Food & Beverage

Mai 1, 2016

Ligando Lisboa ao Mundo

A funcionar há um ano, a Lisbon Business Connections – LBC é uma plataforma de promoção empresarial da cidade de Lisboa, que tem na figura dos Conectores os principais embaixadores. A importância destes funde-se com a da LBC, dado que esta será aquilo que os Conectores fizerem dela, reflectindo as competências, energia e vontade que dedicarem à sua construção.

<

A LBC, foi lançada publicamente em Fevereiro de 2015 pelo então Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e actual Primeiro Ministro de Portugal, António Costa. Teve o apoio da Invest Lisboa, agência que resulta de uma parceria do governo da cidade com a mais antiga Associação de Empresas de Portugal - a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), e teve como parceiros fundadores, o Turismo de Portugal, a ANA - Aeroportos de Portugal, a AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, o Porto de Lisboa e a Baía do Tejo - Empresa Gestora de Parques Empresariais.

Trata-se de uma plataforma de promoção empresarial de Lisboa que tem nos chamados Conectores, os seus principais embaixadores a nível nacional e internacional.

No seu histórico, conta já com sete reuniões executivas, envolvendo a participação de 130 gestores de topo de multinacionais. Logo no primeiro ano, apostou numa iniciativa estruturante que envolveu três das "Big Four" (Deloitte, Ernst & Young, PricewaterhouseCoopers), nomenclatura utilizada para se referir às quatro maiores empresas especializadas em auditoria e consultoria no mundo, a que se juntaram outras de prestígio internacional. No total, nove empresas debateram e identificaram 32 medidas para colocar Lisboa como destino preferencial para a internacionalização de empresas e de novos investimentos globais. O ano foi marcado pelos workshops de co-criação da LBC, que envolveram personalidades de reconhecido mérito nos domínios da economia, negócios, artes, cultura, educação e investigação, coordenados em parceria com a EVERIS Portugal¸ consultora multinacional que oferece soluções de negócio, estratégia, desenvolvimento e manutenção de aplicações tecnológicas e outsourcing. Para as áreas fiscal e de simplificação administrativa, organizaram-se "LBC Breakfasts", em que reuniram ilustres juristas, empresários e quadros governamentais, coordenados em parceria com a PwC e a VdA´s Group (outra multinacional).

Pode dizer-se que a importância dos Conectores funde-se com a importância da plataforma LBC, pois esta será aquilo que os Conectores fizerem dela, reflectindo as competências, energia e vontade que dedicarem à sua construção.

Durante 2015 ficou ainda, na memória de todos os Conectores de Lisboa, o "Sunset Network Meeting" que aconteceu no Cais das Colunas, no Terreiro do Paço em Lisboa, na rentrée que se segue ao Verão. Os "Sunsets LBC" convidam os Conectores, parceiros e potenciais membros desta rede a conhecerem-se num ambiente que explora os melhores atributos de Lisboa: paisagens inebriantes, produtos únicos e serviços personalizados. São eventos que enfatizam a beleza, a segurança, a tranquilidade e a sociabilidade, que atraem talentos e quadros para uma nova ou renovada vida urbana. Nestes eventos, fica a certeza de uma Lisboa que permite conciliar uma intensa actividade profissional, com as inúmeras oportunidades de negócio e uma qualidade de vida ímpar. O patrocinador deste primeiro encontro foi a Confraria do Arinto de Bucelas, um vinho da Região de Lisboa com vários prémios internacionais, que foi oferecido para degustação dos convidados, através da Conectora Esmeralda Raposo, vice-presidente da Confraria, e do Conector António Marques Leitão, Director Geral da Wine Ventures.

A missão de cada Conector é a de atrair para Lisboa empresas estrangeiras que estejam a expandir-se internacionalmente, tirando partido da conectividade proporcionada pela rede e dos seus efeitos multiplicadores. Estes impulsionam novas oportunidades de negócio, investimento ou mesmo emprego. Ao fazer isto, cooperam com a cidade, levando também mais longe o leque de conhecimentos e experiências, bem como o perfil pessoal e profissional.

