Luxury & Fashion

Jul 1, 2017

ESTRIBO ELEGANTE

A nova garrafa de perfume de senhora do icónico Galop d'Hermès é inspirada na original, de 1930, da abertura da primeira loja da Hermès em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Voltemos quase um século atrás.

<

Imagine a cena: um final de tarde de Agosto, em 1930, perto de cem pessoas, entre alta sociedade, jornalistas e celebridades, reunidas no piso térreo de um prédio na 53rd street em Nova Iorque – apenas a uns passos da Quinta Avenida.

Todos juntos para descobrir a primeira loja Hermès verdadeiramente americana, recriada segundo a de Faubourg Saint-Honoré, em Paris, e totalmente construída com materiais genuínos trazidos de França. Todos em admiração das malas de cabedal, o relógio na fivela de um cinto... Surpresa, superioridade, luxo...

Menos de dezoito meses depois a loja viria a fechar.

"Não pode ser!", dirão todos. "E o que restou dessa inauguração entre guerras, em Nova Iorque?"

Não muito, na verdade. Uns quantos recortes de jornal e ainda menos fotografias a preto-e-branco do que uma vez foi aloja mais moderna e luxuosa em Nova Iorque.

Havia uma peça, contudo, que perdurou: uma garrafa de perfume, com o formato de um estribo. É de referir que era um estribo verdadeiro e, fim de história, até agora.

"Até agora", porque essa garrafa inspirou o novo perfume de mulher Galop d'Hermès, um perfume com fragrâncias de rosas e couro, elaborado pelo maravilhoso nariz de Christine Nagel. Retém a essência e estrutura de um arco ou um cofre, como um aceno ao modernismo da Arte Deco.

A própria garrafa original é a cristalização pura de um certo estado de espírito. A fragrância, criada por Lenthéric, era unissexo, tal como muitas das roupas e acessórios, e apenas duzentos exemplares foram produzidos. Alguns foram vendidos e outros foram oferecidos aos jornalistas e convidados.

Colocada em baixo na garrafa, a inscrição: Hermès No.1, indicando a primeira verdadeira aventura da marca no mundo dos perfumes. E bem como tudo o que era fabricado pela casa de Hermès na época, era guiado por um élan equestre.

A nova fragrância

Bloggers e analistas perfumistas, todos concordam: o Galop d'Hermès é um perfume fantástico, fino, muito sexy e atraente e ainda, concorre com o melhor dos melhores já produzidos pela 'maison" francesa.

Em primeiro lugar, a Hermès é uma marca especial no actual mundo das fragrâncias. A equipa de perfumistas é liderada por Jea-Claude Ellena, um dos poucos que tem a oportunidade de perseguir a sua própria visão. E os resultados têm sido bem claro, dado o sucesso da perfumaria Hermès.

Depois vem Christine Nagel. Criadora do Theorema da Fendi e Rose Absolut, para a Yves Rocher. Ambos se encaixam perfeitamente na filosofia do reconhecido perfumista Guy Robert, "acime de tudo, um perfume deve cheirar bem".

E o Galop cheira muito bem. Possui a elegância da estética Hermès.Nagel conseguia articular o muito difícil (antiquado) tema da rosa, embrulhando-o em aromas de cabedal e o resultado é soberbo.

De uma forma geral a experiência é de contraste. Entre a exuberante, brilhante rosa com um acorde sombrio de couro lenhoso; desenvolvendo-se ambos em harmonia.

Ao início, apresenta um tom imenso de deliciosa e sumarenta laranja; suavemente alternando para açafrão. Tão puro que quase cheira a medicinal e agreste. Ao assentar dominam os cabedais e madeiras, oferecendo ao Galop uma maior intensidade do que a sugerida inicialmente.

A tensão entre as duas fragrâncias, emprestam ao Galop o seu carácter vivaço e arrojado. É um perfume aventureiro e gracioso, mesmo se utilizado numa reunião de negócios.

A fragrância tem um efeito duradouro, mas a sua transparência, apesar de saturada, significa que não se tornará sufocantemente persistente. Mantém o seu lado sensual, ou não seria uma criação Nagel.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • #1

    Technology

    Out 22, 2018

    MOTO ZEN STONE

    "Os 'Smartphones' são poderosas peças de tecnologia, que poderão revelar viciantes tendências entre os utilizadores. O 'Moto Zen', nomeadamente o modelo 'Stone', foi criado como uma resposta a esse efeito colateral."

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.

  • 17916763_10154923732760860_1525008882_o

    Business & Industry

    Jun 1, 2017

    EXPORTAR O MELHOR

    Actualmente, quando falamos sobre o melhor que existe no mundo, não é possível evitar falar em Portugal. É agora, o país mais conhecido do mundo pelas suas maravilhas, segredos, história e gastronomia. Destaca-se como o melhor...


  • 1st-Sydney-TonerPave-Street-Sept14-3(1)

    Business & Industry

    Abr 28, 2018

    RECICLAR, REUTILIZAR, REPAVIMENTAR

    O e-lixo é um problema crónico e global de poluição. Relatórios da United Nations University demonstram que apenas 20 por cento do e-lixo gerado, é depois colocado em programas oficiais de reciclagem

  • Vector001

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    INTELIGÊNCIA (POUCO) ARTIFICIAL

    Oficialmente inaugurado em Toronto, Canadá, no passado dia 30 de Março, o Instituto Vector conta já com um investimento de 150 milhões de dólares por parte de empresas como o Facebook e o Google, multinacionais de tecnologia...

  • MAJOITUS_Lasi-iglut_1

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    KAKSLAUTTANEN - UMAS FÉRIAS ROMÂNTICAS NUMA CASA DE GELO

    Se o convidássemos a passar umas férias num resort, o que imaginaria? Praia? Palmeiras? Sol? Não. Metros e metros de neve estaladiça, o misterioso crepúsculo azul e violeta da noite polar, gelo extremo, a visão da aurora lançando...


  • 1. Goodyear-Eagle-360-Urban-Crazy-Urban

    Mecanica e Locomoção

    Nov 1, 2017

    LOUCO URBANO

    Consegue pensar em algo melhor que um pneu esférico que consegue levitar? E se ele pudesse levitar e mudar de forma, também? Esta nova proposta está muito à frente do seu tempo. É, definitivamente, parte do futuro, não é ainda...

  • Lifestyle & Travel

    Out 1, 2015

    Um lago de Esplendor

    Lago Como, Lago di Como, Lago Lario, tantos nomes para um só sítio. E um muito bonito, por sinal. Na orla dos Alpes, e quase na Suíça, jaz este majestoso e magnífico lago, que já foi palco de muitos amores, muitas lágrimas e é...

  • 1

    Business & Industry

    Out 1, 2015

    Líder mundial em comboios

    Com 63 unidades de produção em 26 países e 18 centros de serviço à volta do mundo, a Bombardier Transportation é líder global na indústria ferroviária, cobrindo uma gama completa de soluções para ferrovia, que vão desde comboios...