Science & Nature

Out 4, 2018

CITY TREE

"A poluição urbana é um enorme problema em muitas cidades do mundo, e a fraca qualidade do ar pode significar um aumento em condições de doença crónica como a asma, ao mesmo tempo que dificulta as pessoas a andar, andar de bicicleta ou gozar o ar livre."

<

Até há uns anos atrás, a primeira proposta para tentar combater estes efeitos nas cidades – que são um dos maiores produtores de poluição atmosférica – era plantar mais espaços verdes, já que as plantas podem ajudar a melhorar significativamente a qualidade do ar e a reduzir o volume de partículas, mas com os espaços urbanos habitáveis a tornarem-se mais caros, a terra tem sido utlizada mais para a habitação do que para jardins.

A Green City Solutions é uma startup apoiada pela EIT Climate-KIC, que desenvolveu a CityTree. A sua tecnologia de cultura de musgos limpa a poluição do ar das ruas onde a corrente de ar é mais pobre e pesada.

A CityTree é uma solução personalizada para espaços urbanos criados sob os critérios de sustentabilidade e combina a exibição de um ecrã vertical de plantas com a purificação do ar. O dispositivo vertical com painel plano combina musgo e tecnologia sem fios, controle de humidade em torno do musgo, que atua como um filtro, eliminando as partículas de poluição do ar. As plantas podem ser organizadas livremente no CityTree para exibir informação visual como marcas a cores ou um QR-Code, que contacta com os conteúdos digitais adicionais.

O design modular garante a estabilidade das plantas enquanto economiza espaço, é leve e permeável ao ar. Um sistema de monitorização e controle digital optimiza os cuidados nos efeitos climáticos do ar e das plantas.

Cada CityTree contém 1.682 potenciómetros de musgo que, afirmam os seus criadores, extraem tantas partículas como 275 árvores ocupando apenas um por cento do mesmo espaço.

A CityTree é uma mistura estranha de banco e sebe, mas é muito eficaz na luta contra a poluição do ar. Baseada numa criação na Dresden Green City Solutions já está instalada em cidades como Berlim, Paris, Amsterdão e Oslo. E agora há uma na rua Glasshouse, perto de Piccadilly Circus, em Londres.

As bactérias que vivem sobre o musgo digerem as partículas (PM), e o musgo digere as bactérias. A PM absorvida varia de 0,1 mícron de largura a dez microns – as partículas menores, são as mais perigosas, já que podem penetrar profundamente nos pulmões humanos e entrar na corrente sanguínea.

"O ar poluído é a causa de uma em cada sete mortes em todo o mundo", diz o CEO da Green City Solutions, Dénes Honus. "Só 10µg de poluentes por m³ de ar pode encurtar uma vida útil pela metade de um ano".

E é tão necessária ajuda. Um relatório conjunto emitido esta semana por quatro comissões parlamentares seleccionadas concluíram que a poluição atmosférica no Reino Unido causou 40.000 mortes e teve um impacto na economia de 20 bilhões de libras por ano, e que o governo tinha de fazer mais para resolver o problema.

Cada CityTree custa 22000 dólares, mas os compradores podem recuperar isso através da publicidade, já que as unidades incluem a tecnologia NFC e iBeacon. Também incorporada na unidade de painel solar está um ponto de Wi-Fi, uma unidade de recolha de água da chuva, bem como um tanque de nutrientes e um sistema de irrigação que lhe permite acumular a água necessária autonomamente.

A CityTree também contém sensores que recolhem dados das plantas e dos arredores. O quadro é personalizável também, com opções para a protecção de graffiti e uma ampla gama de madeiras e vernizes. Tudo muito digital.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...

  • tv2016-10-03-15-33-28hifile1400-1

    Technology

    Mar 1, 2017

    TELEVISÕES TRANSPARENTES - ESCONDIDAS À VISTA

    Assim mesmo! O novo conceito de ter uma televisão mesmo no meio da sala sem que seja vista chegou e até é muito superior ao que seria de esperar. Mais transparência, melhor definição de imagem, muito mais qualidade.

  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 


  • GallerySlide1

    Technology

    Jul 1, 2017

    NÃO É GRANDE, É ENORME

    Imagine um avião que parecem dois aviões colados entre si pela asa. Depois adicione seis reactores Pratt & Whitney, tal como os utilizados no Boeing 747. O resultado são 580 toneladas de peso a levantar voo.

  • Prokudin-Gorskii-02

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    SERGEI MIKHAILOVICH PROKUDIN-GORSKY - UM HOMEM ESPECIAL

    A entrada de um novo século traz sempre motivações adicionais para experimentar e explorar novos mundos e novas técnicas. Algumas acabam por se mostrar vãs e até fúteis. Outras, contudo, provocam verdadeiras revoluções na...

  • NovaBateria01

    Technology

    Mai 1, 2017

    Chegaram as baterias do futuro

    Com 94 anos de idade seria de esperar que John Goodenough abrandasse o ritmo, contudo o inventor das baterias de lítio que têm permitido aumentar a longevidade da utilização dos telemóveis e o desenvolvimento de veículos eléctricos...


  • Salina Turda

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2015

    Salt benefits

    Inside the old Salina Turda Salt Mines located in Transylvania, Romania, stands the world's largest salt mine museum. Originally established in the 17th century, the massive mines were formed completely by hand and machine rather than...

  • Technology

    Abr 1, 2015

    No More Flat Tires

    A punctured tire is the definition of a bad day, but Michelin is taking some of the sting out as it announces the opening of its newest North American plant, which the...

  • Dressed in Ambition

    Luxury & Fashion

    Fev 29, 2016

    De Ambição Vestida

    Ser mulher no século XXI não é o mesmo que era antes. Como se veste uma mulher bem-sucedida nos dias de hoje? Já não temos as leis que lhes medem as saias ou os ideais que as impediam de terem emprego. Hoje, uma mulher de sucesso...