Mecanica e Locomoção

Nov 1, 2017

LOUCO URBANO

Consegue pensar em algo melhor que um pneu esférico que consegue levitar? E se ele pudesse levitar e mudar de forma, também? Esta nova proposta está muito à frente do seu tempo. É, definitivamente, parte do futuro, não é ainda parte do presente.

<

Por HANS GRUBER

Não há pausas no mundo da mobilidade, locomoção e mecânica. Esta é uma bolha efervescente e as melhores propostas surgem quase diariamente. Desta vez o fabricante americano Goodyear apresentou um pneu esférico, que usa tecnologia mag-lev (levitação magnética) e Inteligência Artificial (sim, combina as duas).

Quanto ao que a marca já mostrou, também usa tecnologia de impressão 3D na criação de uma superfície inteiramente nova que garantirá segurança a toda a prova.

Comecemos pelo fim, o que não faz a mínima diferença: não existe um único carro, actualmente, que possa aplicar este conceito de pneu à sua concepção. Como tal, estamos no ponto zero.

Mas o conceito em si é de manter bem vivo na mente, para que algum fabricante (veremos quem surge primeiro) leve o conceito a sério e crie um carro que use este tipo de pneu.

O conceito do pneu parte da impressão 3D com um polímero super flexível concebido para esticar como a pele humana.

Esta camada exterior abrange uma espécie de espuma, um material que é suficientemente forte para manter-se flexível, apesar do peso de um veículo. Graças a essa flexibilidade, elementos actuantes sob a superfície do pneu, que são componentes que mudam de forma, a partir de impulsos eléctricos, que funcionam como músculos humanos, podem re-moldar as seções individuais do design de superfície de rodagem, adicionando 'covinhas' para condições de piso molhado ou suavização a superfície para condições secas. Assim, consegue implantar uma nova superfície de rodagem mais segura.

Quando a pele biónica do pneu está danificada, os sensores podem localizar a falha. O pneu gira então, para usar uma superfície de contacto diferente. Isto reduz a pressão sobre o furo e permite iniciar um o processo de auto-reparação. A auto-reparação funciona graças aos materiais que são projetados especificamente para serem capazes de fluir para a falha. Eles reagem física e quimicamente entre eles para formar novas ligações moleculares, fechando o furo.

Também contém sensores que recolhem dados sobre a estrada em que está a rodar. Se o pneu sentir o pavimento molhado, o pneu forma uma superfície ondulada para melhor tracção. Em pavimento seco assume uma superfície lisa. O pneu também usa essas informações para informar a travagem do carro e as características de condução. Assim pode usar todas essas informações e partilhá-la com outros carros conectados para os alertar para a mudança das condições da estrada.

Combinando essas fontes de informação e processando-as instantaneamente usando redes neurais treinadas com algoritmos de aprendizagem profunda, o Eagle 360 Urban decide o curso mais adequado de acção de condução. E, alimentado por Inteligência Artificial, o Eagle 360 Urban aprende a partir de acções anteriores a optimizar futuras respostas.

A unidade de Inteligência Artificial serve como 'cérebro' do pneu, permite que o pneu detecte continuamente as condições da estrada e o meio ambiente em tempo real, verifique seu próprio status em tempo real e interaja com outros veículos e todos os elementos que compõem a Internet das coisas, para partilhar as informações que capturou e as lições aprendidas.

A forma esférica move-se em todas as direções e contribui para o conforto, segurança e capacidade de manobra para corresponder as exigências de mobilidade autónoma. Além disso, também lida com limitações de espaço em cidades inteligentes (menores espaços de estacionamento, condução em trânsito intenso, manobra e é fácil de substituir...).

Contactos * The Goodyear Tire & Rubber Co * www.goodyear.com * 200 Innovation Way Akron, Ohio 44316-0001

* Tel: (330) 796-2121 * Fax: (330) 796-2222

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Dez 11, 2018

    Hotéis de sete estrelas

    " Você deve ter notado que qualquer hotel em que você já se tenha hospedado orgulhosamente anuncia sua "classificação por estrelas". A maioria dos hotéis nos Estados Unidos opera num sistema cinco...

  • Camarao02

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    IGUALAR A CARNE

    O mundo já está familiarizado com a carne argentina. É um dos principais produtos de exportação dessa nação sul-americana que sobressai pela sua excelência servida nos populares rodízios e churrasqueiras argentinas e brasileiras...

  • Easy-Quorn-Stir-Fry-4-with-text

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    CARNE SEM CARNE

    Alguma vez questionou como vai o mundo fazer face ao expectável crescimento da população, o qual levará à escassez de alimentos e à fome generalizada? Bom, e alguma vez se questionou como é que os vegetarianos obtêm a sua...


  • Depositphotos_8751638_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DE 2016 - UM UNIVERSO MAIS CLARO

    O passado ano foi fértil em descobertas e avanços científicos que, ainda há pouco tempo, pareciam miragens. Graças a algumas delas, detalhes sobre o passado, o presente e o futuro da Humanidade podem agora ser vistos de forma...

  • 01

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL

    São guardas chuvas, mas de papel. Parecem resultar de uma técnica avançada de origami, mas na verdade é uma técnica bem diferente, também proveniente do Japão. 

  • 2_10_17acapulco3

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    ADIDAS ACAPULCO - WALK THIS WAY

    Quem se lembra de Run DMC? E de Stan Smith? E quem não conhece a Adidas? O que têm em comum a famosa marca das três faixas e os nomes acima mencionados? Os gloriosos anos 80.


  • Technology

    Out 1, 2015

    Tecnologias de Futuro - Preparar. Apontar. Disparar

    Todos os dias mais e mais pessoas usam os seus smartphones para... Bem, para tudo. Um dos primeiros usos dos modernos telefones - além de fazerem chamadas e gerir mensages de texto e emails - tem...

  • 1worldsteel---Seong-Joon-Cho

    Business & Industry

    Mai 1, 2016

    MALAIAS PREFEREM FORNECEDORES INTERNOS DE AÇO

    A Malásia é, actualmente, o quarto maior importador de aço de todo o sudeste asiático, tendo a República Popular da China como principal fornecedor. A China é igualmente, seguida pelo Japão e pelos Estados Unidos da América...

  • 2

    Food & Beverage

    Mai 1, 2015

    How delicious can it be?

    Paris, Saint-German-des-Prés. The couture shops are a sight for sore eyes, and the centennial churches make the perfect contrast for an afternoon walk. But the not-so-hidden treasure lies in the Patisseries. The displays present collections...