Culture & Art

Fev 1, 2018

"EH... QUE SE PASSA MEU?"

Bob Givens partiu em dezembro de 2017, aos 99 anos, deixando-nos o intemporal coelho atrevido e de personalidade peculiar, Bugs Bunny.

<

Por SARA LOUP

Bob Givens (1918, Hanson, Kentucky – 2017, Burbank, Califórnia) pertenceu à geração de criadores da idade de ouro da animação americana. Iniciou a sua carreira num estúdio de animação na Alhambra High School, onde teve a oportunidade de fazer parte da equipa de animação de Branca de Neve e os Sete Anões e do Pato Donald, da Walt Disney Studios.

Na década de 1930, juntou-se a Chuck Jones e Tex Avery, da Warner Brothers, que o incumbiram de redesenhar o coelho que viria a ser o mais famoso do mundo animado, Bugs Bunny.

O seu desenho já havia sido projectado por Ben Hardaway e Charles Thorson, no entanto, não havia superado as expectativas de Avery por ser "demasiado querido". Foi por este motivo que Givens assumiu o papel de recriar Bugs Bunny, dando-lhe uma característica única, a sua atitude, que talvez tenha sido a chave para o sucesso de Bugs Bunny, e a razão para a sua escolha como mascote dos Looney Tunes.

Em 1940, sairia "Lebre Selvagem", nomeada para o Óscar de melhor curta-metragem de animação, na qual Bugs Bunny apareceu pela primeira vez ao grande público. Contudo, o coelho espevitado e o seu arqui-inimigo, o caçador Elmer Fudd, não surgem da maneira como os conhecemos, sofrendo algumas alterações no seu desenho.

As peripécias destes dois personagens, ficarão para sempre na memória de todos, sobretudo pela relação hilariante que ambos tinham, contada pela mão de excelentes escritores e com a voz de Mel Blanc.

Entre as várias curtas podemos destacar, Space Jam (1996) com o jogador de basquete Michael Jordan e De Volta à Ação (2003), com as estrelas de Hollywood, Brendan Fraser e Jenna Elfman, que fizeram os delírios de todos ao juntar a animação e a vida real, num grande ecrã.

Após a II Grande Guerra (1939-1945), Bob Givens, dedicou o seu trabalho à animação e ao cartoon, construindo uma carreira invejável de mais de 60 anos. O cartoonista trabalhou em vários estúdios como Walt Disney Studio, Warner Bros., Hanna-Barbera e Jack Kinney, e cuidou de personagens carismáticas como Daffy Duck, Tom & Jerry, Popeye, Alvim e os Esquilos, Garfield, Ghostbusters, entre outros desenhos animados bem conhecidos por todo o mundo.

Os seus últimos trabalhos, Timber Wolf e Os Mistérios de Silvestre e Tweety, datam de 2001, ano em que o desenhador se reformou.

Além dos cartoons, Givens foi pioneiro no recurso da animação em publicidade, por exemplo, as melgas, moscas e mosquitos do produto Raid.

Apesar do seu vasto currículo, Bugs Bunny continua a ser o preferido de muitos. Talvez pela sua irreverência ou personalidade bem vincada, pelas peripécias com os seus amigos, Duffy Duck, Porky Pig e Lola Bunny, e inimigos, Elmer Fudd e Marvin The Martian ou, talvez só pela sua imagem, cómica e amistosa, o coelho cinzento não deixe ninguém indiferente.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Out 29, 2018

    AUBERGE CAFÉ DU SUD

    "Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras."

    ...

  • Hotel-deserto-Marrocos

    Lifestyle & Travel

    Jun 26, 2018

    UM CHÁ NO DESERTO, QUERIDA?

    Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras

    ...

  • 19620901_739735632865157_1070968012579382532_o

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    ESTILO OCIDENTAL, SABEDORIA JAPONESA

    Não precisa ver o filme Kill Bill-Volume 2, ser uma grande chef ou um mestre de espada para saber que as melhores lâminas do mundo são japonesas. A sua tradição no fabrico de lâminas vem desde o século XIII.


  • Depositphotos_8751638_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DE 2016 - UM UNIVERSO MAIS CLARO

    O passado ano foi fértil em descobertas e avanços científicos que, ainda há pouco tempo, pareciam miragens. Graças a algumas delas, detalhes sobre o passado, o presente e o futuro da Humanidade podem agora ser vistos de forma...

  • Savory14

    Science & Nature

    Mar 2, 2018

    A DERRADEIRA ARMA

    As grandes pastagens podem ser uma resposta para acabar com as áreas de desertos e amenizar os efeitos do aquecimento global, defende o ambientalista e agricultor zimbabuano, Allan Savory que, em tempos, foi responsável pelo abate...

  • nokia-3310-comparaison

    Technology

    Jun 1, 2017

    PARA OS NOSTÁLGICOS

    Se existe um telefone que desperta nostalgia, esse telefone é o Nokia 3301. É um dos telefones mais populares de sempre, relembrado por sua quase indestrutibilidade, bateria de longa duração e o lendário jogo Snake (bom, Snake...


  • 1

    Food & Beverage

    Ago 1, 2015

    Peruvian Purity

    The first vineyards of the New World were planted in Ica and "pisco" was developed as the first unique spirit distilled in the Americas. According to historical archives, "pisco" is first mentioned as a distilled spirit in 1613. Over...

  • ©-GM-Corp

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    Australian icon

    Holden has been making cars for decades, always ensuring quality, safety and innovation in it's vehicles. The brand became na australian icon and a showcase for the country's growing auto industry.

  • Trussardi

    Luxury & Fashion

    Fev 1, 2015

    Casual Elegance

    Trussardi is an Italian fashion house, founded in 1911. It began as a leather glove manufacturer, and expanded its line to additional leather goods in the 1970s after Nicola Trussardi took over from his uncle. In the 1980s the company...