Food & Beverage

Jul 1, 2017

Comer inteligentemente

O foodpairing é um método científico moderno que tem servido para saber quais os sabores que combinam melhor uns com os outros. Este método tem por base o princípio de que os alimentos combinam melhor quando têm determinadas componentes chave em comum.

<

Indetectáveis na esmagadora maioria dos casos a olho nu ou, neste caso, a paladar nu, este método é utilizado na nova cozinha molecular, recorrendo a cromatografia líquida e gasosa, bem como outros métodos laboratoriais, para analisar os componentes químicos dos alimentos, desvendando assim as suas compatibilidades.

A cozinha molecular tem estado apenas ao alcance dos restaurantes e dos chefs mais conceituados, inspirando a criação de pratos que à partida não fariam sentido (como as sobremesas com endívias e caviar ou os pratos principais com chocolate). Uma vez que os alimentos são acasalados de acordo com os seus componentes químicos e não pela sua aparência ou utilização tradicional, por vezes, os resultados são surpreendentes quanto ao que poderá combinar melhor, significando que, quanto mais curiosos e inventivos forem os chefs, mais serão os pratos que poderão criar de raiz.

Contudo, a paciência, os meios e os custos necessários para manter um laboratório culinário não estão ao alcance de todos, com enfase na paciência. Por sorte Peter Coucquyt (chef galardoado com uma conceituada estrela Michelin), Bernard Lahousse e Johan Langenbick uniram esforços e criaram a Foodpairing Company, desenvolvendo uma plataforma que emprega actualmente 18 devotos entusiastas da comida molecular que dedicam os seus dias a aumentar uma base de dados que coloca ao alcance de qualquer chef do mundo a possibilidade de desvendar que produtos poderão combinar melhor, em termos de sabor.

A empresa utiliza a química, a física e a análise de dados científicos para criar o futuro da cozinha gourmet, acreditando que assim poderão inclusivamente incentivar uma melhor alimentação combinando produtos saudáveis de modo delicioso e encontrando alternativas de sabor mais sustentáveis, combatendo as alterações climáticas e a obesidade e, consequentemente, dando origem a um mundo e a uma humanidade mais saudáveis.

A base de dados criada pela empresa é uma das maiores do mundo e inclui um número inimaginável de ingredientes e sabores, sendo o seu objectivo confesso analisar todos os ingredientes existentes no mundo. O algoritmo que desenvolveram analisa as componentes químicas de cada alimento, determinando se serão compatíveis.

Dependendo do pacote que assinemos existem variações mais avançadas do algoritmo que podem criar de raiz uma receita completamente personalizada tendo por base os ingredientes que lhe apresentamos. A plataforma tem como apoio uma inteligência artificial que lhe pode sugerir novos pratos, misturas de especiarias, cocktails, batidos, granizados e muito mais.

As duas opções mais populares (note-se que pode encomendar um algoritmo personalizado para o tipo de restaurante ou bar que possua, tendo por base os alimentos da sua zona de residência, cozinha étnica ou outras variantes – imagine que quer fazer um restaurante temático onde inclua vodka, groselha ou chocolate em todos os pratos) são aquelas concebidas para chefs e baristas e a concebida para a indústria alimentar. A primeira já conta com mais de um milhão de profissionais da indústria alimentar espalhados por 125 países.

A base de dados é de fácil consulta, basta-lhe aceder, inserir o ingrediente cuja compatibilidade queira desvendar e irá aceder a uma lista de ingredientes que caem bem com esse ingrediente. Caso queira pode continuar a inserir ingredientes, o algoritmo irá detectar alimentos que sejam simultaneamente compatíveis com os dois sabores que já selecionou, e por aí fora.

Pode optar por alimentos geograficamente mais próximos ou abundantes, mais sustentáveis – como, por exemplo, espécies de peixe comercialmente menos explorada – criar as suas próprias combinações e avaliar as que lhe forem apresentadas pela inteligência artificial. Tudo bem mais prático que passar os dias a testar alimentos em tubos de ensaio na copa do seu restaurante, não acha?

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • the7virtues1

    Science & Nature

    Set 24, 2018

    The 7 Virtues

    Fragrâncias exóticas e humanitárias

    As palavras "sustentabilidade" e "comércio justo" são frequentemente discutidas nos últimos tempos, principalmente na área de alimentos e agricultura. Mas...

  • 310

    Technology

    Ago 1, 2017

    O REI DA SEGURANÇA DOMÉSTICA

    O mundo não é, de forma alguma, um lugar seguro. Quer viva num apartamento no 12º piso ou numa grande vivenda na zona rural, vai sentir-se muito mais seguro depois de instalar um destes.

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Dez 11, 2018

    Hotéis de sete estrelas

    " Você deve ter notado que qualquer hotel em que você já se tenha hospedado orgulhosamente anuncia sua "classificação por estrelas". A maioria dos hotéis nos Estados Unidos opera num sistema cinco...


  • transferir (1)

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    Outra face da aquicultura

    Em 2016 o comércio de algas marinhas obteve um rendimento que ultrapassa, a título de exemplo, toda a produção mundial de limas e limões. A captura de algas duplicou na última década e actualmente já existem autênticas quintas...

  • Brikawood-interlocking-wooden-bricks-help-build-house-without-nails-or-screws_9

    Business & Industry

    Ago 31, 2018

    Brikawood

    Existe um fascínio crescente em relação à construção 3D de casas. De facto, é um negócio florescente e, encarando os desafios habitacionais por todo o mundo, actualmente, pode bem vir a provar-se como uma solução de baixo...

  • langostino-gambon-austral-alta

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    DE CAMARÃO A PLÁSTICO

    Por algum tempo, durante o século XX, o plástico foi considerado uma das maiores invenções da Humanidade. Senhoras e senhores por todo o mundo, usavam como prémio, quando iam às compras. Depois tornou-se numa dor de cabeça, ainda...


  • The Spirit of Polish Vodka

    Food & Beverage

    Nov 30, 2015

    O Espírito da Vodka Polaca

    Em 1993, a Belvedere Vodka foi oficialmente lançada, criando um novo standard no mundo da vodka. A Belvedere Vodka origina da pequena terra de Zyrardów, nas planícies da Mazóvia na Polónia Central, onde é feita numa destilaria...

  • Lifestyle & Travel

    Jan 1, 2015

    New Travel Level

    Arabian Gulf carriers are competing fiercely over creating new concepts of luxury travel, which includes flying bedrooms similar to those found in a yacht or a hotel.

  • solar1

    Business & Industry

    Dez 1, 2016

    PINGOS DE CHUVA GERAM ENERGIA

    A energia solar é uma das soluções e apostas globais para a produção de eletricidade com baixo impacto ambiental. No entanto, este método depara-se ainda com alguns entraves, como a baixa produção em dias nublados ou chuvosos....