Business & Industry

Set 19, 2018

Cowork

Escritório onde e quando quiser


Ao longo dos últimos 20 anos, o paradigma do trabalho tem vindo a sofrer imensas e radicais alterações, fruto de vários fenómenos estruturais, económicos, tecnológicos e sociais. Por isso, hoje, a nossa relação com o nosso trabalho não tem nada a ver como no tempo dos nossos pais.

Actualmente, não é nenhuma surpresa que as pessoas cujo trabalho pertence a si próprios reportam níveis muito elevados de prosperidade. Muito maior do que as pessoas que fazem o seu trabalho num escritório tradicional.

Então: o que faz espaços de coworking – definidos como espaços de trabalho baseados na associação onde diversos grupos de freelancers, trabalhadores remotos e outros profissionais independentes trabalham juntos em um ambiente compartilhado – tão eficaz? E há lições para empregadores mais tradicionais?

Para começar, tal eficiência provém do facto de as pessoas que os espaços de cowork verem o seu trabalho com mais importância. Ao trazer o seu "eu" todo para o trabalho, interessam-se muito mais pelos projectos que abraçam.

Depois, ao contrário dos escritórios tradicionais, os espaços cowork consistem em membros que trabalham para diferentes empresas, empreendimentos e projectos. Porque não há concorrência directa nem políticas internas, não sentem que tenham de contratar uma pessoa que se encaixe no projecto. Trabalhar entre pessoas que fazem diferentes coisas também pode fazer com que o seu trabalho tenha uma maior identidade.

Em terceiro lugar, significa que também pode vir a trabalhar com culturas onde a norma é ajudar os outros, e há muitas oportunidades para o fazer; a variedade de trabalhadores no espaço significa que colegas de trabalho têm habilidades únicas que podem fornecer aos outros membros da comunidade.

Finalmente, significa que o trabalho também pode derivar de uma fonte concreta: uma missão social inerente a Manifesto de Coworking, um documento on-line, assinado por membros de mais de 1.700 espaços de trabalho. Este articula claramente os valores que regem o movimento de coworking, incluindo comunidade, colaboração, aprendizagem e sustentabilidade.

Para traz e para a frente de novo

Quando a tendência surgiu, há 20 anos, para além da disponibilização do espaço, cadeiras, mesas e comunicações básicas, a principal preocupação de quem preparava e fornecia o espaço era incluir o fornecimento de serviços complementares – recepção, serviços contabilísticos, limpeza, etc.

Mas recentemente, também este paradigma tem sofrido alterações.

A nova geração de empreendedores não quer ficar limitada a um espaço físico rígido e localizado, nem aos serviços disponíveis pela comunidade, preferindo, em vez disso, sair à procura do parceiro de trabalho onde quer que ele esteja. 

Assim, a nova tendência inclui outro tipo de serviços e até partilha parte do seu negócio com outras actividades económicas. Falamos de restaurantes, pastelarias e bares.

Sendo estas, actividades económicas com reduzidos horários de funcionamento, rentabilizam com esta nova tendência através do aluguer de espaços que durante grande parte do dia estão desocupados e, assim, usufruem também da procura dos empreendedores que preferem espaços menos formais e mais descontraídos. 

E as ofertas e disponibilidade estão a crescer por todo o mundo, mas sobretudo na Europa onde é possível reservar espaços em Londres (www.andco.life), ou Estocolmo (ahousestockholm.com), através de sites ou apps (algumas desenvolvidas pela própria comunidade residente regular), por um custo mínimo e com a máxima rentabilidade. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1. Lloyds-Bank-Bank-With-a-Bar

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    BANCO COM BAR

    Numa altura em que o normal tem sido o encerramento sucessivo de sucursais de bancos, estimando-se que actualmente existam cerca de 8.000 sucursais bancárias abertas no Reino Unido quando em 1989 existiam quase 18.000 (dados divulgados...

  • Cb_z-_QUYAAQW51

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    ROTHY'S - ESTILO: RECICLÁVEL

    Está farta daqueles ténis de marca que são iguais aos ténis de todas as suas amigas?! Sim, aqueles que calça quando chega ao fim do dia de trabalho e precisa de dar algum descanso ao pé. Então este artigo é para si, descubra...

  • Sem-Título-1

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    ABAT TM - NOS BASTIDORES DA COZINHA

    Todos gostamos de ir a um restaurante para experimentar pratos difíceis ou impossíveis de cozinhar em casa. Mas haverá muita gente a questionar-se qual o segredo da sua confecção? Ingredientes frescos não são o problema, no...


  • vegetacion_del_mundo_212903380_1200x803

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    A ÁRVORE DA VIDA

    O Baobá personifica o espírito africano. Árvore da vida, da fertilidade e solução medicinal para muitas maleitas, o Baobá tem uma importância única para comunidades inteiras. Há uma lenda no Senegal (a imagem desta árvore...

  • Biclas09

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    Kross expande para a Holanda

    Em Novembro de 2016 o mundo dos entusiastas do ciclismo ficou abalado com a falência da Multicycle, a maior empresa de fabrico de bicicletas da Holanda e internacionalmente reconhecida pelos avanços tecnológicos que a levaram a...

  • agua-de-coco-genuine-coconut-abrefacil

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    VÁ PELO ORIGINAL

    Apetecia-lhe um saltinho rápido até àquela praia tropical de que tanto gostou durante as férias do ano passado? E o sabor refrescante daquela água de coco que ainda sente na boca? Acha que estou a brincar consigo?


  • income-996554

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2016

    A INDÚSTRIA DA ALTA COSTURA HI-TECH

    Seis pessoas, 600 horas, 30 baterias em miniatura e outras tantas luzes LED, foi a logística necessária para criar o vestido de alta costura que a actriz Claire Danes usou na "Met Gala", no passado dia 3 de Maio, em Nova Iorque,...

  • surgery-470743

    Helthcare & Wellness

    Jun 1, 2016

    PROTECTING OUR LIVES

    Neurosurgery has been around for thousands of years. The beginning of neurosurgery can be considered some 7000 years ago: procedures like trepanation were executed among different ancient cultures, and is still practiced today in...

  • 1

    Home & Design

    Ago 1, 2015

    Cover your grounds

    Asuring a comfortable place to live or work is always a hard task. Different materials and technologies come together when choosing what to use, and specially how to use it, no matter what part of the world you're at. Proline Floors...