Food & Beverage

Jan 31, 2016

Novidade Cultural

A comida georgiana é um deleite de sabor, alegria e experiências alegres, muito estimada por milhões de pessoas. Acompanhada de um bom vinho da Geórgia, da sua música característica, a autenticidade do ambiente espacial e interessante história, a gastronomia deste país pode tornar-se a favorita tanto dos que procuram novos sabores, como dos com os mais exigentes paladares.

Um restaurante de comida georgiana é uma ideia de negócio maravilhosa, que agora apresentamos aos nossos leitores.

Apesar das suas características únicas, capazes de competir com as melhores tradições europeias e asiáticas, a gastronomia georgiana não é muito conhecida. O seu restaurante georgiano pode facilmente destacar-se graças à novidade e aos fantásticos e deliciosos sabores, cujos processos de confecção são relativamente simples e os ingredientes acessíveis.

A cozinha georgiana surgiu na fusão da Europa com a Ásia, na estreita área montanhosa entre dois mares. Fundiu o melhor das gastronomias do Mediterrâneo, Médio-Oriente e a Oriental, enquanto lhe conferiu a frescura do ar das montanhas, o temperamento aceso do povo georgiano e os cheiros das especiarias das quentes noites do Sul.

Entradas

As entradas na cozinha Georgiana não são menos importantes que os pratos principais. Quentes e frios, picantes e saborosos, são muito diversificados, e não deixam ninguém indiferente.

Pastéis quentes recheados de queijo - "khatchapuri" – irão orgulhosamente compor uma mesa festiva. E mais: são facilmente transportáveis, pelo que com certeza irão enriquecer os serviços rápidos do restaurante.

Entradas de vegetais frios são geralmente confecionadas com ingredientes muito acessíveis, como feijões, folhagens dos vegetais, beterraba e, claro, beringela, o componente favorito de muitas entradas. Sendo baixos os custos dos ingredientes, pode impressionar os clientes com uma panóplia de tonalidades e aromas.

Os pratos principais

Shaslik é o prato favorito de cozinha Georgiana, cozinhado na brasa já branca, que confere à carne uma crosta estaladiça, mantendo-se sumarenta. É grelhado no espeto, e servir os shaslik desta forma directamente à mesa, torna-se um belo espectáculo, que certamente irá ficar na memória dos convidados. O shaslik embrulhado com legumes em panquecas (lavash) pode facilmente ser a base do menu take-away.

Galinha Tabaka tirou o nome da frigideira tradicional "tapa", onde os ingredientes são fritos muito rapidamente, devido ao peso da tampa, ou de uma prensa especial. Tanto crianças como adultos adoram a crosta suave e tostada, e o seu gosto oriental. Uma larga variedade de molhos tradicionais, como "sazivi" de avelã, "bazhe" de noz e romã, ou "tkemaly" feito de ameixa tornam os pratos ainda mais sofisticados.

Os Khinkali comem-se quentes e fumegantes, e são servidos em pratos directamente da frigideira. Saboreie a sua saborosa e sumarenta carne temperada com ervas, a rechear a massa em forma de figo. A perícia de um cozinheiro georgiano é determinada pelo número de dobras em cada khinkali que faz. Diz a tradição que não pode haver menos de 19 dobras. Os verdadeiros mestres são capazes de fazer 27, e há até quem diga, 32 dobras. Os khinkali são uma bela iguaria, que pode até tornar-se a decoraão de uma mesa festiva. Quanto ao sabor, é mais delicioso do que pratos similares das cozinhas de outros povos - pelemeni, ravioli e manti.

Pode ainda incluir na carta pratos como "chanakhi de carne estufada em panelas de barro, "chakapuli" de cabrito com ervas, e "chakhokhbili", aves fritas num guisado com vegetais, "odzhakhuri" em frigideira de barro, "ketzi", entre muitos outros

Pão

O pão da Geórgia merece a sua própria categoria. É cozido durante poucos minutos num forno semi-enterrado. O processo da cozedura é um verdadeiro espectáculo demonstrado com sucesso em muitas padarias georgianas. Torne o seu restaurante ainda mais único, não só pela comida deliciosa, mas pelo processo de confecção e apresentação!

Bebidas

As bebidas georgianas são para todos sem excepção. Os vinhos, conhaques e outras espirituosas da Geórgia era muito aclamadas por vários líderes de estado. As águas minerais tanto refrescam como complementam as refeições: as suas propriedades curativas são testemunhadas por peritos internacionais. A lendária "Água Lagidze" já faz parte da cultura deste e de outros países.

Esperamos que partilhe da nossa admiração pela Gastronomia georgiana, e que torne esta ideia de negócio num serviço de deleite e com bom lucro.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • IMG_6941

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    A CIDADE DAS CAVERNAS

    Quase se pode dizer que é uma cidade "bipolar". É "apenas" um dos locais habitados pelo Homem mais antigos do mundo, tendo a sua origem ainda na pré-história. E é também um dos locais mais preservados.

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens

    Lifestyle & Travel

    Out 15, 2018

    ANDORRA

    O Principado de Andorra é um dos países mais pequenos da Europa. É um território com apenas 468m2 revestidos por vales, montanhas, bosques, lagos e muita vida quer nos meses de verão quer nos de inverno, adaptando as ofertas...

  • Chipre1

    Lifestyle & Travel

    Abr 30, 2018

    SONHAR COM O VERÃO

    E se, em 2018, viajasse pelos cinco cantos do mundo? É difícil eleger os locais mais bonitos, mas preparámos uma lista com cinco destinos ricos em história, cultura e paisagens únicas que não vai querer perder!


  • Zinco03

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    Gronelândia: A Derradeira Jazida de Zinco

    A Ironbark está actualmente a desenvolver três projectos na Gronelândia, destacando-se de longe a prospecção da mina de zinco e chumbo em Citronen. A multinacional australiana começou a aprofundar o projecto para a exploração...

  • 1st-Sydney-TonerPave-Street-Sept14-3(1)

    Business & Industry

    Abr 28, 2018

    RECICLAR, REUTILIZAR, REPAVIMENTAR

    O e-lixo é um problema crónico e global de poluição. Relatórios da United Nations University demonstram que apenas 20 por cento do e-lixo gerado, é depois colocado em programas oficiais de reciclagem

  • scribit1

    Home & Design

    Set 28, 2018

    SCRIBIT

    O seu espaço ao seu gosto

    Há um par de anos atrás, o estúdio de arquitetura e design Carlo Ratti Associati (CRA) apresentou um sistema no qual um robô pulverizador de pintura era usado para desenhar imagens em superfícies...


  • 1. Field-and-Flower-The-Butcher-At-Your-Door

    Food & Beverage

    Nov 1, 2017

    UM TALHO À SUA PORTA

    Com o advento dos hipermercados e das grandes cadeias de supermercados, os bairros citadinos funcionam cada vez mais como meros dormitórios e os talhos de rua são uma espécie quase em extinção.

  • IMG_9192

    Business & Industry

    Mai 1, 2016

    "OFFSHORES FINANCEIROS" - SIM OU NÃO

    Ultimamente, muito se tem falado em "offshores financeiros", mas muitos dos depoimentos mediatizados são confusos e pouco objectivos, misturando conceitos e preconcebendo respostas que podem interessar a alguns lobbies. Como em tudo...

  • casas-(1)

    Home & Design

    Jul 1, 2015

    Warm houses from Finland

    The magic of Lapland and the call of the wilderness. The superiority of northern wood, having grown in an arctic environment, and utilizing it in log house building. With these ideas Artichouse was born in 1979. Strong northern wood...