acime de tudo, um perfume deve cheirar bem".

E o Galop cheira muito bem. Possui a elegância da estética Hermès.Nagel conseguia articular o muito difícil (antiquado) tema da rosa, embrulhando-o em aromas de cabedal e o resultado é soberbo.

De uma forma geral a experiência é de contraste. Entre a exuberante, brilhante rosa com um acorde sombrio de couro lenhoso; desenvolvendo-se ambos em harmonia.

Ao início, apresenta um tom imenso de deliciosa e sumarenta laranja; suavemente alternando para açafrão. Tão puro que quase cheira a medicinal e agreste. Ao assentar dominam os cabedais e madeiras, oferecendo ao Galop uma maior intensidade do que a sugerida inicialmente.

A tensão entre as duas fragrâncias, emprestam ao Galop o seu carácter vivaço e arrojado. É um perfume aventureiro e gracioso, mesmo se utilizado numa reunião de negócios.

A fragrância tem um efeito duradouro, mas a sua transparência, apesar de saturada, significa que não se tornará sufocantemente persistente. Mantém o seu lado sensual, ou não seria uma criação Nagel.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • C8b--OIXgAA2KZb

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    T-shirts de Plástico Reciclado

    A produção destas t-shirts, que podem elas próprias também ser recicladas, foi planeada de modo a eliminar ao máximo a poluição causada pela utilização de combustíveis fósseis e pelo próprio plástico que, após a sua...

  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...

  • Cerveja006

    Science & Nature

    Abr 1, 2017

    CERVEJEIRA DB - DA AREIA AO VIDRO À AREIA

    As cervejeiras DB da Nova Zelândia, que em 2015 já se tinham tornado conhecidas graças ao reaproveitamento que faziam das leveduras que sobravam após a fermentação da cerveja para criar biodiesel, voltam à carga com uma inovação ecológica...


  • AdobeStock_29464033 b

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    MIRO FORESTRY COMPANY - MADEIRA, A RIQUEZA ECOLÓGICA

    A madeira como matéria-prima cuja extracção é passível de sustentabilidade através da renovação, e a relação entre custo, qualidade e aproveitamento, faz dela um recurso impar. O seu crescimento em florestas é a melhor...

  • Yara Birkeland 2

    Technology

    Jul 1, 2017

    AUTOMATIZAR, AUTONOMIZAR

    Está planeado que inicie actividade no final de 2018. A ideia é cumprir pequenos trajectos, ligando três portos, por entre os fiordes a Sul de Oslo, na Noruega.

  • 1

    Science & Nature

    Out 4, 2018

    CITY TREE

    "A poluição urbana é um enorme problema em muitas cidades do mundo, e a fraca qualidade do ar pode significar um aumento em condições de doença crónica como a asma, ao mesmo tempo que dificulta as pessoas a andar, andar de...


  • 1. Quantino-48-Volt-Low-Voltage-High-Resistence

    Mecanica e Locomoção

    Nov 1, 2017

    BAIXA VOLTAGEM, ALTA RESISTÊNCIA

    Mil quilómetros a uma velocidade média de 120 km/h, em pouco mais de oito horas, num veículo eléctrico. Se a proposta parece interessante, aqui apenas esperamos uma resposta na linha: "pára de sonhar, rapaz, e deixa os impossíveis...

  • meat-vending-machine

    Food & Beverage

    Dez 1, 2017

    CARNE 'GOURMET' A QUALQUER HORA

    Um talho basco, localizado em Paris, há um ano decidiu apostar em máquinas de venda automática para disponibilizar os seus cortes gourmet fora de horas.

  • Keep Warm

    Technology

    Jan 31, 2016

    Mantenha-se quente em todo o lado

    Todos os Invernos, milhares de pessoas tentam manter-se quentes debaixo de casacos grossos. Por vezes é impossível. Um novo produto está prestes a mudar tudo.