Business & Industry

Ago 1, 2017

DEBATER O FUTURO DA ENERGIA

É um dos maiores eventos do mundo e não acontece todos os anos. Essa é uma das razões porque são tão importantes. Mas há outra: os vastos debates que cada uma destas feiras mundiais (conhecidas como "Expos") trazem à luz e a importância fundamental das conclusões.

<

Onde estava quando… o raio-x, a emissão de televisão e a vídeo-conferência, telemóveis, touchscreens e a tecnologia Imax surgiram, antes de entrar para a realidade diária? Com toda a certeza, estava numa feira mundial, conhecendo os temas do futuro, de qualquer tipo.

Desde a inicial grande exposição de obras da indústria de todas as Nações, em 1851, muitas coisas mudaram. Hoje em dia, as cidades representam uma marca, e vendem-se por si mesmas como um grande destino de turismo. Uma exposição, não é senão um adicional.

Junho, dia 10, em 2017, Astana, Cazaquistão: a abertura dos portões para um futuro sustentável. Estes portões permanecerão abertos até 10 de setembro de 2017, e dão boas-vindas a todas as ideias para a humanidade pensar o seu futuro sob uma cobertura de abastecimento de energia sustentável, respeitando o planeta e os seus recursos naturais, a fim de garantir a sobrevivência da própria humanidade.

Astana, capital do Cazaquistão, é surpreendente. O horizonte é pontuado com construções impressionantes e futuristas, e parece muito como Dubai. Além disso, os novos edifícios da Expo transformaram a cidade em algo totalmente diferente e muito mais moderno.

Esta exposição é a primeira por muitas razões. É a primeira vez que uma feira mundial acontece na Ásia Central e no espaço geopolítico e cultural pós-soviético. Historicamente, esta região é associada a povos nómadas actuando como uma encruzilhada de pessoas, mercadorias e ideias entre Europa e Ásia na rota da seda. A Expo 2017 é uma oportunidade de conhecer uma nação que tem sido moldado pro-activamente a sua identidade global desde a declaração de independência da União Soviética em 1991.

É o centro de negócios do Cazaquistão, e isso não vou dizer pouco. O Cazaquistão é um dos mais importantes exportadores de diamantes, ouro, petróleo e um dos top 5 entre os produtores de mineração de urânio no mundo.

A Expo está a mostrar muito do que já vem sendo feito neste sector, juntamente com algumas das mais recentes tecnologias; algumas já disponíveis e algumas em desenvolvimento.

Com o tema desta Expo de 2017, Astana aborda uma conversa global incrível. Hospedar uma exposição dedicada à energia do futuro é propositadamente político, visto que se encaixa perfeitamente numa maior visão do Presidente Nursultan Nazarbayev para posicionar o país como um estado-chave global, uma economia poderosa, bem como um coordenador prospectivo das Nações.

O tema da energia do futuro da EXPO 2017 promoverá os esforços para encontrar soluções para atender a crescente procura global de energia sustentável. A escolha do Cazaquistão deste tópico reflete o reconhecimento dos dirigentes e formuladores de políticas que mesmo a sua vasta reserva de natural de recursos energéticos são, em última análise, finitos e que eventualmente o país e o resto do mundo, terá de fazer a transição para fontes de energia alternativas e economias mais verdes do país.

Enquanto o mundo delibera sobre o futuro do acordo do clima de Paris, o Cazaquistão pode ser um lugar adequado para um exame de consciência coletiva. Combustíveis fósseis e minerais são o motor da economia do Cazaquistão e seu crescimento recente.

No entanto, no espaço de uma década, o governo cazaque tem vindo a adotar políticas de energias renováveis, trabalhando com várias instituições internacionais para combater a corrupção e os riscos legais do sector, introduzindo tarifas de incentivo em 2013 e definição de objectivos ambiciosos mas realistas, de aumentar a fatia de energias renováveis para metade de sua geração de energia até 2050.

Descubra os mais recentes desenvolvimentos nas indústrias de energia renovável de energia eólica, solar e biomassa para o espaço, o sol e a energia cinética em vários pavilhões nacionais e corporativos, incluindo uma área destinada às melhores práticas que os anfitriões de 24 projetos de 13 países, selecionados por uma comissão de nobilizados e especialistas em clima. Entre as ideias que têm gerado entusiasmo nos media estão o Solar Impulse, um avião movido a energia solar suíço, Glowee que é um projeto francês para trazer uma fonte biológica de luz usando microorganismos marinhos e o dispositivo de Bioo (EUA) que gera eletricidade a partir da fotossíntese de plantas de jardim.

Muitas destas descobertas, por vezes incríveis, têm estado em desenvolvimento há anos. Algumas estão perto da comercialização. Considerando a velocidade de inovação e avanço tecnológico hoje, podem estar a chegar ao mercado em breve. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 2_10_17acapulco3

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    ADIDAS ACAPULCO - WALK THIS WAY

    Quem se lembra de Run DMC? E de Stan Smith? E quem não conhece a Adidas? O que têm em comum a famosa marca das três faixas e os nomes acima mencionados? Os gloriosos anos 80.

  • 978x0

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    O ETERNO CAPITÃO

    Os franceses consideram-no uma das mais importantes figuras da sua história. Se tal não fosse redutor, até poderia ser verdade. A verdade, porém, é que este senhor, cuja imagem associamos de imediato ao gorro vermelho, foi uma...

  • p130511

    Home & Design

    Set 10, 2018

    PRECIOSA LIGHTING

    A região da Boémia representa um terço da actual República Checa, na Europa Central. Conhecida pelas suas paisagens românticas e pelos cristais com alto teor de chumbo, muitas outras razões existem para se conhecer o que melhor...


  • portable-fundus-camera-1

    Helthcare & Wellness

    Mai 1, 2017

    PARA ALÉM DO OLHO

    Há alguns anos, uma ida regular ao dentista, era ainda um pesadelo. Os processos "quase" medievais, costumavam levar-nos o sono durante dias. E, o mesmo costumava acontecer quando precisávamos de fazer exames oftálmicos rigorosos....

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens

    Lifestyle & Travel

    Out 15, 2018

    ANDORRA

    O Principado de Andorra é um dos países mais pequenos da Europa. É um território com apenas 468m2 revestidos por vales, montanhas, bosques, lagos e muita vida quer nos meses de verão quer nos de inverno, adaptando as ofertas...

  • doTERRA001

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    RESPIRE NATURALMENTE

    Praticamente todos os rebuçados e gomas para a tosse que se encontram actualmente disponíveis em qualquer supermercado ou farmácia incluem vários químicos de laboratório, entre adoçantes, corantes artificiais e agentes activos. 

    ...


  • 01

    Mecanica e Locomoção

    Jan 1, 2017

    O REGRESSO DOS SUPERSÓNICOS

    Em Novembro de 2016, 13 anos depois da última viagem feita por um avião Concorde (British Airways, 24 de Outubro de 2003), a empresa norte-americana Boom Technology mostrou ao mundo a versão final do seu protótipo de avião supersónico,...

  • 3

    Business & Industry

    Ago 1, 2015

    Helping you build the world

    Ever since the construction of the Portland Eldorado cement plant in the town of Apiaí in the state of Sao Paulo, Brazil, in 1968, InterCement has been on the road to growth and success, investing heavily in new plants, acquisitions...

  • 01

    Culture & Art

    Jan 1, 2017

    Piano perfeito para perfeccionistas

    A Steinway & Sons desenvolveu o piano Fibonacci, uma verdadeira obra de arte.