Food & Beverage

Mai 1, 2016

Ligando Lisboa ao Mundo

A funcionar há um ano, a Lisbon Business Connections – LBC é uma plataforma de promoção empresarial da cidade de Lisboa, que tem na figura dos Conectores os principais embaixadores. A importância destes funde-se com a da LBC, dado que esta será aquilo que os Conectores fizerem dela, reflectindo as competências, energia e vontade que dedicarem à sua construção.

<

A LBC, foi lançada publicamente em Fevereiro de 2015 pelo então Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e actual Primeiro Ministro de Portugal, António Costa. Teve o apoio da Invest Lisboa, agência que resulta de uma parceria do governo da cidade com a mais antiga Associação de Empresas de Portugal - a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), e teve como parceiros fundadores, o Turismo de Portugal, a ANA - Aeroportos de Portugal, a AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, o Porto de Lisboa e a Baía do Tejo - Empresa Gestora de Parques Empresariais.

Trata-se de uma plataforma de promoção empresarial de Lisboa que tem nos chamados Conectores, os seus principais embaixadores a nível nacional e internacional.

No seu histórico, conta já com sete reuniões executivas, envolvendo a participação de 130 gestores de topo de multinacionais. Logo no primeiro ano, apostou numa iniciativa estruturante que envolveu três das "Big Four" (Deloitte, Ernst & Young, PricewaterhouseCoopers), nomenclatura utilizada para se referir às quatro maiores empresas especializadas em auditoria e consultoria no mundo, a que se juntaram outras de prestígio internacional. No total, nove empresas debateram e identificaram 32 medidas para colocar Lisboa como destino preferencial para a internacionalização de empresas e de novos investimentos globais. O ano foi marcado pelos workshops de co-criação da LBC, que envolveram personalidades de reconhecido mérito nos domínios da economia, negócios, artes, cultura, educação e investigação, coordenados em parceria com a EVERIS Portugal¸ consultora multinacional que oferece soluções de negócio, estratégia, desenvolvimento e manutenção de aplicações tecnológicas e outsourcing. Para as áreas fiscal e de simplificação administrativa, organizaram-se "LBC Breakfasts", em que reuniram ilustres juristas, empresários e quadros governamentais, coordenados em parceria com a PwC e a VdA´s Group (outra multinacional).

Pode dizer-se que a importância dos Conectores funde-se com a importância da plataforma LBC, pois esta será aquilo que os Conectores fizerem dela, reflectindo as competências, energia e vontade que dedicarem à sua construção.

Durante 2015 ficou ainda, na memória de todos os Conectores de Lisboa, o "Sunset Network Meeting" que aconteceu no Cais das Colunas, no Terreiro do Paço em Lisboa, na rentrée que se segue ao Verão. Os "Sunsets LBC" convidam os Conectores, parceiros e potenciais membros desta rede a conhecerem-se num ambiente que explora os melhores atributos de Lisboa: paisagens inebriantes, produtos únicos e serviços personalizados. São eventos que enfatizam a beleza, a segurança, a tranquilidade e a sociabilidade, que atraem talentos e quadros para uma nova ou renovada vida urbana. Nestes eventos, fica a certeza de uma Lisboa que permite conciliar uma intensa actividade profissional, com as inúmeras oportunidades de negócio e uma qualidade de vida ímpar. O patrocinador deste primeiro encontro foi a Confraria do Arinto de Bucelas, um vinho da Região de Lisboa com vários prémios internacionais, que foi oferecido para degustação dos convidados, através da Conectora Esmeralda Raposo, vice-presidente da Confraria, e do Conector António Marques Leitão, Director Geral da Wine Ventures.

A missão de cada Conector é a de atrair para Lisboa empresas estrangeiras que estejam a expandir-se internacionalmente, tirando partido da conectividade proporcionada pela rede e dos seus efeitos multiplicadores. Estes impulsionam novas oportunidades de negócio, investimento ou mesmo emprego. Ao fazer isto, cooperam com a cidade, levando também mais longe o leque de conhecimentos e experiências, bem como o perfil pessoal e profissional.

