Food & Beverage

Jul 1, 2017

Comer inteligentemente

O foodpairing é um método científico moderno que tem servido para saber quais os sabores que combinam melhor uns com os outros. Este método tem por base o princípio de que os alimentos combinam melhor quando têm determinadas componentes chave em comum.

<

Indetectáveis na esmagadora maioria dos casos a olho nu ou, neste caso, a paladar nu, este método é utilizado na nova cozinha molecular, recorrendo a cromatografia líquida e gasosa, bem como outros métodos laboratoriais, para analisar os componentes químicos dos alimentos, desvendando assim as suas compatibilidades.

A cozinha molecular tem estado apenas ao alcance dos restaurantes e dos chefs mais conceituados, inspirando a criação de pratos que à partida não fariam sentido (como as sobremesas com endívias e caviar ou os pratos principais com chocolate). Uma vez que os alimentos são acasalados de acordo com os seus componentes químicos e não pela sua aparência ou utilização tradicional, por vezes, os resultados são surpreendentes quanto ao que poderá combinar melhor, significando que, quanto mais curiosos e inventivos forem os chefs, mais serão os pratos que poderão criar de raiz.

Contudo, a paciência, os meios e os custos necessários para manter um laboratório culinário não estão ao alcance de todos, com enfase na paciência. Por sorte Peter Coucquyt (chef galardoado com uma conceituada estrela Michelin), Bernard Lahousse e Johan Langenbick uniram esforços e criaram a Foodpairing Company, desenvolvendo uma plataforma que emprega actualmente 18 devotos entusiastas da comida molecular que dedicam os seus dias a aumentar uma base de dados que coloca ao alcance de qualquer chef do mundo a possibilidade de desvendar que produtos poderão combinar melhor, em termos de sabor.

A empresa utiliza a química, a física e a análise de dados científicos para criar o futuro da cozinha gourmet, acreditando que assim poderão inclusivamente incentivar uma melhor alimentação combinando produtos saudáveis de modo delicioso e encontrando alternativas de sabor mais sustentáveis, combatendo as alterações climáticas e a obesidade e, consequentemente, dando origem a um mundo e a uma humanidade mais saudáveis.

A base de dados criada pela empresa é uma das maiores do mundo e inclui um número inimaginável de ingredientes e sabores, sendo o seu objectivo confesso analisar todos os ingredientes existentes no mundo. O algoritmo que desenvolveram analisa as componentes químicas de cada alimento, determinando se serão compatíveis.

Dependendo do pacote que assinemos existem variações mais avançadas do algoritmo que podem criar de raiz uma receita completamente personalizada tendo por base os ingredientes que lhe apresentamos. A plataforma tem como apoio uma inteligência artificial que lhe pode sugerir novos pratos, misturas de especiarias, cocktails, batidos, granizados e muito mais.

As duas opções mais populares (note-se que pode encomendar um algoritmo personalizado para o tipo de restaurante ou bar que possua, tendo por base os alimentos da sua zona de residência, cozinha étnica ou outras variantes – imagine que quer fazer um restaurante temático onde inclua vodka, groselha ou chocolate em todos os pratos) são aquelas concebidas para chefs e baristas e a concebida para a indústria alimentar. A primeira já conta com mais de um milhão de profissionais da indústria alimentar espalhados por 125 países.

A base de dados é de fácil consulta, basta-lhe aceder, inserir o ingrediente cuja compatibilidade queira desvendar e irá aceder a uma lista de ingredientes que caem bem com esse ingrediente. Caso queira pode continuar a inserir ingredientes, o algoritmo irá detectar alimentos que sejam simultaneamente compatíveis com os dois sabores que já selecionou, e por aí fora.

Pode optar por alimentos geograficamente mais próximos ou abundantes, mais sustentáveis – como, por exemplo, espécies de peixe comercialmente menos explorada – criar as suas próprias combinações e avaliar as que lhe forem apresentadas pela inteligência artificial. Tudo bem mais prático que passar os dias a testar alimentos em tubos de ensaio na copa do seu restaurante, não acha?

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • julesrimet_gi_2720

    Sport

    Mai 25, 2018

    O "SANTO GRAAL" DO FUTEBOL

    Dia 14 de Junho, na Rússia, trinta e duas equipas nacionais estarão envolvidas na maior competição futebolística do planeta, o FIFA Mundial de Futebol 2018, com o objetivo de levantar o mais cobiçado troféu, a Taça Jules Rimet

    ...

  • MAJOITUS_Lasi-iglut_1

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    KAKSLAUTTANEN - UMAS FÉRIAS ROMÂNTICAS NUMA CASA DE GELO

    Se o convidássemos a passar umas férias num resort, o que imaginaria? Praia? Palmeiras? Sol? Não. Metros e metros de neve estaladiça, o misterioso crepúsculo azul e violeta da noite polar, gelo extremo, a visão da aurora lançando...

  • mindfullness1

    Lifestyle & Travel

    Set 17, 2018

    Mindfullness

    Uma mantra de vida

    "Viver aqui e agora" é esta a regra do mindfulness. Oriundo da doutrina budista, o mindfulness é uma técnica que pratica a atenção plena e a conexão entre o corpo e a mente consigo, com os...


  • Depositphotos_8751638_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DE 2016 - UM UNIVERSO MAIS CLARO

    O passado ano foi fértil em descobertas e avanços científicos que, ainda há pouco tempo, pareciam miragens. Graças a algumas delas, detalhes sobre o passado, o presente e o futuro da Humanidade podem agora ser vistos de forma...

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens

    Home & Design

    Out 17, 2018

    LEGO PLANTS FROM PLANTS

    "No passado mês de Março, a Lego anunciou que irá produzir as peças da marca, usando plástico à base de plantas num movimento para usar materiais sustentáveis, ​​na maioria dos produtos e embalagens até 2030."

    ...

  • Savory14

    Science & Nature

    Mar 2, 2018

    A DERRADEIRA ARMA

    As grandes pastagens podem ser uma resposta para acabar com as áreas de desertos e amenizar os efeitos do aquecimento global, defende o ambientalista e agricultor zimbabuano, Allan Savory que, em tempos, foi responsável pelo abate...


  • 1

    Business & Industry

    Jun 1, 2015

    Where the best office paper is made

    The Portucel Soporcel group is focused on its own brands. This means its sales strategy is to offer a portfolio of brands with distinctive value propositions, reaching out to different consumer segments. 

    Pride of place goes...

  • 1. Technology-Kokoon-Sleep Sanctuary

    Technology

    Fev 1, 2018

    SANTUÁRIO DO SONO

    Chama-se Kokoon e foi financiado através do contributo da comunidade da plataforma de investimento Kickstarter, alcançando quase 2 milhões de euros de fundos e tendo já o primeiro lote de fabrico de 10.000 unidades praticamente...

  • 2015_nyar_mainpage_ger

    Science & Nature

    Abr 1, 2016

    Com Uma Ajudinha dos Meus Cães

    Os cães são companheiros do Homem há milhares de anos. Várias descobertas arqueológicas mostram que esta relação existe há, pelo menos, 26.000 anos. Exemplo disso, são dois rastos de pegadas encontradas laldo a lado, correspondentes a...