Food & Beverage

Set 1, 2016

CAFÉ DE BERÇO PRIVILEGIADO

Poucas pessoas conseguem imaginar a vida sem café. Ao pequeno almoço, ou depois do almoço, seja um expresso ou um café duplo – sem açúcar –, o café ganhou um lugar de destaque no dia a dia de grande parte da população mundial. É produzido por todo o Mundo, mas hoje, vamos falar-lhe um pouco da produção e história do café na Índia.

<

A existência do café está envolta num enorme mistério, do qual poucos registos há. A planta é nativa de toda a África, pensando-se que poderá também ser autóctone da Arábia, pelo que não é possível atribuir um só local e época à sua utilização, anterior a meados do século XV. Os registos que sobreviveram sobre a sua utilização ou existência datam deste período, nos mosteiros Sufis – uma corrente do Islão - do Iémen, no sul da Arábia. O café era exportado em grãos da Etiópia para Arabia Felix, o actual Iémen, onde foi cultivado e comercializado, e daqui expandiu-se para outros países. No séc. XVI, já teria chegado a todo Médio Oriente, Pérsia, Turquia e Norte de África, de onde chegaria à Europa, e assim ao resto do Mundo.

O café da Índia também é proveniente do Iémen, mas não por meio de importação. A lenda de como ali chegaram conta que, no século XVII, os mercadores eram muito protectores do seu café, pelo que o vendiam já tostado e moído, ou mesmo em infusão. Um sufi Indiano chamado Baba Budam estava em peregrinação e aquando da sua passagem por Moca, Iémen, cidade mercadora de café, descobriu a bebida, de nome qahwa, e decidiu trazer os grãos que lhe davam origem para a sua terra. Amarrou secretamente sete grãos de café ao peito, e semeou-os nas colinas em Chikmagalur, Karnataka, no Sudoeste da Índia. Estas colinas são hoje chamadas Baba Budangiri - Colinas Baba Budan.

Foi aqui que nasceu o cultivo do café na Índia. Ao longo dos 400 anos seguintes, a indústria do café desenvolveu-se de forma mais ou menos estável. As plantações de café foram-se multiplicando, de tal forma que chegaram a criar um ecossistema vibrante. No século XX, a indústria sofreu alguns sobressaltos, com as Guerras Mundiais e os cortes de importações, mas conseguiu recuperar, e é hoje a origem de 16 variedades únicas de café, provenientes de zonas distintas de produção. Destas variedades, três são cafés de especialidade: o Monsooned Malabar, o Mysore Nuggets e o Robusta Kaapi Royale.

Começando pelo Monsooned Malabar, este é um café humidificado que teve origem num imprevisto: há vários séculos, quando o café estava a ser transportado em navios para a Europa, os ventos das monções causaram o inchaço dos grãos, fizeram com que mudassem de cor, e atribuiram-lhes um sabor "intensamente suave". Hoje em dia, reproduz-se esse efeito em curadorias criadas especialmente para este propósito, na Costa Oeste do Sul da Índia. Nestas curadorias, o vento das monções circula livremente pelos sacos abertos, infiltrando-se, permitindo que os grãos absorvam a humidade.

O Mysore Nuggets, é um café exótico, preparado com arábicas lavadas, cultivadas nas regiões de Chikmagalur, Coorg, Biligiris, Bababudangiris e Shevaroys. Estes grãos de café são muito grandes, de cor verde-azulado, de aparência polida e limpa. A infusão tem um aroma rico, corpo médio a bom, boa acidez e sabor delicado, com um toque de especiaria. Este é um café raro e premium, que verdadeiramente representa o café de qualidade da Índia.

Por fim, o Robusta Kaapi Royale, preparado com grãos de Robusta Parchment das regiões de Coorg, Wayanad, Chikmagalur e Travancore. Os grãos são grossos, redondos com as pontas bicudas, e de tom cinzento-azulado. A infusão traz um corpo cheio e um sabor suave, macio e rico.

Ainda antes de ser colhido, o café indiano conta com uma origem única e privilegiada. Aqui, as plantações crescem sob uma densa sombra natural, como um dossel de árvores, que têm as funções de prevenir a erosão do solo nos terrenos acidentados, enriquecer o solo ao reciclar nutrientes das camadas mais profundas, para além de proteger os cafezeiros de flutuações de temperatura sazonais, e albergar flora e fauna diversificadas. Contam-se perto de 50 tipos diferentes de árvores de sombra nestas zonas.

