Mecanica e Locomoção

Nov 1, 2016

FICÇÃO NUM FUTURO PRÓXIMO - CONDUÇÃO AUTÓNOMA

Este é um tema que entrou em definitivo na ordem do dia e que não deixa ninguém indiferente. Quer se goste ou não, quer se queira ou não, a condução de viaturas de transporte vai mesmo deixar de incluir o factor humano, com o intuito de reduzir (quem sabe até, eliminar) a sinistralidade rodoviária em todo o mundo.

<

Imagine que vai para o trabalho e apanha o autocarro habitual, mas não está ninguém no lugar do condutor. Aterrorizante, não é?! Prepara-se porque esse dia está mais perto do que julga. A condução autónoma de veículos entrou definitivamente na ordem do dia. Este é um tema que ainda desperta paixões e razões, a favor e contra, mas ninguém fica indiferente.

Do continente americano, ao europeu e à Ásia, são já vários os construtores de automóveis que se dedicam à pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento de sistemas capazes de pilotar uma viatura sem o auxílio do elemento humano. Este sistema compreende a utilização de várias micro-câmaras e sensores que detectam qualquer obstáculo na via e que são comandados por um computador central de altíssima capacidade de processamento e reacção, prevenindo assim acidentes ou outros embates em objectos estranhos na via.

Naturalmente que o primeiro nome que salta à memória como exemplo de uma destas viaturas é a famosa marca norte-americana Tesla. Contudo, quando dizemos memória, é importante referir que esta nem sempre é a melhor, dado que já aconteceram vários acidentes com viaturas deste construtor de tecnologias avançadas e limpas, e alguns com bastante gravidade ou fatais (referimos a título de exemplo o que sucedeu na Florida, Estados Unidos da América, em Maio de 2016) para o seu ocupante.

Apesar destes "contratempos", também alguns construtores europeus têm dedicado parte dos seus esforços ao desenvolvimento de vários sistemas com o mesmo objectivo, dos quais destacamos a Audi, BMW, Mercedes, Alfa-Romeo e Jaguar.

O que não tem sido fácil, contudo, são os testes que estes construtores pretendem fazer antes de comercializar este tipo de viaturas, dadas as restrições legais em termos de segurança rodoviária. Como nota destas restrições, os testes com o modelo A8 da Audi estão limitados à velocidade máxima de 60 km/h sem interferência do condutor e 130km/h com supervisão.

Também neste caso, recentemente, o Ministro dos Transportes alemão, Alexander Dobrint, veio defender a instalação de caixas negras – como as utilizadas na aviação – para que se possa determinar eventuais responsabilidades em caso de acidente.

Contributo asiático

Contrariamente ao que seria de esperar, os construtores japoneses ainda não se mostram muito entusiasmados com estes sistemas, continuando a preferir apostar no desenvolvimento da alternativa eléctrica, mas não isso não quer dizer que este tema lhes esteja a passar ao lado.

Em Agosto último, a marca Nissan iniciou a comercialização da minivan Serena no mercado asiático, a qual já incorpora esta opção de condução. Para o mercado europeu, está prevista a mesma opção aplicada ao modelo Qashqai, a comercializar a partir de 2017. Ambos incorporam o sistema ProPilot desenvolvido pela marca, baseado em leitura GPS, e que está limitado a rodar entre os 30 e os 100 km/h e sempre na mesma faixa de rodagem. O fabricante anunciou também para 2018 a funcionalidade de mudança de faixa, e a comercialização de dez modelos distintos com esta opção, por todo o mundo até 2020.

Já a Mitsubishi optou por aplicar os seus conhecimentos na produção de mísseis ar-ar para o exército japonês. A marca dos três diamantes pretende integrar componentes como radares de precisão, que utilizam sensores e câmaras para a detecção de obstáculos, evitando assim colisões inesperadas e indesejadas. Segundo os responsáveis da empresa nipónica, o seu projecto vai integrar a maior variedade de soluções e capacidades até agora reunidas numa viatura deste tipo.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Cogumelos01

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    Do Mosto ao Gourmet

    Alex Villeneuve, com apenas 21 anos e prestes a tornar-se mestre cervejeiro pela Olds College, ao aperceber-se da quantidade de mosto (o que sobra dos cereais após a fermentação da cerveja) cujo único destino era o lixo, achou...

  • Depositphotos_39732177_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    ILHA DE PÁSCOA - O MISTÉRIO PERMANECE

    É talvez um dos segredos mais bem guardados da Humanidade, as "Moais", também conhecidas como as "Cabeças da Ilha de Páscoa", estátuas esculpidas a partir das pedras do vulcão "Rano Raraku", que podem pesar 88...

  • portable-fundus-camera-1

    Helthcare & Wellness

    Mai 1, 2017

    PARA ALÉM DO OLHO

    Há alguns anos, uma ida regular ao dentista, era ainda um pesadelo. Os processos "quase" medievais, costumavam levar-nos o sono durante dias. E, o mesmo costumava acontecer quando precisávamos de fazer exames oftálmicos rigorosos....


  • 6120ee_380c3a7c8b5b4d3db31ca50125ff7f7b~mv2_d_4657_3264_s_4_2.jpg_srz_1081_758_85_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

    Sport

    Mar 1, 2017

    RUGBY EM CADEIRA-DE-RODAS - NUNCA DESISTIR

    Poderíamos imaginar que o rugby é um jogo demasiado físico, para ser praticado por pessoas com deficiência. Bem, com crianças seria o mesmo, mas elas adoram. As pessoas com deficiência não são flores e, com a postura correcta...

  • 355260_1_800

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    CONSTRUÇÕES ORIGAMI

    Como num truque de magia, desembrulha-se o pacote e... UAU! É a estrutura que você precisa para as suas férias, festival de música, pavilhão de exibição, o seu... o que você precisar temporariamente.

  • Sem-Título-1

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    ABAT TM - NOS BASTIDORES DA COZINHA

    Todos gostamos de ir a um restaurante para experimentar pratos difíceis ou impossíveis de cozinhar em casa. Mas haverá muita gente a questionar-se qual o segredo da sua confecção? Ingredientes frescos não são o problema, no...


  • 1

    Food & Beverage

    Ago 1, 2015

    Peruvian Purity

    The first vineyards of the New World were planted in Ica and "pisco" was developed as the first unique spirit distilled in the Americas. According to historical archives, "pisco" is first mentioned as a distilled spirit in 1613. Over...

  • Technology

    Abr 1, 2015

    This kart is made of wood (yes, wood)

    The PlyFly Go-Kart is the thrill of building, sharing, and customizing embodied in the creation of an iconic object: a gasoline powered go-kart. Flatworks LLC has done most of the heavy lifting. All you need to do is grab your sense...

  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    Global Market, Global Distribution

    Groupe Auchan bears the name of its historic business opened in 1961 by Gérard Mulliez - the first self-service shop in Roubaix in the district of Hauts-Champs, which pronunciation is very similar to "Auchan".