Culture & Art

Fev 1, 2018

"EH... QUE SE PASSA MEU?"

Bob Givens partiu em dezembro de 2017, aos 99 anos, deixando-nos o intemporal coelho atrevido e de personalidade peculiar, Bugs Bunny.

<

Por SARA LOUP

Bob Givens (1918, Hanson, Kentucky – 2017, Burbank, Califórnia) pertenceu à geração de criadores da idade de ouro da animação americana. Iniciou a sua carreira num estúdio de animação na Alhambra High School, onde teve a oportunidade de fazer parte da equipa de animação de Branca de Neve e os Sete Anões e do Pato Donald, da Walt Disney Studios.

Na década de 1930, juntou-se a Chuck Jones e Tex Avery, da Warner Brothers, que o incumbiram de redesenhar o coelho que viria a ser o mais famoso do mundo animado, Bugs Bunny.

O seu desenho já havia sido projectado por Ben Hardaway e Charles Thorson, no entanto, não havia superado as expectativas de Avery por ser "demasiado querido". Foi por este motivo que Givens assumiu o papel de recriar Bugs Bunny, dando-lhe uma característica única, a sua atitude, que talvez tenha sido a chave para o sucesso de Bugs Bunny, e a razão para a sua escolha como mascote dos Looney Tunes.

Em 1940, sairia "Lebre Selvagem", nomeada para o Óscar de melhor curta-metragem de animação, na qual Bugs Bunny apareceu pela primeira vez ao grande público. Contudo, o coelho espevitado e o seu arqui-inimigo, o caçador Elmer Fudd, não surgem da maneira como os conhecemos, sofrendo algumas alterações no seu desenho.

As peripécias destes dois personagens, ficarão para sempre na memória de todos, sobretudo pela relação hilariante que ambos tinham, contada pela mão de excelentes escritores e com a voz de Mel Blanc.

Entre as várias curtas podemos destacar, Space Jam (1996) com o jogador de basquete Michael Jordan e De Volta à Ação (2003), com as estrelas de Hollywood, Brendan Fraser e Jenna Elfman, que fizeram os delírios de todos ao juntar a animação e a vida real, num grande ecrã.

Após a II Grande Guerra (1939-1945), Bob Givens, dedicou o seu trabalho à animação e ao cartoon, construindo uma carreira invejável de mais de 60 anos. O cartoonista trabalhou em vários estúdios como Walt Disney Studio, Warner Bros., Hanna-Barbera e Jack Kinney, e cuidou de personagens carismáticas como Daffy Duck, Tom & Jerry, Popeye, Alvim e os Esquilos, Garfield, Ghostbusters, entre outros desenhos animados bem conhecidos por todo o mundo.

Os seus últimos trabalhos, Timber Wolf e Os Mistérios de Silvestre e Tweety, datam de 2001, ano em que o desenhador se reformou.

Além dos cartoons, Givens foi pioneiro no recurso da animação em publicidade, por exemplo, as melgas, moscas e mosquitos do produto Raid.

Apesar do seu vasto currículo, Bugs Bunny continua a ser o preferido de muitos. Talvez pela sua irreverência ou personalidade bem vincada, pelas peripécias com os seus amigos, Duffy Duck, Porky Pig e Lola Bunny, e inimigos, Elmer Fudd e Marvin The Martian ou, talvez só pela sua imagem, cómica e amistosa, o coelho cinzento não deixe ninguém indiferente.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • portable-fundus-camera-1

    Helthcare & Wellness

    Mai 1, 2017

    PARA ALÉM DO OLHO

    Há alguns anos, uma ida regular ao dentista, era ainda um pesadelo. Os processos "quase" medievais, costumavam levar-nos o sono durante dias. E, o mesmo costumava acontecer quando precisávamos de fazer exames oftálmicos rigorosos....

  • Sem-Título-1

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    ABAT TM - NOS BASTIDORES DA COZINHA

    Todos gostamos de ir a um restaurante para experimentar pratos difíceis ou impossíveis de cozinhar em casa. Mas haverá muita gente a questionar-se qual o segredo da sua confecção? Ingredientes frescos não são o problema, no...

  • null-stern-hotel-switzerland-alps_dezeen_1568_4

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    DORMIR COM AS ESTRELAS

    Sem paredes nem telhados, os quartos de hotel, que lhe mostramos na presente edição da Your VIP Partner, têm uma vista privilegiada para o céu, mais propriamente o céu dos Alpes suíços – chama-se Null Stern e é mais do que...


  • PrimarySchool5

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ARQUITECTURA SUSTENTÁVEL

    Diz-se frequentemente que, depois de ir a África, nunca mais se é o mesmo. É o continente mais genuíno do mundo. É por isso que a sustentabilidade é tão importante.

  • product-alt-benefits-3pp

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    REFEIÇÃO FÁCIL PARA DIAS APRESSADOS

    Todos temos aqueles dias em que o tempo parece curto demais. Saímos a correr de uma reunião de negócios, já atrasados para a próxima. E não há tempo para tomar uma refeição decente entre reuniões.

  • RedClay003

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    RED CLAY - REINVENTAR O BARRO

    Em 2010 nascia a marca que, pouco a pouco, se tem tornado cada vez mais procurada por alguns dos melhores percussionistas a nível mundial e que tem a particularidade de ser produzida num produto considerado ultrapassado pelos tempos...


  • Lifestyle & Travel

    Abr 1, 2015

    From work to fun

    Kupava is a belarus company dedicated to the design and manufacturing of modified vehicles and trailers. From industry standards to personalized motorhomes, Kupava dominates its market and wants to grow even more.

  • Home & Design

    Jan 1, 2015

    Quality, Design and Innovation

    Innovative strength, lifestyle competence and consumer orientation rank among the most important factors contributing to the market position of the ceramics manufacturer Villeroy & Boch.

  • 1

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2015

    Haircare and beauty from Germany

    Being one of the top three hair cosmetic brands in the world, Schwarzkopf represents quality, expertise and innovation for more than 115 years, enjoying full trust of consumers as well as professional hair dressers. 


    ...