Technology

Jan 1, 2017

AS MUDANÇAS NO MUNDO E NA SUA VIDA

Ainda se lembra de como era a sua vida há dez anos? Consegue identificar tudo o que mudou, entretanto? Consegue apontar as tarefas e deveres quotidianos com que se deixou de preocupar? Ainda sabe em que ano adquiriu "aquele robot que aspira a casa" e já está velho de tanta utilização? A sua televisão ainda é um objecto que ocupa um espaço indesejável na sala?

Ainda há dez anos, os telejornais diários davam especial ênfase a assuntos que se convencionaram chamar "auto-estradas virtuais", produtos inovadores que utilizavam tecnologias de ponta e os mais recentes conceitos e técnicas científicas.

Uma década depois, a própria auto-estrada, foi ultrapassada e, o que ainda há dez anos fazia parte do imaginário e da ficção, hoje é uma realidade e, nalguns casos, uma banalidade.

A YOUR VIP PARTNER não é uma publicação concentrada em tecnologia. Antes pelo contrário. Continua a ser um veículo de informação que privilegia ao mesmo tempo e em doses iguais, avanços tecnológicos e inovação técnica, mas também, tradições seculares, trabalhos manuais, dicas para uma vida mais confortável, preocupação e preservação do ambiente...

Janeiro é, por isso, o mês indicado para resumir o que já não é novidade, reforçar os valores de outrora, e antever os dias que estão para chegar.

Em 2016, surgiram autocarros que rolam por cima de outras vias rodoviárias, na China. Hyperloops que prometem percorrer centenas de quilómetros em poucos minutos; automóveis que nos levam onde quisermos, sem ter de mexer num volante; maravilhosas técnicas medicinais que previnem eventuais complicações no tratamento de doenças...
O mundo não pára de nos surpreender diariamente.

Como acontece todos os anos, Janeiro acolhe logo nos primeiros dias o mais importante evento da área tecnológica a nível mundial: o certame "Consumer Electronic Show", em Las Vegas, Estados Unidos da América.

E, definitivamente, os nossos hábitos vão mudar. Veja bem: a dinamarquesa Lego apresentou um novo brinquedo que alia inteligência artificial às clássicas construções, que produz desde 1934. Pela primeira vez, um brinquedo educativo e pedagógico vai poder interagir com as crianças, fornecendo respostas às questões mais infantis.

A tecnológica chinesa Lenovo apresentou um Smart-Assistant. O aparelho, que em tudo se parece com uma simples coluna portátil, pode ser controlado por voz, e tem a capacidade de se ligar a redes de internet e fazer pesquisas e fornecer respostas em tempo recorde; reproduz playlists de música de qualquer computador e até controla qualquer sistema doméstico de domótica.

Os auriculares para reprodução de música ou chamadas telefónicas também estão a encolher. Os Fuse da Ashley Chloe, de Silicon Valley, não usam cabos, o que nem é bem uma inovação. É o seu design minimalista que impressiona. Tudo arrumado, não passa do tamanho de um comprimido, leve e fácil de transportar.

Também o sector da construção está em profunda revolução.

A aplicação de novas tecnologias já permite a construção de edifícios em tempo recorde (edição de Outubro de 2016), e já com isolamentos térmicos e acústicos que permitem assim uma maior eficiência energética.

E, como uma casa não fica limitada apenas a paredes, também soluções inovadoras estão a ser desenvolvidas com os restantes materiais. Os vidros, hoje, já não se limitam a permitir a entrada de luz; podem controlar a intensidade de luz, absorvem e armazenam o calor, e até podem desempenhar as funções habitualmente reservadas aos painéis solares.

Isto, aliás, também já acontece no caso das coberturas de edifícios. Actualmente, já é possível construir telhados com telhas que absorvem e armazenam a energia solar. E as propostas mais recentes, também oferecem como alternativa a aplicação de uma película sobre as telhas clássicas, com o mesmo objectivo.

