Food & Beverage

Abr 1, 2017

PREPPER - REFEIÇÕES PARA O FIM DO MUNDO

Graças ao popular programa do National Geographic Channel, "Preparados Para o Fim do Mundo", o fenómeno dos sobrevivencialistas passou de um mercado de nicho norte-americano centrado quase exclusivamente nos Estados Unidos da América e no Canadá para um mercado global com adeptos nos quatro cantos do mundo, tendo surgido toda uma nova indústria que se implanta agora no Japão e em toda a Europa, com destaque para a França, Alemanha, Itália e Reino Unido. 

Referimo-nos à indústria dos alimentos liofilizados. Há meros 5 anos, as opções quanto ao armazenamento de alimentos de longa duração (alguns com uma validade de 30 anos em prateleira) estava restringida a comida desenxabida e a rações militares, apostando mais no número de calorias e proteína do que no aspecto e no sabor.

Tal já não é o caso. A indústria tem-se desenvolvido de tal modo que hoje em dia já se encontram disponíveis várias opções gourmet, suculentas sobremesas e petiscos e o mercado passou de servir meramente os sobrevivencialistas, missões humanitárias e expedições à Antárctida, para incluir agora os desportistas de alta competição, alpinistas, campistas, iatistas e entusiastas da boa nutrição.

O maior distribuidor europeu é a Conserva.de, que disponibiliza os produtos, tanto em venda a retalho, como em pacotes completos para opções de duas ou três refeições diárias, para períodos de uma semana, quinze dias, um mês, 90 dias e podendo optar por produtos com validade de 10 ou 30 anos, havendo opções liofilizadas (as mais populares) e enlatadas.

Ao contrário do que sucedia outrora, a maior parte das opções hoje em dia são orgânicas e saudáveis, havendo uma ampla disponibilidade de fruta liofilizada, cereais integrais e produtos biológicos sem Organismos Geneticamente Modificados.

Além das várias opções de fruta, o aperfeiçoamento da liofilização permite agora a inclusão de peixe, marisco e carne (salmão, camarão, frango, porco, vaca e até veado) no armazenamento de longa duração, sem que percam as suas características. O processo retira toda a água dos alimentos fazendo com que seja praticamente impossível estragarem-se até à data em que os consumimos, seja numa viagem de campismo com a família no próximo fim-de-semana, na probabilidade de uma catástrofe natural daqui a 10 ou 25 anos, ou pura e simplesmente porque não lhe apetece estar a confecionar uma refeição quando chega a casa do trabalho.

O aperfeiçoamento da indústria dos enlatados permitiu também a inclusão de algumas extravagâncias, desde o pão enlatado, passando pelos hambúrgueres e salsichas gourmet, extremamente populares no mercado alemão. Até bolos de aniversário.

Hoje em dia, é possível encontrar nas opções de longa duração praticamente todos os alimentos que consumimos no dia-a-dia e em datas festivas e, atenção que não nos referimos a farinhas pré-preparadas às quais basta adicionar água e cozer, referimo-nos a bolos e pão já prontos a comer; basta abrir a embalagem e servir.

Mas a grande novidade será mesmo a inclusão de fruta liofilizada, algo em que a Healthy Supplies se especializou tornando possível o armazenamento de maçãs, morangos, mirtilos, cerejas, bananas, ananases, framboesas, amoras e groselhas, tanto fatiadas e picadas, como inteiras ou em pó que podem ser ingeridas após hidratados ou mesmo directamente do pacote, como petiscos rápidos e saudáveis.

Os alimentos de longa duração nunca foram tão variados, nutritivos, saudáveis e deliciosos e como diz o velho ditado, "mais vale prevenir do que remediar".

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Out 29, 2018

    AUBERGE CAFÉ DU SUD

    "Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras."

    ...

  • doTERRA001

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    RESPIRE NATURALMENTE

    Praticamente todos os rebuçados e gomas para a tosse que se encontram actualmente disponíveis em qualquer supermercado ou farmácia incluem vários químicos de laboratório, entre adoçantes, corantes artificiais e agentes activos. 

    ...


  • 1

    Science & Nature

    Out 3, 2018

    SPROUT PENCIL

    O que acontece com um lápis de madeira depois de ser usado? Normalmente, é deitado ao lixo. Mas, e se fosse possível aumentar o seu tempo de vida, mesmo após já não restar nada que permita ser utilizado?

  • 978x0

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    O ETERNO CAPITÃO

    Os franceses consideram-no uma das mais importantes figuras da sua história. Se tal não fosse redutor, até poderia ser verdade. A verdade, porém, é que este senhor, cuja imagem associamos de imediato ao gorro vermelho, foi uma...

  • AdobeStock_86784638

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    ÁGUA-DE-COLÓNIA - TODOS OS CHEIROS DO MUNDO

    O mundo não é só pensado, falado, lido ou visto. É sentido, cheirado e ouvido. A nossa relação com as cidades é exemplo disso. Estas possuem identidades que vão sendo construídas tanto no imaginário de quem nunca as viveu...


  • 1

    Science & Nature

    Jan 1, 2018

    SAFARIS, GORILAS E VULCÕES

    Com um governo estável desde o ano 2000, a República do Ruanda tem-se consolidado como uma das nações com o menor índice de corrupção da toda a África e um destino de férias de excelência com uma ampla oferta dedicada ao...

  • _MG_0221

    Food & Beverage

    Mai 1, 2016

    Ligando Lisboa ao Mundo

    A funcionar há um ano, a Lisbon Business Connections – LBC é uma plataforma de promoção empresarial da cidade de Lisboa, que tem na figura dos Conectores os principais embaixadores. A importância destes funde-se com a da LBC,...

  • alger_front_de_mer

    Business & Industry

    Abr 1, 2016

    Caminho Aberto a Novos Negócios na Argélia

    Detentor de uma das maiores reservas de petróleo e de gás natural do mundo, bem como de uma excelente localização, a Argélia tem desempenhado um papel fundamental para a estabilidade política no Magreb, Norte de África e na...