Technology

Jan 1, 2017

AS MUDANÇAS NO MUNDO E NA SUA VIDA

Ainda se lembra de como era a sua vida há dez anos? Consegue identificar tudo o que mudou, entretanto? Consegue apontar as tarefas e deveres quotidianos com que se deixou de preocupar? Ainda sabe em que ano adquiriu "aquele robot que aspira a casa" e já está velho de tanta utilização? A sua televisão ainda é um objecto que ocupa um espaço indesejável na sala?

<

Ainda há dez anos, os telejornais diários davam especial ênfase a assuntos que se convencionaram chamar "auto-estradas virtuais", produtos inovadores que utilizavam tecnologias de ponta e os mais recentes conceitos e técnicas científicas.

Uma década depois, a própria auto-estrada, foi ultrapassada e, o que ainda há dez anos fazia parte do imaginário e da ficção, hoje é uma realidade e, nalguns casos, uma banalidade.

A YOUR VIP PARTNER não é uma publicação concentrada em tecnologia. Antes pelo contrário. Continua a ser um veículo de informação que privilegia ao mesmo tempo e em doses iguais, avanços tecnológicos e inovação técnica, mas também, tradições seculares, trabalhos manuais, dicas para uma vida mais confortável, preocupação e preservação do ambiente...

Janeiro é, por isso, o mês indicado para resumir o que já não é novidade, reforçar os valores de outrora, e antever os dias que estão para chegar.

Em 2016, surgiram autocarros que rolam por cima de outras vias rodoviárias, na China. Hyperloops que prometem percorrer centenas de quilómetros em poucos minutos; automóveis que nos levam onde quisermos, sem ter de mexer num volante; maravilhosas técnicas medicinais que previnem eventuais complicações no tratamento de doenças...
O mundo não pára de nos surpreender diariamente.

Como acontece todos os anos, Janeiro acolhe logo nos primeiros dias o mais importante evento da área tecnológica a nível mundial: o certame "Consumer Electronic Show", em Las Vegas, Estados Unidos da América.

E, definitivamente, os nossos hábitos vão mudar. Veja bem: a dinamarquesa Lego apresentou um novo brinquedo que alia inteligência artificial às clássicas construções, que produz desde 1934. Pela primeira vez, um brinquedo educativo e pedagógico vai poder interagir com as crianças, fornecendo respostas às questões mais infantis.

A tecnológica chinesa Lenovo apresentou um Smart-Assistant. O aparelho, que em tudo se parece com uma simples coluna portátil, pode ser controlado por voz, e tem a capacidade de se ligar a redes de internet e fazer pesquisas e fornecer respostas em tempo recorde; reproduz playlists de música de qualquer computador e até controla qualquer sistema doméstico de domótica.

Os auriculares para reprodução de música ou chamadas telefónicas também estão a encolher. Os Fuse da Ashley Chloe, de Silicon Valley, não usam cabos, o que nem é bem uma inovação. É o seu design minimalista que impressiona. Tudo arrumado, não passa do tamanho de um comprimido, leve e fácil de transportar.

Também o sector da construção está em profunda revolução.

A aplicação de novas tecnologias já permite a construção de edifícios em tempo recorde (edição de Outubro de 2016), e já com isolamentos térmicos e acústicos que permitem assim uma maior eficiência energética.

E, como uma casa não fica limitada apenas a paredes, também soluções inovadoras estão a ser desenvolvidas com os restantes materiais. Os vidros, hoje, já não se limitam a permitir a entrada de luz; podem controlar a intensidade de luz, absorvem e armazenam o calor, e até podem desempenhar as funções habitualmente reservadas aos painéis solares.

Isto, aliás, também já acontece no caso das coberturas de edifícios. Actualmente, já é possível construir telhados com telhas que absorvem e armazenam a energia solar. E as propostas mais recentes, também oferecem como alternativa a aplicação de uma película sobre as telhas clássicas, com o mesmo objectivo.

