Mecanica e Locomoção

Nov 1, 2017

LOUCO URBANO

Consegue pensar em algo melhor que um pneu esférico que consegue levitar? E se ele pudesse levitar e mudar de forma, também? Esta nova proposta está muito à frente do seu tempo. É, definitivamente, parte do futuro, não é ainda parte do presente.

Por HANS GRUBER

Não há pausas no mundo da mobilidade, locomoção e mecânica. Esta é uma bolha efervescente e as melhores propostas surgem quase diariamente. Desta vez o fabricante americano Goodyear apresentou um pneu esférico, que usa tecnologia mag-lev (levitação magnética) e Inteligência Artificial (sim, combina as duas).

Quanto ao que a marca já mostrou, também usa tecnologia de impressão 3D na criação de uma superfície inteiramente nova que garantirá segurança a toda a prova.

Comecemos pelo fim, o que não faz a mínima diferença: não existe um único carro, actualmente, que possa aplicar este conceito de pneu à sua concepção. Como tal, estamos no ponto zero.

Mas o conceito em si é de manter bem vivo na mente, para que algum fabricante (veremos quem surge primeiro) leve o conceito a sério e crie um carro que use este tipo de pneu.

O conceito do pneu parte da impressão 3D com um polímero super flexível concebido para esticar como a pele humana.

Esta camada exterior abrange uma espécie de espuma, um material que é suficientemente forte para manter-se flexível, apesar do peso de um veículo. Graças a essa flexibilidade, elementos actuantes sob a superfície do pneu, que são componentes que mudam de forma, a partir de impulsos eléctricos, que funcionam como músculos humanos, podem re-moldar as seções individuais do design de superfície de rodagem, adicionando 'covinhas' para condições de piso molhado ou suavização a superfície para condições secas. Assim, consegue implantar uma nova superfície de rodagem mais segura.

Quando a pele biónica do pneu está danificada, os sensores podem localizar a falha. O pneu gira então, para usar uma superfície de contacto diferente. Isto reduz a pressão sobre o furo e permite iniciar um o processo de auto-reparação. A auto-reparação funciona graças aos materiais que são projetados especificamente para serem capazes de fluir para a falha. Eles reagem física e quimicamente entre eles para formar novas ligações moleculares, fechando o furo.

Também contém sensores que recolhem dados sobre a estrada em que está a rodar. Se o pneu sentir o pavimento molhado, o pneu forma uma superfície ondulada para melhor tracção. Em pavimento seco assume uma superfície lisa. O pneu também usa essas informações para informar a travagem do carro e as características de condução. Assim pode usar todas essas informações e partilhá-la com outros carros conectados para os alertar para a mudança das condições da estrada.

Combinando essas fontes de informação e processando-as instantaneamente usando redes neurais treinadas com algoritmos de aprendizagem profunda, o Eagle 360 Urban decide o curso mais adequado de acção de condução. E, alimentado por Inteligência Artificial, o Eagle 360 Urban aprende a partir de acções anteriores a optimizar futuras respostas.

A unidade de Inteligência Artificial serve como 'cérebro' do pneu, permite que o pneu detecte continuamente as condições da estrada e o meio ambiente em tempo real, verifique seu próprio status em tempo real e interaja com outros veículos e todos os elementos que compõem a Internet das coisas, para partilhar as informações que capturou e as lições aprendidas.

A forma esférica move-se em todas as direções e contribui para o conforto, segurança e capacidade de manobra para corresponder as exigências de mobilidade autónoma. Além disso, também lida com limitações de espaço em cidades inteligentes (menores espaços de estacionamento, condução em trânsito intenso, manobra e é fácil de substituir...).

Contactos * The Goodyear Tire & Rubber Co * www.goodyear.com * 200 Innovation Way Akron, Ohio 44316-0001

* Tel: (330) 796-2121 * Fax: (330) 796-2222

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 01-Galop-DHermes.nocrop.w710.h2147483647.2x

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    ESTRIBO ELEGANTE

    A nova garrafa de perfume de senhora do icónico Galop d'Hermès é inspirada na original, de 1930, da abertura da primeira loja da Hermès em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Voltemos quase um século atrás.

  • MAJOITUS_Lasi-iglut_1

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    KAKSLAUTTANEN - UMAS FÉRIAS ROMÂNTICAS NUMA CASA DE GELO

    Se o convidássemos a passar umas férias num resort, o que imaginaria? Praia? Palmeiras? Sol? Não. Metros e metros de neve estaladiça, o misterioso crepúsculo azul e violeta da noite polar, gelo extremo, a visão da aurora lançando...

  • epo15_Jonkers-0322_9F0C9396E8DC4F75A713C3D05913F5AB

    Science & Nature

    Jun 1, 2017

    Um salto tecnológico

    Edifícios e estruturas que podem, por magia, regenerar por completo as rachas causadas pela pressão, mudanças de temperatura ou humidade? O que era um cenário de ficção científica apenas há alguns anos é já uma realidade...


  • 025

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    TRATAR DA PELE NUNCA FOI TÃO… DELICIOSO

    Uma doce tentação que provoca sensações tais que nem os seus maiores admiradores conseguem explicar. Ele é motivo de atracção turística em países como a Suíça, Bélgica, França, entre outros. Há mesmo quem se torne Provador...

  • C86tlqkWAAEasub

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    E O HOMEM CRIOU A APP

    Quem se lembra do filme Minority Report, de 2002, em que Tom Cruise ia passando a mão e os dedos num écran com informação para a organizar, ampliar ou descartar, percebe que entre aquele futuro e a realidade, o tempo foi muito...

  • Luxury & Fashion

    Out 1, 2015

    Dupla Estrela

    A Converse decidiu que já era altura de um remake da icónica sapatilha. O Chuck Taylor All Star foi redesenhado, reinventado.


  • From Sedan Chairs To Automobiles

    Business & Industry

    Nov 30, 2015

    De Liteiras a Automóveis

    A Saint-Gobain já está no negócio dos vidros há muito tempo. Há tanto tempo, aliás, que o primeiro veículo equipado pela empresa foi a liteira do arquitecto de Luís XIV de França, Jules Hardouin Mansart, em 1699.

  • SCA 1

    Helthcare & Wellness

    Nov 1, 2016

    HIGIENE – UM CATALISADOR PARA O CRESCIMENTO ECONÓMICO

    Existe uma ligação inegável entre higiene e melhor saúde e bem-estar, com um reflexo significativo no crescimento económico dos países, segundo o relatório da iniciativa "Hygiene Matters", do grupo sueco SCA - líder mundial...

  • Born From the Stars

    Luxury & Fashion

    Jan 31, 2016

    Nascido das Estrelas

    A Moissanite tem sido objecto de elevado interesse desde a sua descoberta, há um século. Também conhecida como carboneto de silício, a moissanite dança com faíscas de luz que parecem exceder qualquer explicação racional. A sua...