Science & Nature

Out 4, 2018

CITY TREE

"A poluição urbana é um enorme problema em muitas cidades do mundo, e a fraca qualidade do ar pode significar um aumento em condições de doença crónica como a asma, ao mesmo tempo que dificulta as pessoas a andar, andar de bicicleta ou gozar o ar livre."

<

Até há uns anos atrás, a primeira proposta para tentar combater estes efeitos nas cidades – que são um dos maiores produtores de poluição atmosférica – era plantar mais espaços verdes, já que as plantas podem ajudar a melhorar significativamente a qualidade do ar e a reduzir o volume de partículas, mas com os espaços urbanos habitáveis a tornarem-se mais caros, a terra tem sido utlizada mais para a habitação do que para jardins.

A Green City Solutions é uma startup apoiada pela EIT Climate-KIC, que desenvolveu a CityTree. A sua tecnologia de cultura de musgos limpa a poluição do ar das ruas onde a corrente de ar é mais pobre e pesada.

A CityTree é uma solução personalizada para espaços urbanos criados sob os critérios de sustentabilidade e combina a exibição de um ecrã vertical de plantas com a purificação do ar. O dispositivo vertical com painel plano combina musgo e tecnologia sem fios, controle de humidade em torno do musgo, que atua como um filtro, eliminando as partículas de poluição do ar. As plantas podem ser organizadas livremente no CityTree para exibir informação visual como marcas a cores ou um QR-Code, que contacta com os conteúdos digitais adicionais.

O design modular garante a estabilidade das plantas enquanto economiza espaço, é leve e permeável ao ar. Um sistema de monitorização e controle digital optimiza os cuidados nos efeitos climáticos do ar e das plantas.

Cada CityTree contém 1.682 potenciómetros de musgo que, afirmam os seus criadores, extraem tantas partículas como 275 árvores ocupando apenas um por cento do mesmo espaço.

A CityTree é uma mistura estranha de banco e sebe, mas é muito eficaz na luta contra a poluição do ar. Baseada numa criação na Dresden Green City Solutions já está instalada em cidades como Berlim, Paris, Amsterdão e Oslo. E agora há uma na rua Glasshouse, perto de Piccadilly Circus, em Londres.

As bactérias que vivem sobre o musgo digerem as partículas (PM), e o musgo digere as bactérias. A PM absorvida varia de 0,1 mícron de largura a dez microns – as partículas menores, são as mais perigosas, já que podem penetrar profundamente nos pulmões humanos e entrar na corrente sanguínea.

"O ar poluído é a causa de uma em cada sete mortes em todo o mundo", diz o CEO da Green City Solutions, Dénes Honus. "Só 10µg de poluentes por m³ de ar pode encurtar uma vida útil pela metade de um ano".

E é tão necessária ajuda. Um relatório conjunto emitido esta semana por quatro comissões parlamentares seleccionadas concluíram que a poluição atmosférica no Reino Unido causou 40.000 mortes e teve um impacto na economia de 20 bilhões de libras por ano, e que o governo tinha de fazer mais para resolver o problema.

Cada CityTree custa 22000 dólares, mas os compradores podem recuperar isso através da publicidade, já que as unidades incluem a tecnologia NFC e iBeacon. Também incorporada na unidade de painel solar está um ponto de Wi-Fi, uma unidade de recolha de água da chuva, bem como um tanque de nutrientes e um sistema de irrigação que lhe permite acumular a água necessária autonomamente.

A CityTree também contém sensores que recolhem dados das plantas e dos arredores. O quadro é personalizável também, com opções para a protecção de graffiti e uma ampla gama de madeiras e vernizes. Tudo muito digital.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Cerveja006

    Science & Nature

    Abr 1, 2017

    CERVEJEIRA DB - DA AREIA AO VIDRO À AREIA

    As cervejeiras DB da Nova Zelândia, que em 2015 já se tinham tornado conhecidas graças ao reaproveitamento que faziam das leveduras que sobravam após a fermentação da cerveja para criar biodiesel, voltam à carga com uma inovação ecológica...

  • 0-1352400373-expo_spon_01

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    DEBATER O FUTURO DA ENERGIA

    É um dos maiores eventos do mundo e não acontece todos os anos. Essa é uma das razões porque são tão importantes. Mas há outra: os vastos debates que cada uma destas feiras mundiais (conhecidas como "Expos") trazem à luz e...

  • lilium-jet-flying

    Mecanica e Locomoção

    Jun 1, 2017

    O LANÇAMENTO DO FUTURO

    Conheça os Jetsons. Eles voltaram dos anos 1960 para o futuro recente. De repente, o mundo imaginário de William Hannah e Joseph Barbera tornou-se bastante realista. Parece demasiado fantástico? Provavelmente, é porque é mesmo!

    ...


  • 1

    Culture & Art

    Out 12, 2018

    OS MARRETAS

    Não importa a idade ou a geração, o que é facto é que todos nós conhecemos as marionetas de peluche que ganharam vida e encheram o imaginário de muitos fãs. Divertidos, diferentes e até um pouco inconvenientes, estes bonecos...

  • MokshJewellery002.jpg__1536x0_q75_crop-scale_subsampling-2_upscale-false

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    MOKSH AND KAMYEN - MAIS BRILHANTE QUE O SOL

    Existe alguma outra nação que goste tanto de adornar as suas mulheres como os povos da Índia? Desde a cabeça, narizes, braços, cintura, até aos dedos dos pés, o arsenal feminino indiano tem peças sofisticadas de joalharia...

  • Hotel-deserto-Marrocos

    Lifestyle & Travel

    Jun 26, 2018

    UM CHÁ NO DESERTO, QUERIDA?

    Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras

    ...


  • 2

    Business & Industry

    Jun 1, 2015

    Investing in Singapore

    New businesses looking for opportunities should know that Singapore stands firmly on a solid foundation built out of trust, knowledge, being connected and life; compelling attributes that come together to form a conducive environment...

  • Meet1

    Food & Beverage

    Nov 1, 2016

    CARNE QUE SE DERRETE NA BOCA

    O bife Kobe, tão aclamado mundialmente, resulta da raça bovina Wagyu. Originária do Japão, esta carne tem sido igualmente produzida na Austrália, e é utilizada por grandes chefs.

  • Science & Nature

    Abr 1, 2015

    Swiss Special

    In 1959, David Mosimann, an inventive precision mechanic with a very entrepreneurial mindset, decided to set up his own business by founding Bien-Air. The company expanded continually and in 2001 it created two spin-off companies, Bien-Air...