Technology

Abr 1, 2016

O Jogo Mudou

Os recentes avanços em tecnologia de veículos eléctricos oferecem aos condutores uma experiência nova, nunca antes atingida em termos de manobrabilidade. A substituição dos tradicionais motores de combustão interna por motores eléctricos é apenas o início de uma revolução, similar à transformação que os velhos telefones de disco sofreram. A provar esta mudança, a "Tesla Motors" iniciou as pré-reservas para o novo automóvel - o Model 3, a 31 de Março último.

<

Os fabricantes de automóveis tradicionais passaram para a retaguarda da inovação eléctrica, limitando as suas ofertas, maioritariamente, a veículos híbridos, ao contrário da nova concorrência, a "Tesla Motors" ou a "Faraday Future". O veículo conceptual FFZERO1, revelado a quatro de Janeiro de 2016 pela startup Faraday Future, é uma plataforma de testes e estudo de soluções para uma futura gama de carros eléctricos limpos e intuitivos. A filosofia da Faraday Future reside no facto de as inovações tecnológicas, constrangimentos energéticos, aumento da população urbana e estilos de vida exigentes contribuírem para uma mudança fundamental na nossa relação com os automóveis.

Enquanto o FFZERO1 é apenas um conceito para um carro revolucionário e intuitivo, o competidor "Tesla Motors" já vendeu mais de 100.000 exemplares do seu sedan de luxo - Model S, desde 2012.

Características do Carro Eléctrico

A experiência de condução dos carros eléctricos modernos é única, graças às suas características específicas. Os motores eléctricos dão a estes veículos um toque instantâneo, garantindo uma aceleração potente e suave. O carro é impelido por um ou mais motores que usam energia contida em baterias recarregáveis, que resultam em poupanças de energia imbatíveis e, ao mesmo tempo, protegem o ambiente. O custo de manutenção destes carros é menor quando comparado com os veículos tradicionais, porque têm menos partes móveis.

Algumas características menos óbvias, incluem segurança, silêncio e amplo espaço para as bagagens. Dado que os motores eléctricos estão colocados debaixo da carroçaria e perto do chassis, há um espaço de carga suplementar debaixo do capot frontal. Esta colocação dos motores pesados torna os carros eléctricos mais seguros para os passageiros e o condutor.

Graças à electricidade, um veículo não emite CO2, o que resulta numa operação silenciosa. De facto, alguns carros eléctricos estão equipados com geradores de ruído para protegerem os peões invisuais de acidentes, devido à falta de barulho do motor que avise os transeuntes.

Características Modernas

O piloto-automático permite aos carros eléctricos manter-se dentro da sua faixa ou mudar de faixa ao activar o pisca-pisca, gerindo a velocidade ao usar um controlo de condução ciente do trânsito à sua volta. O controlo digital de motores, travões e direcção, ajuda a evitar colisões laterais e frontais, ao mesmo tempo que previne que o carro saia para fora da estrada. O Model S pode ainda estacionar sozinho com apenas um comando.

Algumas funções futuristas, como o "Summon" (Convocar), já estão disponíveis. Ao usar o "Summon",por exemplo: quando chega a casa, basta sair do carro, activar a função e o veículo abre o portão da garagem, estaciona e desliga-se. No dia seguinte, ao sair de casa "convoque" o seu carro. Este abrirá a porta da garagem e virá "cumprimentá-lo".

A diferença fundamental entre os veículos eléctricos e os tradicionais é que algumas funções, como o piloto-automático são capacitadas através de actualizações de software, efectuadas ao longo do tempo, tal como no smartphone.

Desvantagens dos Carros Eléctricos

Os preços elevados dos carros eléctricos, quando comparados aos dos veículos tradicionais, assim como as limitações de autonomia e a falta de infraestruturas de carregamento, são os maiores obstáculos ao crescimento da quota de mercado dos carros eléctricos. No entanto, países pequenos como, a Estónia ou Portugal, já desenvolveram redes nacionais de pontos de carregamento, o que está a suceder igualmente com outros países.

Novo Paradigma

À medida que o paradigma da indústria automóvel muda, os fabricantes já iniciaram a batalha pelo carro do futuro. A "Tesla Motors" iniciou as pré-reservas para o novo automóvel, o Model 3, a 31 de Março de 2016. Este modelo é dirigido ao mercado de veículos eléctricos a um preço acessível. O Bolt da "Chevrolet", do Grupo General Motors, é o mais recente concorrente do veículo da "Tesla Motors", cujo lançamento é aguardado durante 2016. Espera-se ainda que marcas como a BMW, Daimler ou Volvo apresentem novos modelos 100% eléctricos para 2017. Em Dezembro de 2015, a "Ford Motor Company" anunciou que vai investir USD$4,5 mil milhões em veículos eléctricos até 2020.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_96954074_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    SALZBURGO - PARA LÁ DE MOZART

    Salzburgo, cujo nome significa literalmente "fortaleza de sal", foi refundada no século VIII por São Ruperto de Salzburgo, é a actual capital do Estado de Salzburgo e a quarta maior cidade da Áustria.

  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...

  • Depositphotos_8485784_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    SEMENTES SEM COPYRIGHT

    A impressionante senda legislativa mundial chegou ao mais trivial dos produtos: os alimentos. É a mais recente tentativa do Homem, de se apoderar e controlar elementos da natureza.


  • Sony005

    Technology

    Abr 1, 2017

    LENTES DE CONTACTO SONY - GRAVAR NUM PISCAR DE OLHOS

    Ainda se recorda de quando os óculos que gravam e transmitem imagens ao vivo eram uma novidade? Já pode esquecer essa tecnologia obsoleta. A Sony patenteou uma lente de contacto capaz de gravar vídeos que pode ser controlada por...

  • AR-170519548

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    CRESCER DE NOVO

    E outra vez, e de novo para dentro to mar. O Dubai não para de espantar o mundo com os seus hotéis e estilo de vida luxuosos. Mas também com os investimentos milionários para fazer o país crescer.

  • comida1

    Food & Beverage

    Mai 14, 2018

    ELIMINATION OF TRANS FAT IN ALL FOODS

    "In South Asian countries, they have very, very high risk of heart disease and high intakes of trans fats", says specialist


  • Photo: Barbara Schneider

    Lifestyle & Travel

    Dez 31, 2015

    Uma das Jóias de África

    A Tanzânia é uma das jóias escondidas da África. Reservas e Santuários da Vida Selvagem renomeadas mundialmente são grandes atracções turísticas desta nação Africana, mas há muito mais para fazer na Tanzânia do que possa...

  • Manufacturing

    Luxury & Fashion

    Jan 1, 2015

    Portuguese do it better

    Despite the doom and gloom, there is one Portuguese industry that's making great strides: Shoemaking, one of the most traditional and oldest industries in the country, mapping out a new future by exporting its way out of the crisis.

    ...

  • 1. Research-Graphene-New Functions, New Horizons

    Research & Education

    Fev 1, 2018

    NOVAS FUNÇÕES, NOVOS HORIZONTES

    Já escrevemos, sobre esse material milagroso emergente chamado grafeno nas páginas desta revista. Este já provou ser o mais incrível de todas as novas descobertas e materiais da ciência. E parece que ainda nem começámos a entender...