Mecanica e Locomoção

Nov 1, 2017

LOUCO URBANO

Consegue pensar em algo melhor que um pneu esférico que consegue levitar? E se ele pudesse levitar e mudar de forma, também? Esta nova proposta está muito à frente do seu tempo. É, definitivamente, parte do futuro, não é ainda parte do presente.

<

Por HANS GRUBER

Não há pausas no mundo da mobilidade, locomoção e mecânica. Esta é uma bolha efervescente e as melhores propostas surgem quase diariamente. Desta vez o fabricante americano Goodyear apresentou um pneu esférico, que usa tecnologia mag-lev (levitação magnética) e Inteligência Artificial (sim, combina as duas).

Quanto ao que a marca já mostrou, também usa tecnologia de impressão 3D na criação de uma superfície inteiramente nova que garantirá segurança a toda a prova.

Comecemos pelo fim, o que não faz a mínima diferença: não existe um único carro, actualmente, que possa aplicar este conceito de pneu à sua concepção. Como tal, estamos no ponto zero.

Mas o conceito em si é de manter bem vivo na mente, para que algum fabricante (veremos quem surge primeiro) leve o conceito a sério e crie um carro que use este tipo de pneu.

O conceito do pneu parte da impressão 3D com um polímero super flexível concebido para esticar como a pele humana.

Esta camada exterior abrange uma espécie de espuma, um material que é suficientemente forte para manter-se flexível, apesar do peso de um veículo. Graças a essa flexibilidade, elementos actuantes sob a superfície do pneu, que são componentes que mudam de forma, a partir de impulsos eléctricos, que funcionam como músculos humanos, podem re-moldar as seções individuais do design de superfície de rodagem, adicionando 'covinhas' para condições de piso molhado ou suavização a superfície para condições secas. Assim, consegue implantar uma nova superfície de rodagem mais segura.

Quando a pele biónica do pneu está danificada, os sensores podem localizar a falha. O pneu gira então, para usar uma superfície de contacto diferente. Isto reduz a pressão sobre o furo e permite iniciar um o processo de auto-reparação. A auto-reparação funciona graças aos materiais que são projetados especificamente para serem capazes de fluir para a falha. Eles reagem física e quimicamente entre eles para formar novas ligações moleculares, fechando o furo.

Também contém sensores que recolhem dados sobre a estrada em que está a rodar. Se o pneu sentir o pavimento molhado, o pneu forma uma superfície ondulada para melhor tracção. Em pavimento seco assume uma superfície lisa. O pneu também usa essas informações para informar a travagem do carro e as características de condução. Assim pode usar todas essas informações e partilhá-la com outros carros conectados para os alertar para a mudança das condições da estrada.

Combinando essas fontes de informação e processando-as instantaneamente usando redes neurais treinadas com algoritmos de aprendizagem profunda, o Eagle 360 Urban decide o curso mais adequado de acção de condução. E, alimentado por Inteligência Artificial, o Eagle 360 Urban aprende a partir de acções anteriores a optimizar futuras respostas.

A unidade de Inteligência Artificial serve como 'cérebro' do pneu, permite que o pneu detecte continuamente as condições da estrada e o meio ambiente em tempo real, verifique seu próprio status em tempo real e interaja com outros veículos e todos os elementos que compõem a Internet das coisas, para partilhar as informações que capturou e as lições aprendidas.

A forma esférica move-se em todas as direções e contribui para o conforto, segurança e capacidade de manobra para corresponder as exigências de mobilidade autónoma. Além disso, também lida com limitações de espaço em cidades inteligentes (menores espaços de estacionamento, condução em trânsito intenso, manobra e é fácil de substituir...).

Contactos * The Goodyear Tire & Rubber Co * www.goodyear.com * 200 Innovation Way Akron, Ohio 44316-0001

* Tel: (330) 796-2121 * Fax: (330) 796-2222

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Diane-Van-Furstenberg-10099DVFSVABB_A1

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    O MUNDO EM COLLANTS

    Lisos, com laços, bolas ou em renda, rasgados, de rede, brilhantes, opacos ou transparentes, com ou sem ligas, de descanso, push up ou especiais para grávidas, os collants são hoje uma peça de vestuário indispensável, que...

  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 

  • quinoa

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    QUINOA - O OURO DOS INCAS

    O Império Inca foi o mais amplo e mais longo da América do Sul da era pré-hispânica, estendendo-se pela costa do Oceano Pacífico desde o sudoeste da Colômbia, Equador, Perú, Bolívia, Chile e Argentina, entre o ano 1438 e até...


  • 4

    Research & Education

    Nov 2, 2018

    SISTEMA EDUCATIVO FINLANDÊS

    "Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...

  • Depositphotos_19090019_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 30, 2018

    STEVIA

    This is already the century to take care of the body balance and healthcare. From the trip to gym three times a week, jogging in a park or by a river side or even on the beach, vegan food or even the external visual care, it will...

  • C86tlqkWAAEasub

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    E O HOMEM CRIOU A APP

    Quem se lembra do filme Minority Report, de 2002, em que Tom Cruise ia passando a mão e os dedos num écran com informação para a organizar, ampliar ou descartar, percebe que entre aquele futuro e a realidade, o tempo foi muito...


  • 2

    Technology

    Ago 1, 2015

    Double screen and longer battery

    Yota Devices has lauched its second mobile phone, designed to please every smartphone user in the world with flagship specifications and hardware, for a smaller price than many.

  • 1

    Food & Beverage

    Jun 1, 2015

    Organic Matters

    Grocery industry was one of the first to adhere to organic product trend, around 20 years ago, making it possible for Denmark's organic production growth until today, to become proporcionally one of the countries with the highest rate...

  • 1

    Food & Beverage

    Out 31, 2015

    Compotas de fruta docinhas

    Em 1998, a empresa iniciou a sua própria produção, ao comprar e modernizar a antiga unidade de vegetais e frutos em Aiud, zona de Alba, Roménia. Em 2002 assumiram a responsabilidade de lançar a marca Arovit, com a aquisição da...