Food & Beverage

Abr 1, 2017

PREPPER - REFEIÇÕES PARA O FIM DO MUNDO

Graças ao popular programa do National Geographic Channel, "Preparados Para o Fim do Mundo", o fenómeno dos sobrevivencialistas passou de um mercado de nicho norte-americano centrado quase exclusivamente nos Estados Unidos da América e no Canadá para um mercado global com adeptos nos quatro cantos do mundo, tendo surgido toda uma nova indústria que se implanta agora no Japão e em toda a Europa, com destaque para a França, Alemanha, Itália e Reino Unido. 

<

Referimo-nos à indústria dos alimentos liofilizados. Há meros 5 anos, as opções quanto ao armazenamento de alimentos de longa duração (alguns com uma validade de 30 anos em prateleira) estava restringida a comida desenxabida e a rações militares, apostando mais no número de calorias e proteína do que no aspecto e no sabor.

Tal já não é o caso. A indústria tem-se desenvolvido de tal modo que hoje em dia já se encontram disponíveis várias opções gourmet, suculentas sobremesas e petiscos e o mercado passou de servir meramente os sobrevivencialistas, missões humanitárias e expedições à Antárctida, para incluir agora os desportistas de alta competição, alpinistas, campistas, iatistas e entusiastas da boa nutrição.

O maior distribuidor europeu é a Conserva.de, que disponibiliza os produtos, tanto em venda a retalho, como em pacotes completos para opções de duas ou três refeições diárias, para períodos de uma semana, quinze dias, um mês, 90 dias e podendo optar por produtos com validade de 10 ou 30 anos, havendo opções liofilizadas (as mais populares) e enlatadas.

Ao contrário do que sucedia outrora, a maior parte das opções hoje em dia são orgânicas e saudáveis, havendo uma ampla disponibilidade de fruta liofilizada, cereais integrais e produtos biológicos sem Organismos Geneticamente Modificados.

Além das várias opções de fruta, o aperfeiçoamento da liofilização permite agora a inclusão de peixe, marisco e carne (salmão, camarão, frango, porco, vaca e até veado) no armazenamento de longa duração, sem que percam as suas características. O processo retira toda a água dos alimentos fazendo com que seja praticamente impossível estragarem-se até à data em que os consumimos, seja numa viagem de campismo com a família no próximo fim-de-semana, na probabilidade de uma catástrofe natural daqui a 10 ou 25 anos, ou pura e simplesmente porque não lhe apetece estar a confecionar uma refeição quando chega a casa do trabalho.

O aperfeiçoamento da indústria dos enlatados permitiu também a inclusão de algumas extravagâncias, desde o pão enlatado, passando pelos hambúrgueres e salsichas gourmet, extremamente populares no mercado alemão. Até bolos de aniversário.

Hoje em dia, é possível encontrar nas opções de longa duração praticamente todos os alimentos que consumimos no dia-a-dia e em datas festivas e, atenção que não nos referimos a farinhas pré-preparadas às quais basta adicionar água e cozer, referimo-nos a bolos e pão já prontos a comer; basta abrir a embalagem e servir.

Mas a grande novidade será mesmo a inclusão de fruta liofilizada, algo em que a Healthy Supplies se especializou tornando possível o armazenamento de maçãs, morangos, mirtilos, cerejas, bananas, ananases, framboesas, amoras e groselhas, tanto fatiadas e picadas, como inteiras ou em pó que podem ser ingeridas após hidratados ou mesmo directamente do pacote, como petiscos rápidos e saudáveis.

Os alimentos de longa duração nunca foram tão variados, nutritivos, saudáveis e deliciosos e como diz o velho ditado, "mais vale prevenir do que remediar".

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 572e1220696469.5631227a8514a

    Mecanica e Locomoção

    Mar 1, 2017

    EXO - MAIS DO QUE UMA PRÓTESE COMUM

    Os Estados Unidos da América (EUA), país onde o número de pessoas que viu amputados algum dos seus membros ascende aos dois milhões, é o mesmo país que agora disponibiliza ao mercado uma tecnologia pioneira de próteses que...

  • Vinhas02

    Business & Industry

    Mar 31, 2018

    NÉCTARES DA "ILHA DAS MAÇÃS"

    O Estado australiano da Tasmânia tornou-se conhecido graças às suas maçãs, tanto que acabou por ser alcunhado de "ilha das maçãs" dada a predominância dos seus pomares

  • as-lentes-de-um-genio.html

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    O FOTÓGRAFO SEM MEDO

    Ousado, chocante, vibrante, sem medo, sem a preocupação de ser aceite ou rejeitado, mas sempre com o desejo de nos deixar sem palavras perante a sua arte. Assim é este americano, nascido em 11 de Março de 1963, em Hartford, Connecticut,...


  • Gourmet01

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    Cruzeiros Gourmet

    A família Bhende decidiu inovar e, no passado mês de Abril, estreou o primeiro navio, hotel e restaurante de Bombaim, apostando em cruzeiros gourmet de luxo a bordo do AB Celestial. 

  • Reading-Between-the-Lines-church-by-Gijs-Van-Vaerenbergh-2

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ESCULPIR NO AR

    Uma igreja pode ser o cerne da vida de cada um, ou simplesmente uma estrutura física que se combina com o ambiente envolvente. É isto que está no fundo de "Reading between the lines", uma instalação artística que emerge da paisagem,...

  • 17916763_10154923732760860_1525008882_o

    Business & Industry

    Jun 1, 2017

    EXPORTAR O MELHOR

    Actualmente, quando falamos sobre o melhor que existe no mundo, não é possível evitar falar em Portugal. É agora, o país mais conhecido do mundo pelas suas maravilhas, segredos, história e gastronomia. Destaca-se como o melhor...


  • Manufacturing

    Luxury & Fashion

    Jan 1, 2015

    Portuguese do it better

    Despite the doom and gloom, there is one Portuguese industry that's making great strides: Shoemaking, one of the most traditional and oldest industries in the country, mapping out a new future by exporting its way out of the crisis.

    ...

  • 1

    Technology

    Mai 1, 2015

    Transcontinental businesses

    The world has changed, and so has the way people and companies do business around the globe, increasing connections and networking through the internet, partnerships and new business concepts which bring with them more innovation and...

  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    Earth movers

    Liebherr trucks are some of the bigest available for mining operations. Years of expertise brought the swiss manufacturer to the top of the earthmoving market, making these gigantic machines a constant presence in mines across the world....