Luxury & Fashion

Jan 31, 2016

Conduza o Luxo

Todos os anos, o mercado automóvel de luxo recebe novos modelos. Alguns dos maiores nomes da indústria têm sido o motor dos mercados, ao introduzir modelos que se tornaram icónicos e respeitados em todo o mundo. Mas aproxima-se nova concorrência.

É um facto que Audi, BMW e Mercedes – as marcas europeias campeãs de vendas de carros de luxo – criaram os padrões de indústria quando falamos deste tipo de veículos. Sabê-lo-á ao adquirir um deles. São um valor seguro, com garantias de durabilidade e um mínimo de problemas, que o conduzem a si e à sua família a qualquer destino alcançável por estrada. Mesmo os modelos mais recentes mantêm o seu charme ao tornarem-se mais desportivos e performativos. Quando os japoneses decidiram entrar no mercado, há algumas décadas, os primeiros modelos foram inspirados pelos homólogos europeus. Era o Velho Continente a ditar as modas. Após a criação do automóvel de luxo, pelas marcas britânicas Rolls-Royce e Bentley, foram os alemães que fixaram os padrões. No entanto, os japoneses refinaram o carro de luxo ao longo dos anos e os americanos estão a tentar apanhar a concorrência. Embora 2016 não seja um ano de inovações para os fabricantes europeus – as marcas tradicionais não anunciam grandes alterações à gama – está na altura de o mundo se espantar com a Lexus, engolir em seco com a Cadillac e ficar atónito com o novo e belíssimo Alfa Romeo.

Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio

Começando pelo Giulia, do fabricante italiano Alfa Romeo, o nosso primeiro olhar para o veículo é atraído para a fabulosa e curvilínea carroçaria. É como se os designers do "Centro Stile Alfa" – o quartel-general dos criativos da marca – tivessem olhado para uma mulher sumptuosamente bela no seu estúdio e diligentemente tivessem recriado todas as suas formas num carro de beleza extrema, que comporta toda a agressividade desportiva do "cuore sportivo" da Alfa. Após os modelos 8C e 4C, esta é, definitivamente, mais uma peça de arte.

Os motores combinam com o pedigree desportivo que o Giulia expõe. Desde o menos potente motor 2.0 litros com seis cilindros em linha capaz de debitar 276 cavalos, até ao 2.9 litros V6 de 505 cavalos derivado do Ferrari 488GTB, é fantástico observar o novo modelo. Mas, e quanto a conduzi-lo?

A Alfa alega que o topo de gama, o Quadrifoglio, consegue chegar dos 0km aos 100km/hora em 3,8 segundos, uma velocidade máxima de 307km/hora, e uma volta a Nordschleife em 7:39 minutos – o que o torna mais rápido em Nurburgring que o vizinho 430 Scuderia da marca de Maranello. Impressionante? Sim, é. Até para um Alfa Romeo, o que o coloca na concorrência directa com um BMW M3.

O tejadilho, capot, eixo de transmissão, e as ajudas aerodinâmicas à frente e atrás são construídas em fibra de carbono. Por baixo da carroçaria, todos os componentes trabalham em conjunto evitando acumulação de massa. No Quadrifoglio, até os pára-choques, pinças de disco monobloco Brembo e outros elementos da suspensão são feitos em fibra de carbono.

Cadillac CT6

A Cadillac decidiu fazer um regresso a sério ao mercado dos sedans de luxo, após vários anos concentrados em SUV e carros familiares. A marca decidiu voltar às suas origens e conceber um sedan de luxo a partir do zero, destinado a combater a BMW e a Mercedes no seu próprio território. Finalmente um Cadillac dirigido à Europa – livre dos constrangimentos dos patrões americanos sobre como deve ser um carro de luxo.

O design do CT6 está em linha com outros modelos da marca. Formas angulares, design limpo, janelas de grande dimensão e partes cromadas que lembram a proveniência da marca.

Um carro grande, com imenso espaço interior, pode ser preenchido com todo o tipo de engenhocas e electrónica para espantar qualquer viajante. De facto o esforço colocado na criação do CT6 inclui uma nova plataforma – a Omega, que será usada noutros veículos futuros da GM –, Active Chassis System com direcção traseira e amortecedores magnéticos. Tudo isto destinado a tornar a viagem mais confortável e fácil que a concorrência. Quanto a aparelhos electrónicos, o novo modelo tem um sistema de redução de perigo para peões, visão nocturna, câmara traseira no espelho retrovisor, carregamento sem-fios de telemóveis, ecrã táctil e touchpad e sistema de entretenimento para os bancos traseiros, além de um sistema de ar-condicionado de quatro zonas.

Para a marca, o Cadillac CT6 introduz mudanças em todos os aspectos do design e engenharia, até nos motores. Pela primeira vez um sedan de luxo de uma marca da GM não será equipado com um motor V8. De facto, serão disponibilizados três motores: um 2.0 litros com quatro cilindros e 265 cavalos; V6 3.0 litros bi-turbo a debitar 400 cavalos e um V6 de injecção direta aspirado naturalmente, capaz de desenvolver 336 cavalos. Os modelos com motores V6 serão equipados de base com um novo sistema activo de tracção integral que reencaminha 40% da potência para as rodas da frente em condições normais, tem um modo de Inverno com potência dividida 50/50 e um modo desportivo que aloca 70% da potência para as rodas traseiras.

