Science & Nature

Ago 1, 2017

OUÇA COM ATENÇÃO

Técnicas revolucionárias estão a moldar o mundo em todas as áreas e todas as temáticas. Quando olhamos em volta, vemos todo o tipo de propostas e aparelhos para preencher necessidades que nem sabíamos que eram necessárias.

Depois, há coisas no mundo que são absolutamente necessárias, mas que não estavam a obter a devida atenção. Por vezes, a mais trivial das coisas, é a resposta correcta para um enorme problema. E problemas de saúde não são problemas menores.

O ouvido humano é um mecanismo intrincado cheio de parte móveis, o que faz dele uma coisa complicada para reparar caso algo corra mal. A doença crónica do ouvido médio pode levar a infecções, dores, perda de audição e tímpano perfurado, e os pacientes precisam de cumprir várias cirurgias para resolver esses problemas.

Num teste-inaugural mundial, uma equipa de pesquisadores e cientistas de Perth e Melbourne afirmam que durante o próximo ano estarão mais perto de restaurar a audição de pacientes com tímpanos perfurados através da combinação da ciência e de bichos-de-seda para criar uma minúscula película conhecida como ClearDrum que é totalmente semelhante em aparência e tamanho a uma lente de contacto.

A técnica revolucionária surge como resultado de um exaustivo trabalho de design, fabrico, testes e análises que a equipa liderada pelo cientista e cirurgião de Perth, professor Marcus Atlas, da Ear Science Institute Australia e a Ear Science University of WA, em colaboração com os peritos de fibra da Deakin University's Future Fibres Hub.

A equipa criou um minúsculo bio-compatível implante em seda a que chamaram ClearDrum sobre o qual as próprias células do paciente criam e florescem resultando daí um tímpano perfeito. Testado durante oito anos no laboratório do Ear Science e na Deakin, o implante demonstra capacidades de se desenvolver ainda melhor do que na versão original do tímpano da própria pessoa.

Isto significa que mais do exigir viagens de volta à mesa de operações, o processo de reparação 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1.-FIFAs-World-Cup-Opens-The-Door

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

    Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil...

  • 19620901_739735632865157_1070968012579382532_o

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    ESTILO OCIDENTAL, SABEDORIA JAPONESA

    Não precisa ver o filme Kill Bill-Volume 2, ser uma grande chef ou um mestre de espada para saber que as melhores lâminas do mundo são japonesas. A sua tradição no fabrico de lâminas vem desde o século XIII.

  • 4wr3BQJ

    Home & Design

    Abr 1, 2017

    YOSEGI-ZAIKU - A ARTE YOSEGI

    Descobrimos a arte Yosegi, linda e curiosa, esta técnica japonesa de "parquet" consiste em dispor a madeira no chão, formando padrões. Para o conseguir, colam-se pedaços de madeira de diferentes cores num bloco compacto, que é depois...


  • 1986661-eye_1024

    Helthcare & Wellness

    Jul 1, 2017

    SOLUÇÕES À VISTA

    Uma das maiores causas de cegueira no ser humano é a degeneração dos fotorreceptores da retina. Até agora, não existe um tratamento clínico eficaz para estes distúrbios na retina. Mas isto parece que vai mudar em breve.

    ...

  • PrimarySchool5

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ARQUITECTURA SUSTENTÁVEL

    Diz-se frequentemente que, depois de ir a África, nunca mais se é o mesmo. É o continente mais genuíno do mundo. É por isso que a sustentabilidade é tão importante.

  • 348262_1_800

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    ACAMPAR (REALMENTE) JUNTOS

    Acontece a todos os amantes de campismo. Quando finalmente acabam de montar a mesma tenda que têm há mais de dez anos, acham-na demasiado pequena para arrumar todas as inutilidades que se lembraram de levar.


  • Vintage accessories for your modern computer

    Home & Design

    Nov 30, 2015

    Acessórios "vintage"para o computador moderno

    Se navegar na web à procura dos acessórios informáticos mais invulgares é provável que já tenha conhecido esta empresa pequena mas muito interessante. Estão disponíveis peças de estilo "steampunk", "vintage" e outros, incrivelmente...

  • 1

    Food & Beverage

    Jun 1, 2015

    Softy, tasty, creamy

    Ben Cohen and Jerry Greenfield grew up in Long Island. They became friends in high school. After high school, Ben attended several colleges, but he would always end up being expelled.Jerry graduated from college, but could not go to...

  • 1

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    SOL, an Angolan story of success in African banking

    Banco SOL is a private Angolan bank, with 14 years of activity, based in Luanda, the capital of the Republic of Angola, in southwest Africa, with an extensive shore to the Atlantic Ocean. SOL, "sun" in English, has 167 branches and agencies...