Mecanica e Locomoção

Dez 1, 2016

FÁCIL DE USAR, FÁCIL DE LEVAR - TERN VEKTRON

O vencedor de um Nobel, Bob Dylan, disse «os tempos estão a mudar», e estão a mudar rapidamente. O aumento constante do preço do petróleo, as preocupações com o aquecimento global, o stress das movimentações diárias ou os engarrafamentos de trânsito são as razões que nos estão e levar a repensar nas formas habituais de ir trabalhar.

<

Por todo o mundo, a mobilidade urbana das pessoas está a mudar quase diariamente. O mundo enfrenta novas experiências, quer sejam carros que se auto-conduzem, partilha de viatura ou a nova moda dos veículos eléctricos. É uma era fantástica para os transportes.

Seja por causa do crescimento das cidades, preocupações ambientais ou simplesmente economia individual, a utilização de soluções ecológicas está a aumentar. Como se estas não bastassem, também a possibilidade de o carro ou a mota serem roubados à porta do emprego, é um problema adicional. Portanto, as pessoas estão a voltar aos sistemas de locomoção mais antigos, e o preferido é a bicicleta. Não só nos liberta dos engarrafamentos, mas é também não poluente e mantém-nos em forma.

É por isso que a empresa de Taiwan Tern, em parceria com o gigante alemão da electrónica Bosch desenvolveram a Vektron.

A Tern foi fundada em 2010 por Florence Shen e Joshua Hon, mulher e filho de David T. Hon, fundador da Dahon, uma marca de bicicletas dobráveis. Há cinco anos que esta empresa vem desenhando e construindo bicicletas dobráveis, pelo que a marca conhece bem o mercado. A empresa tem trabalhado com base na crença de que a bicicleta é o expoente máximo dos veículos de alta eficácia e que está a tornar-se a maior alternativa no que diz respeito a deslocações multimodais.

A Tern Vektron estabelece novos parâmetros para as convencionais bicicletas eléctricas através da solução de três problemas: portabilidade, arrumação e roubo. Dobra-se em dez segundos e rola com facilidade para dentro de um autocarro, metro ou comboio, cabe em qualquer elevador e pode ser guardada debaixo da mesa do escritório. Até pode colocar duas no porta-bagagens de um carro para escapadelas de fim-de-semana.

Graças ao quadro rebaixado e a um guiador ajustável, é capaz de transportar pessoas desde 147cm de altura, até 195cm, portanto, uma só bicicleta pode ser partilhada pela família inteira. Inclui um painel de controlo inteligente que oferece leituras sobre velocidade, distâncias, autonomia restante e carga da bateria. O baixo centro de gravidade faz com que seja extremamente estável e fácil de conduzir.

A Vektron vem equipada com pneus de 20 polegadas, dez velocidades, luzes integradas no conjunto, discos de travões hidráulicos e cesto de carga na traseira.

Graças a uma bateria de 400 watt/hora, e a um motor de 36 volt desenhado pela Bosch (o "Active Line") oferece uma velocidade máxima de 30km/h, e tem uma impressionante autonomia de 130 quilómetros. Quatro modos de condução adicionam entre 50 e 250 por cento de potência de pedalada, que o irá ajudar a vencer inclinações como rampas ou passeios.

A bateria pode ser carregada até 50 por cento em apenas uma hora e meia, e carregada completamente em três horas e meia. Pesa apenas dois quilos e meio e comporta um sistema de gestão de bateria que previne picos de corrente, aquecimento excessivo e curto-circuitos.

A contrastar com outras bicicletas, que são disponibilizadas dentro de uma caixa sem montagem, a Tern Vektron pode ser adquirida em qualquer loja, afinada e está pronta a seguir caminho imediatamente.

A Vektron ebike pode ser adquirida nos Estados Unidos da América desde Outubro de 2016, e espera-se que chegue à Europa em 2017, embora ainda não haja data prevista para a disponibilidade. O preço, contudo, está fixado em 3400 dólares (aproximadamente 3100 euros). Sim, é muito dinheiro por uma bicicleta eléctrica, mas se considerarmos que está coberta pelo "Tern Care", uma garantia e acompanhamento técnico de dez anos, para que possa estar seguro de um serviço técnico fiável durante uma década, talvez não seja assim tão dispendioso.

Adicionalmente, os serviços para o motor podem ser fornecidos por qualquer técnico certificado da Bosch, em qualquer parte do mundo.


Contactos – Contacts:
www.ternbicycles.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 14279036_127247534397015_777594915_n

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    UMA LUVA QUE DEVOLVE A FORÇA À MÃO

    Depois de ter chegado à final do "Microsoft Imagine Cup", com o protótipo de uma luva que devolve a força à mão e que permite levantar objectos até 40 quilos, a NUADA, é uma das startups do momento.

  • 025

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    TRATAR DA PELE NUNCA FOI TÃO… DELICIOSO

    Uma doce tentação que provoca sensações tais que nem os seus maiores admiradores conseguem explicar. Ele é motivo de atracção turística em países como a Suíça, Bélgica, França, entre outros. Há mesmo quem se torne Provador...

  • birk_pillow_1024x1024

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    O baloiço que ajuda a manter o equilíbrio

    O equilíbrio do corpo humano é conseguido através da comunicação entre diferentes partes do corpo, os olhos, o sistema vestibular do ouvido e as articulações e músculos, quando cada parte funciona correctamente o sistema de...


  • Tim-Bengel-Schlossplatz-Stuttgart-2015

    Culture & Art

    Ago 1, 2017

    AREIAS DOURADAS

    Quando se atinge uma certa idade, começamos a pensar que já vimos de tudo na vida. Podemos até pensar que não existe mais nada para criar ou para realizar de forma diferente. E depois há estas súbitas surpresas. Belas surpresas.

    ...

  • Sem-Título-1

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    ABAT TM - NOS BASTIDORES DA COZINHA

    Todos gostamos de ir a um restaurante para experimentar pratos difíceis ou impossíveis de cozinhar em casa. Mas haverá muita gente a questionar-se qual o segredo da sua confecção? Ingredientes frescos não são o problema, no...

  • Bradley001

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    FUME-O VOCÊ MESMO

    É um facto incontornável que em pleno século XXI os chefs de gastronomia se tornaram nas novas estrelas rock, não há canal que não tenha os seus próprios programas de culinária e/ou promova concursos de culinário aos quais...


  • Food & Beverage

    Abr 1, 2015

    Dairy with an Atlantic taste

    The Azores is not only a well preserved and beautiful archipelago in the middle of the Atlantic, but also the home of LactAçores, a cooperatives union set to increase and expand the islands' biggest agricultural asset: dairy products.

    ...

  • alger_front_de_mer

    Business & Industry

    Abr 1, 2016

    Caminho Aberto a Novos Negócios na Argélia

    Detentor de uma das maiores reservas de petróleo e de gás natural do mundo, bem como de uma excelente localização, a Argélia tem desempenhado um papel fundamental para a estabilidade política no Magreb, Norte de África e na...

  • Stadium-Foods-One-Mad-Sport-1

    Food & Beverage

    Jan 1, 2018

    UMA LOUCURA DESPORTIVA

    Ninguém tem investido tanto em termos de tempo e originalidade na criação de alimentos deliciosos destinados a serem consumidos em estádios de futebol – por vezes até confeccionados e servidos nos parques de estacionamento...