Lexus LC 500

Do Japão chega um dos automóveis mais bonitos já anunciados para 2016. O novo Lexus CT é um coupé de luxo como nenhum outro na indústria. É o luxo redefinido num carro de elevadas prestações. Um tributo aos grandes modelos GT que originaram na Toyota – empresa-mãe da Lexus – ao longo dos anos, e o corolário de toda a tecnologia introduzida no altamente exclusivo Lexus LFA.

O LC 500 é o primeiro Lexus a usar a nova plataforma de luxo para veículos com tracção traseira, algo que não partilha com nenhum modelo actualmente, mas que o fabricante quer tornar padrão nos seus novos carros do segmento superior. Esta plataforma tornar-se-á a base de desenvolvimento para futuros veículos com motor dianteiro e tracção traseira. Num esforço para aperfeiçoar o comportamento do carro, os engenheiros do LC 500 concentraram-se nos fundamentos da plataforma ao colocarem a maior parte do peso, incluindo o motor e os ocupantes, numa zona central e rebaixada no chassis para melhorar o centro de gravidade.

A potência entregue às rodas traseiras do LC 500 é controlada por um conjunto novo e bem equilibrado de componentes que aumentam a força passada às rodas. O coração do novo modelo deriva do já provado motor 5.0 litros V8 de altas rotações, que se pode encontrar nos modelos RC F e GS F. Este V8 sem turbo foi escolhido pela sua resposta de aceleração suave e linear, bem como pelo seu som emocionante. O motor em alumínio, com 32 válvulas, debita 467 cavalos e um torque de 527Nm. O novo motor é construído para ser durável e leve, com bielas endurecidas e válvulas de titânio que permitem ao motor brilhar em alta rotação.

Este coupé topo de gama estreará o novo pacote multimédia da Lexus, que integra um software actualizado e mais flexível, e permitirá melhoramentos futuros e uma interface gráfica. Os ocupantes terão ainda uma impressionante experiência sonora dentro da carroçaria: além do sistema para audiófilos da Mark Levinson, um novo sistema premium da Pioneer será integrado como equipamento de série. Os engenheiros da Pioneer trabalharam em conjunto com os designers e engenheiros do LC 500 para aumentar as prestações de som dentro do veículo, estudando o ambiente acústico e introduzindo mudanças estruturais para aumentar a performance sonora.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1

    Science & Nature

    Out 4, 2018

    CITY TREE

    "A poluição urbana é um enorme problema em muitas cidades do mundo, e a fraca qualidade do ar pode significar um aumento em condições de doença crónica como a asma, ao mesmo tempo que dificulta as pessoas a andar, andar de...

  • Depositphotos_87744168_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 26, 2018

    SOCIEDADE "CASHLESS"

    Embora sob formas e suportes diferentes, o dinheiro está na história do ser humano há mais de 3000 anos. Uma realidade incontornável para uma sociedade de consumo que vemos 'acelerar' a cada dia que passa

  • Depositphotos_100938160_xl-2015

    Culture & Art

    Jun 23, 2018

    PRAZER CARIBENHO E DIVERTIDO

    Em todo o mundo existem duas formas de expressão que são transversais a todas as camadas da sociedade: música e dança popular. Curiosamente (ou não), ambas ambas resultam de um cruzamento de culturas. Não admira, por isso, encontrar...


  • parrilla

    Food & Beverage

    Mar 1, 2017

    GASTRONOMIA DO URUGUAI - UMA DELICIOSA SURPRESA

    Tido muitas vezes como um continente de desequilíbrios, a América do Sul guarda ainda muitas pequenas maravilhas quase inexploradas. É o caso do segundo menor país deste continente, o Uruguai. É um dos países mais desenvolvidos...

  • Zinco03

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    Gronelândia: A Derradeira Jazida de Zinco

    A Ironbark está actualmente a desenvolver três projectos na Gronelândia, destacando-se de longe a prospecção da mina de zinco e chumbo em Citronen. A multinacional australiana começou a aprofundar o projecto para a exploração...

  • Depositphotos_59323415_xl-2015

    Research & Education

    Mar 1, 2017

    LIVROS ESCOLARES EM TABLETS - MENOS PESO, MENOS CONHECIMENTO?

    Um pouco por todo o mundo, os pais estão preocupados com o peso que as mochilas escolares dos seus filhos têm de comportar todos os dias. Isto prende-se com o volume e número de manuais escolares que os alunos carregam, muitas...


  • Le Rosey, a Swiss international school

    Culture & Art

    Fev 29, 2016

    Uma Escola Para a Vida

    No mundo globalizado em que vivemos, o ensino bilingue e o networking são indispensáveis na educação e formação académicas desde tenra idade. A Your VIP Partner dá-lhe a conhecer Le Rosey, uma escola internacional...

  • The Perfect Silver

    Luxury & Fashion

    Dez 31, 2015

    A Prata Perfeita

    Karen Silver Design é uma empresa de fabrico, design e venda por atacado de joalharia de prata, sediada na Tailândia. Com especialização em vários tipos de prata, contam com grande variedade de colecções de joalharia de prata,...

  • Home & Design

    Set 1, 2015

    A small workshop destined to grow

    In 1965 Giorgio and Gilberto Martini started producing solid wood furniture in a small carpentry workshop in the lower regions of the province of Verona: an area with a long tradition of furniture-making. Right from the start, the firm...