Os robots de culinária também já invadiram as cozinhas, e até alguns fabricantes de televisões apontam para propostas de televisores transparentes. 

A forma como nos transportamos também está em profunda alteração. Como já escrevemos nas páginas desta revista: é uma época fantástica para o sector dos transportes. O desenvolvimento de combustíveis limpos, ou mesmo de alternativas mais eficazes para a alimentação dos motores permitem avançar seguramente (como no caso alemão) para a erradicação dos combustíveis fósseis na propulsão de viaturas.

Muitas mais razões haveria, para sustentar que o mundo está a mudar muito rapidamente e vai continuar a alterar as nossas formas de vida. Da parte desta equipa, fica o compromisso de lhe ir 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • AdobeStock_54112868

    Home & Design

    Mar 1, 2017

    BIOMIMÉTICA - CIÊNCIA DA IMITAÇÃO

    Muitos exemplos podem servir para ilustrar a aplicação da Biomimética, não só em tecnologia de vanguarda, mas também em objectos quotidianos. Hoje em dia a Biomimética é parte do design, da física, química, engenharias várias...

  • iReviews-gravity-blanket_4

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    MAIS PESO, MENOS STRESS

    E se o peso pudesse reduzir os seus níveis de stress e ansiedade? Não, não é nenhuma espécie de cultura japonesa antiga. Antes pelo contrário. Já é uma técnica terapêutica utilizada em hospitais para o tratamento de distúrbio...

  • product_playfulbase_sl

    Technology

    Mai 1, 2017

    FAZER... O QUE QUISER!

    Portanto, já vimos de tudo! Tudo o que os olhos podem ver e o cérebro consegue arquivar, enquanto conhecimento... Mas vimos mesmo? É mesmo possível pensar que alguma coisa no mundo não possa evoluir?


  • 1

    Helthcare & Wellness

    Nov 5, 2018

    PRÓTESES BIÓNICAS

    "Tal como as dos filmes de "Star Wars", as próteses biónicas têm um aspeto robótico que, com capas de silicone idênticas à realidade, passam quase despercebidas. Através dos sensores de leitura dos movimentos, estas próteses...

  • Depositphotos_100938160_xl-2015

    Culture & Art

    Jun 23, 2018

    PRAZER CARIBENHO E DIVERTIDO

    Em todo o mundo existem duas formas de expressão que são transversais a todas as camadas da sociedade: música e dança popular. Curiosamente (ou não), ambas ambas resultam de um cruzamento de culturas. Não admira, por isso, encontrar...

  • Depositphotos_50352095_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Abr 28, 2018

    OS NOVOS EMPREENDEDORES, LÍDERES E VISIONÁRIOS

    A geração que nasceu e cresceu entre os anos 80 e 90 viveu toda a revolução digital, tecnológica, social e económica que o nosso mundo sofreu


  • Photo: (c) Rita Bu

    Lifestyle & Travel

    Mai 1, 2016

    O MAIOR GLACIAR DA EUROPA

    No frio Norte, na península da Escandinávia, a Noruega. Unificada em 872, é até hoje, a guardiã da Europa do Norte, exibindo os Fiordes, braços de mar que penetram a terra, orlados por montanhas e falésias com enormes cascatas que...

  • 2

    Food & Beverage

    Mai 1, 2015

    How delicious can it be?

    Paris, Saint-German-des-Prés. The couture shops are a sight for sore eyes, and the centennial churches make the perfect contrast for an afternoon walk. But the not-so-hidden treasure lies in the Patisseries. The displays present collections...

  • Ivan-Chermayeff-1932-2017-Farewell-To-The-Genius-1

    Home & Design

    Jan 1, 2018

    O ADEUS AO GÉNIO

    O designer gráfico Ivan Chermayeff, criador de alguns dos mais reconhecidos logótipos do mundo, faleceu no passado dia 2 de Dezembro, aos 85 anos, deixando um legado de peças gráficas e industriais únicas.