Os Conectores são por isso verdadeiros embaixadores informais da cidade. Interligados por uma plataforma digital, são ainda convidados a participar nos eventos realizados, a contribuir com ideias e soluções para os desafios da cidade, nos domínios da economia e inovação, e a partilhar contactos que contribuam para reforçar a competitividade de Lisboa à escala global.

É também objectivo da plataforma LBC ser um veículo de divulgação das razões para escolher esta capital europeia como destino para novos investimentos ou para instalação de novas empresas.

Os primeiros Conectores de Lisboa foram nomes de vulto, CEOs de empresas globais, parceiros, incluindo das "Big Four", as maiores consultoras à escala global. A iniciativa partiu da autarquia da cidade de Lisboa e das Instituições Regionais e Nacionais que fazem parte da parceria fundadora e do sector privado. A partir daí, juntaram-se à plataforma quadros técnicos superiores e dirigentes, gestores de topo e empresários, empreendedores e outros que, pelas suas circunstâncias sociais e profissionais, têm a possibilidade de contribuir para os objetivos enunciados.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 2014-10-20 14.14.49

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    JARDINS DO FUTURO

    Se gosta de verde, prepare o coração, pois os jardins do futuro são de tirar o fôlego e vão estar por toda a parte. Do cantinho na varanda, à cozinha, sala de estar, área de serviço, quintal e, sobretudo, nas cidades e nos...

  • 978x0

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    O ETERNO CAPITÃO

    Os franceses consideram-no uma das mais importantes figuras da sua história. Se tal não fosse redutor, até poderia ser verdade. A verdade, porém, é que este senhor, cuja imagem associamos de imediato ao gorro vermelho, foi uma...

  • prototipo-de-drone-ambulancia_488971

    Technology

    Ago 1, 2017

    É um pássaro?... É um avião?... É um drone!

    Capazes de captar imagens dos locais e ângulos mais inacessíveis e inesperados, os drones estão cada vez mais acessíveis aos adeptos de novas tecnologias com gosto por vídeo e fotografia. 


  • IMG_6941

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    A CIDADE DAS CAVERNAS

    Quase se pode dizer que é uma cidade "bipolar". É "apenas" um dos locais habitados pelo Homem mais antigos do mundo, tendo a sua origem ainda na pré-história. E é também um dos locais mais preservados.

  • BauhausType

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    A HISTÓRIA DA BAUHAUS - UTOPIA, TEORIA, DESIGN

    Nascida das cinzas da Primeira Guerra Mundial, ainda hoje não se pode contornar a importância que os seus 14 anos de existência trouxeram ao mundo, sob um conceito radical para a época: re-imaginar todos os materiais do mundo...

  • the-cicret-bracelet-a-bracelet-t

    Technology

    Mai 1, 2017

    UM SMARTPHONE À FLOR DA PELE

    Ver emails ou assistir a um filme são gestos cada vez mais fáceis de executar. Que dependam de um simples toque na pele é que custa a acreditar. Tal é possível com a "Cicret", uma pulseira inteligente que transmite o visor do...


  • 01

    Business & Industry

    Jan 1, 2017

    O VIDRO INTELIGENTE

    Definitivamente, chegaram os tempos em que tudo o que pensávamos ser teoria ou ficção, se tornam realidade. É o caso desta proposta da empresa norte-americana Kinestral: o vidro inteligente Halio.

  • 2

    Technology

    Ago 1, 2015

    Double screen and longer battery

    Yota Devices has lauched its second mobile phone, designed to please every smartphone user in the world with flagship specifications and hardware, for a smaller price than many.

  • 1

    Business & Industry

    Jun 1, 2015

    The finest optics

    The history of BelOMA starts back in in 1957 with the establishment of Minsk Mechanical Works. In view of expansion of production volume and nomenclature of the products being manufactured, in 1971 the Belarusian Optical and Mechanical...