Business & Industry

Dez 1, 2017

VESTIR O MELHOR

Na idade da internet, é possível comprar quase tudo através dos canais online. Desde comida a electrodomésticos, desde livros a todo o tipo de 'gadgets', desde carros a férias no estrangeiro e agora até roupas, sapatos e outros artigos de moda.

<

Por JORGE MATIAS

Fundada em 2008, em Berlim, na Alemanha, por Robert Gentz e David Schneider, a Zalando é uma empresa alemã de comércio electrónico que detém uma plataforma cruzada online que vende sapatos, roupas e outros artigos de moda.

Inicialmente, a empresa era especializada na venda de calçado, mas rapidamente, incluiu outras áreas da moda e do desporto, seguindo a sua inspiração original do retalhista online americano Zappos.

As operações fora da Alemanha começaram em 2009, quando a Zalando começou a oferecer as entregas na Áustria. Em 2010 a empresa lançou-se na Holanda e em França às quais se juntaram o Reino Unido, Itália e Suíça em 2011, e em 2012 lançou-se na Suécia, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Bélgica, Espanha e Polónia.

Desde 2013, inspirada nas empresas de tecnologia orientais, especialmente a China, a Zalando decidiu alterar a sua sucedida loja online para uma plataforma digital, reformulando-se num centro comercial digital, permitindo outras marcas e retalhistas a utilização para as suas próprias vendas.

O centro de operações é conduzido a partir da Alemanha e, pese embora alguns críticos tenham afirmado que estaria a cavar a sua sepultura, a Zalando acreditou fortemente que apenas poderia melhorar o seu negócio tomando ela própria conta da gestão.

Com as tecnologias de internet bem no centro das suas operações, a empresa, actualmente, emprega mais de 1000 técnicos IT apenas nos países com localizações vantajosas como a Irlanda (Dublin) e a Finlândia (Helsínquia).

A sua vantagem competitiva assenta nas suas ofertas de transportes e nas políticas de retoma, que não trazem custos adicionais enquanto prometem uma entrega rápida dos itens adquiridos. Adicionalmente, oferecem 'pagamento após entrega', o que envolve um certo risco para a empresa. A opção de pagar depois de receber os itens, bem como os 90 dias para devolução são opções altamente atractivas para os compradores de internet e exercem uma forte influência em compradores iniciados que muitas vezes receiam comprar online por causa dos riscos envolvidos.

A emprese tem orgulho em ser a montra europeia com maior selecção de roupas, sapatos e acessórios, representando mais de 1500 marcas para homem, mulher e criança. A Zalando afirma que é a melhor e mais segura maneira de criar o guarda-roupa perfeito.

Mas a história da Zalanado não é toda feita de sucesso. Os números da empresa mostram que a plataforma digital acumulou prejuízos desde a sua fundação, até 2014 quando finalmente, mostrou algum lucro. Isto deveu-se em grande parte à entrada na bolsa de valores de Frankfurt.

Os mais importantes factores de custo para a Zalando são os custos de cumprimento e os custos de marketing, ambos ocupando 50% da receita total sozinhos sem os custos das vendas incluídos (só por si, os custos de marketing fixaram-se em 25% em 2010).

Além disso, a empresa enfrentou alguma controvérsia também, com o jornal alemão Bild a reportar, em 2013, que a Zalando recebeu cerca de 3,3 milhões de euros entre 2007 e 2012, em subsídios de programas de desenvolvimento regional da União Europeia.

Já em 2012, o canal alemão de televisão ZDF emimtiu uma reportagem sobre o centro operacional de empacotamento e distribuição da Zalando, onde mostravam condições miseráveis para os trabalhadores.

A reportagem explicava que aos trabalhadores não era permitido que se sentassem durante o dia de trabalho, eram continuamente escrutinados e o seu espaço para trabalhar extremamente pequeno.

Contactos * www.corporate.salando.de * Tel: +49 (0)30 2096 81 484

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Li-HongBo-Klein-Sun-AM-41

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    LI HONGBO - BUSTOS FLEXÍVEIS

    Maleável como um dançarino de breakdance é assim que surge o busto de Michelangelo no trabalho intitulado "Tools of study", do artista chinês Li Hongbo, feito apenas com papel e cola. Tratam-se de esculturas de papel, mas...

  • 2-crowdfunding

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    Para lá das Garrafas

    Os laboratórios Skipping Rock, sedeados no Reino Unido, assumiram como missão erradicar o desperdício causado pelas garrafas e copos de água criando a Ooho!, o primeiro de muitos produtos que, prometem, irão revolucionar as coisas...

  • lilium-jet-flying

    Mecanica e Locomoção

    Jun 1, 2017

    O LANÇAMENTO DO FUTURO

    Conheça os Jetsons. Eles voltaram dos anos 1960 para o futuro recente. De repente, o mundo imaginário de William Hannah e Joseph Barbera tornou-se bastante realista. Parece demasiado fantástico? Provavelmente, é porque é mesmo!

    ...


  • dubrovnik_croatia-1_inpixbay

    Lifestyle & Travel

    Jun 28, 2018

    UM TESOURO BEM ESCONDIDO

    A Croácia é um país secular com uma rica história arquitetónica preservada até aos dias de hoje. Com paisagens de cortar a respiração, encanta pelo verde da natureza e o azul marinho que contrastam com os velhos monumentos. Vamos...

  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    UMA REGIÃO DE EXCELÊNCIA

    O "Alentejo 2020" – Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014-2020 (programa de financiamento europeu para o desenvolvimento regional, neste caso, a região alentejana, em Portugal), é o resultado do trabalho...

  • Hotel-deserto-Marrocos

    Lifestyle & Travel

    Jun 26, 2018

    UM CHÁ NO DESERTO, QUERIDA?

    Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras

    ...


  • 1

    Science & Nature

    Jun 1, 2015

    Gardening exotic straight from Africa

    Exotic plants are sought by gardeners all over the planet, making them part of a global business where beauty is more important than cost. South African flora is very unique in the world. Many species of succulents only grow in South...

  • Food & Beverage

    Mar 1, 2015

    From the Plant to the Cup

    Delta Coffee, in the form of its founder, Manuel Rui Azinhais Nabeiro, brought the magic of coffee into the business model.

  • Vamos-Minning-Without-Exploding-1

    Technology

    Jan 1, 2018

    MINERAÇÃO SEM EXPLOSÃO

    A mineração é um dos sectores básicos de economia. Porém, assim como toda exploração de recurso natural, a actividade mineradora provoca impactos no meio ambiente. Para minimizar esses danos, um consórcio europeu criou uma...