Os Conectores são por isso verdadeiros embaixadores informais da cidade. Interligados por uma plataforma digital, são ainda convidados a participar nos eventos realizados, a contribuir com ideias e soluções para os desafios da cidade, nos domínios da economia e inovação, e a partilhar contactos que contribuam para reforçar a competitividade de Lisboa à escala global.

É também objectivo da plataforma LBC ser um veículo de divulgação das razões para escolher esta capital europeia como destino para novos investimentos ou para instalação de novas empresas.

Os primeiros Conectores de Lisboa foram nomes de vulto, CEOs de empresas globais, parceiros, incluindo das "Big Four", as maiores consultoras à escala global. A iniciativa partiu da autarquia da cidade de Lisboa e das Instituições Regionais e Nacionais que fazem parte da parceria fundadora e do sector privado. A partir daí, juntaram-se à plataforma quadros técnicos superiores e dirigentes, gestores de topo e empresários, empreendedores e outros que, pelas suas circunstâncias sociais e profissionais, têm a possibilidade de contribuir para os objetivos enunciados.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • RedClay003

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    RED CLAY - REINVENTAR O BARRO

    Em 2010 nascia a marca que, pouco a pouco, se tem tornado cada vez mais procurada por alguns dos melhores percussionistas a nível mundial e que tem a particularidade de ser produzida num produto considerado ultrapassado pelos tempos...

  • allergie-alimentari-microbioma

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    EU, O SER COLECTIVO

    Alguma vez parou para pensar que você não é um, mas sim muitos? Não me refiro apenas ao legado histórico, aquilo que assimilou dos seus pais, genes, tiques, maneiras de falar etc. Refiro-me a quantidade de organismos que fazem de...

  • Prokudin-Gorskii-02

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    SERGEI MIKHAILOVICH PROKUDIN-GORSKY - UM HOMEM ESPECIAL

    A entrada de um novo século traz sempre motivações adicionais para experimentar e explorar novos mundos e novas técnicas. Algumas acabam por se mostrar vãs e até fúteis. Outras, contudo, provocam verdadeiras revoluções na...


  • 2

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    O FUTURO INTELIGENTE

    A era das coisas "smart" ameaça transformar muitas coisas em "smart"-qualquer-coisa. E, um dos aspectos importantes destas transformações, é que o tamanho das "smart"-coisas já não é uma limitação. 

  • 8a646f742c77951a59ebabda7e074782

    Home & Design

    Jul 1, 2017

    PISCINAS ESCONDIDAS

    Você é o bem-sucedido proprietário de uma pequena, simpática e agradável casa, e o seu sonho é ter uma piscina para aqueles dias quentes, mas não tem o espaço que precisa no seu pátio?

  • Li-HongBo-Klein-Sun-AM-41

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    LI HONGBO - BUSTOS FLEXÍVEIS

    Maleável como um dançarino de breakdance é assim que surge o busto de Michelangelo no trabalho intitulado "Tools of study", do artista chinês Li Hongbo, feito apenas com papel e cola. Tratam-se de esculturas de papel, mas...


  • Lifestyle & Travel

    Jan 1, 2015

    New Travel Level

    Arabian Gulf carriers are competing fiercely over creating new concepts of luxury travel, which includes flying bedrooms similar to those found in a yacht or a hotel.

  • TerraSkin

    Business & Industry

    Ago 1, 2016

    ESCRITO EM PEDRA

    Embora vivamos numa "Era" digital, onde os ecrãs tácteis se sobrepõem aos livros, e o papel se tornou incrivelmente poluente e dispendioso, não conseguimos imaginar as nossas vidas sem algum tipo de papel, ou pelo menos um suporte...

  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    REVOLUÇÃO SOCIAL

    Os amigos de longa data, os amigos recentes, as notícias falsas, as notícias verdadeiras, as boas e as más notícias, as televisões, os jornais, as preferências das pessoas, a publicidade de produtos úteis e inúteis... Tudo...