Business & Industry

Ago 1, 2017

DEBATER O FUTURO DA ENERGIA

É um dos maiores eventos do mundo e não acontece todos os anos. Essa é uma das razões porque são tão importantes. Mas há outra: os vastos debates que cada uma destas feiras mundiais (conhecidas como "Expos") trazem à luz e a importância fundamental das conclusões.

<

Onde estava quando… o raio-x, a emissão de televisão e a vídeo-conferência, telemóveis, touchscreens e a tecnologia Imax surgiram, antes de entrar para a realidade diária? Com toda a certeza, estava numa feira mundial, conhecendo os temas do futuro, de qualquer tipo.

Desde a inicial grande exposição de obras da indústria de todas as Nações, em 1851, muitas coisas mudaram. Hoje em dia, as cidades representam uma marca, e vendem-se por si mesmas como um grande destino de turismo. Uma exposição, não é senão um adicional.

Junho, dia 10, em 2017, Astana, Cazaquistão: a abertura dos portões para um futuro sustentável. Estes portões permanecerão abertos até 10 de setembro de 2017, e dão boas-vindas a todas as ideias para a humanidade pensar o seu futuro sob uma cobertura de abastecimento de energia sustentável, respeitando o planeta e os seus recursos naturais, a fim de garantir a sobrevivência da própria humanidade.

Astana, capital do Cazaquistão, é surpreendente. O horizonte é pontuado com construções impressionantes e futuristas, e parece muito como Dubai. Além disso, os novos edifícios da Expo transformaram a cidade em algo totalmente diferente e muito mais moderno.

Esta exposição é a primeira por muitas razões. É a primeira vez que uma feira mundial acontece na Ásia Central e no espaço geopolítico e cultural pós-soviético. Historicamente, esta região é associada a povos nómadas actuando como uma encruzilhada de pessoas, mercadorias e ideias entre Europa e Ásia na rota da seda. A Expo 2017 é uma oportunidade de conhecer uma nação que tem sido moldado pro-activamente a sua identidade global desde a declaração de independência da União Soviética em 1991.

É o centro de negócios do Cazaquistão, e isso não vou dizer pouco. O Cazaquistão é um dos mais importantes exportadores de diamantes, ouro, petróleo e um dos top 5 entre os produtores de mineração de urânio no mundo.

A Expo está a mostrar muito do que já vem sendo feito neste sector, juntamente com algumas das mais recentes tecnologias; algumas já disponíveis e algumas em desenvolvimento.

Com o tema desta Expo de 2017, Astana aborda uma conversa global incrível. Hospedar uma exposição dedicada à energia do futuro é propositadamente político, visto que se encaixa perfeitamente numa maior visão do Presidente Nursultan Nazarbayev para posicionar o país como um estado-chave global, uma economia poderosa, bem como um coordenador prospectivo das Nações.

O tema da energia do futuro da EXPO 2017 promoverá os esforços para encontrar soluções para atender a crescente procura global de energia sustentável. A escolha do Cazaquistão deste tópico reflete o reconhecimento dos dirigentes e formuladores de políticas que mesmo a sua vasta reserva de natural de recursos energéticos são, em última análise, finitos e que eventualmente o país e o resto do mundo, terá de fazer a transição para fontes de energia alternativas e economias mais verdes do país.

Enquanto o mundo delibera sobre o futuro do acordo do clima de Paris, o Cazaquistão pode ser um lugar adequado para um exame de consciência coletiva. Combustíveis fósseis e minerais são o motor da economia do Cazaquistão e seu crescimento recente.

No entanto, no espaço de uma década, o governo cazaque tem vindo a adotar políticas de energias renováveis, trabalhando com várias instituições internacionais para combater a corrupção e os riscos legais do sector, introduzindo tarifas de incentivo em 2013 e definição de objectivos ambiciosos mas realistas, de aumentar a fatia de energias renováveis para metade de sua geração de energia até 2050.

Descubra os mais recentes desenvolvimentos nas indústrias de energia renovável de energia eólica, solar e biomassa para o espaço, o sol e a energia cinética em vários pavilhões nacionais e corporativos, incluindo uma área destinada às melhores práticas que os anfitriões de 24 projetos de 13 países, selecionados por uma comissão de nobilizados e especialistas em clima. Entre as ideias que têm gerado entusiasmo nos media estão o Solar Impulse, um avião movido a energia solar suíço, Glowee que é um projeto francês para trazer uma fonte biológica de luz usando microorganismos marinhos e o dispositivo de Bioo (EUA) que gera eletricidade a partir da fotossíntese de plantas de jardim.

Muitas destas descobertas, por vezes incríveis, têm estado em desenvolvimento há anos. Algumas estão perto da comercialização. Considerando a velocidade de inovação e avanço tecnológico hoje, podem estar a chegar ao mercado em breve. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...

  • 0-1352400373-expo_spon_01

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    DEBATER O FUTURO DA ENERGIA

    É um dos maiores eventos do mundo e não acontece todos os anos. Essa é uma das razões porque são tão importantes. Mas há outra: os vastos debates que cada uma destas feiras mundiais (conhecidas como "Expos") trazem à luz e...

  • A3JUNIOR-BE05-A

    Mecanica e Locomoção

    Abr 1, 2017

    INVACARE ACTION 3 JUNIOR - A CADEIRA DE RODAS QUE CRESCE COM AS CRIANÇAS

    Quando pensamos em crianças e jovens, surge-nos imediatamente uma imagem de liberdade, diversão e energia. Retirar isso a uma criança é triste, sobretudo, quando razões diversas a levam a usar cadeira de rodas. A pensar nisso,...


  • 19620901_739735632865157_1070968012579382532_o

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    ESTILO OCIDENTAL, SABEDORIA JAPONESA

    Não precisa ver o filme Kill Bill-Volume 2, ser uma grande chef ou um mestre de espada para saber que as melhores lâminas do mundo são japonesas. A sua tradição no fabrico de lâminas vem desde o século XIII.

  • AdobeStock_70053652

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PEQUENO ALMOÇO - COMEÇAR O DIA A COMER

    Os benefícios do pequeno-almoço para a saúde, não têm sido consensuais ao longo da história e, ainda hoje se discute que tipo de alimentos se devem ingerir de manhã e se estes devem ou não estar dependentes da actividade física...

  • Camarao02

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    IGUALAR A CARNE

    O mundo já está familiarizado com a carne argentina. É um dos principais produtos de exportação dessa nação sul-americana que sobressai pela sua excelência servida nos populares rodízios e churrasqueiras argentinas e brasileiras...


  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    Feel safe with Promet

    Searching for the right safe is sometimes a difficult task. For over 24 years the goal of Promet has been to answer your questions in an honest and clear way that cuts through all of the hype of other sources.

  • 10357669_665493166898173_3022144169135310113_o

    Culture & Art

    Jun 1, 2016

    MOULDING TRADITION

    Working with clay might be one of the oldest traditions Mankind has ever created, starting in the Neolithic Era. The first ceramic objects were found in the Czech Republic, and date back to 29,000–25,000 BC. After millennia of perfecting,...

  • Sweden Yachts

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2015

    Sailing in luxury

    It all started in 1976 with a yacht (Sverige) that was built for America's Cup. Since then, Sweden Yachts has developed into being one of the world's leading producers of luxurious, high quality sailing yachts, helping customers to find...