Culture & Art

Fev 1, 2018

"EH... QUE SE PASSA MEU?"

Bob Givens partiu em dezembro de 2017, aos 99 anos, deixando-nos o intemporal coelho atrevido e de personalidade peculiar, Bugs Bunny.

<

Por SARA LOUP

Bob Givens (1918, Hanson, Kentucky – 2017, Burbank, Califórnia) pertenceu à geração de criadores da idade de ouro da animação americana. Iniciou a sua carreira num estúdio de animação na Alhambra High School, onde teve a oportunidade de fazer parte da equipa de animação de Branca de Neve e os Sete Anões e do Pato Donald, da Walt Disney Studios.

Na década de 1930, juntou-se a Chuck Jones e Tex Avery, da Warner Brothers, que o incumbiram de redesenhar o coelho que viria a ser o mais famoso do mundo animado, Bugs Bunny.

O seu desenho já havia sido projectado por Ben Hardaway e Charles Thorson, no entanto, não havia superado as expectativas de Avery por ser "demasiado querido". Foi por este motivo que Givens assumiu o papel de recriar Bugs Bunny, dando-lhe uma característica única, a sua atitude, que talvez tenha sido a chave para o sucesso de Bugs Bunny, e a razão para a sua escolha como mascote dos Looney Tunes.

Em 1940, sairia "Lebre Selvagem", nomeada para o Óscar de melhor curta-metragem de animação, na qual Bugs Bunny apareceu pela primeira vez ao grande público. Contudo, o coelho espevitado e o seu arqui-inimigo, o caçador Elmer Fudd, não surgem da maneira como os conhecemos, sofrendo algumas alterações no seu desenho.

As peripécias destes dois personagens, ficarão para sempre na memória de todos, sobretudo pela relação hilariante que ambos tinham, contada pela mão de excelentes escritores e com a voz de Mel Blanc.

Entre as várias curtas podemos destacar, Space Jam (1996) com o jogador de basquete Michael Jordan e De Volta à Ação (2003), com as estrelas de Hollywood, Brendan Fraser e Jenna Elfman, que fizeram os delírios de todos ao juntar a animação e a vida real, num grande ecrã.

Após a II Grande Guerra (1939-1945), Bob Givens, dedicou o seu trabalho à animação e ao cartoon, construindo uma carreira invejável de mais de 60 anos. O cartoonista trabalhou em vários estúdios como Walt Disney Studio, Warner Bros., Hanna-Barbera e Jack Kinney, e cuidou de personagens carismáticas como Daffy Duck, Tom & Jerry, Popeye, Alvim e os Esquilos, Garfield, Ghostbusters, entre outros desenhos animados bem conhecidos por todo o mundo.

Os seus últimos trabalhos, Timber Wolf e Os Mistérios de Silvestre e Tweety, datam de 2001, ano em que o desenhador se reformou.

Além dos cartoons, Givens foi pioneiro no recurso da animação em publicidade, por exemplo, as melgas, moscas e mosquitos do produto Raid.

Apesar do seu vasto currículo, Bugs Bunny continua a ser o preferido de muitos. Talvez pela sua irreverência ou personalidade bem vincada, pelas peripécias com os seus amigos, Duffy Duck, Porky Pig e Lola Bunny, e inimigos, Elmer Fudd e Marvin The Martian ou, talvez só pela sua imagem, cómica e amistosa, o coelho cinzento não deixe ninguém indiferente.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • scribit1

    Home & Design

    Set 28, 2018

    SCRIBIT

    O seu espaço ao seu gosto

    Há um par de anos atrás, o estúdio de arquitetura e design Carlo Ratti Associati (CRA) apresentou um sistema no qual um robô pulverizador de pintura era usado para desenhar imagens em superfícies...

  • 827cef85aa6c3c07b431ec817ae90cf8

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    TRIGO DOURADO

    A geóloga Tshiamo Legoale, cientista sul-africana com meros 27 anos de idade, afirma que as estatísticas indicam que a África do Sul possui cerca de 17,7 milhões de toneladas de refugo de minério de ouro, ou seja, embora o ouro...

  • iReviews-gravity-blanket_4

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    MAIS PESO, MENOS STRESS

    E se o peso pudesse reduzir os seus níveis de stress e ansiedade? Não, não é nenhuma espécie de cultura japonesa antiga. Antes pelo contrário. Já é uma técnica terapêutica utilizada em hospitais para o tratamento de distúrbio...


  • Muji-humidifier-kazushige-miyake-1

    Helthcare & Wellness

    Jul 1, 2017

    MELHORAR A QUALIDADE DO AR

    Em 1876, Willis Haviland Carrier, foi contratado por uma indústria gráfica para resolver os problemas de mudança de temperatura da fábrica. O engenheiro e inventor americano desenvolveu um projecto que viria a dar origem ao primeiro...

  • germans-ermics-salone-del-mobile-2017-milan-design-week-furniture-glass-chairs-_dezeen_hero-a

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    CORES TRIDIMENSIONAIS

    Para o designer letão Germans Ermičs, a importância da cor vai muito além do seu sentido decorativo. Um grande exemplo disso, são as suas peças de mobiliário translúcidas, formas perfeitas que se fundem no espaço.

    ...

  • 3041392_lunarhabitationfosterpartners1

    Research & Education

    Abr 1, 2017

    MOONTOPIA - CABEÇA NA LUA

    Quase cinquenta anos após o sucesso da Apollo 11, a primeira vez que o homem andou na Lua, a Corrida Espacial ainda apenas começou. O século XXI, tem trazido novos horizontes para a conquista do espaço, como o Homem sempre sonhou.

    ...


  • 3

    Business & Industry

    Ago 1, 2015

    Helping you build the world

    Ever since the construction of the Portland Eldorado cement plant in the town of Apiaí in the state of Sao Paulo, Brazil, in 1968, InterCement has been on the road to growth and success, investing heavily in new plants, acquisitions...

  • Newspaper-Stack-Trans-1

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    DOIDOS POR JORNAIS

    Com o mundo digital profetizou-se o fim dos livros, tal como com o advento da televisão se previra o fim do cinema, o que felizmente não aconteceu pese embora o desaparecimento do tradicional cinema do bairro ou da aldeia.

    ...

  • 1

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2015

    A touch of hair

    There's a little known fact in the world of cinema that goes unnoticed behind all the attention laid in the movies. It doesn't ever cross anyone's mind to worry about such detail. But, as a matter of fact, the wigs wore in a large number...