Business & Industry

Set 19, 2018

Cowork

Escritório onde e quando quiser


Ao longo dos últimos 20 anos, o paradigma do trabalho tem vindo a sofrer imensas e radicais alterações, fruto de vários fenómenos estruturais, económicos, tecnológicos e sociais. Por isso, hoje, a nossa relação com o nosso trabalho não tem nada a ver como no tempo dos nossos pais.

<

Actualmente, não é nenhuma surpresa que as pessoas cujo trabalho pertence a si próprios reportam níveis muito elevados de prosperidade. Muito maior do que as pessoas que fazem o seu trabalho num escritório tradicional.

Então: o que faz espaços de coworking – definidos como espaços de trabalho baseados na associação onde diversos grupos de freelancers, trabalhadores remotos e outros profissionais independentes trabalham juntos em um ambiente compartilhado – tão eficaz? E há lições para empregadores mais tradicionais?

Para começar, tal eficiência provém do facto de as pessoas que os espaços de cowork verem o seu trabalho com mais importância. Ao trazer o seu "eu" todo para o trabalho, interessam-se muito mais pelos projectos que abraçam.

Depois, ao contrário dos escritórios tradicionais, os espaços cowork consistem em membros que trabalham para diferentes empresas, empreendimentos e projectos. Porque não há concorrência directa nem políticas internas, não sentem que tenham de contratar uma pessoa que se encaixe no projecto. Trabalhar entre pessoas que fazem diferentes coisas também pode fazer com que o seu trabalho tenha uma maior identidade.

Em terceiro lugar, significa que também pode vir a trabalhar com culturas onde a norma é ajudar os outros, e há muitas oportunidades para o fazer; a variedade de trabalhadores no espaço significa que colegas de trabalho têm habilidades únicas que podem fornecer aos outros membros da comunidade.

Finalmente, significa que o trabalho também pode derivar de uma fonte concreta: uma missão social inerente a Manifesto de Coworking, um documento on-line, assinado por membros de mais de 1.700 espaços de trabalho. Este articula claramente os valores que regem o movimento de coworking, incluindo comunidade, colaboração, aprendizagem e sustentabilidade.

Para traz e para a frente de novo

Quando a tendência surgiu, há 20 anos, para além da disponibilização do espaço, cadeiras, mesas e comunicações básicas, a principal preocupação de quem preparava e fornecia o espaço era incluir o fornecimento de serviços complementares – recepção, serviços contabilísticos, limpeza, etc.

Mas recentemente, também este paradigma tem sofrido alterações.

A nova geração de empreendedores não quer ficar limitada a um espaço físico rígido e localizado, nem aos serviços disponíveis pela comunidade, preferindo, em vez disso, sair à procura do parceiro de trabalho onde quer que ele esteja. 

Assim, a nova tendência inclui outro tipo de serviços e até partilha parte do seu negócio com outras actividades económicas. Falamos de restaurantes, pastelarias e bares.

Sendo estas, actividades económicas com reduzidos horários de funcionamento, rentabilizam com esta nova tendência através do aluguer de espaços que durante grande parte do dia estão desocupados e, assim, usufruem também da procura dos empreendedores que preferem espaços menos formais e mais descontraídos. 

E as ofertas e disponibilidade estão a crescer por todo o mundo, mas sobretudo na Europa onde é possível reservar espaços em Londres (www.andco.life), ou Estocolmo (ahousestockholm.com), através de sites ou apps (algumas desenvolvidas pela própria comunidade residente regular), por um custo mínimo e com a máxima rentabilidade. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • dubrovnik_croatia-1_inpixbay

    Lifestyle & Travel

    Jun 28, 2018

    UM TESOURO BEM ESCONDIDO

    A Croácia é um país secular com uma rica história arquitetónica preservada até aos dias de hoje. Com paisagens de cortar a respiração, encanta pelo verde da natureza e o azul marinho que contrastam com os velhos monumentos. Vamos...

  • 00202943

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    O «EL DORADO» DOS INVESTIDORES

    Terra de Pablo Neruda, Gabriela Mistral (a primeira mulher americana a receber um Prémio Nobel de Literatura, em 1945) e de Isabel Allende, a República do Chile está apostada em captar investimentos internacionais, como forma de...

  • background facebook

    Technology

    Out 1, 2018

    YVP MAGAZINE APP

    Our new APP with the digital edition of the magazine it's already in the Digital Stores.


  • _MSS8814

    Business & Industry

    Jun 20, 2018

    NOVO CICLO DE INVESTIMENTO EM ANGOLA

    A economia de Angola está a iniciar um novo ciclo de recuperação, para cujo aproveitamento se conta com a recuperação – que já se verifica – do preço do petróleo e com a assistência técnica do Fundo Monetário Internacional

    ...

  • dsc92181550c253

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    CRIPTOMÉRIA - MALEÁVEL, LEVE E AROMÁTICA

    Do primeiro-ministro das Bermudas ao presidente da IBM Portugal, foram algumas das personalidades que encomendaram uma mala de senhora no mínimo inovadora e invulgar, para oferecer à esposa e ou a amigos. Trata-se de uma mala feita...

  • 7ca7cf5fff31dbb91763cd309e05c8a6

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    ROLHAS QUE FAZEM BONS VINHOS

    Um bom vinho cai bem em qualquer ocasião. Porém, os cuidados necessários para que o gosto seja perfeito, como a escolha de uma boa rolha de cortiça, são detalhes tidos em conta apenas pelos consumidores mais exigentes. Em Itália...


  • 4

    Business & Industry

    Dez 1, 2014

    Turning Realty into History

    As a subsidiary of an historic firm with a globally recognized name, Sotheby's International Realty (SIR) joined a rich tradition when it was created in 1976 as a wholly owned subsidiary of the main company. SIR was conceived as a natural...

  • 540_mlk-new_800_600P

    Business & Industry

    Abr 1, 2016

    A Linha do Leite

    A ordenha é uma das fases mais importantes e sensíveis numa exploração leiteira. É fundamental garantir a saúde dos animais, ao evitar condições de stress, e optimizar a produção e a qualidade do leite.

    O conforto...

  • 1

    Technology

    Ago 1, 2015

    Your car key on your smartphone

    Valeo presented the future of car keys with the new InBlue, the first smartphone and smartwatch-compatible smart key, which will probably become a standard on vehicles in the near future.