Mecanica e Locomoção

Nov 1, 2016

FICÇÃO NUM FUTURO PRÓXIMO - CONDUÇÃO AUTÓNOMA

Este é um tema que entrou em definitivo na ordem do dia e que não deixa ninguém indiferente. Quer se goste ou não, quer se queira ou não, a condução de viaturas de transporte vai mesmo deixar de incluir o factor humano, com o intuito de reduzir (quem sabe até, eliminar) a sinistralidade rodoviária em todo o mundo.

<

Imagine que vai para o trabalho e apanha o autocarro habitual, mas não está ninguém no lugar do condutor. Aterrorizante, não é?! Prepara-se porque esse dia está mais perto do que julga. A condução autónoma de veículos entrou definitivamente na ordem do dia. Este é um tema que ainda desperta paixões e razões, a favor e contra, mas ninguém fica indiferente.

Do continente americano, ao europeu e à Ásia, são já vários os construtores de automóveis que se dedicam à pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento de sistemas capazes de pilotar uma viatura sem o auxílio do elemento humano. Este sistema compreende a utilização de várias micro-câmaras e sensores que detectam qualquer obstáculo na via e que são comandados por um computador central de altíssima capacidade de processamento e reacção, prevenindo assim acidentes ou outros embates em objectos estranhos na via.

Naturalmente que o primeiro nome que salta à memória como exemplo de uma destas viaturas é a famosa marca norte-americana Tesla. Contudo, quando dizemos memória, é importante referir que esta nem sempre é a melhor, dado que já aconteceram vários acidentes com viaturas deste construtor de tecnologias avançadas e limpas, e alguns com bastante gravidade ou fatais (referimos a título de exemplo o que sucedeu na Florida, Estados Unidos da América, em Maio de 2016) para o seu ocupante.

Apesar destes "contratempos", também alguns construtores europeus têm dedicado parte dos seus esforços ao desenvolvimento de vários sistemas com o mesmo objectivo, dos quais destacamos a Audi, BMW, Mercedes, Alfa-Romeo e Jaguar.

O que não tem sido fácil, contudo, são os testes que estes construtores pretendem fazer antes de comercializar este tipo de viaturas, dadas as restrições legais em termos de segurança rodoviária. Como nota destas restrições, os testes com o modelo A8 da Audi estão limitados à velocidade máxima de 60 km/h sem interferência do condutor e 130km/h com supervisão.

Também neste caso, recentemente, o Ministro dos Transportes alemão, Alexander Dobrint, veio defender a instalação de caixas negras – como as utilizadas na aviação – para que se possa determinar eventuais responsabilidades em caso de acidente.

Contributo asiático

Contrariamente ao que seria de esperar, os construtores japoneses ainda não se mostram muito entusiasmados com estes sistemas, continuando a preferir apostar no desenvolvimento da alternativa eléctrica, mas não isso não quer dizer que este tema lhes esteja a passar ao lado.

Em Agosto último, a marca Nissan iniciou a comercialização da minivan Serena no mercado asiático, a qual já incorpora esta opção de condução. Para o mercado europeu, está prevista a mesma opção aplicada ao modelo Qashqai, a comercializar a partir de 2017. Ambos incorporam o sistema ProPilot desenvolvido pela marca, baseado em leitura GPS, e que está limitado a rodar entre os 30 e os 100 km/h e sempre na mesma faixa de rodagem. O fabricante anunciou também para 2018 a funcionalidade de mudança de faixa, e a comercialização de dez modelos distintos com esta opção, por todo o mundo até 2020.

Já a Mitsubishi optou por aplicar os seus conhecimentos na produção de mísseis ar-ar para o exército japonês. A marca dos três diamantes pretende integrar componentes como radares de precisão, que utilizam sensores e câmaras para a detecção de obstáculos, evitando assim colisões inesperadas e indesejadas. Segundo os responsáveis da empresa nipónica, o seu projecto vai integrar a maior variedade de soluções e capacidades até agora reunidas numa viatura deste tipo.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_8751638_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DE 2016 - UM UNIVERSO MAIS CLARO

    O passado ano foi fértil em descobertas e avanços científicos que, ainda há pouco tempo, pareciam miragens. Graças a algumas delas, detalhes sobre o passado, o presente e o futuro da Humanidade podem agora ser vistos de forma...

  • DAK1xK3VoAEzFAG

    Helthcare & Wellness

    Ago 1, 2017

    CONTROLE O SEU SONO

    É de puro bom senso, que um bom e repousante sono é fundamental para o bem-estar da mente e do corpo. Monitorizar o sono, portanto, é fundamental para evitar disrupções negativas.

  • product-alt-benefits-3pp

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    REFEIÇÃO FÁCIL PARA DIAS APRESSADOS

    Todos temos aqueles dias em que o tempo parece curto demais. Saímos a correr de uma reunião de negócios, já atrasados para a próxima. E não há tempo para tomar uma refeição decente entre reuniões.


  • Depositphotos_19090019_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 30, 2018

    STEVIA

    This is already the century to take care of the body balance and healthcare. From the trip to gym three times a week, jogging in a park or by a river side or even on the beach, vegan food or even the external visual care, it will...

  • 572e1220696469.5631227a8514a

    Mecanica e Locomoção

    Mar 1, 2017

    EXO - MAIS DO QUE UMA PRÓTESE COMUM

    Os Estados Unidos da América (EUA), país onde o número de pessoas que viu amputados algum dos seus membros ascende aos dois milhões, é o mesmo país que agora disponibiliza ao mercado uma tecnologia pioneira de próteses que...

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens

    Lifestyle & Travel

    Out 15, 2018

    ANDORRA

    O Principado de Andorra é um dos países mais pequenos da Europa. É um território com apenas 468m2 revestidos por vales, montanhas, bosques, lagos e muita vida quer nos meses de verão quer nos de inverno, adaptando as ofertas...


  • 71PSsUIws9L._SL1500_

    Home & Design

    Dez 1, 2017

    POUPAR NA MOBÍLIA

    A Catastrophic Creations teve um começo extremamente humilde. Em 2013, o casal Mike e Megan começaram a empresa no quarto de hóspedes do seu apartamento, num terceiro andar, com duas serras, extrema boa vontade e o intuito de construir...

  • 1. Fashion-Perfecto-Story Of An Icon

    Luxury & Fashion

    Fev 1, 2018

    HISTÓRIA DE UM ÍCONE

    Foi criado para o emergente grupo social de motociclistas, em 1928, e surgiu suportada pela força das grandes marcas de motos. Harley, Norton, Triumph, Indian, e até as japonesas Honda, Yamaha e Suzuki se "colaram" a este casaco...

  • Technology

    Set 1, 2015

    Clean and safe water with UV desinfection

    It's one of the bigest challenges posed to modern society. Water treatment in urban areas is one of the most important assets in every community, and viewed by many as a standard to evaluate social development. Keeping our water clean,...