Food & Beverage

Mai 1, 2016

DELICIOSA COMBINAÇÃO

Seguramente que já ouviu falar de kefir. Biologicamente, kefir é um probiótico que se reproduz através da fermentação com leite. Explicado de forma simples, trata-se de uma colónia de micro-organismos vivos com o aspecto de uma couve-flôr, mas o valor nutricional e terapêutico é muito superior.

<

Originário do Cáucaso, o kefir é formado por lactobacilos e leveduras aptos a fermentar diversos substratos – sendo o leite caprino ou bovino, historicamente, o mais utilizado.

O metabolismo da colónia de micro-organismos consome a lactose, sintetiza enzimas que ajudam a digerir a bebida resultante dessa fermentação. Além disso, modifica os sais de cálcio para formas que são mais facilmente absorvidas pelo organismo humano. O preparado pode ser feito com leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, égua e camela. Contrariamente ao iogurte, que é fermentado apenas por lactobacilos, o kefir exige temperaturas mais baixas.

Os grãos de kefir multiplicam-se à medida que vão sendo cultivados. Quanto maior a temperatura, mais activos ficam, e, por conseguinte, aumentam mais rapidamente de tamanho. Por causa disso, são tradicionalmente doados e as orientações para cultivo são passadas oralmente. Devem ser manuseados com instrumentos não metálicos, devido à possível reacção do ácido da fermentação com os metais, mantendo-o em locais com pouca luz e sujeito a temperaturas exteriores o mais constantes possível – entre os 15 °C e os 40 °C.

O líquido fermenta em, aproximadamente, 24 horas e quanto maior a temperatura, mais rápida será a fermentação. Em temperaturas inferiores a 10.°C, o kefir entra em estado de hibernação, pelo que pode ser guardado no frigorífico para utilização futura. Depois do período de 24 horas de fermentação, o leite deve ser coado e os grãos do kefir adicionados a outro leite, um procedimento que deve ser cíclico e por tempo indeterminado. No final, deverá aparentar uma consistência cremosa, com sabor agridoce e refrescante, e pode conter entre 0.08 a 2% de álcool na composição.

Efeitos para a Saúde

Apesar de existirem várias abordagens sobre o assunto, não há comprovação científica de que o kefir seja eficaz no tratamento de qualquer doença. Em portadores de intolerância a lactose, apesar da fermentação reduzir a quantidade de lactose do leite, podem ocorrer, ainda assim, sintomas de intolerância severa. Um dos casos em que se verifica o efeito benéfico do kefir na saúde é na limpeza da membrana intestinal, aliviando muitos dos sintomas que confundem os diagnósticos médicos. Apesar de pobre na maioria das vitaminas, é abundante em vitamina D.

Já os minerais não se apresentam em quantidades expressivas, apenas o cálcio em forma de sais, que é mais facilmente absorvido que o cálcio contido no leite não-fermentado. O maior mérito do kefir está na alta qualidade e quantidade de aminoácidos, e na eliminação de micro-organismos patogénicos da flora intestinal.

Como Cultivar

O cultivo de Kefir é simples. Após a fermentação do leite, coe os grãos de kefir utilizando uma peneira de plástico para separar a bebida dos grãos. Não aperte ou esprema os grãos de Kefir, apenas chacoalhe a peneira para facilitar o escoamento do leite. Guarde a bebida fermentada no frigorífico em recipiente tapado. O ideal é consumir a bebida no prazo de 24 horas, ou de preferência, no prazo de três dias porque os probióticos morrem com o passar do tempo. De salientar que o kefir não deve ser lavado com água porque esta retira o gel – kefiran - que os envolve e pode matar os grãos. Caso os grãos estejam muito "pastosos", utilize um pouco de leite para enxaguá-los. Devolva os grãos ao recipiente de cultivo e coloque mais leite até que os grãos fiquem a boiar.

Cubra o recipiente para evitar que insetos e poeira contaminem o cultivo. Pode congelar os grãos de kefir evitando assim que morram. Para congelar os grãos de kefir basta coá-los, não precisa lavá-los. Para descongelar, basta colocar os grãos no leite a temperatura ambiente ou gelado fora do congelador e aguardar o período de fermentação.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • transferir (1)

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    Outra face da aquicultura

    Em 2016 o comércio de algas marinhas obteve um rendimento que ultrapassa, a título de exemplo, toda a produção mundial de limas e limões. A captura de algas duplicou na última década e actualmente já existem autênticas quintas...

  • Depositphotos_19090019_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 30, 2018

    STEVIA

    This is already the century to take care of the body balance and healthcare. From the trip to gym three times a week, jogging in a park or by a river side or even on the beach, vegan food or even the external visual care, it will...

  • Depositphotos_50352095_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Abr 28, 2018

    OS NOVOS EMPREENDEDORES, LÍDERES E VISIONÁRIOS

    A geração que nasceu e cresceu entre os anos 80 e 90 viveu toda a revolução digital, tecnológica, social e económica que o nosso mundo sofreu


  • 01-Galop-DHermes.nocrop.w710.h2147483647.2x

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    ESTRIBO ELEGANTE

    A nova garrafa de perfume de senhora do icónico Galop d'Hermès é inspirada na original, de 1930, da abertura da primeira loja da Hermès em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Voltemos quase um século atrás.

  • Doha-Skyline-3

    Business & Industry

    Abr 13, 2018

    UMA NOVA ETAPA PARA O MÉDIO ORIENTE

    Infelizmente, falar de Médio Oriente traz muitas vezes associada a ideia de guerra e conflitos, pois esta região charneira entre o Ocidente e o Oriente ainda não encontrou uma situação completamente estável desde o fim do Império...

  • cientista2

    Research & Education

    Set 21, 2018

    LUTA CONTRA O CANCRO

    Cientistas portugueses na Vanguarda

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo. 


    ...


  • La Perla

    Luxury & Fashion

    Fev 1, 2015

    The History of La Perla

    The artisanal heritage, the know-how of the female body, the fusion of innovation and tradition, the Italian identity. These solid points are the chromosomes of the La Perla DNA, the most authentic legacy of the founder Ada Masotti.

    ...

  • Leather1

    Business & Industry

    Dez 1, 2016

    ESTILO SUL-AMERICANO

    A história ensina-nos que a primeira exportação de cabedais da Argentina para a Europa, foi efectuada por uma fábrica de curtumes em 1790. Por essa altura, a primeira razão para criar gado era o valor da sua pele, a carne era...

  • BENETTI-PANTHERA-NAV-253_MOD_LG

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2015

    Luxury afloat

    For Benetti, building yachts means carrying on the tradition of innovation, style and quality that has shaped the company's approach and culture. It means continuing to diversify production in order to satisfy the increasingly complex...