Culture & Art

Abr 1, 2016

Abanos de Cores

Forma de comunicação, acessório útil, símbolo de luxo, elegância, poder ou arma de sedução, o leque ou abano tem mais de 3000 anos de história durante os quais, o uso e o fabrico muito evoluíram. Embora em desuso na maioria dos países, este objecto romântico e misterioso continua a ser muito reconhecido em Portugal e Espanha.

Foi precisamente em Madrid, Espanha que a Your VIP Partner encontrou uma das mais antigas lojas que produz e vende leques de forma artesanal – a Casa de Diego – com mais de 150 anos de experiência no sector. Porém, a prova de que este objecto, em tempos muito apreciado no Mundo, se mantém vivo, é o Museu do Leque em Greenwich, Londres, Reino Unido, onde esta Páscoa foi celebrada com palestras sobre a exposição recente, "Tesouros do Museu do Leque", e a arte e a pintura do leque.

O processo de manufactura é o que caracteriza a Casa de Diego que, desde 1958, mantém o fabrico de leques completamente artesanal, garantindo assim a qualidade e a exclusividade. O leque é composto por duas partes, a armação, uma base rígida, com hastes sobrepostas que se abrem e fecham, e a folha, feita de tecido, papel ou rendas colados à base. Lisos, adornados, antigos ou modernos, a manufactura obedece sempre às mesmas etapas: corte, ajuste, esboço, burilado, encaixe das peças, plissado, desenho e pintura. Porém, podem ser feitos de materiais diversos como, marfim, madrepérola, tartaruga, ouro, seda, bambu, madeira, plumas, tecidos, papeis pintados em litografia aquarelada ou têmpera, etc. O resultado origina cenas que podem ser mitológicas, galantes, campestres, históricas, poéticas, lisos, de plumas ou com rendas, mas é sempre uma obra de arte, onde pintores, calígrafos e poetas expunham o seu talento.

Os materiais e a decoração são também escolhidos em função da finalidade. Inicialmente usados por servos para abrandar o calor e proteger do sol, bem como assar carnes e espantar mosquitos de reis e cortesãos, era igualmente usado pelas elites europeias entre 1670 e 1930, como símbolo de luxo e elegância. É neste contexto que a "linguagem do leque" ganha força e se transforma numa "arma de sedução", no século XIX. Para dizer, por exemplo: "amo-o", a donzela escondia os olhos atrás do leque aberto.

As antigas civilizações do Egito, Assíria, Pérsia, Índia, China, Grécia e Roma, usavam-no como símbolo de poder, era mesmo uma honra para um servo "abanar o Faraó". No séc. V a.C., os gregos, etruscos e romanos deram-lhe uma utilidade abrangente e até mesmo amorosa, abanar a esposa durante o sono era uma prova de amor. Na Europa, a moda do leque foi introduzida pelos portugueses no século XVI, após a colonização da Ásia, nomeadamente quando começaram a estabelecer rotas comerciais com o Oriente, particularmente no Japão. Foi nos séculos seguintes que adquiriram o estatuto de complemento indispensável à vaidade feminina, invadindo salões e despertando paixões, encontrando o seu período áureo nas cortes francesas dos reis Luís XIV e Luís XV. No filme de Sofia Coppola, "Marie Antoinette", interpretado por Kirsten Dunst, podemos observar o uso dado ao leque nessa época. Madame de Stäel, uma dama da sociedade francesa, afirmava que: "uma dama sem leque é como um nobre sem espada."

Devido à proximidade da China, também o Japão o integrou na sua cultura e rituais, de que é representativo o "miyamairi", um ritual onde os pais levam o seu bebé com um mês de idade a um santuário, e usam um leque para pedirem aos deuses que concedam ao bebé um crescimento saudável.

A origem permanece misteriosa, a mitologia grega diz que o primeiro leque surgiu da asa de Zéfiro, arrancada por Eros para abanar a amada Psiqué, ou que a filha de mandarim, assistindo à "Festa das Lanternas", sentiu-se mal com o calor e contrariando os hábitos da época, retirou a máscara que lhe escondia rosto e abanou-se, sendo imitada por todas as chinesas presentes.

Na maioria dos países, a era dos leques enquanto utilitários terminou em 1930, mantendo-se viva em Portugal e Espanha, onde continua a ser um acessório elegante e indispensável. Todavia, a China, onde nasceu o leque articulado como o conhecemos, durante as dinastias Song e Yuan (960-1368 d.c.), continua a ser o maior produtor deste acessório intemporal.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • food_salad_pexels

    Food & Beverage

    Abr 27, 2018

    PARADIGMA ALIMENTAR INOVADOR

    A nova tendência de alimentação chegou para ficar. As taças coloridas, as flores comestíveis e plantas saudáveis são a escolha para este ano! 

  • 01

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL

    São guardas chuvas, mas de papel. Parecem resultar de uma técnica avançada de origami, mas na verdade é uma técnica bem diferente, também proveniente do Japão. 

  • allergie-alimentari-microbioma

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    EU, O SER COLECTIVO

    Alguma vez parou para pensar que você não é um, mas sim muitos? Não me refiro apenas ao legado histórico, aquilo que assimilou dos seus pais, genes, tiques, maneiras de falar etc. Refiro-me a quantidade de organismos que fazem de...


  • 310

    Technology

    Ago 1, 2017

    O REI DA SEGURANÇA DOMÉSTICA

    O mundo não é, de forma alguma, um lugar seguro. Quer viva num apartamento no 12º piso ou numa grande vivenda na zona rural, vai sentir-se muito mais seguro depois de instalar um destes.

  • _MSS8814

    Business & Industry

    Jun 20, 2018

    NOVO CICLO DE INVESTIMENTO EM ANGOLA

    A economia de Angola está a iniciar um novo ciclo de recuperação, para cujo aproveitamento se conta com a recuperação – que já se verifica – do preço do petróleo e com a assistência técnica do Fundo Monetário Internacional

    ...

  • background facebook

    Technology

    Out 1, 2018

    YVP MAGAZINE APP

    Our new APP with the digital edition of the magazine it's already in the Digital Stores.


  • Photo: Barbara Schneider

    Lifestyle & Travel

    Dez 31, 2015

    Uma das Jóias de África

    A Tanzânia é uma das jóias escondidas da África. Reservas e Santuários da Vida Selvagem renomeadas mundialmente são grandes atracções turísticas desta nação Africana, mas há muito mais para fazer na Tanzânia do que possa...

  • 10357669_665493166898173_3022144169135310113_o

    Culture & Art

    Jun 1, 2016

    MOULDING TRADITION

    Working with clay might be one of the oldest traditions Mankind has ever created, starting in the Neolithic Era. The first ceramic objects were found in the Czech Republic, and date back to 29,000–25,000 BC. After millennia of perfecting,...

  • Technology

    Jun 1, 2015

    Warmth and comfort

    Ah, wood. So natural, beautiful, and so good looking on your garden porch. Wouldn't it be nice if you could floor your home, or get your walls cladded with specialized thermo-enhanced wood from Finland? If so, then your choice could...