Há ainda diversas especiarias, já que uma grande variedade de especiarias e árvores de fruto, tais como pimenta, cardamomo, baunilha, laranja, e banana, crescem ao redor dos cafeeiros.

A Índia exporta quase 80% da produção de café para mais de 45 países, entre eles, a Alemanha, Rússia, Espanha, Bélgica, Eslovénia, Estados Unidos da América, Japão, Grécia, Holanda, França e Itália.

Apesar de ser maioritariamente exportado, tem-se verificado um crescimento nas vendas domésticas. O consumo de café na índia mais que duplicou, (estima-se que passou de 50.000 milhões de toneladas em 1998 para 115.000 milhões em 2011), fazendo com que uma série de cadeias de café nacionais e internacionais tivesse estabelecido negócios no país.

Há cerca de 280.241 produtores de café na Índia, 99% dos quais são pequenos produtores, e apenas 1% são médios a grandes produtores. Em 2015-16, as plantações de café indianas empregavam cerca de 632.993 pessoas diariamente.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • AdobeStock_29464033 b

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    MIRO FORESTRY COMPANY - MADEIRA, A RIQUEZA ECOLÓGICA

    A madeira como matéria-prima cuja extracção é passível de sustentabilidade através da renovação, e a relação entre custo, qualidade e aproveitamento, faz dela um recurso impar. O seu crescimento em florestas é a melhor...

  • 170228111024-iran-abbasi-hotel-header-1400-1-2-super-169

    Lifestyle & Travel

    Mai 1, 2017

    O CONTO DE FADAS DA PÉRSIA

    A forma mais romântica de passar uns maravilhosos dias de primavera é visitando a florescente Pérsia. Os melhores meses de primavera no Irão são Abril e Maio. É a época mais agradável, quando as árvores estão cobertas de...

  • dsc92181550c253

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    CRIPTOMÉRIA - MALEÁVEL, LEVE E AROMÁTICA

    Do primeiro-ministro das Bermudas ao presidente da IBM Portugal, foram algumas das personalidades que encomendaram uma mala de senhora no mínimo inovadora e invulgar, para oferecer à esposa e ou a amigos. Trata-se de uma mala feita...


  • Brikawood-interlocking-wooden-bricks-help-build-house-without-nails-or-screws_9

    Business & Industry

    Ago 31, 2018

    Brikawood

    Existe um fascínio crescente em relação à construção 3D de casas. De facto, é um negócio florescente e, encarando os desafios habitacionais por todo o mundo, actualmente, pode bem vir a provar-se como uma solução de baixo...

  • Depositphotos_96937952_xl-2015

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    LÃ DE CAMELO - DE QUENTE PARA MAIS QUENTE

    Se já sentiu arrepios ao ver o preço de um casaco de lã de camelo, pense só no conforto que tal investimento lhe poderia trazer em noites mais frias. A lã de camelo é um tecido macio, fofo, confortável, quente e respirável.

    ...

  • epo15_Jonkers-0322_9F0C9396E8DC4F75A713C3D05913F5AB

    Science & Nature

    Jun 1, 2017

    Um salto tecnológico

    Edifícios e estruturas que podem, por magia, regenerar por completo as rachas causadas pela pressão, mudanças de temperatura ou humidade? O que era um cenário de ficção científica apenas há alguns anos é já uma realidade...


  • TerraSkin

    Business & Industry

    Ago 1, 2016

    ESCRITO EM PEDRA

    Embora vivamos numa "Era" digital, onde os ecrãs tácteis se sobrepõem aos livros, e o papel se tornou incrivelmente poluente e dispendioso, não conseguimos imaginar as nossas vidas sem algum tipo de papel, ou pelo menos um suporte...

  • 5

    Home & Design

    Ago 1, 2015

    The beauty of handcrafted wood

    Conceiving and producing bespoke furniture is not easy. The amount of manual labour involved, the customization of all pieces and the answer to the client's needs make these pieces absolutely unique, and MacMaster reflects all that on...

  • AllPhotos - anna sholtz (10)

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2016

    A INSPIRAR FEMINILIDADE

    Desde há muito tempo que, em muitas culturas, mulheres roliças eram sinónimo de saúde. Actualmente, embora os dois aspectos não estejam necessariamente relacionados, a tendência é valorizar a beleza natural e mulheres com formas...