Mecanica e Locomoção

Nov 1, 2017

LOUCO URBANO

Consegue pensar em algo melhor que um pneu esférico que consegue levitar? E se ele pudesse levitar e mudar de forma, também? Esta nova proposta está muito à frente do seu tempo. É, definitivamente, parte do futuro, não é ainda parte do presente.

<

Por HANS GRUBER

Não há pausas no mundo da mobilidade, locomoção e mecânica. Esta é uma bolha efervescente e as melhores propostas surgem quase diariamente. Desta vez o fabricante americano Goodyear apresentou um pneu esférico, que usa tecnologia mag-lev (levitação magnética) e Inteligência Artificial (sim, combina as duas).

Quanto ao que a marca já mostrou, também usa tecnologia de impressão 3D na criação de uma superfície inteiramente nova que garantirá segurança a toda a prova.

Comecemos pelo fim, o que não faz a mínima diferença: não existe um único carro, actualmente, que possa aplicar este conceito de pneu à sua concepção. Como tal, estamos no ponto zero.

Mas o conceito em si é de manter bem vivo na mente, para que algum fabricante (veremos quem surge primeiro) leve o conceito a sério e crie um carro que use este tipo de pneu.

O conceito do pneu parte da impressão 3D com um polímero super flexível concebido para esticar como a pele humana.

Esta camada exterior abrange uma espécie de espuma, um material que é suficientemente forte para manter-se flexível, apesar do peso de um veículo. Graças a essa flexibilidade, elementos actuantes sob a superfície do pneu, que são componentes que mudam de forma, a partir de impulsos eléctricos, que funcionam como músculos humanos, podem re-moldar as seções individuais do design de superfície de rodagem, adicionando 'covinhas' para condições de piso molhado ou suavização a superfície para condições secas. Assim, consegue implantar uma nova superfície de rodagem mais segura.

Quando a pele biónica do pneu está danificada, os sensores podem localizar a falha. O pneu gira então, para usar uma superfície de contacto diferente. Isto reduz a pressão sobre o furo e permite iniciar um o processo de auto-reparação. A auto-reparação funciona graças aos materiais que são projetados especificamente para serem capazes de fluir para a falha. Eles reagem física e quimicamente entre eles para formar novas ligações moleculares, fechando o furo.

Também contém sensores que recolhem dados sobre a estrada em que está a rodar. Se o pneu sentir o pavimento molhado, o pneu forma uma superfície ondulada para melhor tracção. Em pavimento seco assume uma superfície lisa. O pneu também usa essas informações para informar a travagem do carro e as características de condução. Assim pode usar todas essas informações e partilhá-la com outros carros conectados para os alertar para a mudança das condições da estrada.

Combinando essas fontes de informação e processando-as instantaneamente usando redes neurais treinadas com algoritmos de aprendizagem profunda, o Eagle 360 Urban decide o curso mais adequado de acção de condução. E, alimentado por Inteligência Artificial, o Eagle 360 Urban aprende a partir de acções anteriores a optimizar futuras respostas.

A unidade de Inteligência Artificial serve como 'cérebro' do pneu, permite que o pneu detecte continuamente as condições da estrada e o meio ambiente em tempo real, verifique seu próprio status em tempo real e interaja com outros veículos e todos os elementos que compõem a Internet das coisas, para partilhar as informações que capturou e as lições aprendidas.

A forma esférica move-se em todas as direções e contribui para o conforto, segurança e capacidade de manobra para corresponder as exigências de mobilidade autónoma. Além disso, também lida com limitações de espaço em cidades inteligentes (menores espaços de estacionamento, condução em trânsito intenso, manobra e é fácil de substituir...).

Contactos * The Goodyear Tire & Rubber Co * www.goodyear.com * 200 Innovation Way Akron, Ohio 44316-0001

* Tel: (330) 796-2121 * Fax: (330) 796-2222

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 2_10_17acapulco3

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    ADIDAS ACAPULCO - WALK THIS WAY

    Quem se lembra de Run DMC? E de Stan Smith? E quem não conhece a Adidas? O que têm em comum a famosa marca das três faixas e os nomes acima mencionados? Os gloriosos anos 80.

  • 226c441149909061a3a62986fcadd917

    Sport

    Abr 1, 2017

    NAGINATA - A ARTE QUE FAZ O CARÁCTER

    Se há herança que o Oriente vai dando à Humanidade, é inegavelmente, uma diversidade de disciplinas que procuram a evolução do Ser e que conduzem à elevação física, mental e espiritual. Artes Marciais como o Karaté, incluído...

  • 1

    Science & Nature

    Out 3, 2018

    SPROUT PENCIL

    O que acontece com um lápis de madeira depois de ser usado? Normalmente, é deitado ao lixo. Mas, e se fosse possível aumentar o seu tempo de vida, mesmo após já não restar nada que permita ser utilizado?


  • 2014-10-20 14.14.49

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    JARDINS DO FUTURO

    Se gosta de verde, prepare o coração, pois os jardins do futuro são de tirar o fôlego e vão estar por toda a parte. Do cantinho na varanda, à cozinha, sala de estar, área de serviço, quintal e, sobretudo, nas cidades e nos...

  • null-stern-hotel-switzerland-alps_dezeen_1568_4

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    DORMIR COM AS ESTRELAS

    Sem paredes nem telhados, os quartos de hotel, que lhe mostramos na presente edição da Your VIP Partner, têm uma vista privilegiada para o céu, mais propriamente o céu dos Alpes suíços – chama-se Null Stern e é mais do que...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Dez 11, 2018

    Hotéis de sete estrelas

    " Você deve ter notado que qualquer hotel em que você já se tenha hospedado orgulhosamente anuncia sua "classificação por estrelas". A maioria dos hotéis nos Estados Unidos opera num sistema cinco...


  • Technology

    Set 1, 2015

    Clean and safe water with UV desinfection

    It's one of the bigest challenges posed to modern society. Water treatment in urban areas is one of the most important assets in every community, and viewed by many as a standard to evaluate social development. Keeping our water clean,...

  • Razor Clams in Brine

    Food & Beverage

    Set 1, 2015

    With Quality and Environment in Mind

    Frinsa is one of the largest European manufacturers of canned tuna fish and seafood. The company was founded in Ribeira, Galicia, Spain, in 1961.

  • Emirates

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2014

    Air Mobile

    Emirates offers the world's first inflight mobile phone service onboard an A380 aircraft, setting yet another record for inflight communications.