Mecanica e Locomoção

Nov 1, 2016

FICÇÃO NUM FUTURO PRÓXIMO - CONDUÇÃO AUTÓNOMA

Este é um tema que entrou em definitivo na ordem do dia e que não deixa ninguém indiferente. Quer se goste ou não, quer se queira ou não, a condução de viaturas de transporte vai mesmo deixar de incluir o factor humano, com o intuito de reduzir (quem sabe até, eliminar) a sinistralidade rodoviária em todo o mundo.

Imagine que vai para o trabalho e apanha o autocarro habitual, mas não está ninguém no lugar do condutor. Aterrorizante, não é?! Prepara-se porque esse dia está mais perto do que julga. A condução autónoma de veículos entrou definitivamente na ordem do dia. Este é um tema que ainda desperta paixões e razões, a favor e contra, mas ninguém fica indiferente.

Do continente americano, ao europeu e à Ásia, são já vários os construtores de automóveis que se dedicam à pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento de sistemas capazes de pilotar uma viatura sem o auxílio do elemento humano. Este sistema compreende a utilização de várias micro-câmaras e sensores que detectam qualquer obstáculo na via e que são comandados por um computador central de altíssima capacidade de processamento e reacção, prevenindo assim acidentes ou outros embates em objectos estranhos na via.

Naturalmente que o primeiro nome que salta à memória como exemplo de uma destas viaturas é a famosa marca norte-americana Tesla. Contudo, quando dizemos memória, é importante referir que esta nem sempre é a melhor, dado que já aconteceram vários acidentes com viaturas deste construtor de tecnologias avançadas e limpas, e alguns com bastante gravidade ou fatais (referimos a título de exemplo o que sucedeu na Florida, Estados Unidos da América, em Maio de 2016) para o seu ocupante.

Apesar destes "contratempos", também alguns construtores europeus têm dedicado parte dos seus esforços ao desenvolvimento de vários sistemas com o mesmo objectivo, dos quais destacamos a Audi, BMW, Mercedes, Alfa-Romeo e Jaguar.

O que não tem sido fácil, contudo, são os testes que estes construtores pretendem fazer antes de comercializar este tipo de viaturas, dadas as restrições legais em termos de segurança rodoviária. Como nota destas restrições, os testes com o modelo A8 da Audi estão limitados à velocidade máxima de 60 km/h sem interferência do condutor e 130km/h com supervisão.

Também neste caso, recentemente, o Ministro dos Transportes alemão, Alexander Dobrint, veio defender a instalação de caixas negras – como as utilizadas na aviação – para que se possa determinar eventuais responsabilidades em caso de acidente.

Contributo asiático

Contrariamente ao que seria de esperar, os construtores japoneses ainda não se mostram muito entusiasmados com estes sistemas, continuando a preferir apostar no desenvolvimento da alternativa eléctrica, mas não isso não quer dizer que este tema lhes esteja a passar ao lado.

Em Agosto último, a marca Nissan iniciou a comercialização da minivan Serena no mercado asiático, a qual já incorpora esta opção de condução. Para o mercado europeu, está prevista a mesma opção aplicada ao modelo Qashqai, a comercializar a partir de 2017. Ambos incorporam o sistema ProPilot desenvolvido pela marca, baseado em leitura GPS, e que está limitado a rodar entre os 30 e os 100 km/h e sempre na mesma faixa de rodagem. O fabricante anunciou também para 2018 a funcionalidade de mudança de faixa, e a comercialização de dez modelos distintos com esta opção, por todo o mundo até 2020.

Já a Mitsubishi optou por aplicar os seus conhecimentos na produção de mísseis ar-ar para o exército japonês. A marca dos três diamantes pretende integrar componentes como radares de precisão, que utilizam sensores e câmaras para a detecção de obstáculos, evitando assim colisões inesperadas e indesejadas. Segundo os responsáveis da empresa nipónica, o seu projecto vai integrar a maior variedade de soluções e capacidades até agora reunidas numa viatura deste tipo.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Reef of Colours

    Lifestyle & Travel

    Jan 31, 2016

    O Recife das Cores

    A Grande Barreira de Coral é uma das sete maravilhas do Mundo Natural e ao observarmos de longe compreende-se porquê. É mais extensa que a Grande Muralha da China e o único organismo vivo visível do espaço.

  • UPS

    Business & Industry

    Dez 1, 2014

    Anytime, anywhere

    United Parcel Service, Inc. is a package delivery company, which provides global package delivery and supply chain management services. It offers logistics services to the global market, which include transportation, distribution,...

  • 1

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    Colouring the world

    PPG Industries was founded in 1883 when Capt. John B. Ford and John Pitcairn started the first commercially successful plate glass factory in the United States at Creighton, Pa. Known as the Pittsburgh Plate Glass Co., the enterprise...


  • Biomass: zero carbon energy

    Business & Industry

    Fev 29, 2016

    Biomassa: Energia de Carbono Zero

    A Biomassa é um combustível não-fóssil de origem biológica que constitui uma fonte de energia renovável. As origens mais comuns deste combustível são madeira, desperdícios urbanos e combustíveis alcoólicos. Devido à sua disponibilidade...

  • Wangari Maathai (1940-2011) by The-time-line, CC BY-SA 3.0,via Commons

    Culture & Art

    Fev 29, 2016

    Mulheres Inspiradoras Ontem e Hoje

    8 de Março, designado como o Dia Internacional da Mulher para assinalar a luta feminina pela igualdade laboral e social. "Ontem", apenas um número restrito de mulheres era influente na sociedade, como era o caso das monarcas. Hoje,...

  • 01

    Luxury & Fashion

    Jan 1, 2017

    CALÇAS À PROVA DE ÁGUA

    A VEAR desenvolveu calças impermeáveis inspiradas no clima escandinavo e em todos aqueles que praticam desportos outdoor.


  • 42-160319-AFRIC-ESIA-070-credit-Deakin-University

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    OUÇA COM ATENÇÃO

    Técnicas revolucionárias estão a moldar o mundo em todas as áreas e todas as temáticas. Quando olhamos em volta, vemos todo o tipo de propostas e aparelhos para preencher necessidades que nem sabíamos que eram necessárias.

    ...

  • NovaBateria01

    Technology

    Mai 1, 2017

    Chegaram as baterias do futuro

    Com 94 anos de idade seria de esperar que John Goodenough abrandasse o ritmo, contudo o inventor das baterias de lítio que têm permitido aumentar a longevidade da utilização dos telemóveis e o desenvolvimento de veículos eléctricos...

  • 151123-santamoney-stock

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    BILIÕES DE EUROS EM MOVIMENTO

    Bolas, estrelas, grinaldas cintilantes, anjos, sinos, bonecos de neve, fitas, pinhas, entre outros variadíssimos enfeites e luzes, fazem da árvore de Natal o elemento central de toda a decoração natalícia. Uma indústria que...