Food & Beverage

Mai 1, 2016

DELICIOSA COMBINAÇÃO

Seguramente que já ouviu falar de kefir. Biologicamente, kefir é um probiótico que se reproduz através da fermentação com leite. Explicado de forma simples, trata-se de uma colónia de micro-organismos vivos com o aspecto de uma couve-flôr, mas o valor nutricional e terapêutico é muito superior.

<

Originário do Cáucaso, o kefir é formado por lactobacilos e leveduras aptos a fermentar diversos substratos – sendo o leite caprino ou bovino, historicamente, o mais utilizado.

O metabolismo da colónia de micro-organismos consome a lactose, sintetiza enzimas que ajudam a digerir a bebida resultante dessa fermentação. Além disso, modifica os sais de cálcio para formas que são mais facilmente absorvidas pelo organismo humano. O preparado pode ser feito com leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, égua e camela. Contrariamente ao iogurte, que é fermentado apenas por lactobacilos, o kefir exige temperaturas mais baixas.

Os grãos de kefir multiplicam-se à medida que vão sendo cultivados. Quanto maior a temperatura, mais activos ficam, e, por conseguinte, aumentam mais rapidamente de tamanho. Por causa disso, são tradicionalmente doados e as orientações para cultivo são passadas oralmente. Devem ser manuseados com instrumentos não metálicos, devido à possível reacção do ácido da fermentação com os metais, mantendo-o em locais com pouca luz e sujeito a temperaturas exteriores o mais constantes possível – entre os 15 °C e os 40 °C.

O líquido fermenta em, aproximadamente, 24 horas e quanto maior a temperatura, mais rápida será a fermentação. Em temperaturas inferiores a 10.°C, o kefir entra em estado de hibernação, pelo que pode ser guardado no frigorífico para utilização futura. Depois do período de 24 horas de fermentação, o leite deve ser coado e os grãos do kefir adicionados a outro leite, um procedimento que deve ser cíclico e por tempo indeterminado. No final, deverá aparentar uma consistência cremosa, com sabor agridoce e refrescante, e pode conter entre 0.08 a 2% de álcool na composição.

Efeitos para a Saúde

Apesar de existirem várias abordagens sobre o assunto, não há comprovação científica de que o kefir seja eficaz no tratamento de qualquer doença. Em portadores de intolerância a lactose, apesar da fermentação reduzir a quantidade de lactose do leite, podem ocorrer, ainda assim, sintomas de intolerância severa. Um dos casos em que se verifica o efeito benéfico do kefir na saúde é na limpeza da membrana intestinal, aliviando muitos dos sintomas que confundem os diagnósticos médicos. Apesar de pobre na maioria das vitaminas, é abundante em vitamina D.

Já os minerais não se apresentam em quantidades expressivas, apenas o cálcio em forma de sais, que é mais facilmente absorvido que o cálcio contido no leite não-fermentado. O maior mérito do kefir está na alta qualidade e quantidade de aminoácidos, e na eliminação de micro-organismos patogénicos da flora intestinal.

Como Cultivar

O cultivo de Kefir é simples. Após a fermentação do leite, coe os grãos de kefir utilizando uma peneira de plástico para separar a bebida dos grãos. Não aperte ou esprema os grãos de Kefir, apenas chacoalhe a peneira para facilitar o escoamento do leite. Guarde a bebida fermentada no frigorífico em recipiente tapado. O ideal é consumir a bebida no prazo de 24 horas, ou de preferência, no prazo de três dias porque os probióticos morrem com o passar do tempo. De salientar que o kefir não deve ser lavado com água porque esta retira o gel – kefiran - que os envolve e pode matar os grãos. Caso os grãos estejam muito "pastosos", utilize um pouco de leite para enxaguá-los. Devolva os grãos ao recipiente de cultivo e coloque mais leite até que os grãos fiquem a boiar.

Cubra o recipiente para evitar que insetos e poeira contaminem o cultivo. Pode congelar os grãos de kefir evitando assim que morram. Para congelar os grãos de kefir basta coá-los, não precisa lavá-los. Para descongelar, basta colocar os grãos no leite a temperatura ambiente ou gelado fora do congelador e aguardar o período de fermentação.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 2014-10-20 14.14.49

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    JARDINS DO FUTURO

    Se gosta de verde, prepare o coração, pois os jardins do futuro são de tirar o fôlego e vão estar por toda a parte. Do cantinho na varanda, à cozinha, sala de estar, área de serviço, quintal e, sobretudo, nas cidades e nos...

  • TransCanadaTrail002

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    TRANS-CANADIANO - O GRANDE TRILHO QUE UNE O CANADÁ

    Iniciado em 1992, o Trilha Trans-Canadiano tem como propósito unir os extremos do Canadá desde o oceano Atlântico ao Pacífico e ao Ártico, e estás prestes a ser concluído este Outono, precisamente no ano do 150º aniversário...

  • comida1

    Food & Beverage

    Mai 14, 2018

    ELIMINATION OF TRANS FAT IN ALL FOODS

    "In South Asian countries, they have very, very high risk of heart disease and high intakes of trans fats", says specialist


  • Cb_z-_QUYAAQW51

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    ROTHY'S - ESTILO: RECICLÁVEL

    Está farta daqueles ténis de marca que são iguais aos ténis de todas as suas amigas?! Sim, aqueles que calça quando chega ao fim do dia de trabalho e precisa de dar algum descanso ao pé. Então este artigo é para si, descubra...

  • product_playfulbase_sl

    Technology

    Mai 1, 2017

    FAZER... O QUE QUISER!

    Portanto, já vimos de tudo! Tudo o que os olhos podem ver e o cérebro consegue arquivar, enquanto conhecimento... Mas vimos mesmo? É mesmo possível pensar que alguma coisa no mundo não possa evoluir?

  • product-alt-benefits-3pp

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    REFEIÇÃO FÁCIL PARA DIAS APRESSADOS

    Todos temos aqueles dias em que o tempo parece curto demais. Saímos a correr de uma reunião de negócios, já atrasados para a próxima. E não há tempo para tomar uma refeição decente entre reuniões.


  • The Glass Experience

    Business & Industry

    Jan 31, 2016

    A Experiência de Vidro

    Com mais de um século de experiência em fabrico de vidro na África do Sul, a Consol tem uma herança verdadeiramente sul-africana, e assume com orgulho a sua posição como líder na indústria. Em 1944, uma jovem casa de finanças...

  • Photo: (c) Rita Bu

    Lifestyle & Travel

    Mai 1, 2016

    O MAIOR GLACIAR DA EUROPA

    No frio Norte, na península da Escandinávia, a Noruega. Unificada em 872, é até hoje, a guardiã da Europa do Norte, exibindo os Fiordes, braços de mar que penetram a terra, orlados por montanhas e falésias com enormes cascatas que...

  • 60

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2015

    Seeing is believing

    It is March 17, 1934, and Guglielmo Tabacchi, the founder of Safilo eyewear, just acquired the Fratelli Cargnel factory, an eyewear factory founded in 1878 in Pieve di Cadore, Belluno, Italy. He renamed it Safilo - Società Azionaria...