Business & Industry

Mai 1, 2017

ROLHAS QUE FAZEM BONS VINHOS

Um bom vinho cai bem em qualquer ocasião. Porém, os cuidados necessários para que o gosto seja perfeito, como a escolha de uma boa rolha de cortiça, são detalhes tidos em conta apenas pelos consumidores mais exigentes. Em Itália encontrámos um dos líderes na produção das mais requintadas rolhas de cortiça mundiais – a Colombin & Figlio Spa.

<

Com uma rede completamente integrada desde as plantações de cortiça até às adegas, isto é, ao produto final, a Colombin supervisiona todos os passos de modo a garantir a qualidade absoluta e o respeito pelo meio ambiente.

É certo que muitas coisas mudaram desde o final dos anos 1800, quando Giovanni Maria Colombin lançou a sua empresa em Trieste, Itália, mas a paixão e o compromisso permaneceram inalterados ao longo de todos estes anos, passando de geração em geração. Actualmente, a Colombin selecciona a melhor cortiça em bruto, utiliza os equipamentos mais avançados e submete cada etapa de produção a certificação oficial, com o objectivo de criar as rolhas de cortiça mais inovadoras e feitas de matéria-prima inigualável. A qualidade e a funcionalidade tornaram-na líder do sector na produção e vendas, actuando em 34 países.

Se é enólogo, tem um negócio de vinhos ou é um consumidor exigente, sabe seguramente a importância de uma boa rolha de cortiça.  Esta deve ter o mesmo nível de qualidade que o vinho, sobretudo se este for de reserva. Para responder a estas exigências, a empresa criou a linha Cork Evolution.

As rolhas desta linha são feitas de cortiça natural de qualidade premium, cem por cento reciclável e são sujeitas a um tratamento que impede qualquer "mancha na cortiça".

Tudo começa na qualidade do próprio sobreiro. Esta árvore que cresce tradicionalmente no sudoeste da Europa e no noroeste de África, atingindo os 20 metros de altura e 1,5m de diâmetro, é facilmente identificável pela casca amarelada-castanha, que, quando removida, dá à árvore uma cor avermelhada. Os bosques de cortiça mediterrânica, que ocupam uma área muito limitada, proporcionam o habitat ideal para muitas espécies raras de fauna e flora. Para além disso, desempenham um papel ambiental único, resistindo à invasão da desertificação e contribuindo para a fixação do carbono (graças à absorção de mais de 14 milhões de toneladas de CO2 anualmente).

Um dos aspectos que diferenciam a Columbin tem a ver com o ter mantido as práticas tradicionais de manejo do sobreiro, o que tem um impacto positivo na sustentabilidade do meio ambiente e na preservação da biodiversidade. A remoção de cortiça, por descascamento ou decapagem é uma técnica que tem passado de pai para filho ao longo de séculos. De salientar que este método emprega milhares de pessoas e representa o recurso económico mais importante da silvicultura nas áreas onde o sobreiro cresce.

Após o descascamento e, já no Laboratório de Pesquisa e de Desenvolvimento que ocupa quase 500 metros quadrados, equipamentos de ponta permitem realizar o procedimento analítico das rolhas, vinhos e produtos químicos, nas três áreas dedicadas à física, química e cromatografia gasosa. Uma análise rigorosa da matéria-prima e uma monitorização aprofundada do processamento permitem eliminar as anomalias desde o início do ciclo de produção, reduzindo possíveis impactos negativos no produto acabado.

«Com coração italiano e pensamento em todos os consumidores espalhados pelo mundo», esta empresa de renome internacional tem plantações de cortiça em Marrocos, Espanha, Portugal e na Sardenha. Para além da Colombin & Figlio Spa, em Itália, a empresa está presente na Alemanha através da Colombin Deutschland, na China com a Colombin Yantai, a Colombin Austrália, no mesmo país e a Colombin Maroc, em Marrocos.