Os robots de culinária também já invadiram as cozinhas, e até alguns fabricantes de televisões apontam para propostas de televisores transparentes. 

A forma como nos transportamos também está em profunda alteração. Como já escrevemos nas páginas desta revista: é uma época fantástica para o sector dos transportes. O desenvolvimento de combustíveis limpos, ou mesmo de alternativas mais eficazes para a alimentação dos motores permitem avançar seguramente (como no caso alemão) para a erradicação dos combustíveis fósseis na propulsão de viaturas.

Muitas mais razões haveria, para sustentar que o mundo está a mudar muito rapidamente e vai continuar a alterar as nossas formas de vida. Da parte desta equipa, fica o compromisso de lhe ir 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • hq720

    Technology

    Abr 1, 2017

    A CURIOSIDADE CRIOU O ROBOT

    Até à data só exploramos cinco por cento dos oceanos da Terra. Tal significa, só para termos uma ideia, que actualmente sabemos muito mais acerca da geografia da Lua do que acerca dos oceanos do nosso próprio planeta. 

    ...

  • Doha-Skyline-3

    Business & Industry

    Abr 13, 2018

    UMA NOVA ETAPA PARA O MÉDIO ORIENTE

    Infelizmente, falar de Médio Oriente traz muitas vezes associada a ideia de guerra e conflitos, pois esta região charneira entre o Ocidente e o Oriente ainda não encontrou uma situação completamente estável desde o fim do Império...

  • gal_01

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    VISTA PACÍFICA

    San José del Cabo, na ponta sul da Baja California, no México, é a anfitrião do mais recente trabalho do arquitecto mexicano Miguel Angel Aragonés. A região fica separada do continente pelo Mar de Cortez, uma faixa de mar que...


  • 1

    Lifestyle & Travel

    Dez 11, 2018

    Hotéis de sete estrelas

    " Você deve ter notado que qualquer hotel em que você já se tenha hospedado orgulhosamente anuncia sua "classificação por estrelas". A maioria dos hotéis nos Estados Unidos opera num sistema cinco...

  • vegetacion_del_mundo_212903380_1200x803

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    A ÁRVORE DA VIDA

    O Baobá personifica o espírito africano. Árvore da vida, da fertilidade e solução medicinal para muitas maleitas, o Baobá tem uma importância única para comunidades inteiras. Há uma lenda no Senegal (a imagem desta árvore...

  • RedClay003

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    RED CLAY - REINVENTAR O BARRO

    Em 2010 nascia a marca que, pouco a pouco, se tem tornado cada vez mais procurada por alguns dos melhores percussionistas a nível mundial e que tem a particularidade de ser produzida num produto considerado ultrapassado pelos tempos...


  • The Spirit of Polish Vodka

    Food & Beverage

    Nov 30, 2015

    O Espírito da Vodka Polaca

    Em 1993, a Belvedere Vodka foi oficialmente lançada, criando um novo standard no mundo da vodka. A Belvedere Vodka origina da pequena terra de Zyrardów, nas planícies da Mazóvia na Polónia Central, onde é feita numa destilaria...

  • palais-avenue-upholstered-bed-b_2

    Home & Design

    Ago 1, 2016

    QUARTOS LUXUOSOS E OUSADOS AO ESTILO FRANCÊS

    De uma necessidade pessoal, nasceu uma marca que se dedica a criar mobiliário chique, ousado e que transmite, simultaneamente, tranquilidade. A cama é o elemento principal de um quarto marcado pelo boudoir francês.

    ...

  • Aquaculture-Dipped-Millions-1

    Science & Nature

    Jan 1, 2018

    MILHÕES DE MOLHO

    A aquacultura afirma-se, diariamente, como uma importante alternativa às formas tradicionais de abastecimento de pescado, produzindo cerca de metade de todo o pescado consumido no mundo, razão porque é hoje considerado um sector...