Food & Beverage

Abr 1, 2017

PREPPER - REFEIÇÕES PARA O FIM DO MUNDO

Graças ao popular programa do National Geographic Channel, "Preparados Para o Fim do Mundo", o fenómeno dos sobrevivencialistas passou de um mercado de nicho norte-americano centrado quase exclusivamente nos Estados Unidos da América e no Canadá para um mercado global com adeptos nos quatro cantos do mundo, tendo surgido toda uma nova indústria que se implanta agora no Japão e em toda a Europa, com destaque para a França, Alemanha, Itália e Reino Unido. 

<

Referimo-nos à indústria dos alimentos liofilizados. Há meros 5 anos, as opções quanto ao armazenamento de alimentos de longa duração (alguns com uma validade de 30 anos em prateleira) estava restringida a comida desenxabida e a rações militares, apostando mais no número de calorias e proteína do que no aspecto e no sabor.

Tal já não é o caso. A indústria tem-se desenvolvido de tal modo que hoje em dia já se encontram disponíveis várias opções gourmet, suculentas sobremesas e petiscos e o mercado passou de servir meramente os sobrevivencialistas, missões humanitárias e expedições à Antárctida, para incluir agora os desportistas de alta competição, alpinistas, campistas, iatistas e entusiastas da boa nutrição.

O maior distribuidor europeu é a Conserva.de, que disponibiliza os produtos, tanto em venda a retalho, como em pacotes completos para opções de duas ou três refeições diárias, para períodos de uma semana, quinze dias, um mês, 90 dias e podendo optar por produtos com validade de 10 ou 30 anos, havendo opções liofilizadas (as mais populares) e enlatadas.

Ao contrário do que sucedia outrora, a maior parte das opções hoje em dia são orgânicas e saudáveis, havendo uma ampla disponibilidade de fruta liofilizada, cereais integrais e produtos biológicos sem Organismos Geneticamente Modificados.

Além das várias opções de fruta, o aperfeiçoamento da liofilização permite agora a inclusão de peixe, marisco e carne (salmão, camarão, frango, porco, vaca e até veado) no armazenamento de longa duração, sem que percam as suas características. O processo retira toda a água dos alimentos fazendo com que seja praticamente impossível estragarem-se até à data em que os consumimos, seja numa viagem de campismo com a família no próximo fim-de-semana, na probabilidade de uma catástrofe natural daqui a 10 ou 25 anos, ou pura e simplesmente porque não lhe apetece estar a confecionar uma refeição quando chega a casa do trabalho.

O aperfeiçoamento da indústria dos enlatados permitiu também a inclusão de algumas extravagâncias, desde o pão enlatado, passando pelos hambúrgueres e salsichas gourmet, extremamente populares no mercado alemão. Até bolos de aniversário.

Hoje em dia, é possível encontrar nas opções de longa duração praticamente todos os alimentos que consumimos no dia-a-dia e em datas festivas e, atenção que não nos referimos a farinhas pré-preparadas às quais basta adicionar água e cozer, referimo-nos a bolos e pão já prontos a comer; basta abrir a embalagem e servir.

Mas a grande novidade será mesmo a inclusão de fruta liofilizada, algo em que a Healthy Supplies se especializou tornando possível o armazenamento de maçãs, morangos, mirtilos, cerejas, bananas, ananases, framboesas, amoras e groselhas, tanto fatiadas e picadas, como inteiras ou em pó que podem ser ingeridas após hidratados ou mesmo directamente do pacote, como petiscos rápidos e saudáveis.

Os alimentos de longa duração nunca foram tão variados, nutritivos, saudáveis e deliciosos e como diz o velho ditado, "mais vale prevenir do que remediar".

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 4

    Technology

    Out 31, 2018

    ECRÃS FLEXÍVEIS ROYOLE

    "Muitas vezes é o caso de avanços tecnológicos, que são de alguma forma interessantes, mas depois passam muito tempo na fase de protótipo. Os detalhes costumam ser complicados, mas a Royole mostrou algumas telas flexíveis...

  • plantwear1

    Luxury & Fashion

    Set 26, 2018

    PLANTWEAR

    Exclusividade em cada peça

    Inspirada na madeira e nas suas formas singulares, cada peça é como cada pedaço da matéria-prima: único. Não existe uma peça igual tornando-a para além de lindíssima, muito especial....

  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...


  • AdobeStock_29464033 b

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    MIRO FORESTRY COMPANY - MADEIRA, A RIQUEZA ECOLÓGICA

    A madeira como matéria-prima cuja extracção é passível de sustentabilidade através da renovação, e a relação entre custo, qualidade e aproveitamento, faz dela um recurso impar. O seu crescimento em florestas é a melhor...

  • hq720

    Technology

    Abr 1, 2017

    A CURIOSIDADE CRIOU O ROBOT

    Até à data só exploramos cinco por cento dos oceanos da Terra. Tal significa, só para termos uma ideia, que actualmente sabemos muito mais acerca da geografia da Lua do que acerca dos oceanos do nosso próprio planeta. 

    ...

  • architectureimg.com-medieval-neuschwanstein-castle-germany-photography-architecture-scenery-bavaria-landscape-wide-screen-image-gallery

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    OS CONTOS DE FADAS E O PAPEL ESTRATÉGICO

    Para além da construção e beleza intemporais, os castelos são cenários de histórias românticas e encerram em si inúmeros mistérios e períodos da História. Modernos ou medievais, são monumentos de visita obrigatória e...


  • Luxury & Fashion

    Set 1, 2015

    The Shoe Must Go On

    Tradition at Ludwig Reiter is by no means an end in itself, but it seeks to transform and develop. The Viennese shoemaking tradition combines an uncompromising preservation towards high quality standards, finishing techniques and progressive...

  • 1

    Technology

    Mai 1, 2015

    Power In a box

    Wherever your journey may take you, VARTA batteries provide all the power to take you there. Whether you are driving your very first car, you own a vehicle with Start-Stop functionality, or you drive a highly equipped vehicle with high...

  • 1

    Business & Industry

    Jun 1, 2015

    The finest optics

    The history of BelOMA starts back in in 1957 with the establishment of Minsk Mechanical Works. In view of expansion of production volume and nomenclature of the products being manufactured, in 1971 the Belarusian Optical and Mechanical...