Mecanica e Locomoção

Nov 1, 2016

FICÇÃO NUM FUTURO PRÓXIMO - CONDUÇÃO AUTÓNOMA

Este é um tema que entrou em definitivo na ordem do dia e que não deixa ninguém indiferente. Quer se goste ou não, quer se queira ou não, a condução de viaturas de transporte vai mesmo deixar de incluir o factor humano, com o intuito de reduzir (quem sabe até, eliminar) a sinistralidade rodoviária em todo o mundo.

<

Imagine que vai para o trabalho e apanha o autocarro habitual, mas não está ninguém no lugar do condutor. Aterrorizante, não é?! Prepara-se porque esse dia está mais perto do que julga. A condução autónoma de veículos entrou definitivamente na ordem do dia. Este é um tema que ainda desperta paixões e razões, a favor e contra, mas ninguém fica indiferente.

Do continente americano, ao europeu e à Ásia, são já vários os construtores de automóveis que se dedicam à pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento de sistemas capazes de pilotar uma viatura sem o auxílio do elemento humano. Este sistema compreende a utilização de várias micro-câmaras e sensores que detectam qualquer obstáculo na via e que são comandados por um computador central de altíssima capacidade de processamento e reacção, prevenindo assim acidentes ou outros embates em objectos estranhos na via.

Naturalmente que o primeiro nome que salta à memória como exemplo de uma destas viaturas é a famosa marca norte-americana Tesla. Contudo, quando dizemos memória, é importante referir que esta nem sempre é a melhor, dado que já aconteceram vários acidentes com viaturas deste construtor de tecnologias avançadas e limpas, e alguns com bastante gravidade ou fatais (referimos a título de exemplo o que sucedeu na Florida, Estados Unidos da América, em Maio de 2016) para o seu ocupante.

Apesar destes "contratempos", também alguns construtores europeus têm dedicado parte dos seus esforços ao desenvolvimento de vários sistemas com o mesmo objectivo, dos quais destacamos a Audi, BMW, Mercedes, Alfa-Romeo e Jaguar.

O que não tem sido fácil, contudo, são os testes que estes construtores pretendem fazer antes de comercializar este tipo de viaturas, dadas as restrições legais em termos de segurança rodoviária. Como nota destas restrições, os testes com o modelo A8 da Audi estão limitados à velocidade máxima de 60 km/h sem interferência do condutor e 130km/h com supervisão.

Também neste caso, recentemente, o Ministro dos Transportes alemão, Alexander Dobrint, veio defender a instalação de caixas negras – como as utilizadas na aviação – para que se possa determinar eventuais responsabilidades em caso de acidente.

Contributo asiático

Contrariamente ao que seria de esperar, os construtores japoneses ainda não se mostram muito entusiasmados com estes sistemas, continuando a preferir apostar no desenvolvimento da alternativa eléctrica, mas não isso não quer dizer que este tema lhes esteja a passar ao lado.

Em Agosto último, a marca Nissan iniciou a comercialização da minivan Serena no mercado asiático, a qual já incorpora esta opção de condução. Para o mercado europeu, está prevista a mesma opção aplicada ao modelo Qashqai, a comercializar a partir de 2017. Ambos incorporam o sistema ProPilot desenvolvido pela marca, baseado em leitura GPS, e que está limitado a rodar entre os 30 e os 100 km/h e sempre na mesma faixa de rodagem. O fabricante anunciou também para 2018 a funcionalidade de mudança de faixa, e a comercialização de dez modelos distintos com esta opção, por todo o mundo até 2020.

Já a Mitsubishi optou por aplicar os seus conhecimentos na produção de mísseis ar-ar para o exército japonês. A marca dos três diamantes pretende integrar componentes como radares de precisão, que utilizam sensores e câmaras para a detecção de obstáculos, evitando assim colisões inesperadas e indesejadas. Segundo os responsáveis da empresa nipónica, o seu projecto vai integrar a maior variedade de soluções e capacidades até agora reunidas numa viatura deste tipo.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • transferir (1)

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    Outra face da aquicultura

    Em 2016 o comércio de algas marinhas obteve um rendimento que ultrapassa, a título de exemplo, toda a produção mundial de limas e limões. A captura de algas duplicou na última década e actualmente já existem autênticas quintas...

  • dsc92181550c253

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    CRIPTOMÉRIA - MALEÁVEL, LEVE E AROMÁTICA

    Do primeiro-ministro das Bermudas ao presidente da IBM Portugal, foram algumas das personalidades que encomendaram uma mala de senhora no mínimo inovadora e invulgar, para oferecer à esposa e ou a amigos. Trata-se de uma mala feita...

  • MAJOITUS_Lasi-iglut_1

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    KAKSLAUTTANEN - UMAS FÉRIAS ROMÂNTICAS NUMA CASA DE GELO

    Se o convidássemos a passar umas férias num resort, o que imaginaria? Praia? Palmeiras? Sol? Não. Metros e metros de neve estaladiça, o misterioso crepúsculo azul e violeta da noite polar, gelo extremo, a visão da aurora lançando...


  • 6120ee_380c3a7c8b5b4d3db31ca50125ff7f7b~mv2_d_4657_3264_s_4_2.jpg_srz_1081_758_85_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

    Sport

    Mar 1, 2017

    RUGBY EM CADEIRA-DE-RODAS - NUNCA DESISTIR

    Poderíamos imaginar que o rugby é um jogo demasiado físico, para ser praticado por pessoas com deficiência. Bem, com crianças seria o mesmo, mas elas adoram. As pessoas com deficiência não são flores e, com a postura correcta...

  • germans-ermics-salone-del-mobile-2017-milan-design-week-furniture-glass-chairs-_dezeen_hero-a

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    CORES TRIDIMENSIONAIS

    Para o designer letão Germans Ermičs, a importância da cor vai muito além do seu sentido decorativo. Um grande exemplo disso, são as suas peças de mobiliário translúcidas, formas perfeitas que se fundem no espaço.

    ...

  • _MSS8814

    Business & Industry

    Jun 20, 2018

    NOVO CICLO DE INVESTIMENTO EM ANGOLA

    A economia de Angola está a iniciar um novo ciclo de recuperação, para cujo aproveitamento se conta com a recuperação – que já se verifica – do preço do petróleo e com a assistência técnica do Fundo Monetário Internacional

    ...


  • Business Jet Innovators

    Business & Industry

    Jan 31, 2016

    Inovação nos Jactos Privados

    A Honda Aircraft Company recriou completamente o jacto particular com um novo design. Ao instalar os motores sobre a asa, desenhando o que designam de Natural Laminar Flow para asa e fuselagem e aplicando outras inovações, o HondaJet...

  • 01

    Home & Design

    Fev 1, 2017

    RELAXE, APENAS RELAXE

    Existe um debate antigo sobre a melhor forma de relaxar após um dia de trabalho: será mergulhar numa banheira ou preguiçar numa cama de rede? Bem, não é preciso debater mais, pode fazer ambos ao mesmo tempo.

  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    TIJOLOS FEITOS DE BACTÉRIAS

    Na Carolina do Norte, Estados Unidos da América, nasceu uma startup cuja preocupação é contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a redução das emissões de CO2. A bioMASON, que produz tijolos através de recursos...