Culture & Art

Fev 1, 2018

"EH... QUE SE PASSA MEU?"

Bob Givens partiu em dezembro de 2017, aos 99 anos, deixando-nos o intemporal coelho atrevido e de personalidade peculiar, Bugs Bunny.

<

Por SARA LOUP

Bob Givens (1918, Hanson, Kentucky – 2017, Burbank, Califórnia) pertenceu à geração de criadores da idade de ouro da animação americana. Iniciou a sua carreira num estúdio de animação na Alhambra High School, onde teve a oportunidade de fazer parte da equipa de animação de Branca de Neve e os Sete Anões e do Pato Donald, da Walt Disney Studios.

Na década de 1930, juntou-se a Chuck Jones e Tex Avery, da Warner Brothers, que o incumbiram de redesenhar o coelho que viria a ser o mais famoso do mundo animado, Bugs Bunny.

O seu desenho já havia sido projectado por Ben Hardaway e Charles Thorson, no entanto, não havia superado as expectativas de Avery por ser "demasiado querido". Foi por este motivo que Givens assumiu o papel de recriar Bugs Bunny, dando-lhe uma característica única, a sua atitude, que talvez tenha sido a chave para o sucesso de Bugs Bunny, e a razão para a sua escolha como mascote dos Looney Tunes.

Em 1940, sairia "Lebre Selvagem", nomeada para o Óscar de melhor curta-metragem de animação, na qual Bugs Bunny apareceu pela primeira vez ao grande público. Contudo, o coelho espevitado e o seu arqui-inimigo, o caçador Elmer Fudd, não surgem da maneira como os conhecemos, sofrendo algumas alterações no seu desenho.

As peripécias destes dois personagens, ficarão para sempre na memória de todos, sobretudo pela relação hilariante que ambos tinham, contada pela mão de excelentes escritores e com a voz de Mel Blanc.

Entre as várias curtas podemos destacar, Space Jam (1996) com o jogador de basquete Michael Jordan e De Volta à Ação (2003), com as estrelas de Hollywood, Brendan Fraser e Jenna Elfman, que fizeram os delírios de todos ao juntar a animação e a vida real, num grande ecrã.

Após a II Grande Guerra (1939-1945), Bob Givens, dedicou o seu trabalho à animação e ao cartoon, construindo uma carreira invejável de mais de 60 anos. O cartoonista trabalhou em vários estúdios como Walt Disney Studio, Warner Bros., Hanna-Barbera e Jack Kinney, e cuidou de personagens carismáticas como Daffy Duck, Tom & Jerry, Popeye, Alvim e os Esquilos, Garfield, Ghostbusters, entre outros desenhos animados bem conhecidos por todo o mundo.

Os seus últimos trabalhos, Timber Wolf e Os Mistérios de Silvestre e Tweety, datam de 2001, ano em que o desenhador se reformou.

Além dos cartoons, Givens foi pioneiro no recurso da animação em publicidade, por exemplo, as melgas, moscas e mosquitos do produto Raid.

Apesar do seu vasto currículo, Bugs Bunny continua a ser o preferido de muitos. Talvez pela sua irreverência ou personalidade bem vincada, pelas peripécias com os seus amigos, Duffy Duck, Porky Pig e Lola Bunny, e inimigos, Elmer Fudd e Marvin The Martian ou, talvez só pela sua imagem, cómica e amistosa, o coelho cinzento não deixe ninguém indiferente.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 3041392_lunarhabitationfosterpartners1

    Research & Education

    Abr 1, 2017

    MOONTOPIA - CABEÇA NA LUA

    Quase cinquenta anos após o sucesso da Apollo 11, a primeira vez que o homem andou na Lua, a Corrida Espacial ainda apenas começou. O século XXI, tem trazido novos horizontes para a conquista do espaço, como o Homem sempre sonhou.

    ...

  • _slc114_33093997

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PREPPER - REFEIÇÕES PARA O FIM DO MUNDO

    Graças ao popular programa do National Geographic Channel, "Preparados Para o Fim do Mundo", o fenómeno dos sobrevivencialistas passou de um mercado de nicho norte-americano centrado quase exclusivamente nos Estados Unidos da América...

  • MAJOITUS_Lasi-iglut_1

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    KAKSLAUTTANEN - UMAS FÉRIAS ROMÂNTICAS NUMA CASA DE GELO

    Se o convidássemos a passar umas férias num resort, o que imaginaria? Praia? Palmeiras? Sol? Não. Metros e metros de neve estaladiça, o misterioso crepúsculo azul e violeta da noite polar, gelo extremo, a visão da aurora lançando...


  • 19620901_739735632865157_1070968012579382532_o

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    ESTILO OCIDENTAL, SABEDORIA JAPONESA

    Não precisa ver o filme Kill Bill-Volume 2, ser uma grande chef ou um mestre de espada para saber que as melhores lâminas do mundo são japonesas. A sua tradição no fabrico de lâminas vem desde o século XIII.

  • 0-1352400373-expo_spon_01

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    DEBATER O FUTURO DA ENERGIA

    É um dos maiores eventos do mundo e não acontece todos os anos. Essa é uma das razões porque são tão importantes. Mas há outra: os vastos debates que cada uma destas feiras mundiais (conhecidas como "Expos") trazem à luz e...

  • jak_3

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    Três em um para o ar livre

    Passar alguns dias ao ar livre é um desafio pela quantidade de material que é necessário transportar: a tenda, o saco de cama, roupa adequada à temperatura, utensílios de higiene diária, calçado extra e, se pretender cozinhar...


  • Luxury & Fashion

    Set 1, 2015

    The Shoe Must Go On

    Tradition at Ludwig Reiter is by no means an end in itself, but it seeks to transform and develop. The Viennese shoemaking tradition combines an uncompromising preservation towards high quality standards, finishing techniques and progressive...

  • Motorway-Of-The-Sea-Speed-Up-Globalization-1

    Business & Industry

    Jan 1, 2018

    ACELERAR A GLOBALIZAÇÃO

    Os oceanos são o principal suporte das redes de transporte intercontinental de mercadorias – nomeadamente entre a Ásia e a América do Norte, e a Ásia e a Europa Ocidental – contribuindo decisivamente para o fortalecimento...

  • 1. Luxury-Versace-40 Years Of History, 20 Without The Creator

    Luxury & Fashion

    Fev 1, 2018

    40 ANOS DE HISTÓRIA, 20 SEM O CRIADOR

    Foi responsável pela consolidação da cultura das super-modelos e pela ligação entre a moda, a cultura pop e as celebridades. Apresentou a sua primeira colecção em 1978, em Milão, Itália, com apenas 32 anos e revolucionou...