Food & Beverage

Jul 1, 2017

Comer inteligentemente

O foodpairing é um método científico moderno que tem servido para saber quais os sabores que combinam melhor uns com os outros. Este método tem por base o princípio de que os alimentos combinam melhor quando têm determinadas componentes chave em comum.

<

Indetectáveis na esmagadora maioria dos casos a olho nu ou, neste caso, a paladar nu, este método é utilizado na nova cozinha molecular, recorrendo a cromatografia líquida e gasosa, bem como outros métodos laboratoriais, para analisar os componentes químicos dos alimentos, desvendando assim as suas compatibilidades.

A cozinha molecular tem estado apenas ao alcance dos restaurantes e dos chefs mais conceituados, inspirando a criação de pratos que à partida não fariam sentido (como as sobremesas com endívias e caviar ou os pratos principais com chocolate). Uma vez que os alimentos são acasalados de acordo com os seus componentes químicos e não pela sua aparência ou utilização tradicional, por vezes, os resultados são surpreendentes quanto ao que poderá combinar melhor, significando que, quanto mais curiosos e inventivos forem os chefs, mais serão os pratos que poderão criar de raiz.

Contudo, a paciência, os meios e os custos necessários para manter um laboratório culinário não estão ao alcance de todos, com enfase na paciência. Por sorte Peter Coucquyt (chef galardoado com uma conceituada estrela Michelin), Bernard Lahousse e Johan Langenbick uniram esforços e criaram a Foodpairing Company, desenvolvendo uma plataforma que emprega actualmente 18 devotos entusiastas da comida molecular que dedicam os seus dias a aumentar uma base de dados que coloca ao alcance de qualquer chef do mundo a possibilidade de desvendar que produtos poderão combinar melhor, em termos de sabor.

A empresa utiliza a química, a física e a análise de dados científicos para criar o futuro da cozinha gourmet, acreditando que assim poderão inclusivamente incentivar uma melhor alimentação combinando produtos saudáveis de modo delicioso e encontrando alternativas de sabor mais sustentáveis, combatendo as alterações climáticas e a obesidade e, consequentemente, dando origem a um mundo e a uma humanidade mais saudáveis.

A base de dados criada pela empresa é uma das maiores do mundo e inclui um número inimaginável de ingredientes e sabores, sendo o seu objectivo confesso analisar todos os ingredientes existentes no mundo. O algoritmo que desenvolveram analisa as componentes químicas de cada alimento, determinando se serão compatíveis.

Dependendo do pacote que assinemos existem variações mais avançadas do algoritmo que podem criar de raiz uma receita completamente personalizada tendo por base os ingredientes que lhe apresentamos. A plataforma tem como apoio uma inteligência artificial que lhe pode sugerir novos pratos, misturas de especiarias, cocktails, batidos, granizados e muito mais.

As duas opções mais populares (note-se que pode encomendar um algoritmo personalizado para o tipo de restaurante ou bar que possua, tendo por base os alimentos da sua zona de residência, cozinha étnica ou outras variantes – imagine que quer fazer um restaurante temático onde inclua vodka, groselha ou chocolate em todos os pratos) são aquelas concebidas para chefs e baristas e a concebida para a indústria alimentar. A primeira já conta com mais de um milhão de profissionais da indústria alimentar espalhados por 125 países.

A base de dados é de fácil consulta, basta-lhe aceder, inserir o ingrediente cuja compatibilidade queira desvendar e irá aceder a uma lista de ingredientes que caem bem com esse ingrediente. Caso queira pode continuar a inserir ingredientes, o algoritmo irá detectar alimentos que sejam simultaneamente compatíveis com os dois sabores que já selecionou, e por aí fora.

Pode optar por alimentos geograficamente mais próximos ou abundantes, mais sustentáveis – como, por exemplo, espécies de peixe comercialmente menos explorada – criar as suas próprias combinações e avaliar as que lhe forem apresentadas pela inteligência artificial. Tudo bem mais prático que passar os dias a testar alimentos em tubos de ensaio na copa do seu restaurante, não acha?

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_8751638_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DE 2016 - UM UNIVERSO MAIS CLARO

    O passado ano foi fértil em descobertas e avanços científicos que, ainda há pouco tempo, pareciam miragens. Graças a algumas delas, detalhes sobre o passado, o presente e o futuro da Humanidade podem agora ser vistos de forma...

  • blank-sofa-by-hyung-suk-cho-o

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    CASAS MODERNAS COM INSPIRAÇÃO TRADICIONAL

    Embora minimalista, consegue transmitir uma diversidade de sentimentos, dependendo de onde e como é usado. Assim é o mobiliário do jovem designer sul-coreano, Hyung Suk Cho que, inspirado pela pintura Sul-Coreana, combina o clássico...

  • sonos-playbar11

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    UMA NOVA DIMENSÃO

    Quando pensamos que ter uma sound base na sala pode ser a resposta para os nossos sonhos, normalmente apercebemo-nos que isso pode ser antes um problema – a maioria das televisões de hoje, simplesmente não o permitem.


  • the-cicret-bracelet-a-bracelet-t

    Technology

    Mai 1, 2017

    UM SMARTPHONE À FLOR DA PELE

    Ver emails ou assistir a um filme são gestos cada vez mais fáceis de executar. Que dependam de um simples toque na pele é que custa a acreditar. Tal é possível com a "Cicret", uma pulseira inteligente que transmite o visor do...

  • NovaBateria01

    Technology

    Mai 1, 2017

    Chegaram as baterias do futuro

    Com 94 anos de idade seria de esperar que John Goodenough abrandasse o ritmo, contudo o inventor das baterias de lítio que têm permitido aumentar a longevidade da utilização dos telemóveis e o desenvolvimento de veículos eléctricos...

  • jaeger-lecoultre-janek-deskiewicz

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    O DESIGNER POR DETRÁS DO REVERSO

    A historia do polaco Janek Deleskiewicz é, actualmente, indissociável da história de um ícone internacional entre marcas de relógios: a Jaeger-LeCoultre; e, sobretudo do seu modelo de maior sucesso: o Reverso.


  • CyberSport1

    Culture & Art

    Nov 1, 2016

    JOGOS ONLINE COM A CYBER SPORTS LEAGUE

    Independentemente do sítio em que se reside, jogadores de várias nacionalidades podem encontrar-se na plataforma da Cyber Sports League e disputar, por exemplo, um jogo de futebol.

  • Pure Dried Freshness

    Food & Beverage

    Dez 31, 2015

    Pura Frescura Seca

    A Liotop é uma empresa brasileira que comercializa os equipamentos fabricados pela Liobras, a única empresa brasileira dedicada exclusivamente à fabricação de liofilizadores, e cujos equipamentos se tornaram referência de confiança...

  • Business & Industry

    Abr 1, 2015

    Laundry solutions from Spain

    Girbau S.A. is a family company that has established itself as one of the main international groups in the manufacture of equipment for all types of laundries, regardless of size or activity sector.