Technology

Jan 1, 2017

AS MUDANÇAS NO MUNDO E NA SUA VIDA

Ainda se lembra de como era a sua vida há dez anos? Consegue identificar tudo o que mudou, entretanto? Consegue apontar as tarefas e deveres quotidianos com que se deixou de preocupar? Ainda sabe em que ano adquiriu "aquele robot que aspira a casa" e já está velho de tanta utilização? A sua televisão ainda é um objecto que ocupa um espaço indesejável na sala?

<

Ainda há dez anos, os telejornais diários davam especial ênfase a assuntos que se convencionaram chamar "auto-estradas virtuais", produtos inovadores que utilizavam tecnologias de ponta e os mais recentes conceitos e técnicas científicas.

Uma década depois, a própria auto-estrada, foi ultrapassada e, o que ainda há dez anos fazia parte do imaginário e da ficção, hoje é uma realidade e, nalguns casos, uma banalidade.

A YOUR VIP PARTNER não é uma publicação concentrada em tecnologia. Antes pelo contrário. Continua a ser um veículo de informação que privilegia ao mesmo tempo e em doses iguais, avanços tecnológicos e inovação técnica, mas também, tradições seculares, trabalhos manuais, dicas para uma vida mais confortável, preocupação e preservação do ambiente...

Janeiro é, por isso, o mês indicado para resumir o que já não é novidade, reforçar os valores de outrora, e antever os dias que estão para chegar.

Em 2016, surgiram autocarros que rolam por cima de outras vias rodoviárias, na China. Hyperloops que prometem percorrer centenas de quilómetros em poucos minutos; automóveis que nos levam onde quisermos, sem ter de mexer num volante; maravilhosas técnicas medicinais que previnem eventuais complicações no tratamento de doenças...
O mundo não pára de nos surpreender diariamente.

Como acontece todos os anos, Janeiro acolhe logo nos primeiros dias o mais importante evento da área tecnológica a nível mundial: o certame "Consumer Electronic Show", em Las Vegas, Estados Unidos da América.

E, definitivamente, os nossos hábitos vão mudar. Veja bem: a dinamarquesa Lego apresentou um novo brinquedo que alia inteligência artificial às clássicas construções, que produz desde 1934. Pela primeira vez, um brinquedo educativo e pedagógico vai poder interagir com as crianças, fornecendo respostas às questões mais infantis.

A tecnológica chinesa Lenovo apresentou um Smart-Assistant. O aparelho, que em tudo se parece com uma simples coluna portátil, pode ser controlado por voz, e tem a capacidade de se ligar a redes de internet e fazer pesquisas e fornecer respostas em tempo recorde; reproduz playlists de música de qualquer computador e até controla qualquer sistema doméstico de domótica.

Os auriculares para reprodução de música ou chamadas telefónicas também estão a encolher. Os Fuse da Ashley Chloe, de Silicon Valley, não usam cabos, o que nem é bem uma inovação. É o seu design minimalista que impressiona. Tudo arrumado, não passa do tamanho de um comprimido, leve e fácil de transportar.

Também o sector da construção está em profunda revolução.

A aplicação de novas tecnologias já permite a construção de edifícios em tempo recorde (edição de Outubro de 2016), e já com isolamentos térmicos e acústicos que permitem assim uma maior eficiência energética.

E, como uma casa não fica limitada apenas a paredes, também soluções inovadoras estão a ser desenvolvidas com os restantes materiais. Os vidros, hoje, já não se limitam a permitir a entrada de luz; podem controlar a intensidade de luz, absorvem e armazenam o calor, e até podem desempenhar as funções habitualmente reservadas aos painéis solares.

Isto, aliás, também já acontece no caso das coberturas de edifícios. Actualmente, já é possível construir telhados com telhas que absorvem e armazenam a energia solar. E as propostas mais recentes, também oferecem como alternativa a aplicação de uma película sobre as telhas clássicas, com o mesmo objectivo.

Os robots de culinária também já invadiram as cozinhas, e até alguns fabricantes de televisões apontam para propostas de televisores transparentes. 

A forma como nos transportamos também está em profunda alteração. Como já escrevemos nas páginas desta revista: é uma época fantástica para o sector dos transportes. O desenvolvimento de combustíveis limpos, ou mesmo de alternativas mais eficazes para a alimentação dos motores permitem avançar seguramente (como no caso alemão) para a erradicação dos combustíveis fósseis na propulsão de viaturas.

Muitas mais razões haveria, para sustentar que o mundo está a mudar muito rapidamente e vai continuar a alterar as nossas formas de vida. Da parte desta equipa, fica o compromisso de lhe ir 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1

    Culture & Art

    Out 8, 2018

    MILESTII MICI

    "Imagine uma adega com centenas de quilómetros de corredores cheios de vinho, alguns milhões de garrafas, milhares de hectolitros em barris, centenas de safras, dezenas de variedades, um subterrâneo tão grande que apenas pode...

  • 1

    Business & Industry

    Dez 18, 2018

    AZERBAIJÃO

    O antigo, o novo e o futuro

    " O Azerbaijão é um país que impressiona em vários aspectos e é relativamente desconhecido nos países ocidentais. Partindo desde logo pelo facto de – ao contrário que muitos pensam...

  • 19620901_739735632865157_1070968012579382532_o

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    ESTILO OCIDENTAL, SABEDORIA JAPONESA

    Não precisa ver o filme Kill Bill-Volume 2, ser uma grande chef ou um mestre de espada para saber que as melhores lâminas do mundo são japonesas. A sua tradição no fabrico de lâminas vem desde o século XIII.


  • AdobeStock_70053652

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PEQUENO ALMOÇO - COMEÇAR O DIA A COMER

    Os benefícios do pequeno-almoço para a saúde, não têm sido consensuais ao longo da história e, ainda hoje se discute que tipo de alimentos se devem ingerir de manhã e se estes devem ou não estar dependentes da actividade física...

  • allergie-alimentari-microbioma

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    EU, O SER COLECTIVO

    Alguma vez parou para pensar que você não é um, mas sim muitos? Não me refiro apenas ao legado histórico, aquilo que assimilou dos seus pais, genes, tiques, maneiras de falar etc. Refiro-me a quantidade de organismos que fazem de...

  • 42-160319-AFRIC-ESIA-070-credit-Deakin-University

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    OUÇA COM ATENÇÃO

    Técnicas revolucionárias estão a moldar o mundo em todas as áreas e todas as temáticas. Quando olhamos em volta, vemos todo o tipo de propostas e aparelhos para preencher necessidades que nem sabíamos que eram necessárias.

    ...


  • Reef of Colours

    Lifestyle & Travel

    Jan 31, 2016

    O Recife das Cores

    A Grande Barreira de Coral é uma das sete maravilhas do Mundo Natural e ao observarmos de longe compreende-se porquê. É mais extensa que a Grande Muralha da China e o único organismo vivo visível do espaço.

  • Luxury & Fashion

    Set 1, 2015

    Handmade artisanal quality.

    Scuola del Cuoio was created after World War II through the collaborative efforts of the Franciscan friars of the Monastery of Santa Croce and the Gori and Casini families, Florentine leather artisans since the 1930's. Their mission...

  • Luxury & Fashion

    Mar 1, 2015

    Walk Over the Clouds

    Founded in 1879 in Northampton, at the heart of England's most famous shoemaking town, Crockett & Jones specialise in the manufacture of high quality Goodyear-welted footwear.