Luxury & Fashion

Jul 1, 2017

ESTRIBO ELEGANTE

A nova garrafa de perfume de senhora do icónico Galop d'Hermès é inspirada na original, de 1930, da abertura da primeira loja da Hermès em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Voltemos quase um século atrás.

<

Imagine a cena: um final de tarde de Agosto, em 1930, perto de cem pessoas, entre alta sociedade, jornalistas e celebridades, reunidas no piso térreo de um prédio na 53rd street em Nova Iorque – apenas a uns passos da Quinta Avenida.

Todos juntos para descobrir a primeira loja Hermès verdadeiramente americana, recriada segundo a de Faubourg Saint-Honoré, em Paris, e totalmente construída com materiais genuínos trazidos de França. Todos em admiração das malas de cabedal, o relógio na fivela de um cinto... Surpresa, superioridade, luxo...

Menos de dezoito meses depois a loja viria a fechar.

"Não pode ser!", dirão todos. "E o que restou dessa inauguração entre guerras, em Nova Iorque?"

Não muito, na verdade. Uns quantos recortes de jornal e ainda menos fotografias a preto-e-branco do que uma vez foi aloja mais moderna e luxuosa em Nova Iorque.

Havia uma peça, contudo, que perdurou: uma garrafa de perfume, com o formato de um estribo. É de referir que era um estribo verdadeiro e, fim de história, até agora.

"Até agora", porque essa garrafa inspirou o novo perfume de mulher Galop d'Hermès, um perfume com fragrâncias de rosas e couro, elaborado pelo maravilhoso nariz de Christine Nagel. Retém a essência e estrutura de um arco ou um cofre, como um aceno ao modernismo da Arte Deco.

A própria garrafa original é a cristalização pura de um certo estado de espírito. A fragrância, criada por Lenthéric, era unissexo, tal como muitas das roupas e acessórios, e apenas duzentos exemplares foram produzidos. Alguns foram vendidos e outros foram oferecidos aos jornalistas e convidados.

Colocada em baixo na garrafa, a inscrição: Hermès No.1, indicando a primeira verdadeira aventura da marca no mundo dos perfumes. E bem como tudo o que era fabricado pela casa de Hermès na época, era guiado por um élan equestre.

A nova fragrância

Bloggers e analistas perfumistas, todos concordam: o Galop d'Hermès é um perfume fantástico, fino, muito sexy e atraente e ainda, concorre com o melhor dos melhores já produzidos pela 'maison" francesa.

Em primeiro lugar, a Hermès é uma marca especial no actual mundo das fragrâncias. A equipa de perfumistas é liderada por Jea-Claude Ellena, um dos poucos que tem a oportunidade de perseguir a sua própria visão. E os resultados têm sido bem claro, dado o sucesso da perfumaria Hermès.

Depois vem Christine Nagel. Criadora do Theorema da Fendi e Rose Absolut, para a Yves Rocher. Ambos se encaixam perfeitamente na filosofia do reconhecido perfumista Guy Robert, "acime de tudo, um perfume deve cheirar bem".

E o Galop cheira muito bem. Possui a elegância da estética Hermès.Nagel conseguia articular o muito difícil (antiquado) tema da rosa, embrulhando-o em aromas de cabedal e o resultado é soberbo.

De uma forma geral a experiência é de contraste. Entre a exuberante, brilhante rosa com um acorde sombrio de couro lenhoso; desenvolvendo-se ambos em harmonia.

Ao início, apresenta um tom imenso de deliciosa e sumarenta laranja; suavemente alternando para açafrão. Tão puro que quase cheira a medicinal e agreste. Ao assentar dominam os cabedais e madeiras, oferecendo ao Galop uma maior intensidade do que a sugerida inicialmente.

A tensão entre as duas fragrâncias, emprestam ao Galop o seu carácter vivaço e arrojado. É um perfume aventureiro e gracioso, mesmo se utilizado numa reunião de negócios.

A fragrância tem um efeito duradouro, mas a sua transparência, apesar de saturada, significa que não se tornará sufocantemente persistente. Mantém o seu lado sensual, ou não seria uma criação Nagel.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Muji-humidifier-kazushige-miyake-1

    Helthcare & Wellness

    Jul 1, 2017

    MELHORAR A QUALIDADE DO AR

    Em 1876, Willis Haviland Carrier, foi contratado por uma indústria gráfica para resolver os problemas de mudança de temperatura da fábrica. O engenheiro e inventor americano desenvolveu um projecto que viria a dar origem ao primeiro...

  • Depositphotos_7554000_xl-2015

    Research & Education

    Abr 25, 2018

    CIENTISTAS PORTUGUESES NA VANGUARDA

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo

  • AdobeStock_89316902_Preview

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    SOBRE OS OMBROS DE GIGANTES

    O mundo vive hoje tempos conturbados e a história da humanidade tem mostrado que as crises económicas reflectem crises civilizacionais mais profundas, de valores. Processos e conhecimentos que já tínhamos dado por adquiridos são...


  • Sony005

    Technology

    Abr 1, 2017

    LENTES DE CONTACTO SONY - GRAVAR NUM PISCAR DE OLHOS

    Ainda se recorda de quando os óculos que gravam e transmitem imagens ao vivo eram uma novidade? Já pode esquecer essa tecnologia obsoleta. A Sony patenteou uma lente de contacto capaz de gravar vídeos que pode ser controlada por...

  • food_salad_pexels

    Food & Beverage

    Abr 27, 2018

    PARADIGMA ALIMENTAR INOVADOR

    A nova tendência de alimentação chegou para ficar. As taças coloridas, as flores comestíveis e plantas saudáveis são a escolha para este ano! 

  • 9de2447c-43cf-11e6-b22f-79eb4891c97d

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    A NOVA CORRIDA AO OURO

    O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última...


  • Oil Pumps

    Business & Industry

    Fev 1, 2015

    And the World Goes Round

    The first oil well in the world was drilled in 1849 in the Azeri capital and Azerbaijan produced 75 percent of oil for the U.S.S.R. during the Second World War. In recent years, production has fallen slightly, but remains at significant...

  • SmartWatch 3

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2015

    More Than Time

    Sony has an established history with smartwatches, but the new SmartWatch 3 is the first to use Google's Android Wear operating system, opening it up to more apps, and a wider audience.

  • New real estate project in Malaysia

    Lifestyle & Travel

    Nov 30, 2015

    Novo projecto imobiliário na Malásia

    Nada melhor que um grande empreendimento residencial para potenciar a economia e cultura locais. Um novo projecto residencial e comercial está a nascer na Malásia e muitas das unidades já estão vendidas.