Culture & Art

Fev 1, 2018

"EH... QUE SE PASSA MEU?"

Bob Givens partiu em dezembro de 2017, aos 99 anos, deixando-nos o intemporal coelho atrevido e de personalidade peculiar, Bugs Bunny.

Por SARA LOUP

Bob Givens (1918, Hanson, Kentucky – 2017, Burbank, Califórnia) pertenceu à geração de criadores da idade de ouro da animação americana. Iniciou a sua carreira num estúdio de animação na Alhambra High School, onde teve a oportunidade de fazer parte da equipa de animação de Branca de Neve e os Sete Anões e do Pato Donald, da Walt Disney Studios.

Na década de 1930, juntou-se a Chuck Jones e Tex Avery, da Warner Brothers, que o incumbiram de redesenhar o coelho que viria a ser o mais famoso do mundo animado, Bugs Bunny.

O seu desenho já havia sido projectado por Ben Hardaway e Charles Thorson, no entanto, não havia superado as expectativas de Avery por ser "demasiado querido". Foi por este motivo que Givens assumiu o papel de recriar Bugs Bunny, dando-lhe uma característica única, a sua atitude, que talvez tenha sido a chave para o sucesso de Bugs Bunny, e a razão para a sua escolha como mascote dos Looney Tunes.

Em 1940, sairia "Lebre Selvagem", nomeada para o Óscar de melhor curta-metragem de animação, na qual Bugs Bunny apareceu pela primeira vez ao grande público. Contudo, o coelho espevitado e o seu arqui-inimigo, o caçador Elmer Fudd, não surgem da maneira como os conhecemos, sofrendo algumas alterações no seu desenho.

As peripécias destes dois personagens, ficarão para sempre na memória de todos, sobretudo pela relação hilariante que ambos tinham, contada pela mão de excelentes escritores e com a voz de Mel Blanc.

Entre as várias curtas podemos destacar, Space Jam (1996) com o jogador de basquete Michael Jordan e De Volta à Ação (2003), com as estrelas de Hollywood, Brendan Fraser e Jenna Elfman, que fizeram os delírios de todos ao juntar a animação e a vida real, num grande ecrã.

Após a II Grande Guerra (1939-1945), Bob Givens, dedicou o seu trabalho à animação e ao cartoon, construindo uma carreira invejável de mais de 60 anos. O cartoonista trabalhou em vários estúdios como Walt Disney Studio, Warner Bros., Hanna-Barbera e Jack Kinney, e cuidou de personagens carismáticas como Daffy Duck, Tom & Jerry, Popeye, Alvim e os Esquilos, Garfield, Ghostbusters, entre outros desenhos animados bem conhecidos por todo o mundo.

Os seus últimos trabalhos, Timber Wolf e Os Mistérios de Silvestre e Tweety, datam de 2001, ano em que o desenhador se reformou.

Além dos cartoons, Givens foi pioneiro no recurso da animação em publicidade, por exemplo, as melgas, moscas e mosquitos do produto Raid.

Apesar do seu vasto currículo, Bugs Bunny continua a ser o preferido de muitos. Talvez pela sua irreverência ou personalidade bem vincada, pelas peripécias com os seus amigos, Duffy Duck, Porky Pig e Lola Bunny, e inimigos, Elmer Fudd e Marvin The Martian ou, talvez só pela sua imagem, cómica e amistosa, o coelho cinzento não deixe ninguém indiferente.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1st-Sydney-TonerPave-Street-Sept14-3(1)

    Business & Industry

    Abr 28, 2018

    RECICLAR, REUTILIZAR, REPAVIMENTAR

    O e-lixo é um problema crónico e global de poluição. Relatórios da United Nations University demonstram que apenas 20 por cento do e-lixo gerado, é depois colocado em programas oficiais de reciclagem

  • Reading-Between-the-Lines-church-by-Gijs-Van-Vaerenbergh-2

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ESCULPIR NO AR

    Uma igreja pode ser o cerne da vida de cada um, ou simplesmente uma estrutura física que se combina com o ambiente envolvente. É isto que está no fundo de "Reading between the lines", uma instalação artística que emerge da paisagem,...

  • background facebook

    Technology

    Out 1, 2018

    YVP MAGAZINE APP

    Our new APP with the digital edition of the magazine it's already in the Digital Stores.


  • 15026-americaandrsquos-cup-2017-the-journey-to-bermuda-begins-in-portsmouth

    Sport

    Jun 1, 2017

    OS IATES MAIS RÁPIDOS DE SEMPRE

    Passados 35 anos da primeira competição em 1851, em solo inglês, as Bermudas são palco da edição de 2017 da Taça América. Desde então, esta prova não mais deixou de conquistar prestígio e interesse mundiais. Destino obrigatório...

  • Cb_z-_QUYAAQW51

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    ROTHY'S - ESTILO: RECICLÁVEL

    Está farta daqueles ténis de marca que são iguais aos ténis de todas as suas amigas?! Sim, aqueles que calça quando chega ao fim do dia de trabalho e precisa de dar algum descanso ao pé. Então este artigo é para si, descubra...

  • Biclas09

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    Kross expande para a Holanda

    Em Novembro de 2016 o mundo dos entusiastas do ciclismo ficou abalado com a falência da Multicycle, a maior empresa de fabrico de bicicletas da Holanda e internacionalmente reconhecida pelos avanços tecnológicos que a levaram a...


  • Lifestyle & Travel

    Jan 1, 2015

    New Travel Level

    Arabian Gulf carriers are competing fiercely over creating new concepts of luxury travel, which includes flying bedrooms similar to those found in a yacht or a hotel.

  • Cocoa Beans

    Food & Beverage

    Mar 1, 2015

    Choose Love

    Since 1870, the master chocolate makers of Laima have imported cocoa beans from the far-off Bay of Guinea in Africa, applying much love to the process of producing chocolate which has no equal anywhere else in the world.

  • BB6719_04_standard

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    O PREÇO DA EXCLUSIVIDADE

    No auge da Globalização, a esmagadora maioria das empresas deslocalizaram a sua produção para países asiáticos, de modo a manter a qualidade dos mesmos sem que tal aumentasse os custos, estimando-se que actualmente se produzam...