Há 50 anos, a cortiça era considerada uma das maiores riquezas agrícolas. Dados estatísticos de 2000, apontavam Portugal como o país com a maior área de sobreiros do mundo, sendo responsável por 54 por cento da produção global de cortiça. A procura pela cortiça vai hoje muito para além da produção das rolhas para garrafas de vinho, é um material muito procurado por designers e empresários da moda, destacando-se em desfiles de alta costura. Por isso, é possível que estas percentagens sejam superiores na actualidade.

CAIXA:

- A cortiça da Colombin é oriunda de áreas de cultivo situadas maioritariamente na Sardenha e em Portugal.

-  Cortiça 100% reciclável

- O Processamento e a Classificação são meticulosos.

- Cada rolha de cortiça é numerada a laser individualmente.

- Para além de serem entregues numa embalagem especial, as rolhas são protegidas por um saco biodegradável que garante ausência completa de ftalatos.

- Cada remessa é acompanhada por um certificado da União Italiana de Vinhos que contém a análise respectiva.

Contacts - Contactos:

http://www.colombin.com/

Via dei Cosulich, 1 - 34147 Trieste – Italia

info@colombin.com

T.+39 040 89 91 111 - F.+39 040 38 08 01

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • #1

    Technology

    Out 22, 2018

    MOTO ZEN STONE

    "Os 'Smartphones' são poderosas peças de tecnologia, que poderão revelar viciantes tendências entre os utilizadores. O 'Moto Zen', nomeadamente o modelo 'Stone', foi criado como uma resposta a esse efeito colateral."

  • the7virtues1

    Science & Nature

    Set 24, 2018

    The 7 Virtues

    Fragrâncias exóticas e humanitárias

    As palavras "sustentabilidade" e "comércio justo" são frequentemente discutidas nos últimos tempos, principalmente na área de alimentos e agricultura. Mas...

  • 17916763_10154923732760860_1525008882_o

    Business & Industry

    Jun 1, 2017

    EXPORTAR O MELHOR

    Actualmente, quando falamos sobre o melhor que existe no mundo, não é possível evitar falar em Portugal. É agora, o país mais conhecido do mundo pelas suas maravilhas, segredos, história e gastronomia. Destaca-se como o melhor...


  • comida1

    Food & Beverage

    Mai 14, 2018

    ELIMINATION OF TRANS FAT IN ALL FOODS

    "In South Asian countries, they have very, very high risk of heart disease and high intakes of trans fats", says specialist

  • 14279036_127247534397015_777594915_n

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    UMA LUVA QUE DEVOLVE A FORÇA À MÃO

    Depois de ter chegado à final do "Microsoft Imagine Cup", com o protótipo de uma luva que devolve a força à mão e que permite levantar objectos até 40 quilos, a NUADA, é uma das startups do momento.

  • Depositphotos_28058841_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    O CAMINHO DO SUCESSO

    Em pleno século XXI e com todos os avanços científicos e tecnológicos a ocorrer quase a ritmo diário, torna-se imperiosa uma actualização regular de conhecimentos, procedimentos e técnicas envolvidas na função essencial...


  • 1

    Culture & Art

    Mai 1, 2015

    Hollywood's favourites

    Ever wondered where all the horse tack seen in famous movies, such as Lord of the Rings, Prince of Persia and others where made? If you have, here's the answer: in Portugal. More precisely, a Portuguese family in Leiria, Portugal.

    ...

  • 4

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    You Can Invest in the Business of the Century

    Normally, fuels like gasoline, diesel and other refined products are produced in oil refineries where crude oil is processed and refined. It is unusual to speak about producing such products of other origins. But there are less known...

  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    TIJOLOS FEITOS DE BACTÉRIAS

    Na Carolina do Norte, Estados Unidos da América, nasceu uma startup cuja preocupação é contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a redução das emissões de CO2. A bioMASON, que produz tijolos através de recursos...