Mecanica e Locomoção

Dez 1, 2016

FÁCIL DE USAR, FÁCIL DE LEVAR - TERN VEKTRON

O vencedor de um Nobel, Bob Dylan, disse «os tempos estão a mudar», e estão a mudar rapidamente. O aumento constante do preço do petróleo, as preocupações com o aquecimento global, o stress das movimentações diárias ou os engarrafamentos de trânsito são as razões que nos estão e levar a repensar nas formas habituais de ir trabalhar.

Por todo o mundo, a mobilidade urbana das pessoas está a mudar quase diariamente. O mundo enfrenta novas experiências, quer sejam carros que se auto-conduzem, partilha de viatura ou a nova moda dos veículos eléctricos. É uma era fantástica para os transportes.

Seja por causa do crescimento das cidades, preocupações ambientais ou simplesmente economia individual, a utilização de soluções ecológicas está a aumentar. Como se estas não bastassem, também a possibilidade de o carro ou a mota serem roubados à porta do emprego, é um problema adicional. Portanto, as pessoas estão a voltar aos sistemas de locomoção mais antigos, e o preferido é a bicicleta. Não só nos liberta dos engarrafamentos, mas é também não poluente e mantém-nos em forma.

É por isso que a empresa de Taiwan Tern, em parceria com o gigante alemão da electrónica Bosch desenvolveram a Vektron.

A Tern foi fundada em 2010 por Florence Shen e Joshua Hon, mulher e filho de David T. Hon, fundador da Dahon, uma marca de bicicletas dobráveis. Há cinco anos que esta empresa vem desenhando e construindo bicicletas dobráveis, pelo que a marca conhece bem o mercado. A empresa tem trabalhado com base na crença de que a bicicleta é o expoente máximo dos veículos de alta eficácia e que está a tornar-se a maior alternativa no que diz respeito a deslocações multimodais.

A Tern Vektron estabelece novos parâmetros para as convencionais bicicletas eléctricas através da solução de três problemas: portabilidade, arrumação e roubo. Dobra-se em dez segundos e rola com facilidade para dentro de um autocarro, metro ou comboio, cabe em qualquer elevador e pode ser guardada debaixo da mesa do escritório. Até pode colocar duas no porta-bagagens de um carro para escapadelas de fim-de-semana.

Graças ao quadro rebaixado e a um guiador ajustável, é capaz de transportar pessoas desde 147cm de altura, até 195cm, portanto, uma só bicicleta pode ser partilhada pela família inteira. Inclui um painel de controlo inteligente que oferece leituras sobre velocidade, distâncias, autonomia restante e carga da bateria. O baixo centro de gravidade faz com que seja extremamente estável e fácil de conduzir.

A Vektron vem equipada com pneus de 20 polegadas, dez velocidades, luzes integradas no conjunto, discos de travões hidráulicos e cesto de carga na traseira.

Graças a uma bateria de 400 watt/hora, e a um motor de 36 volt desenhado pela Bosch (o "Active Line") oferece uma velocidade máxima de 30km/h, e tem uma impressionante autonomia de 130 quilómetros. Quatro modos de condução adicionam entre 50 e 250 por cento de potência de pedalada, que o irá ajudar a vencer inclinações como rampas ou passeios.

A bateria pode ser carregada até 50 por cento em apenas uma hora e meia, e carregada completamente em três horas e meia. Pesa apenas dois quilos e meio e comporta um sistema de gestão de bateria que previne picos de corrente, aquecimento excessivo e curto-circuitos.

A contrastar com outras bicicletas, que são disponibilizadas dentro de uma caixa sem montagem, a Tern Vektron pode ser adquirida em qualquer loja, afinada e está pronta a seguir caminho imediatamente.

A Vektron ebike pode ser adquirida nos Estados Unidos da América desde Outubro de 2016, e espera-se que chegue à Europa em 2017, embora ainda não haja data prevista para a disponibilidade. O preço, contudo, está fixado em 3400 dólares (aproximadamente 3100 euros). Sim, é muito dinheiro por uma bicicleta eléctrica, mas se considerarmos que está coberta pelo "Tern Care", uma garantia e acompanhamento técnico de dez anos, para que possa estar seguro de um serviço técnico fiável durante uma década, talvez não seja assim tão dispendioso.

Adicionalmente, os serviços para o motor podem ser fornecidos por qualquer técnico certificado da Bosch, em qualquer parte do mundo.


Contactos – Contacts:
www.ternbicycles.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • architectureimg.com-medieval-neuschwanstein-castle-germany-photography-architecture-scenery-bavaria-landscape-wide-screen-image-gallery

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    OS CONTOS DE FADAS E O PAPEL ESTRATÉGICO

    Para além da construção e beleza intemporais, os castelos são cenários de histórias românticas e encerram em si inúmeros mistérios e períodos da História. Modernos ou medievais, são monumentos de visita obrigatória e...

  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...

  • DAK1xK3VoAEzFAG

    Helthcare & Wellness

    Ago 1, 2017

    CONTROLE O SEU SONO

    É de puro bom senso, que um bom e repousante sono é fundamental para o bem-estar da mente e do corpo. Monitorizar o sono, portanto, é fundamental para evitar disrupções negativas.


  • IMG_4878_1950x

    Helthcare & Wellness

    Abr 21, 2018

    MÁS VIBES, BOAS VIBES

    Claro! Andar de bicicleta em vez do carro e até mesmo um transporte público, é uma boa atitude para a sua saúde pessoal e comum. Certifique-se apenas que o faz da forma certa

  • 4897642457_ef0740e0eb_b

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    NATURALMENTE INDUSTRIAL

    A vida não é fácil para os arquitectos e designers de interiores que gostam de usar materiais naturais na cobertura de grandes superfícies. Muitas vezes, a escolha certa, é o pior pesadelo quando procuram um fornecedor fiável...

  • 1

    Science & Nature

    Out 4, 2018

    CITY TREE

    "A poluição urbana é um enorme problema em muitas cidades do mundo, e a fraca qualidade do ar pode significar um aumento em condições de doença crónica como a asma, ao mesmo tempo que dificulta as pessoas a andar, andar de...


  • Tais_weaving_in_Lospalos,_East_Timor

    Culture & Art

    Ago 1, 2016

    UMA HISTÓRIA TECIDA POR MULHERES

    A tecelagem sobreviveu a milhares de anos, mantendo-se a base da sua manufactura intacta: a trama e a teia, e o contar de linhas para criar motivos. Em Timor Leste, há uma variação de tecelagem que está muito enraizada e é parte...

  • 02

    Food & Beverage

    Jan 1, 2017

    PEDAÇOS DE PRAZER

    Não é possível determinar data nem origem desta iguaria da culinária turca. Existem, contudo, relatos oriundos do médio oriente e Índia que registam a existência de doces gelatinosos, preparados a partir de mel e essências...

  • Biomass: zero carbon energy

    Business & Industry

    Fev 29, 2016

    Biomassa: Energia de Carbono Zero

    A Biomassa é um combustível não-fóssil de origem biológica que constitui uma fonte de energia renovável. As origens mais comuns deste combustível são madeira, desperdícios urbanos e combustíveis alcoólicos. Devido à sua disponibilidade...