Business & Industry

Dez 1, 2017

VESTIR O MELHOR

Na idade da internet, é possível comprar quase tudo através dos canais online. Desde comida a electrodomésticos, desde livros a todo o tipo de 'gadgets', desde carros a férias no estrangeiro e agora até roupas, sapatos e outros artigos de moda.

<

Por JORGE MATIAS

Fundada em 2008, em Berlim, na Alemanha, por Robert Gentz e David Schneider, a Zalando é uma empresa alemã de comércio electrónico que detém uma plataforma cruzada online que vende sapatos, roupas e outros artigos de moda.

Inicialmente, a empresa era especializada na venda de calçado, mas rapidamente, incluiu outras áreas da moda e do desporto, seguindo a sua inspiração original do retalhista online americano Zappos.

As operações fora da Alemanha começaram em 2009, quando a Zalando começou a oferecer as entregas na Áustria. Em 2010 a empresa lançou-se na Holanda e em França às quais se juntaram o Reino Unido, Itália e Suíça em 2011, e em 2012 lançou-se na Suécia, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Bélgica, Espanha e Polónia.

Desde 2013, inspirada nas empresas de tecnologia orientais, especialmente a China, a Zalando decidiu alterar a sua sucedida loja online para uma plataforma digital, reformulando-se num centro comercial digital, permitindo outras marcas e retalhistas a utilização para as suas próprias vendas.

O centro de operações é conduzido a partir da Alemanha e, pese embora alguns críticos tenham afirmado que estaria a cavar a sua sepultura, a Zalando acreditou fortemente que apenas poderia melhorar o seu negócio tomando ela própria conta da gestão.

Com as tecnologias de internet bem no centro das suas operações, a empresa, actualmente, emprega mais de 1000 técnicos IT apenas nos países com localizações vantajosas como a Irlanda (Dublin) e a Finlândia (Helsínquia).

A sua vantagem competitiva assenta nas suas ofertas de transportes e nas políticas de retoma, que não trazem custos adicionais enquanto prometem uma entrega rápida dos itens adquiridos. Adicionalmente, oferecem 'pagamento após entrega', o que envolve um certo risco para a empresa. A opção de pagar depois de receber os itens, bem como os 90 dias para devolução são opções altamente atractivas para os compradores de internet e exercem uma forte influência em compradores iniciados que muitas vezes receiam comprar online por causa dos riscos envolvidos.

A emprese tem orgulho em ser a montra europeia com maior selecção de roupas, sapatos e acessórios, representando mais de 1500 marcas para homem, mulher e criança. A Zalando afirma que é a melhor e mais segura maneira de criar o guarda-roupa perfeito.

Mas a história da Zalanado não é toda feita de sucesso. Os números da empresa mostram que a plataforma digital acumulou prejuízos desde a sua fundação, até 2014 quando finalmente, mostrou algum lucro. Isto deveu-se em grande parte à entrada na bolsa de valores de Frankfurt.

Os mais importantes factores de custo para a Zalando são os custos de cumprimento e os custos de marketing, ambos ocupando 50% da receita total sozinhos sem os custos das vendas incluídos (só por si, os custos de marketing fixaram-se em 25% em 2010).

Além disso, a empresa enfrentou alguma controvérsia também, com o jornal alemão Bild a reportar, em 2013, que a Zalando recebeu cerca de 3,3 milhões de euros entre 2007 e 2012, em subsídios de programas de desenvolvimento regional da União Europeia.

Já em 2012, o canal alemão de televisão ZDF emimtiu uma reportagem sobre o centro operacional de empacotamento e distribuição da Zalando, onde mostravam condições miseráveis para os trabalhadores.

A reportagem explicava que aos trabalhadores não era permitido que se sentassem durante o dia de trabalho, eram continuamente escrutinados e o seu espaço para trabalhar extremamente pequeno.

Contactos * www.corporate.salando.de * Tel: +49 (0)30 2096 81 484

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • NovaBateria01

    Technology

    Mai 1, 2017

    Chegaram as baterias do futuro

    Com 94 anos de idade seria de esperar que John Goodenough abrandasse o ritmo, contudo o inventor das baterias de lítio que têm permitido aumentar a longevidade da utilização dos telemóveis e o desenvolvimento de veículos eléctricos...

  • LesMills01

    Helthcare & Wellness

    Jun 1, 2017

    A mexer há 49 Anos

    Nascido em 1934, Leslie Roy "Les" Mills foi um atleta profissional de renome, chegando a representar a Nova Zelândia nos Jogos Olímpicos em quatro ocasiões e nos Jogos da Commonwealth do Império Britânico ao longo de duas décadas,...

  • Viagem marco

    Lifestyle & Travel

    Mar 3, 2018

    AVENTURA SEM TURISMO

    O turismo de aventura tornou-se extramente popular na última década, mas perdeu também boa parte do seu realismo, afinal com visitas guiadas e resorts à porta fechada em hotéis de luxo pouco tem sobrado do espírito de aventura...


  • 7ca7cf5fff31dbb91763cd309e05c8a6

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    ROLHAS QUE FAZEM BONS VINHOS

    Um bom vinho cai bem em qualquer ocasião. Porém, os cuidados necessários para que o gosto seja perfeito, como a escolha de uma boa rolha de cortiça, são detalhes tidos em conta apenas pelos consumidores mais exigentes. Em Itália...

  • Depositphotos_8485784_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    SEMENTES SEM COPYRIGHT

    A impressionante senda legislativa mundial chegou ao mais trivial dos produtos: os alimentos. É a mais recente tentativa do Homem, de se apoderar e controlar elementos da natureza.

  • #1

    Luxury & Fashion

    Out 19, 2018

    HORNSKOV KØBENHAVN

    "Todos conhecemos a importância que uma aparência impecável tem no mundo dos negócios. Cada vez mais, vemos espantosos cortes de cabelo e barba, combinados com belas gravatas e fatos e camisas e sapatos."


  • porqueTec

    Business & Industry

    Out 1, 2015

    Extracção Sustentável

    A Embu S.A. Engenharia e Comércio é uma empresa com 100% de capital nacional e que se destaca no sector pelo fornecimento de agregados da mais alta qualidade para a indústria de construção. Adoptou a filosofia de...

  • AllPhotosMargaridaCunha (1)

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2016

    RECARREGAR ENERGIAS NA TERCEIRA MELHOR ILHA DO MUNDO

    Temperaturas ideais, montanhas verdejantes, praias de sonho, cultura, ritmos autênticos, experiências inesquecíveis e a vitalidade das suas gentes, assim é a Jamaica. Exótica e sedutora, foi eleita a melhor Ilha das Caraíbas...

  • Mahabis-2

    Luxury & Fashion

    Out 1, 2016

    CHINELOS QUE PROMOVEM O BEM-ESTAR

    Comercializados pela mahabis, os chinelos do século XXI têm sola italiana, mas são produzidos em Portugal. Destacam-se no mercado pelo conforto, simplicidade e funcionalidade, e foram concebidos para ser um reflexo da herança global....