Business & Industry

Set 19, 2018

Cowork

Escritório onde e quando quiser


Ao longo dos últimos 20 anos, o paradigma do trabalho tem vindo a sofrer imensas e radicais alterações, fruto de vários fenómenos estruturais, económicos, tecnológicos e sociais. Por isso, hoje, a nossa relação com o nosso trabalho não tem nada a ver como no tempo dos nossos pais.

<

Actualmente, não é nenhuma surpresa que as pessoas cujo trabalho pertence a si próprios reportam níveis muito elevados de prosperidade. Muito maior do que as pessoas que fazem o seu trabalho num escritório tradicional.

Então: o que faz espaços de coworking – definidos como espaços de trabalho baseados na associação onde diversos grupos de freelancers, trabalhadores remotos e outros profissionais independentes trabalham juntos em um ambiente compartilhado – tão eficaz? E há lições para empregadores mais tradicionais?

Para começar, tal eficiência provém do facto de as pessoas que os espaços de cowork verem o seu trabalho com mais importância. Ao trazer o seu "eu" todo para o trabalho, interessam-se muito mais pelos projectos que abraçam.

Depois, ao contrário dos escritórios tradicionais, os espaços cowork consistem em membros que trabalham para diferentes empresas, empreendimentos e projectos. Porque não há concorrência directa nem políticas internas, não sentem que tenham de contratar uma pessoa que se encaixe no projecto. Trabalhar entre pessoas que fazem diferentes coisas também pode fazer com que o seu trabalho tenha uma maior identidade.

Em terceiro lugar, significa que também pode vir a trabalhar com culturas onde a norma é ajudar os outros, e há muitas oportunidades para o fazer; a variedade de trabalhadores no espaço significa que colegas de trabalho têm habilidades únicas que podem fornecer aos outros membros da comunidade.

Finalmente, significa que o trabalho também pode derivar de uma fonte concreta: uma missão social inerente a Manifesto de Coworking, um documento on-line, assinado por membros de mais de 1.700 espaços de trabalho. Este articula claramente os valores que regem o movimento de coworking, incluindo comunidade, colaboração, aprendizagem e sustentabilidade.

Para traz e para a frente de novo

Quando a tendência surgiu, há 20 anos, para além da disponibilização do espaço, cadeiras, mesas e comunicações básicas, a principal preocupação de quem preparava e fornecia o espaço era incluir o fornecimento de serviços complementares – recepção, serviços contabilísticos, limpeza, etc.

Mas recentemente, também este paradigma tem sofrido alterações.

A nova geração de empreendedores não quer ficar limitada a um espaço físico rígido e localizado, nem aos serviços disponíveis pela comunidade, preferindo, em vez disso, sair à procura do parceiro de trabalho onde quer que ele esteja. 

Assim, a nova tendência inclui outro tipo de serviços e até partilha parte do seu negócio com outras actividades económicas. Falamos de restaurantes, pastelarias e bares.

Sendo estas, actividades económicas com reduzidos horários de funcionamento, rentabilizam com esta nova tendência através do aluguer de espaços que durante grande parte do dia estão desocupados e, assim, usufruem também da procura dos empreendedores que preferem espaços menos formais e mais descontraídos. 

E as ofertas e disponibilidade estão a crescer por todo o mundo, mas sobretudo na Europa onde é possível reservar espaços em Londres (www.andco.life), ou Estocolmo (ahousestockholm.com), através de sites ou apps (algumas desenvolvidas pela própria comunidade residente regular), por um custo mínimo e com a máxima rentabilidade. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 4wr3BQJ

    Home & Design

    Abr 1, 2017

    YOSEGI-ZAIKU - A ARTE YOSEGI

    Descobrimos a arte Yosegi, linda e curiosa, esta técnica japonesa de "parquet" consiste em dispor a madeira no chão, formando padrões. Para o conseguir, colam-se pedaços de madeira de diferentes cores num bloco compacto, que é depois...

  • 0-1352400373-expo_spon_01

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    DEBATER O FUTURO DA ENERGIA

    É um dos maiores eventos do mundo e não acontece todos os anos. Essa é uma das razões porque são tão importantes. Mas há outra: os vastos debates que cada uma destas feiras mundiais (conhecidas como "Expos") trazem à luz e...

  • null-stern-hotel-switzerland-alps_dezeen_1568_4

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    DORMIR COM AS ESTRELAS

    Sem paredes nem telhados, os quartos de hotel, que lhe mostramos na presente edição da Your VIP Partner, têm uma vista privilegiada para o céu, mais propriamente o céu dos Alpes suíços – chama-se Null Stern e é mais do que...


  • Prokudin-Gorskii-02

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    SERGEI MIKHAILOVICH PROKUDIN-GORSKY - UM HOMEM ESPECIAL

    A entrada de um novo século traz sempre motivações adicionais para experimentar e explorar novos mundos e novas técnicas. Algumas acabam por se mostrar vãs e até fúteis. Outras, contudo, provocam verdadeiras revoluções na...

  • Biclas09

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    Kross expande para a Holanda

    Em Novembro de 2016 o mundo dos entusiastas do ciclismo ficou abalado com a falência da Multicycle, a maior empresa de fabrico de bicicletas da Holanda e internacionalmente reconhecida pelos avanços tecnológicos que a levaram a...

  • comida1

    Food & Beverage

    Mai 14, 2018

    ELIMINATION OF TRANS FAT IN ALL FOODS

    "In South Asian countries, they have very, very high risk of heart disease and high intakes of trans fats", says specialist


  • 1. Leila-Menchari-Art-or-Magic

    Culture & Art

    Nov 1, 2017

    ARTE OU MAGIA?

    "Pintores, escultores, artesãos de couro, tecelões, fabricantes de mosaico, escultores de pedra, fabricantes de vidro: uma série de artesãos especialistas trabalharam com a designer para criar os objetos e decorações destaque...

  • 1

    Technology

    Ago 1, 2015

    Your car key on your smartphone

    Valeo presented the future of car keys with the new InBlue, the first smartphone and smartwatch-compatible smart key, which will probably become a standard on vehicles in the near future.

  • Creme-de-espinafres-com-Requeijão

    Food & Beverage

    Ago 1, 2016

    NATURAL DESDE A ORIGEM

    A Montiqueijo, marca portuguesa produtora de queijos há 52 anos, e a única com produção desde a origem, registou um volume de negócios na ordem dos 5,2 milhões de euros em 2015. A marca de Lousa soube aliar tradição, saber...